Cansado do meu Sporting

muito embora me doa a alma ainda…concordo a 100% com o teu post Mauras, julgo mesmo que é a noção mais realista que li acerca da globalidade do sentimento dos adeptos do nosso clube…
Não concordo com o Incitatus, pois acho que infelizmente já nada passa por nós, os adeptos, nem sequer pelos sócios…aqui trata-se de tão sómente de votar de acordo com , bola prá frente para ver até onde estica ou com a ameaça velada de uma possivel extinção do universo sporting…
e aí…valem as teorias da superglobalização futebolistica…
dirão alguns…mas existe alternativa!?
provávelmente não…
*mas poderia fazer-se algo de mais concreto em relação pelo menos ao futebol…tal como salários por objectivos ou por vitórias…algo que não acho nada disparatado…

o dia mais triste da minha vida no nosso clube, foi no ano passado na final da uefa…desde esse dia que repensei o facto de sermos um clube com azar…
temos é um clube com pouco querer…devido a anos a fio de esperanças adiadas…

Nós não somos diferentes porque assobiamos estes ou aqueles, nós somos diferentes porque acreditamos até ao fim. Esta sim é a grande diferença entre a massa associativa do Sporting e a massa associativa dos lampios. Enquanto nós, no principio da época continuamos a comprar os nossos lugares, a pagar as nossas quotas os outros desistem deixam de ir à bola, etc, etc.

O que se passa é que andamos 18 anos a levar banhadas, por esta ou aquela razão, e como medida de defesa, tornamo-nos mais insensiveis à dor, para não sofrermos tanto.

Eu tenho esperança e vocês?

Então e porque é que não reunimos aqui um grupo de discussão, construímos um projecto, elaboramos um manifesto (à séria e sem lampios…) elaboramos uma lista e concorremos às eleições?

Parece-me que como é natural o que eu disse suscitou algumas confusões:

1 - Ninguém falou em deixar de ser sportinguista - Isso é impossível, a não ser nos casos em que as pessoas não tenham de facto nunca sido grandes sportinguistas. Nunca vou deixar de ser sportinguista, mas face ao logro, engano, aldrabice que sindo no final deste decénio sinto que algumas das minhas energias são mais bem aplicadas noutras coisas. Por exemplo não me sinto bem em gastar 10 euros por mês em quotas para sustentar a má governação de um conjunto de pessoas que não defende aquilo em que acredito e que parte delas nem sequer é sportinguista ou é sportinguista de pacotilha quando posso pegar nesse dinheiro e por exemplo depositá-lo na conta da minha filha. É IMORAL.

2 - Onde estavas tu? - Ó Zézé, essa pergunta vinda de ti… que um rookie do fórum me pergunte isso :)… Não tenho problema nenhum em afirmar que nenhum presidente do Sporting escreveu tanto sobre o Sporting como muitos dos foristas aqui escreveram, pró ou contra projecto. Vivo e respiro Sporting até hoje, demais. Entrei em muitas chatices, muitas discussões e grandes quesílias por causa do Sporting. Tentei inclusive fazer qualquer coisa, por mais infima que fosse, o que suscitou mais guerras que todos conhecemos. Isso está para trás. Não me perguntes é “onde estava eu”. Eu não sou daqueles foristas que desaparecem quando a sua linha de raciocínio começa a perder bases. Mesmo quando surgiram os “enganos” em forma de títulos que efemeramente contradisseram o que eu e outros sempre dissemos, nem por isso fugi. Aliás nem faria sentido… sou Sportinguista e o meu sonho era estar COMPLETAMENTE enganado ao longo destes anos todos, e que neste ano de centenário me atirassem à cara isso TODOS OS DIAS. Infelizmente, mas mesmo MUITO INFELIZMENTE tive TODA a razão.

