Cansado do meu Sporting

Ainda há dias li num jornal uma notícia sobre os fundos de jogadores, onde se contava que pela utilização de jogadores participados pelo fundo, o Sporting tinha que pagar uma "renda". Ou seja, o Sporting forma os jogadores, promove-os e paga-lhes os salários; e para obter um encaixe imediato e de emergência, adiantado pelo fundo, vê-se na contingência de "alugar" os serviços dos seus próprios jogadores...

Esses números não estão descritos nos documentos oficiais conhecidos, parece-me dificil de acreditar, não será mais um jornal a confundir passivo com despesa?

E, por favor, evitem os lugares comuns das gravatas, do golfe e da Quinta da Marinha porque esse fenómeno (incompetência) atravessa transversalmente a sociedade portuguesa desde o barbudo sindicalista ao perfumado executivo. [b]Mesmo em caso de igualdade prefiro o último[/b].

Por falar em lugares comuns, essa tua última frase diz tudo… :whistle:

Daqui a um instante estamos a discutir a côr dos gambuzinos e o formato das bicicletas onde os porcos voam…É certo que a competência (ou falta dela) não tem matriz socio-económica, mas o que é a REALIDADE é que foram os executivos perfumados das gravatas do golfe e da quinta da marinha que arrasaram com o Sporting, ou viste lá algum sindicalista barbudo? :?

Tanto cuidadinho com o politicamente correcto e os paninhos quentes chanel (mais um lugar comum ó Juba…) que já soa é a :-({|=

Muito já foi dito e naturalmente concordo mais com a linha de raciocinio do Zeze e de outros, do que com aqueles mais pessimistas.
Este tópico começou com o Mauras a exteriorizar o seu estado de espirito em relação ao SCP actual, e quanto a isso, não há nada a discutir. Cada um vive o SCP à sua maneira e não há que contradizer ou por objecções. Mas com a evolução natural do tópico, assuntos muitas vezes aqui discutidos, voltaram à baila, e é sobre esses que vou tentar expressar a minha opinião e ao mesmo tempo discordar de algumas aqui proferidas. Naturalmente vou me repetir, e, provalvelmente, repetir ideias aqui colocadas por outros foristas, mas torna-se dificil fazê-lo de outra forma.
Por partes:

Estádio:
Começo por este assunto, porque foram ditas coisas que eu discordo profundamente.
Para mim, a construção do novo estádio é um marco em toda a vida do SCP, repetindo aquilo que foi acontecendo ao longo dos seus 100 anos de história, mantendo uma tradição e principalmente um símbolo que a todos enche de orgulho. A existência deste estádio está directamente ligada com a nossa identidade, a sua ausência criaria um vazio inultrapassável.
É falso dizer, como disse o Mauras, que o Roquette queria o estádio municipal, por saber que este seria um enorme fiasco. O estádio Municipal possibilitaria uma grande redução de custos, mas a sua não construção nunca inviabilizaria o projecto tal e qual ele foi elaborado. E assim foi feito e bem.
Quanto à questão dos custos de manutenção, a informação dada que o nosso é que tam custos mais elevados, como é óbvio carece de confirmação. Agradecia que me dissessem de onde vem essa informação, porque uma ‘boca’ dessas, atirada para o ar de nada vale. Qual a razão que um estádio para 50M pessoas tem custos mais reduzidos de outro para 65M pessoas? Até posso admitir que seja verdade, mas para acreditar tenho que ver provas.

Academia:
A trave mestra de todo o projecto. Dizer-se que a aposta nas camadas jovens é uma farsa, só pode ser brincadeira. A primeira ‘fornada’ de jovens totalmente formados em Alcochete ainda não saiu, e os resultados estão à vista. Os titulos nas camadas jovens sucedem-se e principalmente, o numero de jovens a integrar o elenco principal tem aumentado em relação a outros anos. Quando se diz, por exemplo, que a integração do João Moutinho na equipa principal foi obra do acaso, só com uma sonora gargalhada podemos responder a tamanho dislate. Eu pergunto, antes das ditas lesões que proporcionaram a oportunidade ao puto, este não existia? Não tinha já demonstrado todo o seu potencial? Não são, muitas vezes, as partidas do destino, que fazem com que muitas coisas boas aconteçam na vida de todos em todas as áreas?
Quanto à cedência das jovens promessas, não percebo o porquê da revolta. Sempre foi dito que o SCP precisaria vender entre 1 e 2 jogadores das escolas para a manutenção do equilibrio financeiro, isto enquanto não houvesse outras fontes de receita que pudessem evitar estas vendas. Nesta matéria não houve enganos e se contarmos também com os salários astronomicos que os jogadores iriam ganhar, percebe-se facilmente a dificuldade em manter as jovens promessas.
Haja mais estabilidade no clube para possibilitar uma aposta ainda maior nos jovens, e num futuro muito próximo a história dirá o quanto acertada foi a decisão de construir esta infaestrutura, para mim, um exemplo para o desporto nacional e que os resultados compensam claramente os custos existentes.

Alvaláxia:
A grande falha do projecto, no minha opinião. No entanto, nada de dramático. A filosofia que estava por detrás deste espaço foi inovadora, um espaço de lazer, e não um espaço comercial. A verdade é que o tempo veio provar que apesar da ideia ‘parecer’ boa, na realidade foi um fracassso. Mas o espaço continua a existir, e uma inflexão na estratégia poderá, facilmente, converter aquele espaço numa área comercial, mais atractiva e consequentemente mais lucrativa. Apesar de tudo isto, gostaria de saber números sobre a Alvaláxia, porque como vizinho, vejo sempre bastante movimento, principalmente à noite e aos fins-de-semana, talvez não suficiente para rentabilizar as lojas que lá existem, mas promissor para novas apostas. É importante referir, também, que a demora na cosntrução do emprendimento nos terrenos do velho Alvalade (ainda por explicar), obsta que haja mais afluência ao centro comercial.

