Há muito tempo que não escrevo um monólogo dos meus, os últimos que fiz foram há muito tempo, quando ingenuamente pensava que tinha alguma forma de motivar os meus irmãos leões à reflexão e por vezes à revolta, prevendo à anos o infeliz cenário que vivemos hoje, a todos os níveis.
Desta vez decidi colocar por escrito o que sinto. Sempre fui um taliban verde. Como alguns sabem, era ainda mais fanático antes do célebre 6-3, mas nem por isso deixei de viver, respirar e sentir Sporting todos os dias depois disso, algo para o que muito contribuiu o nosso fórum.
Com o estádio novo passei a ser um habitué, não me ausentando em função dos resultados, acompanhando sempre o clube nos jogos em que podia marcar presença, apesar do prazer de ver o Sporting já não existir há muito.
Sinto um enorme desencanto. Recordo o tempo em que pegava nos jogos de computador e ia logo a correr jogar com o meu Sporting, fosse em manager fosse no meu PES. Nada me dava mais gozo. Isso desapareceu. Hoje ando pelos menus e fujo do Sporting, já nem pego nos jogos de manager para fugir à desilusão. A cada mês que passa sinto que o Sporting é mais uma obrigação, uma espécie de amor não correspondido, em que ainda existe sentimento da minha parte, mas com desencanto completo e retorno zero.
O Sporting é hoje em dia uma cruz que carrego e que sei que outros carregam. Vou ao estádio e à minha volta vejo boa gente, mas conformada. Ninguém vê futuro. Levámos um golo? Antigamente era o fim do mundo. Hoje em dia é algo normal. Se acaba assim o jogo ok, é apenas mais uma derrota. Nothing new.
Os dirigentes trazem belos fatos, ricas gravatas. Sentam-se em camarotes de luxo como nunca antes nenhum dirigente teve. Ainda me lembro da tribuna olímpica em mármore, com o seu conforto qb mas distante dos T1 de Luxo que albergam os nossos dirigentes. Assistem passivamente ao desabar do clube, ao fim da chama, como se a indiferença tivesse tomado conta deles ou até a satisfação pela situação actual. Antigamente chorava-se pelo Sporting. Agora já não… vive-se um clima frio.
Por tudo isto sinto-me cansado. Há 10 anos atrás acreditei no que me foi prometido. Tinha 20 aninhos, era um puto ingénuo e incapaz de avaliar o futuro. Poucos foram os que não se deixaram enganar pelas promessas. Pediram-nos sacrifícios proporcionais à incapacidade de mudar o rumo dos acontecimentos de outras formas. E nós cedemos. Os anos foram passando, festa aqui e ali, mas sem continuidade, sem fio condutor, fruto de felizes circunstâncias que não foram aproveitadas. Fora isso um clima de desnorte, de manchar do escudo do leão, um escudo que no dia a dia vamos defendendo com cada vez maior dificuldade face ao contexto.
No exterior vemos alguns dos maiores jogadores da última década terem surgido em Alvalade. Alguns deles combatem hoje em dia contra nós. Dificilmente compreendemos este destino, esta sina que se apoderou. Alguns dirão que é um azar eterno. Eu não acredito nisso. Acredito que somos os primeiros culpados do que vivemos e as últimas e verdadeiras vítimas da situação que validámos. Fomos enganados, deixámo-nos enganar e hoje pagamos por isso.
Confesso sinceramente, estou muito cansado do Sporting. Vou aguardar pelas eleições mas se não vir alternativa que me faça acreditar no futuro pegarei nos cerca de 10 euros mensais da quota que pago religiosamente há mais de 10 anos e vou colocar religiosamente numa conta em nome da minha filha. É imoral não o fazer, já chega.
Sei que isto que digo é arma de arremesso para muita gente que mais do que ponderar sobre as razões da hecatombe se perde em lutas com outros leões, mas sinceramente… nunca me preocupou o que os outros pensam, não é agora que me vou preocupar com o que pensa quem sancionou o nosso destino desta forma, sem uma única vez equacionar as razões pelas quais o fazia.
Tenho pena de todos os Sportinguistas. Nunca houve nem existe massa associativa tão particular, tão diferente, tão valorosa. Os outros assobiam jogadores Portugueses. Nós aplaudimos Rui Costa, João Pinto… Os outros matam. Nós festejamos. Os outros ofendem. Nós assobiamos as nossas claques quando estas se perdem em insultos. Não há coisa mais rica no Sporting que sejam os Sportinguistas, e é pelo orgulho em fazer parte dessa família que ainda hoje sorrio e combato pelo Sporting quando o querem achincalhar.