Estou a ver que o novo argumento é que os três primeiros anos até foram bons, mas o quarto foi mau porque o BdC se deslumbrou com o €€€€ da NOS. Como nada nos garante que irá voltar ao que era, esses três primeiros anos já não interessam, portanto só interessa avaliar o último ano.
o Basquetebol regressou em 2012 como secção autónoma, e tornou-se modalidade oficial a partir desta época, primeiro com escalões de formação. O plano é ir subindo os escalões, mas havendo vontade (e euros, ou seja, mais sócios!) claro que é sempre possível começar de imediato com os Seniores.
Já me apareceram no feed do facebook alguns vídeos de declarações daquele “programa” do maisfutebol sobre BdC. Que coisa mais asquerosa e inacreditável! Sujo, muito sujo, tudo o que foi dito…
Se fosse eu não me conseguiria conter e rasgava aqueles merdas todos!
Convidar o funcionário mais caro do clube para a sua comissão de honra e este aceitar é das piores coisas que podiam acontecer ao nosso clube. Nem comento a reacção do City Lion a essa situação porque essa personagem teria que nascer cem vezes antes de poder ser alguém no Sporting.
Está em curso a Bettencourtização de Bruno de Carvalho. Depois de “Paulo Bento forever”, temos “Jorge Jesus forever” esta total dependência do presidente num treinador, limita a sua margem de manobra e irá fragilizar muito a sua imagem, caso a equipa de futebol não corresponda. Um mau começo da época 2017/2018 pode fazer voltar o Sporting para os tempos da instabilidade directiva. Cheguei a acreditar que tínhamos presidente para vinte anos, agora tenho dúvidas que acabe o próximo mandato. E tudo JJ levou!
O Jesus que fez no ano passado o recorde de pontos do Sporting no campeonato, não deve ser assim tão mau. Ok este año está Mau, mas todos la treinadores tem épocas assim. Manter a calma e confiança em BdC, apesar de pessoalmente não entender a estratégia desportiva desta época no Futebol.
Lutando podemos perder, mas quem desiste de lutar perde sempre!
O meu Sportinguismo não se coaduna com cedências a um sistema corrupto liderado por lampiões mafiosos!
Para mim, ser do Sporting, acima de títulos comprados, tem sobretudo a ver com princípios éticos e de honestidade!
Na hora em que o Sporting passar a ser regido (novamente) por interesses obscuros como os que imperavam no período dos Croquettes, em que se faziam de amigos de porcos e lampiões à vez, conforme soprava o vento, nessa hora deixarei de ser sócio!
Ainda acredito que a maioria de nós Sportinguistas quer um caminho diferente: o caminho da luta pela verdade desportiva e pela transparência, iniciado há 4 anos pelo nosso Presidente Bruno de Carvalho!
Não é esta fase má, em que existem muitas “coincidências” juntas para nos empurrar para baixo, que me fará abandonar o líder que me devolveu o orgulho de ser Sporting!
Os ratos é que fogem nas horas difíceis, e eu não sou rato, sou leão e irei lutar até ao fim pelo Sporting em que acredito!
Foi Bruno de Carvalho que me motivou a ser Socio do clube desde sempre.
Li o programa com calma hoje e há obviamente coisas que discordo, não julgo serem necessárias ao clube neste momento, mas em grande parte estou de acordo e o meu voto vai para Bruno de Carvalho.
Alguns comentários sobre os pontos abaixo:
71. Gameboxes, manter as Gameboxes com um dos principais produtos de bilhética estudando formas contínuas de renovação, privilegiando sempre os Sócios.
Não esquecendo a importante de nós socios, mas tenho amigos meus que não tendo possibilidades de ser socios, de ter um compromisso de 6€,12€/mês, gostariam de ir a todos os jogos muitos veriam com muito bons olhos o regresso da Gamebox Adepto.
73. Tour Sporting possibilidade de conhecer num pack integrado Estádio + Museu + Pavilhão João Rocha + Academia, com promoção especial junto dos operadores turísticos.
Mais do que levar pessoas a fazer a Tour, o conteudo é algo que tem de ser dinamico e inovador e em constante mudança/actualização, tem custos é certo, mas quantas vezes os proprios socios do clube fazer a tour? Julgo que deveria ser dinamizado de forma a que um socio residente na grande Lisboa fizesse a Tour pelo menos 2 vezes por ano.
74. Concertos e grandes eventos em Alvalade, com possibilidade de oferta integrada de Estádio José Alvalade e Pavilhão João Rocha
Ai o nosso relvado Presidente!.. Aqui nesta discordo presidente. Lisboa neste momento dispoe de vários locais de concertos que acolhem milhares de pessoas. Já no pavilhao, não discordo, e apoio.