Futebol:
O grande problema do futebol do SCP é a instabilidade directiva, caracteristica que antecede o próprio projecto. A entrada e saída de dirigentes só é comparável com a entrada e saída de dirigentes na função pública, ambos os casos com resultados bastante negativos.
O SCP precisa de encontrar os dirigentes para a SAD e mantê-los um maior número de anos possível. O exemplo do porto neste aspecto é elucidativo e deveria ser seguido.
Não é preciso exemplificar os casos resultantes de tanta alternância na gerência do futebol leonino, mas facilmente se percebe que este problema afecta toda a estrutura do nosso futebol.
Talvez este seja o maior desafio que se põe ao SCP e consequentemente a todos os sportinguistas que pretendam tomar as rédeas do clube. Acredito que existem lugares no SCP que não devem mudar com as direcções, de forma a manter uma politica e uma estabilidade, que o clube há muitos anos não tem. É chegada a altura de perceber que a gestão do futebol tem tantas especifidades que não pode ser gerida com constantes alterações e, principalmente, sempre com gente nova, no futebol, a entrar.
Resolvido este problema, todos os outros, como desequilibrios na equipa, mudanças de treinador, indisciplina, etc., tenderão a dimunuir, nunca a desaperecer, claro.

Os Bancos:
O FLL vai me desculpar mas discordo completamente da comparação que ele fez. Mas, mesmo assim, a conclusão que chegou também não é correcta. É claro que ao pedirmos um empréstimo para comprar uma casa a um banco, este não vai interferir nas aquisições de roupas, artigos para casa ou qualquer coisa que queiramos adquirir, mas, se pretendermos adquirir uma casa, cujo o valor implicará prestações superiores aos nossos rendimentos, com certeza que o banco vai nos mandar dar uma volta, e não compramos casa nenhuma.
Sem estar minimamente por dentro da relação do SCP com os bancos, vejo esta ligação como uma ‘sociedade’. Qualquer relação comercial, normal, e eu acredito que esta o seja, tem como objectivo favorecer os parceiros e por isso estes firmam um contrato, que por sua vez tem direitos e obrigações. Ficam todos muito preocupados com os constrangimentos financeiros que impedem, hoje, a contratação de jogadores, mas eu prefiro que não haja desvios no plano elaborado, que permitirá um maior desafogo financeiro no futuro, do que pôr tudo em causa para comprar jogadores que só por si não são garantia nenhuma de sucesso.
Por outro lado, acho bastante benéfica a relação com entidades que de certa forma regulam a actividade do SCP. Acredito que muitos, senão todos, os dirigentes que passam pelo SCP, sendo sportinguistas, quererão o melhor para o nosso clube, e nesse sentido é preciso que existam mecanismos que impossibilitem que se cometam loucuras, que podem pôr em causa o futuro do SCP.

Os Adeptos:
Sou frontalmente contra à tão propalada diferença dos sportinguistas. Talvez em tempos remotos essa diferença de facto existisse, mas hoje em dia não é o caso. Respondendo ao Mauras sobre algumas questões, digo-lhe:
-muitas vezes me sinto mal em Alvalade, tal é a quantidade de comentários infelizes e contra o SCP que tenho que ouvir. O pior é que pelo que já foi escrito em outro tópico, não fará grande diferença mudar de lugar, porque muitos se queixam do mesmo
-infelizmente actos selvagens de adeptos do SCP já provocaram a morte a um adepto, no caso, do próprio SCP. O triste episódio que aconteceu no velho Alvalade, num jogo contra o porto, que culminou com a morte de um adepto, da Juve Leo, se não estou em erro, põe em causa essa maldita diferença. Os diversos episódios de vandalização de bombas de gasolina feitos pelos nossos adeptos, também em nada abona em nosso favor.
-Quanto à afluência de público a este estádio, eu pergunto: são os adeptos que fizeram das gameboxes um sucesso ou são as gameboxes que fazem com que os adeptos sejam mais assiduos?
Eu opto claramente pela segunda, e para aqueles que constantemente acusam os dirigentes de afastar os adeptos do SCP, esta medida (apesar de pessoalmente ter queixas) deveria ser enaltecida como um exemplo de boa gestão e competência.
Por outro lado não podemos ilibar a massa adepta de alguma instabilidade vivida no SCP. É claro que foram os adeptos que fizeram cair o Peseiro, o DC e muitos outros que pelo SCP passaram. Infelizmente para o SCP, a sua massa adepta cada vez se assemelha mais a um sindicato do que a uma massa de apoiantes do clube. Cada vez mais vejo reinvidicações, exigências e impropérios contra os dirigentes, técnicos e jogadores e cada vez vejo menos apoio, cântico e vivas ao SCP, razões de ser de qualquer massa de adeptos de um clube de futebol.
Era bom que tomassemos consciência disto e houvesse por parte de cada sportinguista atitudes que ajudem a o SCP crescer e não enterrar-se como tem sido ultimamente.
(Não me venham dizer depois que eu disse que a culpa é dos adeptos, eu apenas digo que também fazem parte do problema)

Enfim, perante este cenário, mesmo com alguns dos problemas citados, estou bastante optimista em relação ao nosso futuro, mais, já estou ansioso pelo próximo jogo.
Como disse ainda neste tópico, não estou tão optimista em relação ao futebol nacional, mas poderemos discutir este assunto noutra altura.

...

Por falar em lugares comuns, essa tua última frase diz tudo… :whistle:

Olha, diz essencialmente, e em tons de ironia que parece não teres descoberto, que todos os sindicalistas são barbudos e todos os executivos usam perfume :stuck_out_tongue: . Põe lá na tua lista de lugares comuns, vá…

...É certo que a competência (ou falta dela) não tem matriz socio-económica, mas o que é a REALIDADE é que foram os executivos perfumados das gravatas do golfe e da quinta da marinha que arrasaram com o Sporting, ou viste lá algum sindicalista barbudo? :?