3 - O antigamente - Eu não meço o agora e o antigamente pelos títulos. Não é nada disso. Nem deve ser assim. Eu comecei a seguir realmente o Sporting e o futebol em geral quando o clube já não ganhava títulos. O que eu sei e sinto é que no período pré-projecto havia mais alegria, mesmo perante IGUAL prestação desportiva (ponto importante). Existia uma noção que o futuro só podia ser melhor, que o clube tinha caminho para melhorar. Nessa altura não existiram projectos soberbos, não existia distanciamento dos adeptos. As pessoas sentiam-se envolvidas. Por outro lado e apesar das dificuldades o clube ainda era dono do seu destino e dono de um património complementar que hoje NÃO EXISTE. O Passivo era menos de metade do passivo de hoje. O Sporting conseguia trazer jogadores de bom nível, procurava jogadores em todos os mercados. O grande problema era, a meu ver, não só a qualidade superior dos nossos adversários como também o sistema na sua máxima força. Não compreendo como é que um adepto do sporting se pode sentir menos deprimido hoje que nesses anos de dificuldade mas proporcional esperança e encanto.

O Sporting de hoje resume-se a:

1 - um clube sem perspectiva de futuro.
2 - um clube onde escasseia qualquer alternativa pois todos os sportinguistas sabem não só que o clube neste momento tem donos fora do clube como também que vive uma situação financeira 3,4 vezes pior do que aquela que o projecto encontrou.
3 - um clube consequentemente sem chama. Os adeptos já se conformam com as derrotas. A derrota passou a fazer parte do dia a dia do sportinguista.
4 - um clube sem ligação aos sócios e adeptos.
5 - Conclusão: um clube deprimente em toda a sua extensão.

Quem neste momento disser que vai a Alvalade com prazer, e não por mero amor e obrigação mente. O Sporting neste momento só dá prazer aos adversários.

Alguns de vocês ja pensaram que os ultimos dois titulos ganhos nada tiveram a ver com o projecto de Roquete. Considero que o Sporting ganhou esses dois campeonatos com grande mérito, mas também porque esses anos coincidiram com um Porto bem mais fraco, que também perdeu um campeonato para o Boavista. No passado já tinhamos tido grandes equipas, talvez até mais fortes do que as que ganharam mas os nossos adversários na altura também eram mais fortes.
O Sporting tem que suportar grandes encargos decorrentes do investimento feito em infra-estruturas, está condicionado pelos acordos que tem com a banco para um futuro bem longo.
Acho que seria preferivel um discurso bem mais realista por parte dos dirigentes, não criar expectativas demasiado altas para uma equipa que está bem longe de ser entusiasmente. Eu sei que é preciso vender lugares no principio de cada epoca, mas o pior é criar falsas expectativas aos adeptos.

Alguns de vocês ja pensaram que os ultimos dois titulos ganhos nada tiveram a ver com o projecto de Roquete. Considero que o Sporting ganhou esses dois campeonatos com grande mérito, mas também porque esses anos coincidiram com um Porto bem mais fraco, que também perdeu um campeonato para o Boavista.
Onde te foste meter... Eu também concordo contigo e tenho a minha teoria dos "títulos por acaso", mas olha que essa tua opinião desalinhada não te vai arranjar muitos amigos aqui no fórum... :D

Não há títulos por acaso, nem títulos totalmente garantidos por um planeamento / investimento / gestão.

Uma e outras teoria são impossíveis de provar. Depois, depende do mérito que se queira dar a cada um.

A época do Setúbal é por acaso? É pela excelente gestão?

A.A.

Alguns de vocês ja pensaram que os ultimos dois titulos ganhos nada tiveram a ver com o projecto de Roquete. Considero que o Sporting ganhou esses dois campeonatos com grande mérito, mas também porque esses anos coincidiram com um Porto bem mais fraco, que também perdeu um campeonato para o Boavista.
Onde te foste meter... Eu também concordo contigo e tenho a minha teoria dos "títulos por acaso", mas olha que essa tua opinião desalinhada não te vai arranjar muitos amigos aqui no fórum... :D
Não há títulos por acaso, nem títulos totalmente garantidos por um planeamento / investimento / gestão.
É claro que não, meu caro. Os títulos do Sporting tiveram em cada época causas bem identificáveis e atribuíveis ao mérito de quem integrava esses grupos. Quando digo "por acaso" refiro-me ao facto de esses títulos não terem sido o resultado das estratégias desportivas que, em tempo próprio, foram desenhadas por quem de direito, mas antes de inflexões a essas estratégias e medidas avulso tomadas com a época a decorrer, num dos casos com eleições pelo meio e uma equipa dirigente totalmente distinta da que preparara a época.

