Carlos Queiroz

Para mim duas épocas seria o tempo necessário para se criar um grupo forte tendo por base a nossa formação. Seria o tempo necessário para se criar algo de novo! É evidente que isso é um processo que demora algum tempo e como tal deveria ser explicado aos sócios e admitir que durante duas épocas a equipa não iria ser candidata a nada, mas que evidentemente iriam discutir jogo a jogo para ganhar, até porque pior do que se perder um jogo é não honrar uma camisola…

Tu dizes que o Sporting neste momento não pode experimentar um projecto destes, eu pergunto-te porquê! Afinal é melhor andarmos ano após ano à deriva, em que a qualidade de jogador vindo do estrangeiro muitas vezes é duvidosa, em que andamos com o Paulo Bento a ir para a quarta temporada e com o Porto a dominar? A verdade é esta: mesmo sem assumir um projecto a médio prazo já vamos para 6 anos sem ser campeões, e talvez isto seja demonstrador do grande problema do Sporting (e não só…), que é pensar só para desenrascas as coisas para o imediato e não com visão futura para algo realmente concreto…

Quanto à tua questão do que é sucesso ou insucesso desportivo, eu assumo que uma grande equipa como o Sporting, em situção normal, tem a obrigação de disputar os títulos todos para ganhar. Agora, temos de ser honestos e reconhecer que ganhar uma Taça Uefa/Liga dos Campeões ou um campeonato não é a mesma coisa que ganhar uma Taça de Portugal… Por alguma coisa é que o historial de vencedores da Taça de Portugal inclui um número de vencedores diferentes incomparavelmente superior ao do campeonato, porque Taça é Taça, mas o campeonato é sempre o campeonato…

Afirmas que uma época sem ganhar nada é uma má temporada, mas isso também tem o seu “quê”… Afinal de contas, podemos afirmar que uma época em que ganhemos uma Tacita de Portugal e sejamos arrumados logo no início a tudo o resto é melhor que uma tempoarada em que, não ganhando nada, chegamos ao fim a discutir um campeonato, uma competição europeia e até a Taça Uefa? Em termos estatísticos será, mas isso será tudo?

Adrien não teves as oportunidades que teve devido à idade, mas sim porque o treinador não quis apostar nele! O que não falta é putos com menos idade que ele e a terem hipóteses de jogar e de fazer a diferença… Ainda agora estou a assistir à Espanha em Basket e estou a ver um puto de 17 anos a virar um jogo completamente que estava completamente a cair para o lado alemão… O que existe ou não, é coragem para apostar em jovens! E nesse aspecto já temos visto que Paulo Bento não se enquadra nesse perfil porque é um treinador extremamente defensivo e ele prefere apostar em jogadores mais fracos e experientes, do que em jovens com qualidade! As excepções acabaram por ser Patrício por causa do diferendo Stoj, Yannick porque na altura não havia $ para mais e Pereirinha pelas mesmas razões, embora neste caso, considere que ele a jogar na posição onde irá actuar (tudo indica no faixa lateral do losango…) não teremos um jogador que acrescente algo de diferente à equipa!

Quanto ao Carriço, sendo considerado um dos maiores talentos dos últimos anos do Sporting, se ele fica no Sporting esta época apenas para ficar na sombra, então mais valia pô-lo de fora para rodar… Não digo que ele deva fazer 40 jogos durante a época, mas se fizer 20, então já valeu esta chamada!

