CAN 2010

De acordo com o que estou a ler em jornais brasileiros, sim.

http://esportes.terra.com.br/interna/0,OI4195412-EI2251,00-Togo+abandona+Copa+Africana+duas+mortes+confirmadas.html
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2010/01/09/togo-abandona-copa-africana-apos-ataque-915495227.asp

Na minha opinião, fazem muitíssimo bem. Aliás, depois disto, a CAN 2010 simplesmente perdeu todo o sentido…
Paz às almas das vítimas.

:arrow:

Tal como disse atrás, não se poderia esperar outra decisão, sendo que fizeram, sem qualquer margem de dúvida, o mellhor.

Continuar com esta CAN, deixou de fazer qualquer sentido.

Não tinha os dados todos em relação ao que estava a dizer e apesar de concordar contigo quando afirmas que se fosse o Governo Português a decidir sobre a continuidade do RD, o mesmo teria prosseguido, pergunto-te se não existe nenhuma entidade superior que detenha a tutela sobre a CAN (e pergunto porque não sei mesmo). Não existe nenhum organismo, que não seja o Governo Angolano, com poderes para cancelar esta CAN? É que um atentado contra uma das equipas participantes que muito provavelmente vai causar o seu abandono ainda antes do início da prova, na zona onde se vão disputar os jogos de apuramento de um dos grupos, considero ser razão suficiente para tal. E como é óbvio, e como bem frisaste, o Governo Angolano nunca vai avançar com uma medida como esta que os prejudicará seriamente aos olhos internacionais

Li há poucos minutos, um artigo, no qual se diz que o governo angolano ainda não reconheceu oficialmente o incidente tal como foi, e que os noticiários angolanos de ontem e hoje de manhã/almoço abriram todos com notícias sobre a sua selecção, e nenhuma referência ao atentado (vê-se mesmo que a democracia está a progredir naquelas terras). Outro facto interessante que li foi que o atentado foi avançado pela comissão organizadora do CAN como um “furo num pneu”, assim que se soube que algo tinha acontecido :lol: .
A COCAN esteve muito mal ao escolher Cabinda como uma sede da competição, a CAF esteve muito mal ao aceitar a escolha…E este incidente faz-me pensar se a Federação Angolana não mereceria um castigo pesado e se o CAN não deveria ser anulado.

Embora compreenda o abandono do Togo da competição, não alinho na ideia de que deveria ser ponderado o cancelamento ou adiamento da competição. Embora a escolha de Cabinda como cidade sede tenha sido polémica na altura, e sempre se soube quais os interessados por trás dessa decisão, este acto terrorista ou separatista ou o que quer que lhe chamem, se conseguir com que o CAN seja cancelado, vai dar apenas uma vitória aos seus perpetradores e estimular ataques similares em outras competições.

Espero sinceramente que nenhuma selecção abandone e gostaria que o Togo repensasse, apesar do momento pelo qual a equipa passa…

O guarda-redes suplente do Togo, Kodjovi Obilale, morreu hoje vítima dos ferimentos. A CAN tem de ser anulada, estes acontecimentos são demasiado graves para que isto siga em frente.

É anulada, e depois? Tem é que continuar, é a melhor maneira de homenagear os mortos. E tem que continuar para não deixar o terrorismo vencer.

Foi desmentido pelo clube do jogador essa notícia, ele foi evacuado para Joanesburgo devido a ferimentos… Isto li eu às 16, mas admito que possam ter existido evoluções negativas na situação.

No entanto, acho que a suspensão seria apenas vitória para o ataque e uma cedência a interesses políticos (como aliás já o foi o Dakar). O continente africano precisa de mostrar que não pára perantes adversidades

Apesar de aceitar que a CAN continue, a Federação Angolana penso que tem de ser severamente castigada pelos actos realizados e pela falta de segurança que demonstrou este incidente!

Concordo! Tem de avançar. Uma das vitórias do terrorismo é condicionar a vidas pessoas. Por isso, considero que a CAN deve avançar. O que está por detrás destes incidentes é que são motivo para outra discussão, nomeadamente o governo corrupto de Angola que é, indirectamente, o responsável por isto.

Já conseguiram estragar a competição…

Há países que não deviam organizar este tipo de competições por imensos motivos, Angola e África do Sul são dois deles.

Parece que afinal o Togo mantém-se… ou pelo menos o governo angolano está a fazer pressão para que se mantenha.

Os jogadores não estão em condições psicológicas para competir, e não acredito que o Togo tenha capacidade para trazer outros 23 para participar. Estamos a falar de uma selecção que antes do Mundial de 2006 teve de lançar um apelo a todos os jogadores togoleses a jogar no estrangeiro para informarem a federação sobre a sua situação, para que a federação passasse a saber quem são. Portanto, uma federação com condições bastante limitadas.

Acho que a CAN se deve manter, para não encorajar a FLEC, com uma vitória ainda maior.

Apesar da maior fatia de culpas, exceptuando a das FLEC, ir para o governo angolano e para a COCAN, não nos podemos esquecer que a selecção togolesa foi bastante descuidada ao decidir transportar a sua selecção em autocarro, quando sabiam que o seu destino era Cabinda… Algo que segundo a COCAN, foi, não só desaconselhado, mas também proibido.

Confirmado:

Togo abandona a competição, e Angola diz que a competição continua.

Uma das competições com um ambiente mais festivo fica manchada de sangue.

Enfim. Nem sei que dizer. ???

Não vejo como Togo poderia continuar.

Tenho pena, até pq acho que o Togo podia ir longe, aquele grupo era o grupo da morte Togo, Gana , Costa do Marfim, e com o Burkina Faso do paulo duarte.

Decisão aceitavel por parte do Togo.

Acho que o Togo nao tinha quaisquer condições para continuar em prova.
Espero que a FIFA seja compreensiva com eles por este abandono e que nao os castigem.

Só faço uma pergunta, pq posso nao saber a razao:

• Porque raio faziam a ligação de autocarro e nao de aviao, nao me parece muito logico?

SL

eles fizeram o estágio na Rep. Dem. do Congo. era mesmo ao lado… e iam ficar em Cabinda julgo eu…

:great:

Assim entendo a opção.

SL