É evidente, mas, para mim, o Couceiro nem no futebol. Não me lembro de uma, uma única coisa que esse senhor tenha feito que me faça olhar para ele como um modelo de competência. E, acima de tudo o resto, aquilo que nós precisamos DE-SES-PE-RA-DA-MEN-TE é de chefias super-competentes.
Uma coisa é um erro ortográfico (trocar um c por um ç, por desconhecimento), outra coisa é uma gralha, um erro de dactilográfico (o m é mesmo ao lado do n).
Atenção
Bem, já que está tudo numa de dizer o que pretende para a próxima Direção do Sporting Clube de Portugal, eu vou também tentar aqui esboçar as minhas ideias.
Quero um líder, uma equipa, uma estratégia e capacidade de disrupção. Dito assim parece simples, mas não é de todo.
Líder. Não há projetos sem líder. O líder é o rosto público do projeto, é a pessoa responsável por agregar pessoas e esforços em torno de um objetivo comum. Tem que ser alguém assertivo, determinado, combativo, capaz de motivar os sócios a acreditar na mudança. Tem que ser capaz de ser a voz de comando, o guia de orientação. Tem que ser um excelente comunicador, uma figura forte e sempre presente.
Equipa: Não há líder sem equipa.Uma das qualidades de um líder é precisamente a de saber que não é capaz de tudo sozinho e de conseguir congregar uma equipa de gente capaz (ou muito capaz) para o projeto a que se propôs liderar. Quererei olhar para as equipas que vão compor cada projeto e reconhecer competência nas pessoas nas áreas a que dirão respeito a cada uma delas. Quero no futebol algu+em que saiba de futebol, nas modalidades alguém que saiba de modalidades, no marketing alguém que saiba de marketing e por aí fora.
3) Estratégia: Não falo da estratégia de campanha, mas sim da estratégia de governação do clube. Quero apoiar a candidatura que melhor saiba apontar o caminho da resolução dos problemas económicos do clube, que saiba definir qual o perfil competitivo do Sporting nos próximos anos, como vai encarar a formação, como vai atrair mais sócios e aumentar receitas. Mas, acima destes pontos, quero alguém que consiga articular uma estratégia multi-setorial integrada, que faça sentido e na qual consigamos facilmente identificar as relações de causa efeito entre as medidas a implementar e os resultados dessas mesmas medidas. Quero alguém que seja capaz de apresentar um plano a médio/ longo prazo, com as suas etapas devidamente identificadas.
Capacidade de disrupção: Quero alguém que se distancie do passado recente do clube. Alguém que se coloque no Sporting do futuro e não no Sporting do passado (e do presente). Alguém que seja capaz de dizer “já chega”, apontar um rumo novo caminho para os próximos anos. Quero alguém que nos faça olhar para o Sporting como o grande clube que é e que nos faça sonhar com grandes feitos novamente. Gostaria também que fosse alguém com ideias para colocar o Sporting na vanguarda dos clubes mais inovadores da Europa, desde as práticas éticas, ao envolvimento dos sócios e adeptos.
Aquela candidatura que mais se aproximar ao meu ideal de projeto nestas 4 áreas será a que merecerá meu voto. Isto interessa-me muito mais do que o jogador A ou que o treinador B, do que se fechamos o fosso ou não. Isso para mim, nesta fase, são “peanuts”.
O Sporting clube de Portugal é um gigante, e já merece alguém à altura do clube que é!
Já dei a minha opinião a nivel de preferencial, mas posso repetir nomes como Bdc e Jc.
Acima de tudo quero um Presidente que não entre em negócios ruinosos ou não, com coruptos ou Lampiões, que seja SPORTINGUISTA, que sinta esta palavra e que não minta aos sócios, que diga aquilo que pode fazer e não prometa aquilo que não pode.