75. Naming do Estádio José de Alvalade, Multidesportivo, Academia e Pavilhão João Rocha. Venda dos direitos de naming a longo prazo do Estádio, Pavilhão, Academia e do novo Multidesportivo, cobertura do Estádio José Alvalade, salvaguardando as consultas necessárias aos Sócios. A venda dos direitos do naming só será apresentada aos Sócios em Assembleia Geral, acompanhada de dados concretos e salvaguardando o nome das suas referências.
É uma medida que é inevitáviel neste momento, pela restruturação financeira, assim tem de ser, os Grandes em Inglaterra fazem-nos, nós aqui, não tenho duvidas que seremos os primeiros a faze-lo.
83. Bilhética, criar condições para instalar uma máquina de impressão de bilhética para facilitar as deslocações a Alvalade, se possível uma em cada distrito.
Concordo perfeitamente, só peca pela tardia esta medida.
84. “Comboio Verde”, promover por esta via, sempre que possível, deslocações a Alvalade.
Comboio Verde, Avião Verde, Autocarro Verde… Aqui há muito para melhorar, mesmo muito. Quantos mais além de mim gostariam de acompanhar a equipa nas deslocações mas não o querem fazer nos autocarros nas viagens organizadas pelas claques?
Caso viesse alguém com essas funções, estava escrito no programa. Uma vez que é uma mudança na estrutura muito significativa. É claro quanto a essa questão, o Presidente assume o departamento de futebol, é da sua total responsabilidade, logo, a figura de director desportivo nem se coloca.
Haverá, certamente, reforço no scouting. Haverá também algumas mudanças na forma de trabalhar, que é onde é preciso melhorar imenso, mais que nomes, há que mudar a forma que trabalhamos, sobretudo no capítulo de contratações / escolha de atletas. De resto, Jorge Jesus continuará a ter um enorme peso na estrutura.
O programa deveria ser mais seco, com menos pontos, há ali muitas declarações de intenções que não era necessário colocar nas medidas, bastaria fazê-lo na introdução.
Destaco a intenção de criar mais pelo menos uma Loja Verde no centro de Lisboa. Espero bem que se concretize, nesta área andamos a dormir face à concorrência. O ideal seria que também tivesse bilheteira para as várias modalidades. Fiquei sem perceber se a máquina a instalar por Distrito, uma boa ideia, também serviria para a compra ou apenas para a impressão.
No resto, também vejo com bons olhos:
Clube Jubas: é uma mascote que funciona muito bem e merece exploracão;
Sporting Rádio: pode ser uma forma de envolver os sócios e adeptos bem interessante;
Concertos: não me choca desde que paguem o novo relvado, o Dragão faz isso com alguma regularidade e sem precisar de fossos;
Naming: caso existam boas propostas deverá merecer análise da AG. Esta receita deveria reverter para a garantia da manutenção da maioria da SAD;
Protocolo com clube do norte: gostava que isto fosse melhor concretizado. Quais são os objectivos?
Centro de Alto Rendimento: Idem.
No menos, tenho pena que não se tenha avançado para o fim do Conselho Leonino, e gostaria que a lista tivesse mais representação feminina.
Em relação à Gamebox há muita gente de facto que não consegue o compromisso de 6€/mês + Gamebox… Conheço também alguns casos assim e existir uma oferta para Gamebox Adepto não era nada mal pensado como já existiu no passado. Alocavam-se 1 ou 2 sectores dos menos importantes para essa tipologia que em 95% dos jogos não chegam sequer a uma taxa de ocupação de 30%.
Já no que toca às visitas estamos a anos-luz do que pode e deve ser feito… O novo pavilhão vai trazer um museu moderno mas isso não chega. A própria visita ao Estádio é demasiado antiquada e pouco interactiva. Há que melhorar esse aspecto e para isso será inevitável investir. Aqui sugiro investir em consultoria com algumas das melhores agências do mercado como outros já o fizeram.
Naming sim mas apenas se for verdadeiramente apetecível do ponto de vista económico. Vender por meia-dúzia de tostões como se fazia com o naming das bancadas não vale a pena.
A máquina de bilhética é para ontem, é inacreditável como é que isso já não existe quando temos tantos Núcleos espalhados por esse país fora. Que se começe a implementar naqueles mais profissionalizados e que abranjam mais área populacional até estarem todos os distritos devidamente englobados.
O Comboio verde já é feito através de uma parceria com a CP penso eu… Seria é bem pensado começar a oferecer viagem + autocarro à semelhança do que fazem as claques mas para adeptos normais. O mesmo para o avião nas viagens fora, aqueles preços ridículos quando a equipa joga fora no estrangeiro também não se admitem.
A cobertura do estádio de Alvalade é algo muito sub-aproveitado ao nível de publicidade, já que o aeroporto da Portela tem por ano mais de 20 milhões de passageiros, grande parte das quais com uma vista priveligiada sobre a cobertura do estádio aquando das aterragens/partidas dos aviões, o que é algo que os nossos rivais não têm.
Esta diferenciação do nosso estádio em relação aos estádios dos nossos rivais, pode permitir obtermos mais receitas de publicidade que eles.