1º post (há que me estrear nos bons topicos)

Concordo com o que foi dito…mas não diria cansado…é mais apreensivo, com medo de voltar a estar 18 anos a ver o navio a passar. Nunca cansado, até porque não me canso de estar nervoso antes de cada jogo. Não me canso de gritar com os comentadores que veem os jogos de encarnado. Quero lutar contra os erros de casting que foram entre outros…Wender, recentemente, Hanuch, Kmet e outros que tais.
Este ano não vou falhar nenhum jogo para o campeonato…estejamos em 1º ou em ultimo.
Não estou cansado…estou farto de asneiras nos momentos decisivos…mas isso parece que vai mudar.

VIVA O SPORTING

Acho que seria preferivel um discurso bem mais realista por parte dos dirigentes, não criar expectativas demasiado altas para uma equipa que está bem longe de ser entusiasmente. Eu sei que é preciso vender lugares no principio de cada epoca, mas o pior é criar falsas expectativas aos adeptos.

Eu só acrescentaria:

E arriscar.
Arriscar em constituir uma equipa quase só de juniores, arriscar num treinador que, por muito bem pago que seja tenha, aceite os jogadores que tenha e seja capaz de mobilizar a psique para os meter a render o máximo, arriscar nas iniciativas para mobilizar os Sportinguistas, arriscar em rodearem-se de pessoas para o Sporting que sejam o oposto dos yes-man’s, ou seja, capazes de pressionar e incentivar à melhoria em todos os aspectos.

Que os títulos foram por “acaso” já a maioria percebeu, embora na altura fosse normal ver a legião verde querer acreditar que tinham decorrido de um trabalho de extrema qualidade. A única coisa que não concordo é com a explicação assente na “fraqueza” dos adversários. Acho que o Sporting teve todo o mérito embora um mérito localizado e facilmente identificável e sem qualquer relação com o trabalho de médio longo prazo feito, como a fase posterior veio claramente a demonstrar (a cada título seguiram-se épocas do pior que se viu nas últimas décadas).

Recordo apenas que:

1 - No ano que que quebrámos o título foi a época na qual Roquette disse que o vencedor desse ano nunca seria legítimo. Acho que isto diz tudo sobre a própria convicção interna, trabalho realizado e preparação. Ganhámos o título pq houve um golpe de estado verde, veio um treinador que por acaso conseguiu mobilizar e o plantel demonstrou uma união nada habitual em alvalade.

2 - No ano do segundo título o trabalho de pré-temporada foi tão bom que iniciamos o campeonato a levar no corpo como gente grande. De repente Veiga caiu do céu com o negócio Jardel, e chegou um alien. Todo o plantel percebeu que jogando para o alien estava garantido e o próprio treinador percebeu isso. Obviamente no ano seguinte sem o alien ficaram patentes as deficiências de uma equipa sem outras soluções, sem treinador e sem dirigentes capazes.

Isto é óbvio embora na altura o fervor na crença do sucesso do projecto no plano desportivo fosse grande. Viu-se. As épocas seguintes demonstraram sempre que tudo tinha sido apenas fogacho.

Salvo as devidas comparações em termos de qualidade de futebol jogado, legitimidade na conquista e honestidade no processo e centrando-nos apenas no trabalho realizado em termos de SAD dizer que os títulos conquistados pelo Sporting foram resultado do trabalho realizado nos meses/anos anteriores é tão descabido como dizê-lo relativamente a este título patético conquistado pelos lampiões. Aconteceu, teve de acontecer e por duas vezes na vida tivemos fortuna: uma fortuna chamada Inácio e outra fortuna chamada Jardel.

2 - [b]Onde estavas tu? [/b]- Ó Zézé, essa pergunta vinda de ti... que um rookie do fórum me pergunte isso :)

O “onde estavas tu?” não era relativo ao passado presente. O que acho é que pelo teu discurso parece nas décadas de 80 e 90 nós “limpávamos” tudo. Parece que só “chegaste” à discussão há 10 anos e que antes do projecto estava tudo ok.