Eh eh… boa oh Toca.
Para além da gravata, reparaste que tb todos tinham camisas? E calças? E usavam sapatos? E que, para além do golfe, até lá esteve um que era mais dado ao ténis? Ricaços do caraças, porra!
E (estás enganado) que até há lá sindicalistas pelo menos um que me lembre (Rui Oliveira e Costa -pena que não seja barbudo - mito destruído :wink: ) em lugares importantes na estrutura?
E que houve barbudos que até foram presidentes?
E, já agora, que até há gajos que moram no outro lado do Tejo?

Sacanas… :wink:

...

Tanto cuidadinho com o politicamente correcto e os paninhos quentes chanel (mais um lugar comum ó Juba…) que já soa é a :-({|=

Não percebi esta oh Toca. Descodifica a mensagem, tem lá paciência com os engravatados…

infelizmente actos selvagens de adeptos do SCP já provocaram a morte a um adepto, no caso, do próprio SCP. O triste episódio que aconteceu no velho Alvalade, num jogo contra o porto, que culminou com a morte de um adepto, da Juve Leo, se não estou em erro, põe em causa essa maldita diferença. Os diversos episódios de vandalização de bombas de gasolina feitos pelos nossos adeptos, também em nada abona em nosso favor.

Por vezes na ânsia da razão dialéctica atingem-se infelicidades como este Mppco. Comparares este acidente com o caso very light é de uma infelicidade a toda a prova, sobretudo pq tiveste a atitude bonita de estar no jantar em que conhecemos as vítimas do ASSASSINATO.

PS - Já sei que vai dizer que subverti o que escreveste. Essa parte até podes saltar. Foste buscar este parágrafo para provares que os sportinguistas também provocam mortes e têm atitudes selvagens, como os outros. Your words betray you.

Quanto ao resto resume-se tudo a uma verdade:

Tu nada sabes sobre o que se passa no Sporting. O que sabes é o que vês como adepto comum e aquilo que imaginas acontecer. Não tens qualquer info interna, algo que transparece do teu discurso e que se bem me lembro já assumiste.

Por outro lado não valorizas o que aqueles que vão acedendo a info te vão dizendo, pois a verdade é que os anos têm provado que infelizmente esses tiveram razão e não falaram como se fossem autênticos zandingas mas sim baseados na informação preocupante que iam tendo e que SEMPRE FOI DESCONSIDERADA neste fórum por quem nem com lentes de telescópio quer ver a realidade. Ainda pedes para fundamentar-mos a informação? Para quê? Dá lá uma boa razão, uma boa prova de que vale a pena perder tempo com isso.

Obviamente quando começas inclusivamente a desconsiderar a óbvia, clara e notória singularidade dos sportinguistas já nem vale muito a pena. Precisavas de viver uma daquelas experiencias tipo filme de natal, em que Deus te transformasse num lampião e te metesse a ver dez jogos sentado na Luz para aprenderes a dar valor a quem se senta ao teu lado , mesmo que não sejamos perfeitos.

Acho que já disse isto mas ainda o outro dia um amigo meu super lampião e nada elitista, bem pelo contrário, muito “camarada” foi à luz e ver um jogo e voltou de lá a dizer “gosto mto do benfica mas tens razão quanto aos benfiquistas na sua generalidade, o espectáculo nas bancadas assusta”.

Não tens noção, recomendo-te umas visitas à luz em status neutro, qual desmond morris míope :).

Tu nada sabes sobre o que se passa no Sporting. O que sabes é o que vês como adepto comum e aquilo que imaginas acontecer. Não tens qualquer info interna, algo que transparece do teu discurso e que se bem me lembro já assumiste.

Por outro lado não valorizas o que aqueles que vão acedendo a info te vão dizendo, pois a verdade é que os anos têm provado que infelizmente esses tiveram razão e não falaram como se fossem autênticos zandingas mas sim baseados na informação preocupante que iam tendo e que SEMPRE FOI DESCONSIDERADA neste fórum por quem nem com lentes de telescópio quer ver a realidade. Ainda pedes para fundamentar-mos a informação? Para quê? Dá lá uma boa razão, uma boa prova de que vale a pena perder tempo com isso.

Não é só Mpcco, mas é uma realidade, por isso já me vou calando, muito tempo se passou a alertar toda a gente, até um fórum foi fechado por causa disso, no entanto, o mensageiro é sempre o culpado…

Por vezes na ânsia da razão dialéctica atingem-se infelicidades como este Mppco. Comparares este acidente com o caso very light é de uma infelicidade a toda a prova, sobretudo pq tiveste a atitude bonita de estar no jantar em que conhecemos as vítimas do ASSASSINATO.

PS - Já sei que vai dizer que subverti o que escreveste. Essa parte até podes saltar. Foste buscar este parágrafo para provares que os sportinguistas também provocam mortes e têm atitudes selvagens, como os outros. Your words betray you.

Provalvelmente falas dessa ânsia de ter razão porque a sentes, eu simplesmente respondi às tuas questões, no que toca à diferença entre adeptos. Para mim, surreal é adjectivar toda uma massa adepta de um clube, mesmo que seja o clube em causa, porque um energúmeno fez o que fez. Eu apontei este exemplo, porque claramente resultam de actos selvagens e irreflectidos de adeptos e nisto meu caro, podes dar as voltas que quiseres, mas as semelhanças são vergonhosas. Até o exemplo, degradante, de claques do próprio clube amdarem à porrada, resolvemos imitar. Outra coisa, eu não preciso de ir ao galinheiro para perceber a diferença, 18 anos a acompanhar o SCP, esmagadoramente em casa, servem-me perfeitamente para perceber que essa ideia só está na cabeça de alguns românticos, onde por acaso até enquadro o meu Pai, mas este, pela sua idade, até admito que viva com referências do passado.
Quanto ao teu PS, de facto não o subverteste, pelo contrário, apanhaste a mensagem, e eu pergunto é mentira?

