Não tinha os dados todos em relação ao que estava a dizer e apesar de concordar contigo quando afirmas que se fosse o Governo Português a decidir sobre a continuidade do RD, o mesmo teria prosseguido, pergunto-te se não existe nenhuma entidade superior que detenha a tutela sobre a CAN (e pergunto porque não sei mesmo). Não existe nenhum organismo, que não seja o Governo Angolano, com poderes para cancelar esta CAN? É que um atentado contra uma das equipas participantes que muito provavelmente vai causar o seu abandono ainda antes do início da prova, na zona onde se vão disputar os jogos de apuramento de um dos grupos, considero ser razão suficiente para tal. E como é óbvio, e como bem frisaste, o Governo Angolano nunca vai avançar com uma medida como esta que os prejudicará seriamente aos olhos internacionais
Li há poucos minutos, um artigo, no qual se diz que o governo angolano ainda não reconheceu oficialmente o incidente tal como foi, e que os noticiários angolanos de ontem e hoje de manhã/almoço abriram todos com notícias sobre a sua selecção, e nenhuma referência ao atentado (vê-se mesmo que a democracia está a progredir naquelas terras). Outro facto interessante que li foi que o atentado foi avançado pela comissão organizadora do CAN como um “furo num pneu”, assim que se soube que algo tinha acontecido :lol: .
A COCAN esteve muito mal ao escolher Cabinda como uma sede da competição, a CAF esteve muito mal ao aceitar a escolha…E este incidente faz-me pensar se a Federação Angolana não mereceria um castigo pesado e se o CAN não deveria ser anulado.
Embora compreenda o abandono do Togo da competição, não alinho na ideia de que deveria ser ponderado o cancelamento ou adiamento da competição. Embora a escolha de Cabinda como cidade sede tenha sido polémica na altura, e sempre se soube quais os interessados por trás dessa decisão, este acto terrorista ou separatista ou o que quer que lhe chamem, se conseguir com que o CAN seja cancelado, vai dar apenas uma vitória aos seus perpetradores e estimular ataques similares em outras competições.
Espero sinceramente que nenhuma selecção abandone e gostaria que o Togo repensasse, apesar do momento pelo qual a equipa passa…
O guarda-redes suplente do Togo, Kodjovi Obilale, morreu hoje vítima dos ferimentos. A CAN tem de ser anulada, estes acontecimentos são demasiado graves para que isto siga em frente.
Foi desmentido pelo clube do jogador essa notícia, ele foi evacuado para Joanesburgo devido a ferimentos… Isto li eu às 16, mas admito que possam ter existido evoluções negativas na situação.
No entanto, acho que a suspensão seria apenas vitória para o ataque e uma cedência a interesses políticos (como aliás já o foi o Dakar). O continente africano precisa de mostrar que não pára perantes adversidades
Apesar de aceitar que a CAN continue, a Federação Angolana penso que tem de ser severamente castigada pelos actos realizados e pela falta de segurança que demonstrou este incidente!
Concordo! Tem de avançar. Uma das vitórias do terrorismo é condicionar a vidas pessoas. Por isso, considero que a CAN deve avançar. O que está por detrás destes incidentes é que são motivo para outra discussão, nomeadamente o governo corrupto de Angola que é, indirectamente, o responsável por isto.
Os jogadores não estão em condições psicológicas para competir, e não acredito que o Togo tenha capacidade para trazer outros 23 para participar. Estamos a falar de uma selecção que antes do Mundial de 2006 teve de lançar um apelo a todos os jogadores togoleses a jogar no estrangeiro para informarem a federação sobre a sua situação, para que a federação passasse a saber quem são. Portanto, uma federação com condições bastante limitadas.
Acho que a CAN se deve manter, para não encorajar a FLEC, com uma vitória ainda maior.
Apesar da maior fatia de culpas, exceptuando a das FLEC, ir para o governo angolano e para a COCAN, não nos podemos esquecer que a selecção togolesa foi bastante descuidada ao decidir transportar a sua selecção em autocarro, quando sabiam que o seu destino era Cabinda… Algo que segundo a COCAN, foi, não só desaconselhado, mas também proibido.
Tenho pena, até pq acho que o Togo podia ir longe, aquele grupo era o grupo da morte Togo, Gana , Costa do Marfim, e com o Burkina Faso do paulo duarte.
Acho que o Togo nao tinha quaisquer condições para continuar em prova.
Espero que a FIFA seja compreensiva com eles por este abandono e que nao os castigem.
Só faço uma pergunta, pq posso nao saber a razao:
Porque raio faziam a ligação de autocarro e nao de aviao, nao me parece muito logico?