3 - [b]O antigamente[/b] - Eu não meço o agora e o antigamente pelos títulos. Não é nada disso. [b]Nem deve ser assim[/b].
Para avaliar o Peseiro o que contavam eram os títulos que não se ganharam, para avaliar o projecto vs. antes projecto isso já não interessa..

Aqui é que os adeptos do Sporting são diferentes dos demais! Nós só ganhamos títulos “por acaso”, com aliens, fraqueza dos outros - que pena no jejum não termos conseguido nenhum título “por acaso” - até nos sentimos mal em ganhar nessas condições.
Nós queremos ganhar bonitinho, os outros querem ganhar de qualquer maneira.
Quem é que daqui a uns anos se lembra da forma que os lamps ganharam o título no ano passado?

O Sporting de hoje resume-se a:

1 - um clube sem perspectiva de futuro.
2 - um clube onde escasseia qualquer alternativa pois todos os sportinguistas sabem não só que o clube neste momento tem donos fora do clube como também que vive uma situação financeira 3,4 vezes pior do que aquela que o projecto encontrou.
3 - um clube consequentemente sem chama. Os adeptos já se conformam com as derrotas. A derrota passou a fazer parte do dia a dia do sportinguista.
4 - um clube sem ligação aos sócios e adeptos.
5 - Conclusão: um clube deprimente em toda a sua extensão.

1- Tens muito mais perpectivas de ter um futuro brilhante que tinhas há 10 anos. Hoje tens infra-estruturas que bem aproveitadas são o garante futuro do clube.
2 - A situação financeira é má, mas antes era melhor? Uma certeza temos nós, a EDP não nos vai cortar a luz :mrgreen:
3- A derrota passou a fazer parte do dia a dia? FALSO! Os adeptos estão cada vez mais exigentes! Perdemos um campeonato na penúltima jornada, perdemos a final da UEFA e fomos eliminados da Taça nos penalties e exigimos o despedimento do treinador! Se isso se passasse nos gloriosos anos do jejum, se calhar isso não se passaria. Devido a um mau início de época, “despedimos” o treinador e o presidente do clube e da SAD. Até vaiamos um treinador depois de ter ganho 1-0 ao setubal…
4- Concordo.
5- O clube não está deprimente. Está apenas anestesiado…

Da minha parte, posso dizer que nunca me senti mais fanático e interessado no clube como agora.
Estou triste com os resultados como estive todo o período de jejum, mas estou mais esperançoso no futuro, não com esta direcção, mas com alguém que traga outra genica ao clube.
Temos o mais importante : Massa adepta interessa e infraestruturas. Basta apenas o “homem do leme” :arrow:

Mauras, já pensaste que se calhar foste tu que ficaste mais velho e as prioridades na vida, os conceitos, etc, alteraram-se? :slight_smile:

Eu não sou muito velho mas já vou a Alvalade há cerca de 20 anos. Antigamente via as coisas de uma maneira, hoje vejo de outra. Já não sou tão extremista.

sabes o que te digo? se ganharmos a nal e os cabeças de ■■■■■■ perderem pontos, o nosso moral melhora logo. Isso é que é preciso agora.

Não vejo as coisas assim aliás pq extremista continuo a ser.

A única diferença é que já não acredito. E o problema não é não acreditar nos que lá estão, o problema é saber que a asneira feita é tão grande que o caminho está minado para os que virão. E quem virá? Nem isso se sabe. Isto só não deprime quem enterra a cabeça na areia ou então quem não liga assim tanto como isso ao Sporting.

Zézé:

Tás a misturar tudo assim não dá para discutir as coisas com um fio condutor. Já reparaste que tu tanto defendes a situação que está como após uma derrota mais dolorosa te revoltas? Tens de te esclarecer.

Se não concordas com a análise que fiz dos títulos explica que bases foram construidas pelo projecto para os atingires.

Se achas que a situação financeira do clube era pior antes do projecto explica isso. Eu gostava de ver isso, já que tens um passivo 3,4 vezes acima do anterior ou seja: tens um passivo base maior do que o anterior ao qual soma o “passivo adicional” ou seja, o dinheiro de tudo aquilo que não é teu e que tu julgas ser, aquilo a que chamas “infraestruturas”.