Quanto ao resto resume-se tudo a uma verdade:

Tu aqui estás a misturar um pouco as coisas. Uma coisa é alguma informação que alguns foristas vão aqui colocando, sobre quezílias internas, atitudes menos dignas de uns ou outros ou qualquer outra informação deste género. Outra é a informação, especifica, que aqui avançaste. Dizer que o nosso estádio é o que tem mais custos, é uma informação que para além do conhecimento interno do SCP que é necessário ter, também é preciso ter esta mesma informação dos outros estádios todos. Ora, se alguém teve acesso a esses números, que os apresente, porque não me parece que seja algo assim tão confidencial, nem que comprometa qualquer tipo de fonte.
Se tu acreditas nessa informação sem veres números, tudo bem, é contigo, eu não, mostrem esse estudo e depois falamos. Parece-me é que tu em outros aspectos és muito mais rigoroso.
Por outro lado, tenho a impressão, posso estar enganado, que as pessoas que aqui divulgam alguma ‘inside-information’ não admitem que esta possa ser posta em causa. Se for assim, vão me desculpar, mas eu prefiro processá-la, guardando para mim o direito lhe dar crédito ou não., sem com isso, estar a pôr em causa o forista que a divulgou, entenda-se.

Obviamente quando começas inclusivamente a desconsiderar a óbvia, clara e notória singularidade dos sportinguistas já nem vale muito a pena. Precisavas de viver uma daquelas experiencias tipo filme de natal, em que Deus te transformasse num lampião e te metesse a ver dez jogos sentado na Luz para aprenderes a dar valor a quem se senta ao teu lado , mesmo que não sejamos perfeitos.

Acho que já disse isto mas ainda o outro dia um amigo meu super lampião e nada elitista, bem pelo contrário, muito “camarada” foi à luz e ver um jogo e voltou de lá a dizer “gosto mto do benfica mas tens razão quanto aos benfiquistas na sua generalidade, o espectáculo nas bancadas assusta”.

Não tens noção, recomendo-te umas visitas à luz em status neutro, qual desmond morris míope :).

Carissimo, longe de me querer armar em psicólogo, ou coisa parecida, mas parece-me que tu te agarras a esta ilusão, com unhas e dentes, porque sem isso, perante a tua visão do SCP, cansada e pessimista, nada mais sobraria que valesse a pena ser Leão. :lol: (Antes que vás por esse caminho, não estou a pôr em causa o teu sportinguismo)

Não é só Mpcco, mas é uma realidade, por isso já me vou calando, muito tempo se passou a alertar toda a gente, até um fórum foi fechado por causa disso, no entanto, o mensageiro é sempre o culpado…

Oh Inci,
vais me desculpar, mas seremos todos obrigados a acreditar em toda a informação que alguns aqui vão colocando? E o facto de alguém não acreditar porquê é que põe em causa os mensageiros?
Se eu, porventura, tivesse acesso a alguma informação interna do SCP, que achasse digna de partilhar com a malta aqui do fórum, exporia essa informação aqui, sem estar à espera que todos acreditassem e muito menos, sem me chatear porque um ou outro a puseram em causa. è como tudo, quem quiser acredita, quem não acreditar, paciência e :arrow:

Não é só Mpcco, mas é uma realidade, por isso já me vou calando, muito tempo se passou a alertar toda a gente, até um fórum foi fechado por causa disso, no entanto, o mensageiro é sempre o culpado...

Claro que não é só o Mpcco, e por mais que por vezes parece a alguns que o Mppco é muito casmurro e míope a verdade é que é dos poquíssimos que não fugiu. Muitos que já foram grandes fadistas pró-projecto já fugiram com o rabo à seringa, por falta de argumento e coragem em admitir que foram papados. O Mppco pode viver num mundo verde muito especial (desde q seja feliz isso é que interessa) mas dá a cara.

Não é só Mpcco, mas é uma realidade, por isso já me vou calando, muito tempo se passou a alertar toda a gente, até um fórum foi fechado por causa disso, no entanto, o mensageiro é sempre o culpado...

Claro que não é só o Mpcco, e por mais que por vezes parece a alguns que o Mppco é muito casmurro e míope a verdade é que é dos poquíssimos que não fugiu. Muitos que já foram grandes fadistas pró-projecto já fugiram com o rabo à seringa, por falta de argumento e coragem em admitir que foram papados. O Mppco pode viver num mundo verde muito especial (desde q seja feliz isso é que interessa) mas dá a cara.

Jovem, poucos têm a minha paciência. :lol:
Mas acredito que muitos concordam comigo. Digo-te mais, a razão do vosso desalento têm a ver com dois factos:

1º) Vivem demasiado o presente, preocupam-se excessivamente com os resultados do dia a dia, e esquecem-se que o SCP está a partir para o 2º centenário. Temos que pensar no longo prazo, e eu acredito, e até me provarem o contrário, continuarei a acreditar que o caminho que está a ser seguido é o mais correcto, independentemente dos erros cometidos, ou que irão ser cometidos.

2º) Contas mal feitas. Vejo muita gente, tu principalmente, a insistir que o projecto tem 10 anos. Nada mais errado. A ideia tem 10 anos, provalvelmente mais, mas só podemos falar em frutos do projecto, no a partir da conclusão da Academia ou a partir da conclusão do nosso estádio. O projecto assentava em três pilares, Estádio, Academia e Sede, falar dele antes de estarem concluidas estas infraestruturas, é deturpar os números, são erros de cálculo.

O projecto assentava em três pilares, Estádio, Academia e Sede

Nada mais errado… ou melhor, depois de assistir ao filme dos ultimos anos, começo realmente a pensar que o SCP agora passou a ser uma imobiliária ou algo do genero. Qq dia andamos a concorrer com a ERA!!!

PS. Explica-me lá, se te apetecer, que importancia pode ter no futuro do Sporting um edificio onde em meia duzia de gabinetes trabalham uns funcionarios do Clube? Qual a relevancia desse “pilar” para o desenvolvimento do Clube?

PPS. E como o Estádio, em vez de estar cheio, se fica por uma média de espectadores que se chegarem aos 50% do total da lotação já é bom e pelo qual a SAD paga uma renda 5 vezes superior ao que pagava, qdo o aumento das receitas se deve ficar por metade do valor do aumento da renda, também se pode considerar uma grande derrapagem ao planeado… fica a Academia, que em minha opinião e mesmo com potencialidades por explorar, acaba por ser a unica coisa de jeito que saiu daquelas cabeças.

