Basta fazer uma leitura semântica alargada - e não restrita - para perceber o significado de “os meus factos”. É a minha forma de o colocar. Para mim são factos. Parece-me simples.
Consideras-te tu uma pessoa fanática por comunicação e tens o descaramento de intitular uma convicção ou 1 pensamento como FACTO.
Ora eu digo-te o que significa a palavra “FACTO”(porque uma pessoa formada e fanática por comunicação não pode cometer erros pá):
[b]Coisa cuja realidade pode ser comprovada, ou seja, é verdade.[/b] Por exemplo : O Sporting está em 10º lugar no campeonato é um FACTO.
[b][b]Facto Consumado:[/b][/b] Facto cujo propósito foi efectivado ou certamente será. (Godinho vai sair do Sporting mais cedo ou mais tarde é um facto).
[b][b]Ir aos factos:[/b][/b] Ir ao essencial, ao que interessa [i](coisa que não tens feito caro "Vim Ensinar")[/i]
[b]É facto:[/b] É verdade. [i](O Sporting apresentou em ano e meio 80milhões de €´s de prejuízos, é facto)[/i]
[b]De facto:[/b] Realmente, verdadeiramente. [i](Realmente o Sporting está mesmo mal a nível desportivo, é de facto verdade.)[/i]
[b]Chegar a vias de facto:[/b] confronto físico.
Espero que este humilde forista o tenha esclarecido e ajudado, pois estamos sempre a aprender :great:
Gabo-lhe a pesquisa. Contudo, como certamente saberá, não é no dicionário (concebido por lexicólogos) que encontra a definição, e muito menos o entendimento, de algo que é semântico - muito mais do que lexical. Fica a dica.
20Ensinar, o teu maior erro neste texto foi não teres doseado melhor o facciosismo.
É que a maioria da malta aqui percebe mesmo de futebol pá, portanto não consegue olhar para um texto que descreve o Wolf como veloz e lutador sem ser de forma crítica.
Acho que a maioria de nós o que fez foi esboçar um sorriso. Daqueles que fazemos quando uma criança diz que é o Super-Homem ou que consegue lançar teias pelos pulsos. Todos nós tivemos vontade de te dar um cafuné e dizer “está bem, não saltes é pela janela senão podes-te magoar”. Eu pelo menos tive.
O problema da semântica é que ela é péssima quando se quer interagir com os outros. E é por isso que “os meus factos” valem tanto como “a minha verdade”. Enquanto sociedade, ainda bem que assim é. Ainda bem que um facto é uma coisa aceite por todos e não apenas por alguns. Caso contrário ainda lhe aconselhavam beber um pouco de cianeto para “ficar bem da constipação”, só porque “a minha definição de ficar bem significa deixar de espirrar, de ter febre e de tossir”…
Mas fique lá com a opinião que defende como verdade - que temos o melhor plantel do Mundo (e quiçá de Portugal) mas que, estranhamente, não ganhamos. Eu não partilho da sua opinião e não é por isso que não me considero sportinguista. E não preciso de ser irrealista para o ser.