Já agora explica como exploras melhor as tais “infraestruturas” quando estas foram feitas umas para gastar dinheiro (e bem, a academia) ou mal construidas já não permitindo rentabilizar muito melhor (estádio com custos acima dos outros e Alvaláxia ao estilo do centro comercial da mouraria).

Eu apontei questões OBJECTIVAS que me fazem descrer neste Sporting. Apresenta tu motivos objectivos para eu acreditar, em vez de recorreres aos mesmos chavões não concretizados que são referidos à anos mas que nunca se concretizaram. Foste buscar uma série de brincadeiras, chalaças (peseiro) e sofismas para contradizeres em brincadeira algo que eu até gostava que contradissesses com seriedade. Porque o thread até o está a merecer.

Estou cansado de derrotas. Estou cansado de ver o Sporting na miséria, agora mais engravatada mas sempre na mesma porcaria da mesma miséria. Estou cansado de ver equipas mediocres, futebol sofrível, resultados de “azar”, “malapata”, é sempre por um bocadinho, o “quase” que marca a nossa existência desde os anos 80, com ou sem projectos.

A diferença é que antes do projecto ao menos não me prometiam coisas melagómanas que uma vez concluidas apenas me deixam ainda mais em dívida. Prometiam-me futebol. E olha que por vezes davam-me.

É claro que não, meu caro. Os títulos do Sporting tiveram em cada época causas bem identificáveis e atribuíveis ao mérito de quem integrava esses grupos. Quando digo "por acaso" refiro-me ao facto de esses títulos não terem sido o resultado das estratégias desportivas que, em tempo próprio, foram desenhadas por quem de direito, mas antes de inflexões a essas estratégias e medidas avulso tomadas com a época a decorrer, num dos casos com eleições pelo meio e uma equipa dirigente totalmente distinta da que preparara a época.

Havia muito mais que dizer neste tópico mas infelizmente agora não tenho tempo, pelo que me vou limitar a perguntar que campeonatos é que foram ganhos em resultado de brilhantes estratégias desportivas?
Terão sido aqueles em que o PC controlava despudoradamente os bastidores do nosso futebolzinho, especialmente a arbitragem, estratégia essa imitada pelo orelhas no glorigozo de hoje?
Ou terão sido os campeonatos fruto do “alien” Mourinho que calhou em sorte ao FCP?
Ou então o dos 3-6 em que um dia também extra terrestre do JVP nos derrotou, não sem que antes tenha valido tudo e mais alguma coisa para impedir o malvado do Cintra de ser Campeão?

Terão sido aqueles em que o PC controlava despudoradamente os bastidores do nosso futebolzinho, especialmente a arbitragem

Não foi só com isso e creio que tu o sabes… eles normalmente têem uma estratégia e aplicam-na. Tu é que podes não te rever nela ou não gostar dos metodos, mas que habitualmente há um plano, isso há.

E acho tb piada ao facto de se criticar quem afirma que os nossos titulos foram na base da desorganização e da sorte (que foram) e os dos tripas, sobretudo os ultimos, já serem eles sim fruto de uma paia monumental por terem ido buscar o Merdinho.

Eles foram campeões com o Santos e com o Tó, só para ir buscar estes, e no entanto não valem um chinelo porque é tudo roubalheira e paia… não entendo.

E ainda me lembro de quando me iniciei aqui no Forum, logo após a conquista de um Campeonato e uma Taça, portanto em clima de euforia, a maioria gozarem com os jogadores dos tripas, com o tradutor dos tripas, com o velho viagra que já tava morto e ainda ninguem lhe tinha dito nada… pois 3 anos depois e uma montanha de titulos que nós em 100 anos nunca conseguimos, qual a explicação?

Será o sistema? A paia? O Espirito Santo (esse não que é sobretudo nosso…)?