Só que fique bem claro caro Mpcco, que nao pretendi de forma nenhuma achincalhar a tua pessoa ou fosse quem fosse, ao contrario da ideia que o Mauras tem (ainda que eu o perceba na perfeição) nao considero que vivas num mundo verde onde tudo esta bem, ou algo do genero, tal como o Mauras diz, a tua coerencia naquilo que defendes (e ja aqui to disse antes) faz-me admirar-te e quiçá invejar-te, sempre que leio algo teu na defesa intrasigente e por vezes na MINHA optica, desprovida de argumentos que a justifiquem, acabo por perceber o que queres dizer, e não sou poucas as vezes que acabo por melhorar a minha visao das coisas devido ao teu ponto de vista, estou a ser muito sincero, digo-te ainda mais, és provavelmente dos “gajos mais lagartos que já conheci”, e todos os membros deste forum sabem que no intimo se consideram os mais “Leões” de todos, é um direito que nos assiste e algo que não controlamos, por isso e dentro da minha maneira de ver as coisas, espero que percebam que era um elogio …

sempre que aqui falo contigo, na maior parte das vezes em desacordo, é inegavel, nunca tenho na ideia esse filme do " este pobre diabo nem sabe do que fala…" nem pensar, ha quem tenha informaçao de apitos do que se passa dentro do SCP, quem aqui o tem, e sou um dos tais, não me faz nem menos, nem mais que os outros, mas faz-me pelo menos mais responsavel, havia uma boa vintena de situaçoes, que tanto eu, como o Mauras, o Juba, e muitos outros mais que nao refiro, fora ainda os que sabem mas nunca manifestam (ja repararam a qtde de membros que ha neste forum, que nunca fizeram sequer um post e no entanto todos nos os vemos ca todos os dias…), gostariam de botar a boca no trombone e contar tudo o que ali vai.
Acredita MPCCO, que nunca, mas nunca na vida me passaria pela cabeça, inventar uma merda qq sobre o que se passa ali dentro so no sentido de denegrir os dirigentes, quando dizes que não acreditas tanto que sejamos diferentes, eu digo-te o contrario, somos mesmo muito diferentes, temos palavra e somos sem excepção homens honrados que pautam a vida por valores, nao tenhas duvida que o sportinguista é assim… Somos diferentes sim sr… Num plano moral, temos chagas? Temos sim Sr, temos falhas? Logico que sim, mas, somos mesmo diferentes, somos feitos de uma cepa que vai desaparecendo, por isso nem penses por um momento que qq coisa aqui postada como sendo “inside information” era falsa, pq garanto-te que pela minha parte, nunca aqui postei nada que nao me fosse contado ou descrito por pessoas que ou assistiram à situação, ou lhe foi relatado por um interveniente na mesma, e mais, em relação aos outros que aqui também tentam partilhar algo, sei e afirmo sem medo de errar que fazem o mesmo que eu.
Ninguem aqui se acha superior por ter inside news, alias, se pudesse voltar atras, juro que nao teria arranjado, nem queria saber… Conseguia gostar muito mais do SCP há uns tres anos atras…
Dizes que como não podemos provar o que dizemos não és obrigado a acreditar em toda a informaçao que aqui pomos, desculpa, mas estas a ser injusto, desafio-te a ires atras, ver todos os posts que contêm esse tipo de informação e depois veres o que o tempo provou ser verdade ou não, só isso da credito ao que escrevemos aqui.
De qq das formas esse tipo de atitude de basicamente chamar mentirosos ao pessoal conseguiu ganhar algo, simplesmente começámos a não dizer nada, acabou por se gerar um ghetto que confronta informaçao por MP (Desculpem-me todos os que confiam em mim, mas impõe-se), A sabe isto, B sabe aquilo and so on, começam a trocar MP´S e confirmam tudo, apenas nao podem revelar fontes, finalmente qdo a bomba estoira podemos falar abertamente sobre o assunto…

Sei bem, que enquanto um dos que sabe da estoria nao se abrir aqui a quem dividiu os milhoes dos direitos de imagem do Liedson entre si, nunca ninguém acreditará, mas uma coisa vos digo, aconteceu, e aconteceu mesmo, e foi muito mau…
Mais, duas semamas antes do jornal (acho que foi o Semanario ou o Indy, nem me lembro…) lançar a noticia que o SCP estava a venda, exceptuando o estadio e a academia, ja um “certo underground” deste forum sabia, e ja agora, para que tentem pelo menos acreditar no que se escreve, dou-te as fontes possiveis, as palavras do custo de manutenção do estádio, foram proferidas pelo proprio FSF a saida da reuniao que tinha decido a alienaçao de tudo o que veio publicado no jornal e ainda mais que nao constou, isto foi ouvido por alguem presente na reuniao pq estava em representaçao de um dos parceiros comerciais do SCP…
Duas semanas depois estava na imprensa, os responsaveis da SAD quando confrontados com a situação não desmentiram e disseram que não era bem assim, mas… Bla bla…
Aconteceu, idem para o jornal, foi decidido nessa mesma reuniao, tiro e queda…
Nunca postamos aqui fantasias, infelizmente…

Se querem realmente continuar a dar credito ao “projecto” e a confiar, estão no vosso direito, mas uma coisa é certa, eu não estou sinceramente tão certo como isso do segundo centenario do SCP, pelo menos a um nivel de clube de top…

Desculpem o testamento mas impunha-se, cheguei a um limite que não dá para calar…

[...]a SAD paga uma renda 5 vezes superior ao que pagava

[…]aumento das receitas se deve ficar por metade do valor do aumento da renda

Fazendo as contas assim não dá para saber, tem que se ver os números. Imagina que antes facturavamos 100 com bilheteira e pagávamos 20 pelo estádio, lucro 80, se agora facturamos 200 e pagamos 100 o lucro passa a 100, é tudo uma questão de números, e vou meter os poucos que conheço:

Facturação prevista com bilhetes (de época e normais): 9 a 10 M EUR. Dividindo por uns 25 jogos/época (17 campeonato, 3 Taça em média, 4 de competições europeias em média, os amigáveis não conto, normalmente as receitas são baixas, só conto 1 jogo deste tipo) → 400.000 EUR por jogo.