Só posso concordar com a análise dos nossos jogadores, quanto à comparação com o porto e o benfica fica abaixo da realidade. Dizer que somos o Barcelona de Portugal é exagerado, a nossa realidade aproximasse mais de um Atlético de Madrid. Temos um plantel bom e capaz? SIM, temos tido treinadores aquém? SIM e acima disso a direcção também não ajuda. Chamar mentiroso compulsivo ao Godinho também acho exagerado, Eu diria mais que é alguém sem competências suficientes para fazer aquilo a que se propôs e que muita culpa tem no mau momento da nossa equipa aqueles que a manipulam nos bastidores. Mas acima de tudo a culpa é dos muitos SÓCIOS com os olhos fechados para a realidade. As direcções anteriores roubaram e puniram e os sócios nada fizeram, ninguém se esforçou para os responsabilizar penalmente por gestão danosa, passam o tempo a queixarem-se e indignarem-se em vez de meterem mão à obra. Em vez de vozes a exigir que o homem saísse gostava mais de ver publicado dentro do clube a análise pedida pelo Godinho às contas do clube e que se chamasse à Pedra os dirigentes que puseram o Sporting nas mãos do BES e BCP, os que aprovaram contratações contra indicação da equipa médica e acima de tudo gostava de ver o contrato do Luís Duque para saber se existe alguma claúsula de confidencialidade ( que caso exista foi quebrada ) pois coisa que Eu odeio é ver essas pessoas a porêm as informações todas nos ouvidos dos Benfiquistas, acho absurdo os sócios saberem-no e permitirem algo do género. Aproveito para esclarecer que não sou a favor do Godinho,
Sem querer entrar na análise ao carácter individual de quem escreve o texto, evito sempre fazê-lo, sei que debato bastante com diferentes users, mas muitas vezes não memorizo quem, limito-me a utilizar os factos, chegando a meio do texto que dá origem a este tópico e fiquei com um sentimento: “é pá, ironia muito bem conseguida… parece quase um texto daqueles que por vezes aparecem no mundo da internet a ser satírico e irónico para com o nosso clube”. Continuando o texto até ao fim, apercebo-me de que se trata de uma opinião pessoal válida e convicta. Aí, mudei a minha forma de ver o texto: com todo o respeito que tenho por qualquer Sportinguista e tento manter por qualquer utilizador, estamos um pouco desfasados da realidade.
Chegando ao final parece-me um texto quase escrito pelo nosso “excelentíssimo” presidente como que afirmando: Francky, tens a melhor equipa possível, grandes craques e jogadores, tens de fazer muito com o que tens ou no fim da época vais embora. Eu consegui grandes jogadores e tu tens de fazer um trabalho regular que é suficiente para ser campeão.
Bem, adiante. Acho que, pese alguns exageros, a maioria dos users do fórum percebem bem a equipa que temos a nível individual. Tendo sido uma equipa equilibrada, com 2 jogadores por posto (esquecendo-se, vá-se lá saber porquê, do PL), deveríamos estar a fazer uma carreira deveras superior àquilo que tem sido feito. Ora isso não invalida que a maioria que refiro tenha os pés bem assentes no chão e entenda que ter uma equipa equilibrada é diferente de ter um conjunto fantástico de jogadores de top. Não temos, longe disso.
Dizer que a falta de exigência vem da parte dos adeptos, não faz com que esse argumento seja verdadeiro, antes pelo contrário. Acho que a maioria dos adeptos sabe o que podemos exigir dos jogadores que temos. E tal como eu acredito, acho que muitos acreditam que não temos plantel para ser campeões e ombrear com os outros ditos 2 grandes, temos plantel para ter feito muito e mais e não estarmos arredados de quase tudo o que era objectivo desta equipa.
Temos um bom plantel, equilibrado que precisa de uma melhor liderança, seja directiva, seja desportiva e técnica. Uma das partes, acredito que melhore com a chegada de FV.
Para Sá Pinto era “factual” que estávamos fortes, muito fortes.
Para Mohammed Saeed al-Sahhaf era “factual” que o Iraque estava a esmagar os americanos
Para Hitler era “factual” que os soviéticos estavam a levar uma coça.
É tudo uma questão de semântica.
Qual é a admiração se alguém entende ser “semanticamente factual” que Wolfs é um Usain Bolt com a bola nos pés?