OBJECTIVAMENTE após a chegada de Roquette tens

desportivamente
-2 campeonatos nacionais
-2 taças
-1 supertaça
-presença na final da UEFA
É mau! Mas muito melhor que o “antes” onde ganhaste ZERO!

infraestruturas
-Estádio Novo. Permite trazer mais adeptos ao estádio. Mais adeptos = mais apoio e mais receitas.
-Academia. Sempre disseram que seria a trave-mestre do projecto. Formar jogadores, uns para vender e outros para aproveitar para a equipa A.
-Alvaláxia. Não é rentável no modelo de funcionamento actual? Alugue-se. Venda-se. Deixará de ser um problema e ainda é capaz de dar lucro.
-Sede.
-Pavilhão Multidesportivo. Para preservar o ecletismo do clube, utilidade pública e ainda é capaz de dar lucro.
Temos as infra-estruturas! Basta chegar alguém que as utilize de uma forma mais eficiente.

Comportamento dos adeptos
-após o que se passou no ano passado, quisemos despedir o treinador antes da época começar.
-Este ano já “despedimos” o treinador e presidente do clube e da SAD por causa dos resultados de futebol.
-Após uma vitória sobre o Setubal, vaiamos o treinador
Penso que estamos muito mais exigentes como adeptos e ao mesmo tempo mais intolerantes.

Mais objectivo que isto não consigo!
Podemos é ter conceitos diferentes de objectividade. Mas acho que “títulos ao acaso”, “clube sem chama”, “adeptos conformados com derrotas”, “clube deprimente” não prima por objectividade.

Volto a frisar, temos condições – com gente nova – de aproveitar tudo o que de bom foi feito estes últimos anos e tornar o clube ainda mais vitorioso em todas as modalidades.

PS : As chalaças é para ver se te animo… Além das derrotas ainda levas com as derrotas aos domingos à noite :mrgreen:

Havia muito mais que dizer neste tópico mas infelizmente agora não tenho tempo, pelo que me vou limitar a perguntar que campeonatos é que foram ganhos em resultado de brilhantes estratégias desportivas?
Terão sido aqueles em que o PC controlava despudoradamente os bastidores do nosso futebolzinho, especialmente a arbitragem, estratégia essa imitada pelo orelhas no glorigozo de hoje?
Ou terão sido os campeonatos fruto do “alien” Mourinho que calhou em sorte ao FCP?
Ou então o dos 3-6 em que um dia também extra terrestre do JVP nos derrotou, não sem que antes tenha valido tudo e mais alguma coisa para impedir o malvado do Cintra de ser Campeão?

Naturalmente que não há sucesso, desportivo ou outro, que não seja em certa medida um produto das circunstâncias, de uma conjugação de factores, até de uma ou outra casualidade.

Mas o que é evidente é que podem concorrer todos os factores, podem os astros estar todos alinhados de Mercúrio a Plutão, mas quem não tiver estratégia, não tiver capacidade de prever e fazer, não estará no sítio certo para recolher as benesses da fortuna.

Os exemplos que dás provam-no. Não foi uma estratégia dirigida a um objectivo a apropriação da estrutura institucional do futebol português, primeiro pelo PC e agora pelo Orelhas? Não foi uma estratégia- esta desportiva- a política de contratações implementada pelo Mourinho no Porto?

Em bom rigor, até os títulos do Sporting resultaram de “estratégias”, ainda que breves e casuísticas, e que podem ser resumidas na decisão de trazer Duque para a SAD em 1999 e de contratar Jardel em 2001.

O que distingue os “títulos por acaso” do Sporting é que eles não foram o produto do planeamento traçado pelo Projecto, mas sim da recusa dessas estratégias e da opção desesperada por outras. Já escrevi isto algumas vezes, mas repito-o:

Em 99/00, a opção desportiva do Projecto resumia-se em traços gerais no seguinte:

• SAD liderada por Roquette;
  • Futebol entregue a um administrador-delegado (Paulo Abreu), acompanhado de dois assessores (Janela e Dias Ferreira);
  • Equipa técnica liderada por Materazzi;
  • Aquisições: Schmeichel, Ayew, Hanuch, Toñito, De Franceschi e Robaina.

Logo no início da época, o descalabro do modelo acima descrito foi de tal ordem que houve necessidade de convocar eleições. No final, o modelo que conquistou o título era:

• SAD liderada por Duque, que concentrava em si a responsabilidade pelo futebol, delegando (muito pouco) em elementos totalmente novos- Vidal, Torcato e Cácá;
  • Equipa técnica liderada por Inácio;
  • Entre outros, foram jogadores preponderantes Acosta (que estivera à beira da dispensa), Vidigal (ameaçado de despedimento na época anterior), Prates, Mpenza e Cruz (todos contratados em Dezembro). Dos reforços de verão, Schmeichel foi essencial e os outros oscilaram entre o útil (De Franceschi, Ayew e Toñito) e o nulo (Hanuch e Robaina).