Cstos previstos com o novo estádio, em que vamos passar a pagar renda em 2006/07, representa um acréscimo de 2,5 M EUR/ano → dividindo pelos mesmos 25 jogos = 100.000 EUR/jogo.

Quais os dados em 2001, 2002? Gostava de os conhecer para poder tirar conclusões.

[...]a SAD paga uma renda 5 vezes superior ao que pagava

[…]aumento das receitas se deve ficar por metade do valor do aumento da renda

Fazendo as contas assim não dá para saber, tem que se ver os números. Imagina que antes facturavamos 100 com bilheteira e pagávamos 20 pelo estádio, lucro 80, se agora facturamos 200 e pagamos 100 o lucro passa a 100, é tudo uma questão de números, e vou meter os poucos que conheço:

Facturação prevista com bilhetes (de época e normais): 9 a 10 M EUR. Dividindo por uns 25 jogos/época (17 campeonato, 3 Taça em média, 4 de competições europeias em média, os amigáveis não conto, normalmente as receitas são baixas, só conto 1 jogo deste tipo) → 400.000 EUR por jogo.

Cstos previstos com o novo estádio, em que vamos passar a pagar renda em 2006/07, representa um acréscimo de 2,5 M EUR/ano → dividindo pelos mesmos 25 jogos = 100.000 EUR/jogo.

Quais os dados em 2001, 2002? Gostava de os conhecer para poder tirar conclusões.

Não fiz contas nem as consultei, limitei-me a tentar recordar-me de alguns elementos tornados publicos… caso seja necessário podemos recorrer aos numeros para entender melhor a situação.

Tal como disse, reconheço a superficialidade daquilo que escrevi, mas duvido que ande mto longe.

A SAD paga agora 5 milhões pela utilização do Estádio, contra 1 milhão que pagava no antigo Alvalade.

É certo que as médias de espectadores nas ultimas 2 épocas do velhinho Estádio foram risiveis, pelas condições do Estádio, agravadas pela falta de manutenção dado ir ser destruido, e tb pela falta de qualidade desportiva. Não devo andar longe se afirmar que seriam de 13/14 mil espectadores, mas nos anos anteriores elas eram bastante superiores e creio que na época 2001/2002 andavam á volta dos 22/23 mil.

Qual a média actualmente? 25/26 mil? Um pouco mais?

Achas que mais 4/5 mil espectadores de média no recinto compensa a subida astronomica do preço da “renda”? Sobretudo qdo sabemos que a estratégia de preços foi pensada (e bem, podiam ir mais longe) na adesão dos Sportinguistas?

E achas que o Sporting recebe fortunas pela exploração de algumas infraestruturas do próprio Estádio, como o restaurante ou o Auditorio?

Diz-me quem sabe que esse tipo de espaços, tal como os camarotes onde era suposto as empresas fazerem as suas reuniões, utilizando-os e fazendo o Sporting receita, é uma falácia.

Nunca lá ninguém coloca os pés e qdo são utilizados são-no pelo próprio Grupo Sporting.

2º) Contas mal feitas. Vejo muita gente, tu principalmente, a insistir que o projecto tem 10 anos. Nada mais errado. A ideia tem 10 anos, provalvelmente mais, mas só podemos falar em frutos do projecto, no a partir da conclusão da Academia ou a partir da conclusão do nosso estádio. .

Isso é a mesma coisa que dizer que o governo Socrátes só começa a partir do 3º ano.

Cintra saiu no final da época 94/95 após a conquista da taça. Entrou o primeiro líder modelo do projecto: Santana Lopes. O resto da história já todos infelizmente conhecemos. Agora é contar os anos até 2005 e a conta tá feita, é simples.

Pois, eu gostava de saber as contas, números concretos para poder opinar. Sem os saber estamos a mandar números para o ar. De qualquer forma penso que a média de espectadores é maior do que a que dizes, e melhor ainda, o número de lugares PAGOS (via box) é muitissimo superior. Como mostrei nos números acima, 400 mil EUR por jogo (e este número está calculado por defeito, porque na realidade não fazemos 25 jogos em casa por época) é uma boa média, significa, a uma média de bilhetes, digamos, de 10 EUR, o equivalente a 40 mil espectadores, se a média for de 15 EUR equivale a 26.600 espectadores.

Quanto os camarotes empresa, a sua eventual utilização está já incluida no preço do camarote, o Sporting não ganha um tusto a mais por alguém usar ou deixar de usar. Se alguém usar é numa acção de charme com algum cliente, obviamente ninguém usa no dia-a-dia!

Mas tenho a certeza que o valor que falas de 5 M EUR por usar o estádio não está correcto. Olho para o orçamento do Sporting e esse valor não aparece lá.
Contas 2004/2005: 42 M EUR de custos, destes 15 são custos financeiros, amortizações, impostos, custos extraordinários; 20 são custos com RH; sobram 7 M EUR para todos os restantes custos, duvido que 5 sejam do estádio.

Por isso gostava de ver números concretos.

Outros números concretos que encontrei:
32 mil boxes vendidas = 7 M EUR de vendas (só os 17 jogos do campeonato). As previsões da SAD eram 5.4 M EUR para este ano.

Só que fique bem claro caro Mpcco, que nao pretendi de forma nenhuma achincalhar a tua pessoa ou fosse quem fosse, ao contrario da ideia que o Mauras tem (ainda que eu o perceba na perfeição) nao considero que vivas num mundo verde onde tudo esta bem, ou algo do genero, tal como o Mauras diz, a tua coerencia naquilo que defendes (e ja aqui to disse antes) faz-me admirar-te e quiçá invejar-te, sempre que leio algo teu na defesa intrasigente e por vezes na MINHA optica, desprovida de argumentos que a justifiquem, acabo por perceber o que queres dizer, e não sou poucas as vezes que acabo por melhorar a minha visao das coisas devido ao teu ponto de vista, estou a ser muito sincero, digo-te ainda mais, és provavelmente dos "gajos mais lagartos que já conheci", e todos os membros deste forum sabem que no intimo se consideram os mais "Leões" de todos, é um direito que nos assiste e algo que não controlamos, por isso e dentro da minha maneira de ver as coisas, espero que percebam que era um elogio ...