Apesar de não concordar em quase nada com a opinião do 20Ensinar, não concordo nada com esta insinuação de que o Rinaudo não é possível titular em qualquer equipa do mundo! A meu ver, o Rinaudo é um trinco de excelência. Se houve um forista que, aqui neste tópico, defendeu a ideia de que se os melhores jogadores dos nossos rivais jogassem no Sporting não teriam sucesso, tenho a certeza que, ao inverso, se o Rinaudo ou o Wolfswinkel, que tanto gostam de criticar, jogassem num dos nossos rivais, teriam enorme sucesso! O ambiente no nosso clube não é, de longe, o ideal para construir uma equipa vencedora. Longe disso. O clube está completamente dividido em dois e culpo, obviamente, esta direcção que ganhou as eleições da forma que todos nós sabemos e demonstra uma enorme falta de competência e uma falta de coragem maior ainda! Este não é o meu presidente de todo, eu TENHO VERGONHA deste presidente!
Trinco de excelência =/= de ter lugar em qualquer equipa do mundo, e é um trinco de excelência para o nosso campeonato porque noutros campeonatos ha outros trincos de excelência. E não, Rinaudo neste momento, não é titular em qualquer equipa do mundo.
Quanto ao resto não sera para mim de certeza ja que não me lembro de criticar Rinaudo e Wolfs, a não ser em jogos em que de facto tiveram mal.
Vejo este texto do 20aprender com os mesmos olhos que todos os anos falo do sporting e dos novos jogadores no inicio da epoca. Quero acreditar por mais que enganado esteja. Mas estes jogadores “felizmente” sao os que temos e nos proximos 2 meses, acredito mesmo que nos proximos 7 meses mais nenhum virá, logo temos de os apoiar e acima de tudo estar com o treinador.
Acho que o plantel tem qualidade. O proprio treinador aceitou esse desafio porque tem à sua disposição “qualidade” como refere e ele de certeza melhor do que eu sabe do que fala.
Acho que o belga vai meter os holandeses a correr nomeadamente os mais novos wolfds e labyad, que para mim vai ser a revelação ate ao final do campeonato. Os miudos querem ter uma figura mais velha a quem agradar.
Conquistando os holandeses, os “espanhois” do plantel vem de arrasto onde capel tem de ser novamente motivado para assumir o seu papel no flanco esquerdo e carrilo à direita. Rinaudo esse nao precisa de motivação, alias ate vejo que Rinaudo muito ligado a Sá e ao domingos inicial poderá ser o osso mais duro de roer nesta versao Vercauteren. Rinaudo nos ultimos jogos mostrou o que é e sempre foi a sua imagem de marca, duro. Logo tem de refriar e provavelmente das duas ou acata as ordens do treinador ou se continua a assumir as despesas da equipa a jogar na linha, vamos ter problemas quer dentro quer fora de campo.
Partindo Gelson em janeiro ficamos sem muitas opçoes nessa area, logo Rinaudo e Schaars vao ter de assumir o jogo a 6. A 8 com Elias e Adrien. Aqui claramente Elias, mas acredito que estará de saida. Uma vez que o seu estatuto nao se coaduna para o valor e rendimento em campo. Vamos ter de gramar com o Adrien e o seu altissimo ordenado.
Labyad a 10 a amparar wolf. Em jogos do campeonato com equipas de brincar, vamos experimentar o 442 com rinaudo+schaars ou rinaudo+adrien atras e viola no lugar do labyad mais à frente.
Já agora em Janeiro mandava regresar o Onyewu sob o pretexto de que esteve praticamente 2 meses sem jogar e porque ja se percebeu que o Boulahrouz + Rojo nao tem dado conta do recado. E com Boulahrouz por lesao e Xandao por castigo, não é promovendo o LLori ou o Eric Dier que vamos lá pelo menos ate final do campeonato. Precisamos de voltar a ter a defesa que nos deu o 2º lugar o ano passado e não ter um GA de -2 com o Patricio a mamar 1 golo em cada um dos 7 jogos.
O onyewu alem de marcar golos dava jogos. O Boulahrouz ate agora foram penaltis, deu golos ao adversario e em meia duzia de jogos já percebemos que nao prima pela disciplina.
Ninguém disse que não se vai apoiar o treinador e jogadores. Pelo contrário. Agora tentar “tapar o sol com uma peneira” e achar que temos o melhor plantel de Portugal é pura demagogia.