Muito já foi dito e naturalmente concordo mais com a linha de raciocinio do Zeze e de outros, do que com aqueles mais pessimistas.
Este tópico começou com o Mauras a exteriorizar o seu estado de espirito em relação ao SCP actual, e quanto a isso, não há nada a discutir. Cada um vive o SCP à sua maneira e não há que contradizer ou por objecções. Mas com a evolução natural do tópico, assuntos muitas vezes aqui discutidos, voltaram à baila, e é sobre esses que vou tentar expressar a minha opinião e ao mesmo tempo discordar de algumas aqui proferidas. Naturalmente vou me repetir, e, provalvelmente, repetir ideias aqui colocadas por outros foristas, mas torna-se dificil fazê-lo de outra forma.
Por partes:
Estádio:
Começo por este assunto, porque foram ditas coisas que eu discordo profundamente.
Para mim, a construção do novo estádio é um marco em toda a vida do SCP, repetindo aquilo que foi acontecendo ao longo dos seus 100 anos de história, mantendo uma tradição e principalmente um símbolo que a todos enche de orgulho. A existência deste estádio está directamente ligada com a nossa identidade, a sua ausência criaria um vazio inultrapassável.
É falso dizer, como disse o Mauras, que o Roquette queria o estádio municipal, por saber que este seria um enorme fiasco. O estádio Municipal possibilitaria uma grande redução de custos, mas a sua não construção nunca inviabilizaria o projecto tal e qual ele foi elaborado. E assim foi feito e bem.
Quanto à questão dos custos de manutenção, a informação dada que o nosso é que tam custos mais elevados, como é óbvio carece de confirmação. Agradecia que me dissessem de onde vem essa informação, porque uma ‘boca’ dessas, atirada para o ar de nada vale. Qual a razão que um estádio para 50M pessoas tem custos mais reduzidos de outro para 65M pessoas? Até posso admitir que seja verdade, mas para acreditar tenho que ver provas.
Academia:
A trave mestra de todo o projecto. Dizer-se que a aposta nas camadas jovens é uma farsa, só pode ser brincadeira. A primeira ‘fornada’ de jovens totalmente formados em Alcochete ainda não saiu, e os resultados estão à vista. Os titulos nas camadas jovens sucedem-se e principalmente, o numero de jovens a integrar o elenco principal tem aumentado em relação a outros anos. Quando se diz, por exemplo, que a integração do João Moutinho na equipa principal foi obra do acaso, só com uma sonora gargalhada podemos responder a tamanho dislate. Eu pergunto, antes das ditas lesões que proporcionaram a oportunidade ao puto, este não existia? Não tinha já demonstrado todo o seu potencial? Não são, muitas vezes, as partidas do destino, que fazem com que muitas coisas boas aconteçam na vida de todos em todas as áreas?
Quanto à cedência das jovens promessas, não percebo o porquê da revolta. Sempre foi dito que o SCP precisaria vender entre 1 e 2 jogadores das escolas para a manutenção do equilibrio financeiro, isto enquanto não houvesse outras fontes de receita que pudessem evitar estas vendas. Nesta matéria não houve enganos e se contarmos também com os salários astronomicos que os jogadores iriam ganhar, percebe-se facilmente a dificuldade em manter as jovens promessas.
Haja mais estabilidade no clube para possibilitar uma aposta ainda maior nos jovens, e num futuro muito próximo a história dirá o quanto acertada foi a decisão de construir esta infaestrutura, para mim, um exemplo para o desporto nacional e que os resultados compensam claramente os custos existentes.
Alvaláxia:
A grande falha do projecto, no minha opinião. No entanto, nada de dramático. A filosofia que estava por detrás deste espaço foi inovadora, um espaço de lazer, e não um espaço comercial. A verdade é que o tempo veio provar que apesar da ideia ‘parecer’ boa, na realidade foi um fracassso. Mas o espaço continua a existir, e uma inflexão na estratégia poderá, facilmente, converter aquele espaço numa área comercial, mais atractiva e consequentemente mais lucrativa. Apesar de tudo isto, gostaria de saber números sobre a Alvaláxia, porque como vizinho, vejo sempre bastante movimento, principalmente à noite e aos fins-de-semana, talvez não suficiente para rentabilizar as lojas que lá existem, mas promissor para novas apostas. É importante referir, também, que a demora na cosntrução do emprendimento nos terrenos do velho Alvalade (ainda por explicar), obsta que haja mais afluência ao centro comercial.
Futebol:
O grande problema do futebol do SCP é a instabilidade directiva, caracteristica que antecede o próprio projecto. A entrada e saída de dirigentes só é comparável com a entrada e saída de dirigentes na função pública, ambos os casos com resultados bastante negativos.
O SCP precisa de encontrar os dirigentes para a SAD e mantê-los um maior número de anos possível. O exemplo do porto neste aspecto é elucidativo e deveria ser seguido.