Volto a repetir: tu dizes que “para ti” é duas temporadas, isso é tudo muito bonito, mas não tens garantia de nada, que depois de implementado esse projecto nem que mesmo tendo tudo à tua disposição os resultados apareçam. E quer queiras quer não, os resultados dos últimos 3 anos não sendo os ideais é bem melhor do que não ter nada. Principalmente tendo em contacertas condicionantes e o contexto…

Eu não digo que o Sporting não pode experimentar, experimentar pode-se tudo (no passado não se fez outra coisa), não se pode é dar-se a esse luxo nesta fase. Quando houve dinheiro e tempo para perder, houve projectos igualmente bonitos e titulos nem vê-los. Andou-se tanto tempo, ou pelo menos nos 18 anos de jejum e depois de 2002 a atacar-se forte e feio a direcção e afins porque os troféus não apareciam, o Sporting estava tornado no Clube do Quase (quase que ganhava) e depois sabendo que o contexto manteve sempre um FCP dominador e vitorioso (que não é de há 3 anos, nem de há 6 anos) e o Sporting finalmente nestes últimos 3 anos começa a ganhar troféus com alguma regularidade e a disputar dentro do possivel o 1º lugar e desvaloriza-se isso…

Não é preciso repetires o que eu disse: eu sei bem que ganhar um campeonato é mais importante, mas volto a dizer: entre perder anos/não ganhar nada e ganhar troféus… prefiro ganhar troféus. E está descansado que na época em que eu vir que não ganhámos nada nem fizemos nada de destaque, eu serei dos primeiros a criticar, seja quem estiver no comando técnico da equipa. Como disseste, há 6 anos que não se ganha campeonatos e o FCP domina, portanto bem antes do actual treinador estar lá… O problema é que de 2002 até antes de ele chegar estávamos a seco, provavelmente no meio de outro projecto bonito e interessante qualquer…

Volto a repetir: com 18 anos, Adrien (com Miguel Veloso e Moutinho na sua posição) teve as oportunidades que lhe apareceram e continua no plantel, ao contrário de outros. A sua evolução está em marcha. E já agora, ele na época passada não jogou apenas com o benfica, isso é mais uma falácia: antes desse jogo já havia jogado a titular com Dinamo Kiev, Maritimo (2x), Guimarães e entrado como suplente em mais alguns jogos.

Eu acho uma graça nas desculpas que se inventam… Se não apostou como querias é porque foi medroso, se apostou é porque foram razões que só tu queres! Pois claro! Por mais que tentes atirar areia para os olhos, Patricio, Yannick e Pererinha (sempre inseridos numa lógica evolutiva no seu crescimento e tendo em conta a concorrência que têm no plantel) foram apostas claras de PB, contra muitos que o criticaram por essas apostas (Valete style).

E já se entrou muito em off-topic.

Então, mas não consigo entender uma coisa: tu afirmas que o que conta são os resultados e depois consideras que se desvaloriza o acto de andarmos a disputar no campeonato “dentro do possível” o 1º lugar?É que se há dois anos ainda o disputamos, agora na última temporada foi para esquecer…

Quanto à onda do “meu” dito projecto ser falível, conveém lembrar que todos os sãos e que nenhuns são garantia de rigorosamente nada! E a questão é que durante estes anos nunca houve na realidade um projecto, porque nunca houve a precupação de segurar os grandes jogadores que eram essenciais durante muito tempo. De facto, nesta altura já temos uma evolução de termos os jogadores juntos durante algum tempo, o problema é que são jogadores cujo valor está claramente overrated pela imprensa (nesta altura , de alto nível o Sporting terá no máximo uns 6 jogadores), até porque existe a necessidade de vender papel.

E já agora,em relação a essas apostas dos jovens, quais são os motivos que “eu quero”? :o

Não, percebeste mal: o que se desvaloriza mesmo é os troféus ganhos, por minimos que eles sejam, sob o argumento de que o que conta é apenas os campeonatos (mesmo que se perceba o contexto dominador do FCP e restantes condicionantes). A Taça era a fruteira, ganhou-se mas para ser bem ganha tem de se derrotar os outros grandes… 5 - 3 e 2 - 0… mas continuou a nada valer; a Supertaça não vale nada etc

Isso dos jogadores essenciais é chover no molhado porque toda a gente sabe o que se passou com Quaresma, Ronado etc e a politica que se está a tentar agora, e depois é entrar no subjectivo do valor que cada um atribui aos jogadores indispensáveis que temos hoje, para cada um de nós.