Inci, ainda estavas sobre efeito do álcool, quando escreves-te isto. :lol: :lol:
De qualquer forma, agradeço as tuas palavras, principalmente porque quando estamos nesse estado, geralmente até somos mais sinceros. No entanto, acredita, não me acho mais sportinguista do que ninguém, simplemente tenho a minha forma de ver e analisar as coisas. Não sei, e acho que nunca saberei, se é a melhor ou a mais correcta.
Acredita, também, apesar de alguns excessos que cometemos, no que toca a comentar a opinião de outros, nunca me senti, nem pretendi, ofender quem quer que seja. É claro que alguns às vezes exageram, como é o caso do Mauras, mas até pelo facto de já o conhecer pessoalmente, faz com que a maior parte das vezes releve comentários mais ‘agressivos’.

sempre que aqui falo contigo, na maior parte das vezes em desacordo, é inegavel, nunca tenho na ideia esse filme do " este pobre diabo nem sabe do que fala..." nem pensar, ha quem tenha informaçao de apitos do que se passa dentro do SCP, quem aqui o tem, e sou um dos tais, não me faz nem menos, nem mais que os outros, mas faz-me pelo menos mais responsavel, havia uma boa vintena de situaçoes, que tanto eu, como o Mauras, o Juba, e muitos outros mais que nao refiro, fora ainda os que sabem mas nunca manifestam (ja repararam a qtde de membros que ha neste forum, que nunca fizeram sequer um post e no entanto todos nos os vemos ca todos os dias...), gostariam de botar a boca no trombone e contar tudo o que ali vai. Acredita MPCCO, que nunca, mas nunca na vida me passaria pela cabeça, inventar uma merda qq sobre o que se passa ali dentro so no sentido de denegrir os dirigentes, quando dizes que não acreditas tanto que sejamos diferentes, eu digo-te o contrario, somos mesmo muito diferentes, temos palavra e somos sem excepção homens honrados que pautam a vida por valores, nao tenhas duvida que o sportinguista é assim... Somos diferentes sim sr... Num plano moral, temos chagas? Temos sim Sr, temos falhas? Logico que sim, mas, somos mesmo diferentes, somos feitos de uma cepa que vai desaparecendo, por isso nem penses por um momento que qq coisa aqui postada como sendo "inside information" era falsa, pq garanto-te que pela minha parte, nunca aqui postei nada que nao me fosse contado ou descrito por pessoas que ou assistiram à situação, ou lhe foi relatado por um interveniente na mesma, e mais, em relação aos outros que aqui também tentam partilhar algo, sei e afirmo sem medo de errar que fazem o mesmo que eu. Ninguem aqui se acha superior por ter inside news, alias, se pudesse voltar atras, juro que nao teria arranjado, nem queria saber... Conseguia gostar muito mais do SCP há uns tres anos atras... Dizes que como não podemos provar o que dizemos não és obrigado a acreditar em toda a informaçao que aqui pomos, desculpa, mas estas a ser injusto, desafio-te a ires atras, ver todos os posts que contêm esse tipo de informação e depois veres o que o tempo provou ser verdade ou não, só isso da credito ao que escrevemos aqui. De qq das formas esse tipo de atitude de basicamente chamar mentirosos ao pessoal conseguiu ganhar algo, simplesmente começámos a não dizer nada, acabou por se gerar um ghetto que confronta informaçao por MP (Desculpem-me todos os que confiam em mim, mas impõe-se), A sabe isto, B sabe aquilo and so on, começam a trocar MP´S e confirmam tudo, apenas nao podem revelar fontes, finalmente qdo a bomba estoira podemos falar abertamente sobre o assunto...

Sei bem, que enquanto um dos que sabe da estoria nao se abrir aqui a quem dividiu os milhoes dos direitos de imagem do Liedson entre si, nunca ninguém acreditará, mas uma coisa vos digo, aconteceu, e aconteceu mesmo, e foi muito mau…
Mais, duas semamas antes do jornal (acho que foi o Semanario ou o Indy, nem me lembro…) lançar a noticia que o SCP estava a venda, exceptuando o estadio e a academia, ja um “certo underground” deste forum sabia, e ja agora, para que tentem pelo menos acreditar no que se escreve, dou-te as fontes possiveis, as palavras do custo de manutenção do estádio, foram proferidas pelo proprio FSF a saida da reuniao que tinha decido a alienaçao de tudo o que veio publicado no jornal e ainda mais que nao constou, isto foi ouvido por alguem presente na reuniao pq estava em representaçao de um dos parceiros comerciais do SCP…
Duas semanas depois estava na imprensa, os responsaveis da SAD quando confrontados com a situação não desmentiram e disseram que não era bem assim, mas… Bla bla…
Aconteceu, idem para o jornal, foi decidido nessa mesma reuniao, tiro e queda…
Nunca postamos aqui fantasias, infelizmente…

Se querem realmente continuar a dar credito ao “projecto” e a confiar, estão no vosso direito, mas uma coisa é certa, eu não estou sinceramente tão certo como isso do segundo centenario do SCP, pelo menos a um nivel de clube de top…

Desculpem o testamento mas impunha-se, cheguei a um limite que não dá para calar…

Inci, neste ponto acho que estás a fazer um bocado de confusão. Pelo menos da minha parte, nunca me viste chamar mentirosos aqueles que aqui põe informação. É muito diferente essa atitude, de outra que é não acreditar nela. Se duvido de alguma informação, não significa que estou a duvidar dos foristas que aqui a colocaram, e muito menos que estes o fazem, por uma questão de ‘terrorismo’ contra os dirigentes.
Acho que é um direito de qualquer pessoa, acreditar ou não em informação que é dada, sem com isto estar a pôr em causa as pessoas que divulgam essa informação. Este ponto é importante e é preciso que fique esclarecido.