Não é preciso exemplificar os casos resultantes de tanta alternância na gerência do futebol leonino, mas facilmente se percebe que este problema afecta toda a estrutura do nosso futebol.
Talvez este seja o maior desafio que se põe ao SCP e consequentemente a todos os sportinguistas que pretendam tomar as rédeas do clube. Acredito que existem lugares no SCP que não devem mudar com as direcções, de forma a manter uma politica e uma estabilidade, que o clube há muitos anos não tem. É chegada a altura de perceber que a gestão do futebol tem tantas especifidades que não pode ser gerida com constantes alterações e, principalmente, sempre com gente nova, no futebol, a entrar.
Resolvido este problema, todos os outros, como desequilibrios na equipa, mudanças de treinador, indisciplina, etc., tenderão a dimunuir, nunca a desaperecer, claro.
Os Bancos:
O FLL vai me desculpar mas discordo completamente da comparação que ele fez. Mas, mesmo assim, a conclusão que chegou também não é correcta. É claro que ao pedirmos um empréstimo para comprar uma casa a um banco, este não vai interferir nas aquisições de roupas, artigos para casa ou qualquer coisa que queiramos adquirir, mas, se pretendermos adquirir uma casa, cujo o valor implicará prestações superiores aos nossos rendimentos, com certeza que o banco vai nos mandar dar uma volta, e não compramos casa nenhuma.
Sem estar minimamente por dentro da relação do SCP com os bancos, vejo esta ligação como uma ‘sociedade’. Qualquer relação comercial, normal, e eu acredito que esta o seja, tem como objectivo favorecer os parceiros e por isso estes firmam um contrato, que por sua vez tem direitos e obrigações. Ficam todos muito preocupados com os constrangimentos financeiros que impedem, hoje, a contratação de jogadores, mas eu prefiro que não haja desvios no plano elaborado, que permitirá um maior desafogo financeiro no futuro, do que pôr tudo em causa para comprar jogadores que só por si não são garantia nenhuma de sucesso.
Por outro lado, acho bastante benéfica a relação com entidades que de certa forma regulam a actividade do SCP. Acredito que muitos, senão todos, os dirigentes que passam pelo SCP, sendo sportinguistas, quererão o melhor para o nosso clube, e nesse sentido é preciso que existam mecanismos que impossibilitem que se cometam loucuras, que podem pôr em causa o futuro do SCP.
Os Adeptos:
Sou frontalmente contra à tão propalada diferença dos sportinguistas. Talvez em tempos remotos essa diferença de facto existisse, mas hoje em dia não é o caso. Respondendo ao Mauras sobre algumas questões, digo-lhe:
-muitas vezes me sinto mal em Alvalade, tal é a quantidade de comentários infelizes e contra o SCP que tenho que ouvir. O pior é que pelo que já foi escrito em outro tópico, não fará grande diferença mudar de lugar, porque muitos se queixam do mesmo
-infelizmente actos selvagens de adeptos do SCP já provocaram a morte a um adepto, no caso, do próprio SCP. O triste episódio que aconteceu no velho Alvalade, num jogo contra o porto, que culminou com a morte de um adepto, da Juve Leo, se não estou em erro, põe em causa essa maldita diferença. Os diversos episódios de vandalização de bombas de gasolina feitos pelos nossos adeptos, também em nada abona em nosso favor.
-Quanto à afluência de público a este estádio, eu pergunto: são os adeptos que fizeram das gameboxes um sucesso ou são as gameboxes que fazem com que os adeptos sejam mais assiduos?
Eu opto claramente pela segunda, e para aqueles que constantemente acusam os dirigentes de afastar os adeptos do SCP, esta medida (apesar de pessoalmente ter queixas) deveria ser enaltecida como um exemplo de boa gestão e competência.
Por outro lado não podemos ilibar a massa adepta de alguma instabilidade vivida no SCP. É claro que foram os adeptos que fizeram cair o Peseiro, o DC e muitos outros que pelo SCP passaram. Infelizmente para o SCP, a sua massa adepta cada vez se assemelha mais a um sindicato do que a uma massa de apoiantes do clube. Cada vez mais vejo reinvidicações, exigências e impropérios contra os dirigentes, técnicos e jogadores e cada vez vejo menos apoio, cântico e vivas ao SCP, razões de ser de qualquer massa de adeptos de um clube de futebol.
Era bom que tomassemos consciência disto e houvesse por parte de cada sportinguista atitudes que ajudem a o SCP crescer e não enterrar-se como tem sido ultimamente.
(Não me venham dizer depois que eu disse que a culpa é dos adeptos, eu apenas digo que também fazem parte do problema)
Enfim, perante este cenário, mesmo com alguns dos problemas citados, estou bastante optimista em relação ao nosso futuro, mais, já estou ansioso pelo próximo jogo.
Como disse ainda neste tópico, não estou tão optimista em relação ao futebol nacional, mas poderemos discutir este assunto noutra altura.