Carta a Frank - ou a certeza de que se exige ganhar

E ainda fomos perder o jogo, mesmo com esta equipa de sonho. Ele há coisas do caraças…

Na parte do não marcar muitos golos. Não marcou, de facto. Mas quando se está numa maca, lesionado, é mais complicado.

E se fosse só essa comparação. Então e aquela do Rojo que é um internacional Argentino de topo, com tudo e mais alguma coisa, mas o Garay é só um bom valor, que não deslumbra.

Rojo é um internacional argentino de grande valor. Garay é um outro internacional argentino de grande valor. Eu prefiro o nosso. Chamem-me maluco.

Desculpa. Infelizmente não posso. Há moderação.

Eu também prefiro o nosso. Mas uma coisa é preferir, outra coisa é avaliar objectivamente qual é o melhor.

Por exemplo, eu prefiro a minha namorada à Sofia Vergara. Mas reconheço que a actriz tem atributos físicos de maior valor que o amor da minha vida.

Reformulo: sob o meu ponto de vista, Rojo é mais jogador do que Garay. Assim não restam dúvidas.

E se o actual presidente tivesse cumprido a promessa de trazer o Garay e estivessem ambos no nosso plantel? Ou seja, podias escolher entre o Garay e o Rojo, qual seria titular?

Ou seja não muda nada do que disse… é que marcar um ou outro golo ta longe daquilo que quisestes passar com a comparação que fizeste. Mas suponho que essa da maca dê para os 2 lados?! É que o tal Polvo também andou pelo estaleiro algumas vezes. Se bem que não percebo o porque dessa comparação, afinal de contas falamos de um médio defensivo, uma posição que dificilmente tem como primeira função marcar golos. Talvez fosse mais “credível” usar como comparação certas características próprias dessa posição, e porque não, trazer também o pinto vermelho também para a discussão do que apenas um mero “meia duzia de jogos”.

O que estivesse em melhor forma. Parece-me evidente.

Após ler este texto que na minha opinião é apenas o “sonho” de um forista dei comigo a pensar, Será que as imagens que as Televisões andam a transmitir são ilusões de óptica?

Como raio se é capaz de escrever tanta baboseira com a equipa a praticar o pior futebol da 1ª liga, como se pode dizer bem do central Holandês (Patrão??? :lol: ) se não tem feito outra coisa senão dar casas e prejudicar a equipa?

Como se pode dizer que Garay é inferior a Rojo neste momento quando o nosso jovem Leão ainda não acertou o passo desde que chegou ao clube?

Rinaúdo pode jogar nos melhores clubes do mundo? :rotfl:

Wolfswinkel é rápido? Parece o mini do Ali G que não dá + do que 5km/h…

Só gostava de saber mesmo é porque é que agora pedes a cabeça do Presidente se o treinador Belga não der certo e não pediste quando a cara do seu projecto desportivo (que ainda estou para saber qual projecto era mesmo), Domingos Paciência foi demitido.

Ao menos sê coerente, “Vens aqui ensinar” ou tentar iludir mais uns quantos Sportinguistas?

Nunca disse que temos uma grande equipa. Disse - e reitero - que temos grandes jogadores. Temos ovos do melhor que há em Portugal. Assim haja cozinheiro para termos pratos finais da mesma qualidade. Leste bem, Frank?

Um Grande jogador é o Cristiano Ronaldo, que sozinho resolve jogos (mesmo quando a equipa não joga um caracol), temos algum? Não me parece.

Neste momento tens ovos, mas estão podres e sabes porquê? Olha para o que o central Holandês que consideras “Patrão” disse hoje do Sporting ou do que Schaars disse, se percebes tanto de bola como dizes informa-te do que se passa nos treinos (ou melhor devia passar-se porque passear e andar na balbúrdia não é treinar de certeza).

Não temos nem equipa nem Ronaldos nem Messis para resolverem jogos, mentaliza-te disso e com o balneário no estado em que está duvido muito que seja 1 novo treinador Belga acompanhado por 1 Oceano em ruptura com alguns jogadores do plantel principal que consigamos dar a volta a este momento digamos caricato da nossa História.

Então se tivesses o Maradona e o Djaló também escolherias o que estivesse em melhor forma? Não me parece um assunto assim tão evidente.

A verdade é que o Garay, neste momento, é superior ao Rojo em praticamente tudo. Se estivessem ambos num plantel, o titular seria o actual jogador do Benfica. Aliás, o Rojo, na selecção, nem sequer joga a central.

E agora voltando às comparações. Vamos buscar jogadores capazes de fazer a diferença no último terço:

Benfica: Gaitan, Aimar, Rodrigo, Lima, Cardozo, Sálvio e Bruno César (tem mais criatividade que qualquer médio nosso).

Porto: Lucho, Jackson, James.

Sporting: Izmailov (com problemas crónicos ao nível da condição física).