Os teus motivos foram essas falácias das apostas em Yannick, Pereirinha etc serem apostas condicionadas pelo que quer que fosse. Tretas. Repito, desde cedo ficou claro que eram apostas de PB, mesmo contra/e como isso enfureceu quem não gostava desses jogadores. Foram apostas, e volto a dizer, sempre inseridos numa lógica evolutiva no seu crescimento e tendo em conta a concorrência que têm no plantel, continuarão a ser. :arrow:

Treta? :o
Na altura da vinda do Pereirinha foi assumido publicamente que não havia dinheiro para se ir atacar o mercado de Inverno… Não estou a inventar nada!

Mas de qualquer forma essa nunca foi a política que eu critiquei. Aliás, eu sou um defensor na aposta nos nossos jovens valores e considero que não exploramos esta vertente como o poderíamos fazer, apesar de no plano nacional sermos claramente os melhores nesse capítulo!Não consigo entender é quando os nossos jovens são preteridos para se ir apostar em Farneruds e Tiuis… O brasileiro, apesar da chouriçada contra o Porto na Taça, ainda não mostrou rigorosamente nada a mais que, por exemplo, o Varela!

Mas o não haver $ para atacar o mercado invalidou que Pererinha se tornasse ou fosse uma aposta já prevista? E quem garantia que se viesse um reforço com o $ também não viria Pereirinha? Fosse mais tarde ou fosse mais cedo… Não me vou repetir sobre as apostas.

Agora isso da aposta nos jovens do clube não estar a ser feita como devia ser, é relativo. Sabes perfeitamente que se houvesse (e é preciso não esquecer que a média da equipa é das mais baixas do campeonato, até porque não são apenas os portugueses que jogam que são jovens, ver Grimi, Vuckcevic etc) uma aposta demasiado grande em juventude no plantel e equipa e os resultados não aparecessem, exigia-se logo outra politica e mais experiencia (essencial diga-se). Tão relativo como discutir ao pintelho subjectivo a diferença de valor entre um Varela e um Tiui. Para mim, e não seria aqui que o facto de ser um jovem português safaria o Varela, ambos são iguais erros de casting (não me interessa tentar saber qual o maior), mas ao menos um já serviu para nos ajudar a dar uma Taça.

a resposta e mesmo NAO

o queiroz e um treinador feito pela imprensa. e para que quero um treinador que nem com o melhor plantel dos ultimos 15anos conseguiu ganhar? alias o bobby robson ja lhe tinha feito a papinha toda era so continuar o bom trabalho

tambem nao me esqueço da maior humilhaçao que o clube ja sofreu e ainda por cima no seu proprio estadio :cartao:

ja agora todos os que o acham tao bom que titulos ganhou ele ate hoje? um campeonato do mundo de sub-20 e uma taça de portugal…ui que tanto em 20 anos de carreira

Não podia estar mais de acordo …

“Todos os dias falamos” de jogadores que são “sobrevalorizados” pela imprensa , eu diria que o Carlos Queirós é um treinador “sobrevalorizado” por uma imprensa que neste momento pensa que por ele ter vindo do MU e como tal conhecer bem a melhor forma de fazer CR render dentro de campo, que vai acabar com os problemas da selecção . A meu ver , Queirós não passa de um bom adjunto , apenas e só um bom adjunto . E para minha infelicidade não será ainda em 2010 que Portugal irá ganhar alguma coisa (espero tar enganado) .

Senão vejamos:

O que é que o Queirós conquistou enquanto treinador principal que seja relevante ao nivel Sénior ?

R : Taça de Portugal - 1 (1994/95) , Supertaça de Portugal - 1 (1994/95)* , Supertaça do Japão - 1 (1997)** , Supertaça de Espanha - 1 (2003/04)*** …

• Fez os dois primeiros jogos da final mas na finalissima o treinador era já Octávio Machado .
    ** Super-taça do Japão ? … que “expressão” tem esse titulo no curriculo ? Nenhuma digo eu .
    *** Com a equipa do Real que “ele tinha” (embora a equipa fosse “feita” pelo presidente etc , como tal sem ter tido opinião no que ao plantel diz respeito) dificil seria não ganhar nada .