Em 2001/02 o esquema foi semelhante, mas limitado à questão dos jogadores:

• Do plantel inicialmente estruturado saíram logo à 3ª jornada 3 jogadores (Horvath, Mpenza e Spehar), por troca com um ponta de lança cuja contratação não estava prevista e foi determinada pela conjuntura (2 derrotas em 3 jogos). Qualquer um reconhecerá que este jogador- cuja chegada ao Sporting foi indiscutivelmente um produto do acaso e do momento- ganhou o campeonato praticamente sozinho.

• Entre os jogadores vertebrais da equipa contavam-se Quaresma e Viana, nenhum deles titular absoluto da equipa B do ano anterior; o primeiro foi para estágio por insistência do treinador e o segundo nem isso, foi chamado de urgência decorridas poucas jornadas, para suprir o défice de criatividade que o meio campo denotava.

• O lugar de lateral direito foi preenchido por dois centrais (Beto e Quiroga), porque o que existia de raíz não servia para o treinador; isto enquanto no centro da defesa brilhava um jogador (Babb) tido à partida como última opção.

• Um jogador que custou 600 mil contos (Luis Filipe) teve uma contribuição próxima do zero.

Penso que enumerei factos objectivos, e que estes mostram que o Sporting, para conquistar os seus títulos, teve que fazer muito diferente (em alguns casos mesmo o oposto) do que o Projecto planeara. E nunca é demais salientar, ganhou os seus títulos sob o comando dos dirigentes menos “projectistas” que por lá passaram na última década.

OBJECTIVAMENTE -2 taças [u]É mau! Mas muito melhor que o “antes” onde ganhaste ZERO! [/u]

Mais uma vez apelo à tua objectividade. Onde começa o “antes”? É que o “antes” acaba em 94/95, com a conquista de uma das taças que erradamente contabilizas como sendo de Roquette e foi de Cintra. Da saída de Cintra à quebra do jejum distam 5!! épocas. Ou seja dos 17 anos 4 são do projecto.

Não é mau. É péssimo. A minha comparação não pode ser com os assim 13 anos que sobram mas sim com o passado do Sporting, o qual me prometeram honrar.

Mas atenção… o problema principal. não é a falta de títulos… é a bandalheira desportiva e a completa falta de capacidade de luta pelos mesmos. O ano passado é a excepção, fruto da vergonhosa prestação dos 3 grandes, ou não fosse o benfica o campeão menos pontuado há muito, muito tempo.

[b]infraestruturas[/b] -Estádio Novo. Permite trazer mais adeptos ao estádio. Mais adeptos = mais apoio e mais receitas.

Lugar comum. Se isso fosse assim o dinheiro pingava. Apesar de tudo e do sucesso estrondoso das campanhas gamebox o teu orçamento baixa todos os anos e pelo que soube há pouco tempo o estádio Alvalade é de longe o mais caro na manutenção dos estádios do euro, o que tem dado fortes dores de cabeça a quem não pensou devidamente no modelo de construcção.

Essa lógica de “estádio novo = dinheiro na certa” é uma falácia, que está objectivamente estampada no PASSIVO TRIPLICADO.

-Academia. Sempre disseram que seria a trave-mestre do projecto. Formar jogadores, uns para vender e outros para aproveitar para a equipa A.

O verdadeiro feito do Projecto. Infelizmente sobre o aproveitamento da formação no plantel principal (Ronaldo) e salvaguarda dos interesses do clube (Quaresma, Simão) acho que nem preciso falar para mostrar como de nada serve ter uma Academia se as pedras preciosas forem para atirar à rua ao desbarato.

-Alvaláxia. Não é rentável no modelo de funcionamento actual? Alugue-se. Venda-se. Deixará de ser um problema e ainda é capaz de dar lucro.