Ou seja, o Sporting ofensivamente tem um jogador altamente irregular (Carrillo), um crónico lesionado (Izmailov), um avançado que precisa de ser servido e não cria jogo (Wolf) e um miúdo de 19 anos que ainda nada demonstrou (Labyad).

Vamos à defesa e meio-campo não ofensivo. Jogadores que já fizeram (e fazem) a diferença no campeonato. Jogadores que a realidade demonstrou serem bons e sem abusar do wishful thinking de adepto.

Benfica: Luisão, Maxi Pereira e Garay. O meio-campo do Benfica, esta época, é uma incógnita e não entra nas contas.

Porto: Moutinho, Fernando, Rolando (não gosto do estilo, mas faz constantemente parte da selecção e é um excelente valor no campeonato), Danilo (um futuro valor do futebol mundial).

Sporting: Rinaudo e Insua. Os centrais do Sporting não fazem um de qualidade e no meio-campo o Elias nunca convenceu, o Schaars acrescenta pouco os miúdos (Adrien e André) precisam de minutos para poderem ser uma mais-valia. Para além disso, o Cédric é um miúdo que comete erros decorrentes da idade e precisa de jogar muito para crescer.

Ou seja, somos inferiores aos rivais em todos os sectores, especialmente no ofensivo. E se olharmos para o ataque dos lampiões, ainda mais ridículo é. Para além disso, não temos um único patrão no centro da defesa e não temos, também, um médio box-to-box estabelecido.

Temos um bom plantel. Para ficar em 3º e, com ajuda do Espírito Santo (no pun intended), talvez almejar um 2º lugar. Mas, nunca, jamais e em tempo algum para ser campeão.

Temos um plantel de topo - do melhor que há em Portugal. Mas essa é a minha visão. E a minha absoluta certeza. Espero que o Frank também a tenha. Só quem acredita na qualidade do que tem o consegue rentabilizar - e sobretudo rendibilizar - ao máximo.

Permite-me a correcção, dos melhores que há em Portugal.

Realisticamente, não considero que seja o melhor de Portugal, mas que é um óptimo plantel e que não fica nada aquém dos planteis dos nossos rivais lá isso é.

Em termos de equipa é das piores, mas repito tem potencialidade para fazer bem mais e bem melhor, e andar claramente a disputar os 2 primeiros lugares.

Bastará apenas para isso que seja potenciado, que seja motivado, que seja disciplinado, trabalhador, unido e que acreditem nas suas muitas capacidades, e claro um bocado de sorte.

Não sei se é só de mim mas o texto/análise parece-me uma completa ironia entre outras coisas ficou-me esta passagem “…um brasileiro que sabe marcar golos de calcanhar, imponente no ar, rápido…” mas deve ser só de mim

RESPECT.

Uma coisa é aquilo em que acreditamos, outra é aquilo que a realidade nos demonstra. E a realidade é crua: 10º lugar e jogadores sem valor para jogar no Sporting. E para ver isto nem sequer é preciso muito: basta estares 90 minutos no Estádio de Alvalade.

E não é a crença que melhora os jogadores. É a competência. Neste caso, a capacidade para ver as qualidades e mascarar os defeitos. E são raros os treinadores que, de facto, conseguem isso. São os magos. Aqueles que conseguem por um justiceiro dos travessões como o Postiga a ser uma peça determinante na conquista de um troféu europeu. E desses, só há uns cinco no mundo.

Portanto, acreditar não chega. Eu também posso acreditar que, subitamente, um perna-de-pau como o Pongolle pode tornar-se um bom jogador e compensar o investimento feito. Posso acreditar que o Pai Natal existe. Posso acreditar que sou mais bonito que o Brad Pitt. Posso acreditar, em suma, no que quiser. O problema é a realidade. E ela é crua. É esta. Os jogadores de “topo” do Sporting fabricaram o pior início de época da história.

Pois fabricaram, não há como fugir a isso.

Mas será que a culpa é deles?.. :inde:

Será que aqueles jogadores que deram 6 ao Gil Vicente a época passada, 5 ao Guimarães, que encantaram em alguns momentos com Domingos Paciência, ganharam ao Carnide, foram passando eliminatórias atras de eliminatórias na Liga Europa, deixaram de repente de saber jogar futebol?

E Rojo, um central que antes de vir para o Sporting era um habitué da Argentina?.. Gelson, Labyad, Boularhouz, Pranjic?

Desaprenderam todos? Ou será que estão a ser mal aproveitados?..

Rojo era uma presença assídua na selecção como defesa-esquerdo. O Gelson era titular num campeonato fraco. Boularhoz nunca se impôs em nenhuma equipa de qualidade. Pranjic tem 30 anos e foi dispensado do seu clube anterior. Labyad é um miúdo que vem de um campeonato completamente diferente.

Aqui há tempos escrevi um artigo sobre isto. Até disse que acreditar em ser campeão este ano era uma grande ilusão. Pelos vistos essa ilusão persiste, mesmo quando a realidade nos demonstra o contrário.