Também não disse que para acreditar na informação necessito de provas. O que disse é que eu recebo a informação e processo-a, algumas coisas acredito, outras não, espero por confirmação.
Dou-te um exemplo, eu acredito que muitas das vigarices que aqui foram relatadas sejam verdade, e é com grande sentimento de revolta que o faço. Eu gostaria de ser o primeiro, primeiro não o segundo, porque o primeiro é o Mauras, a defender a diferença dos sportinguistas em relação aos outros, mas a verdade, é que episódios como esses e outros que vocês sabem, põe em causa toda essa ideia romântica sobre a nossa diferença. Infelizmente, somos um povo de vigaristas e chico-espertos que em primeiro lugar olham para o seu umbigo, e por isso, situações obscuras como a que alguns de vocês contaram, são correntes neste país, por isso não há que espantar.
Quanto à questão da troca de informação por MP, acho que não estás a revelar nada de novo, basta estar minimamente atento aquilo que se vai dizendo por aqui, para se perceber essa rede de informação paralela, infelizmente, pelo menos para mim, que gosto de saber dessas coisas, mesmo que me reserve o direito de nem sempre acreditar.

Falemos, por exemplo, da questão do custo do estádio. Repara na forma com a informação chegou, pelo menos retirando daquilo que disseste, e verifica se não é passível de se por em causa.
Na saída de uma reunião, FSF comenta com alguém que o nosso estádio é o que tem mais custos. Alguém ouviu este comentário que acabou por chegar aqui. Talvez possa estar a simplificar a coisa um pouco, mas serve para aquilo que vou dizer. Dando de barato o inesperado crédito dado a FSF, de repente, este tipo de informação carece de uma análise profunda, porque não basta dizer que é o mais caro, porque se realmente for, poderão existir razões, plausiveis, para que isso aconteça. Há que analisar a origem destes custos, se são custos fixos , se são variáveis, se podem ser imputados ao tipo de construção, ou se são originados por um desperdicio de recursos, enfim, são tantas as variáveis, que estar a acreditar numa informação dessas, apenas porque alguém o disse, é um pouco forte.

Infelizmente, agora, falta-me tempo para concluir aquilo que tenho para dizer, mas para já digo-te que a minha confiança no projecto, ou nos resultados que este trará, não ficam abalados por algumas trafulhices que se vão passando no nosso SCP.

Ainda hei-de voltar a este assunto, também para responder ao Rui.

Encontrei o relatório e contas de 2003/04, não é o mais recente mas a maior parte das variáveis não deverá andar longe do que é hoje.

O primeiro número é relativo ao ano 2002/2003 (antes do novo estádio), o segundo é de 2003/04 (já com o estádio novo)

Bilheteira 2500 → 4800 importante aumento
Bilhetes época 2000 → 5300 aumento para mais do dobro
Quotas sócios 3600 → 3200 preocupante descida (este valor é 75% das quotas cobradas pelo clube)

Transações com outras empresas do Grupo:
Renda Estádio 700 → 0
Renda Academia 1000 → 900
Renda sede 31 → 29
Custos manut. Academia 870 → 690
Custos manut. estádio 120 → 0
Estes valores não dizem tudo, a renda passou a zero mas esse custo tem que estar reflectido noutra rúbrica qualquer. A explicação está no último parágrafo deste post.

Número de recursos humanos da SAD:
Administração, serviços centrais, pessoal de apoio 11 → 11
Futebol profissional (jogadores, técnicos, pessoal de apoio) 80 → 70
(neste ano ainda havia equipa B, por isso este número tão elevado)
Futebol Formação 54 → 47

Remuneração com orgãos sociais 222 → 216
216 a dividir por 3 pessoas e depois a dividir por 14 meses, dá 5 mil EUR de custo mensal, um ordenado liquido de uns 2500-3000 EUR, acho etse valor baixo, poderá haver aqui artificio contabilistico

Página 20 deste documento:
Nota 54
Project Finance
No âmbito do processo de financiamento (Project Finance) para
a construção do complexo Alvalade XXI a Sociedade teve
necessidade de intervir em duas fases. Numa primeira fase (período
de construção) cedeu os direitos de transmissão televisiva até
2007/08, o que permitiu um aporte de capitais próprios vitais
para o projecto, obrigando-se a Novo Estádio José Alvalade, SA
(NEJA) a reembolsar a Sporting, SAD pelo capital cedido, através
do encaixe de receitas provenientes da venda de camarotes e
business seats a empresas. Numa segunda fase (período de
exploração), foi celebrado com a NEJA um contrato de cessão de
utilização do novo Estádio José Alvalade donde decorre o
pagamento de uma renda anual de m€ 5 000 pela utilização das
instalações
, tendo sido dado de garantia as receitas de bilheteira e
de quotização. Importa referir que estas receitas ficam cativas até
ao pagamento integral da referida renda anual. Encontra-se em
fase final de negociação com o Banco Espírito Santo de
Investimento e o Banco Comercial Português de Investimento
um processo de reestruturação económico-financeiro do Grupo
Sporting, que entre outros aspectos prevê um período de carência
do pagamento de renda, com início na época finda em
30 JUN 04.

“Mas tenho a certeza que o valor que falas de 5 M EUR por usar o estádio não está correcto”

Nós temos sempre certezas que afinal… :wink:

E isso aplica-se a todos nós. Por isso é que é bom fazer a discussão de mente aberta, que tantas e tantas vezes não acontece.

Se as coisas não escorregarem como se costuma passar, pode ser que deste thread se retirem conclusões importantes… ou pelo menos que seja o ponto de partida para encararmos as coisas com uma nova perspectiva.

O que vejo aí descrito, e é a primeira vez que o vejo, não quer dizer que os custos de exploração do estádio sejam de 5 milhões de euros. O que diz é que foi celebrado um contrato com a NEJA para o pagamento de uma renda de 5 milhões/ano durante um determinado período. Há aí uma diferença substancial, atenção.