Aluga-se a quem? Por quanto? Conheces quem esteja interessado em alugar um buraco sem lojas âncora, mal pensado e mal explorado que parece neste momento um centro comercial da mouraria? Que tal ter pensado no Alvalaxia como deve ser antes de ser feito? Isso é que era.

-Sede.

Vamos lá ver por quanto tempo a tens. Que dinheiro trás a sede? Onde estão os terrenos que circundavam o estádio? Sabes como foram vendidos? Sabias que quem os vendem em nome do Sporting passou a fazer parte da empresa a quem vendeu os nossos terrenos? Que dizes disto? É giro não é? Deve ser coincidência.

-Pavilhão Multidesportivo. Para preservar o ecletismo do clube, utilidade pública e ainda é capaz de dar lucro.

Lucro? Explica lá isso. Não que eu discorde do pavilhão, bem pelo contrário, mas explica lá isso de mais este lucro escondido que eu não estou a perceber.

[b]Comportamento dos adeptos[/b] -após o que se passou no ano passado, quisemos despedir o treinador antes da época começar. -Este ano já “despedimos” o treinador e presidente do clube e da SAD por causa dos resultados de futebol. -Após uma vitória sobre o Setubal, vaiamos o treinador [u]Penso que estamos muito mais exigentes como adeptos e ao mesmo tempo mais intolerantes.[/u]

Enfim, que queres que te diga a isto? :slight_smile: Já percebi a chalaça, já todos percebemos a chalaça: o Peseiro foi uma vítima, é um grande treinador, tudo estava bem os sócios é que são estúpidos, todos. Queres que diga isso para fecharmos este ponto? :slight_smile:

Somos conformados com as derrotas. Somos o grande que leva mais no corpo de há 3 anos para cá sendo aquele a quem pedem constantemente mais sacrifícios, mais sapos a engolir e mais gameboxes pra comprar.

Mais objectivo que isto não consigo! Podemos é ter conceitos diferentes de objectividade. Mas acho que “títulos ao acaso”, “clube sem chama”, “adeptos conformados com derrotas”, “clube deprimente” não prima por objectividade.

Todas essas expressões em aspas foram por ti retiradas do contexto que as explicava. Quanto aos títulos ao acaso continuas sem explicar que fio condutor estratétigo, que plano esteve por detrás da conquista dos dois títulos que tiveram um denominador comum: começaram a ser ganhos com vantagens competititivas ganhas com a época já em curso.

Volto a frisar, temos condições – com gente nova – de aproveitar tudo o que de bom foi feito estes últimos anos e tornar o clube ainda mais vitorioso em todas as modalidades.

Isso da gente nova concordo. Mas isso contradiz a avaliação que pareces fazer do projecto. Se o projecto foi essa maravilha toda para que queres gente nova? O problema é que a gente nova nada pode fazer se os verdadeiros presidentes do teu clube forem, como são, o BES, o BCP, etc…

Naturalmente que não há sucesso, desportivo ou outro, que não seja em certa medida um produto das circunstâncias, de uma conjugação de factores, até de uma ou outra casualidade.

É por isso mesmo que eu não entendo essa insistência na teoria do acaso para desvalorizar os méritos do “Projecto” nos sucessos desportivos que teve, quanto todos sabemos que o futebol é um jogo e que não há receitas mágicas que garantam vitorias, embora no futebol português o caminho mais curto para o sucesso seja o controle dos bastidores, principalmente da arbitragem, mas essa é uma estratégia na qual eu seguramente não me revejo.
Eu sou um defensor da essência do “Projecto” o que não me impede de reconhecer que ele falhou em quase todas as suas vertentes, principalmente na financeira, o que se deveu não só a uma serie de erros dos seus protagonistas a maioria dos quais foram escolhas erradas, mas também ao facto de ter assentado em alguns pressupostos irreais, no entanto parece-me que ao contrário do que aqui costuma ser escrito, o “Projecto” é talvez o único caso que eu conheço no nosso futebol duma estratégia desportiva verdadeiramente planeada, que não resultou é certo porque como já se disse foi mal executada e pensada por pessoas que não conheciam bem o meio onde se iam meter, mas que ultrapassa em muito os métodos simplistas dos “xitos” e “apitos azulados ou avermelhados”