E como adjunto ?

R: Pa ai a coisa muda de figura , desde Liga dos campeões , a campeonatos ingleses , taças de inglaterra , super-taças de inglaterra etc etc .

Tudo isto apenas para sustentar o que eu disse , como treinador principal Carlos Queirós tem 0 de curriculo ao nivel de grandes vitórias (leia-se campeonatos ganhos etc …) em séniores , como tal volto a afirmar: para mim , CQ não passa de um bom adjunto, não mais que isso , e não me parece que a nossa Selecção saia beneficiada com a vinda dele .

Sim, no espaço de quatro anos (1987-1991, enquanto esteve nas selecções jovens), ter ganho um Europeu de sub-17, dois Mundiais de sub-20, um 2º lugar num Europeu de sub-17, dois 2ºs lugares em Europeus de sub-19 e um 3º lugar num Mundial de sub-17, numa federação miserável e que até então nunca tinha ganho um único título, deve ter sido obra do acaso.

Provavelmente foi algum jornalista maldoso que se pôs inventar, e nós coitados acreditámos no que ele disse. ::slight_smile:

Este tópico merece ir para uma “redoma”. Dentro de uns meses, não imaginam o bom que será voltar atrás umas páginas para ler o que se disse por aqui. :arrow:

Tu esperas o quê da sua prestacao Da Rocha?

a minha opiniao sobre ele sera a mesma agora e daqui a dois anos :exclaim: :exclaim: :exclaim:

Isso é uma frase feita… Toda a gente sabe que o Robson deixou a equipa longe de estar afinada, até era sabido na altura que a equipa nos treinos não trabalhava nada de jeito!

Quanto ao Queiroz, é engraçado que se resuma o seu trabalho a uma passagem por Hollywood Madrid e ao jogo dos 6-3…

o queirós é uma besta e vai estar desejoso de queimar o scp…

avaliem as convocatorias ao longo do tempo e vão ver que tenho razão!

Claro, até podemos dizer que a pré convocatória (li qualquer coisa do género) do Carlos Martins já é em si uma provocação… :twisted:

Alguém sabe a que horas sai a convocatória no site da FPF?

Também estive à procura mas ainda não consegui ver a hora,parece que pode sair a qualquer momento. :-\

Nao sei se será o tópico correcto mas aqui fica a primeira convocatória do Queiroz.

Lista de Convocados
Atletico Madrid: Simão;
Chesea FC: Bosingwa, Deco, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho;
Dinamo de Moscovo: Danny;
FC Porto: Bruno Alves e Raúl Meireles;
Galatasaray SK: Fernando Meira;
Málaga CF: Duda;
Manchester United FC: Nani;
Real Madrid CF: Pepe;
SC Braga: Eduardo;
SL Benfica: Carlos Martins, Nuno Gomes e Quim;
Sporting CP: João Moutinho;
SV Werder Bremen: Hugo Almeida;
US Lecce SPA: Antunes;
Valência CF: Manuel Fernandes;
VFL Bochum 1848: Daniel Fernandes

SL

Como era de esperar, M. Veloso de fora.

Só não entendo a opção por N. Gomes em deterimento de Postiga. São os 2 maus, pelo menos, metia-se o mais novo :stuck_out_tongue:

• Ricardo de fora ::slight_smile: , Quaresma também.

• Ronaldo lesionado.

• Antunes, Duda e Manuel Fernandes para ver se servem ou não para a Selecção.

• Gomes em vez de Postiga não se entende lá muito bem. Nem é por ser um em vez do outro, deviam estar lá os dois então.

• Boa convocatória, porque há que dar a oportunidade a outros para ver quem é que está com Queiroz.