Já vi que este tópico deu muitas voltas mas só agora posso retomar a discussão :oops:
É por isso mesmo que eu não entendo essa insistência na teoria do acaso para desvalorizar os méritos do "Projecto" (...) Eu sou um defensor da essência do "Projecto" o que não me impede de reconhecer que ele falhou em quase todas as suas vertentes, principalmente na financeira,
Percebes a contradição acima citada?
No entanto compreendo e concordo com a tua teoria da relativização dos resultados e suas causas, mas acho que o FLL explicou tudo mto bem.
Obviamente que por vezes podemos fazer tudo bem e por azar, pq o jogo assim funciona, perder.
No entanto quem trabalha bem acaba por ganhar, mesmo que não ganhe sempre que merece. O Sporting não trabalhou bem nestes últimos 10 anos na:
-
Organização da sociedade mais importante: Futebol. Saídas e entradas frequentes, entrega dos destinos a gente dúbia e de curriculum zero.
-
Orientação da política de contratações: Entregamos boa parte deste decénio nas mãos de um ex-pasquineiro de pesca desportiva perfilhado por um empresário longe de ter imagem de honesto. Giro pensar como o projecto renunciou a todo o legado Duque menos esse, exactamente pq não havia nem há ninguém que pegue na tarefa. As contratações seguiram rumos ao sabor do vento, sem definição, restritas infantilmente a um único mercado e 90% dos casos.
-
Escolha dos técnicos: a escolha dos técnicos foi sempre aos trambolhões, assente em pseudo-perfis patéticos que faziam chegar treinadores que diziam que o boavista era um dos grandes e em critérios dúbios (Fernando Santos, o amigo de SFranco). Os dois treinadores que obtiveram sucesso chegaram ou trabalharam em cenários curiosos: Inácio chegou como chegou e Boloni fez a sua pré-temporada, iniciou de forma desastrosa e foi salvo pela chegada de um extraterrestre.
Ora no caso do Porto, apesar da felicidade de alguns momentos e da parcial influência de factores externos existiu quase sempre uma estratégia. Aliás quando esta não existiu o porto este 3 anos sem vencer. Antes desses 3 anos a estratégia era a do confronto regionalista, da divisão dos grandes para enfraquecer os dois (sempre conseguida) e da disciplina legionária. Depois vieram os 3 anos entregue aos empresários, foi o que se viu. Com mourinho veio novamente uma estratégia. Depois disso existe um clima de indefinição, uma nova ordem, que ainda não percebi se é positiva ou negativa.
Sorte em ir buscar mourinho? Give me a break :D. Mourinho esteve disponível para qualquer um dos grandes no final da época de Leiria. O Sporting nem pensou nisso, o Benfica foi estúpido mas esteve quase e PdC foi rápido e cirúrgico.
Resultado: Como alguém disse o Porto venceu apenas títulos que nós em 100 anos nunca vencemos e obteve receitas relacionadas com essa estratégia que nenhum grande alguma vez conseguiu. As asneiras que estão a fazer com esse dinheiro e o pouco interesse em sanear financeiramente o clube são questões anexas que decorrem da seriedade do dirigente máximo, mas a estratégia em si foi vencedora nas linhas que interessa: desportiva e financeira.
Sinceramente não vejo onde está a contradição, pois na minha opinião a ideia que está subjacente ao “Projecto” era o melhor caminho que um Clube como o Sporting poderia tomar para solucionar os seus problemas, e se na pratica não resultou isso não significa que estejamos a falar duma utopia tipo comunismo, as razões desse fracasso são outras, passando essencialmente pelo desconhecimento da parte dos mentores do Projecto em relação ao mundo onde se iam meter, por muitos tiros nos pés resultantes na maior parte dos casos da escolha errada dos nomes que deveriam protagonizar o processo, e também de factores aleatórios, uns fruto dos tais acasos outros nem por isso.
Nesta altura parece-me que seria importante que aparecesse alguém com carisma suficiente para acordar os acomodados, reanimar os cansados e refundar a cultura sportinguista que anda há muito apagada. Mas tendo sempre como base as três traves mestras do “Projecto”: Uma SAD, uma Academia e um Estádio, das quais apenas a segunda está bem encaminhada para cumprir os seus objectivos, se bem que me parece que devem ser reforçadas as doses de sportinguismo a injectar nos miúdos que moram em Alcochete. Quanto ao resto se o Alvalade XXI não só não se pagou a si próprio, como afogou o Clube em dividas, então não me escandaliza nada que se venda património improdutivo, e se o Grupo Sporting é excessivamente pesado e complexo vivendo do futebol e não para o futebol, isso não será um problema de solução muito complicada, como não me parece impossivel rentabilizar a Sociedade sem regressar aos deficites astronomicos ou abdicar de ter uma equipa competitiva.
Penso que é por aqui que passam as soluções para o Sporting, sempre tendo como base a nossa cultura e identidade próprias e nunca imitando as estratégias elaboradas há 30 anos pelo PC, ou pelo regresso ao passado dos populistas Gonçalves e Cintra, e muito menos por sonhos irreais com milionários russos