Cédric Soares

…assim como esta época já vimos vários dos jogadores do 11 a fazer melhores jogos do que este último. Veremos para a semana engata 2 assistências e 1 golo… :stuck_out_tongue:

Tem estado bem. Parece mais sólido a defender.

Tem estado globalmente bem. Sólido a defender e a atacar pela certa, não tem feito os vai vens sem propósito da época passada, parece mais experiente nas suas ações. Que se mantenha assim e Paulo Bento não terá outra hipótese a não ser convocá-lo rumo ao Mundial.

Sabes quantos anos tem o Cedric? Isso que descreves chama-se… evolução!

É super bom o SCP ser um Clube formador, deixa-nos a todos super orgulhosos, mas há que saber ter alguma paciência, alguma tolerância, dar algum espaço para os miúdos cresçam como profissionais de alta competição e como homens. :arrow:

Espera-se demais dos jogadores aos 18/19 anos… quando há vários anos atrás, sem internet, sem acesso a tanta informação, os jogadores rodavam até aos 22/23 anos e só depois voltavam para os seus clubes, caso demonstrassem qualidade. A maioria dos defesas começa a ter e demonstrar verdadeira segurança por volta dos 24/25 anos.
Cédric tem evoluído e tem ainda muito pela frente para evoluir.

Concordo com esta ideia, embora me pareça que há dedo do treinador, nesta faceta do Cedric. Parece-me que ele tem menos liberdade para atacar e, também, que ele tem estado muitíssimo bem na execução dessa ordem. Pelo seu lado, não vi ainda meterem o pé em ramo verde.

É notável ver o equilíbrio das suas acções, quando há um ano lhe víamos um pendor predominantemente ofensivo. Defende-se, hoje, muito melhor das suas fragilidades, a ponto de ser difícil dizer-se o que se disse muitas vezes o ano passado: que atacava melhor do que defendia. E parece-me impossível que alguém possa dizer que, pelo seu lado, há uma avenida.

Começo a vislumbrar uma maturidade que lhe confere um sentido de responsabilidade e uma confiabilidade que o colocam, quanto a mim, num patamar acima do titular da selecção.

Sim, há muito do dedo do treinador nesta mutação no Cedric, não tenho dúvidas, e não digo isto por uma questão de evolução técnico-táctica do jogador, mas sim no seu comportamento dentro de campo, nota-se que lhe falta ali aquela exuberância intrínseca dele, nota-se até que lhe falta alguma alegria de jogar - mas isto não é necessariamente negativo, já que na época passada ele fartava-se de atacar e depois ninguém o ajudava minimamente nas compensações, levando a que cada jogada bem desenvolvida no ataque fosse, a maior parte das vezes por falta de ajuda, seguida de um problema para resolver 50 metros mais atrás, levando a que a confiança andasse em oscilações constantes, numa constante frustração.

Olho para o trabalho que está a ser feito como sendo um trabalho de base: o Cedric tem tudo para ser um lateral de eleição, mas ele próprio precisa de se mentalizar disso, sem que isso seja assente apenas em soberba estéril. Parece-me que Jardim o está a resguardar mais porque isso também ajuda ao equilíbrio da equipa, mas também me parece que nem sempre vai ser assim, já que com o Jefferson a subir e recuar a passo, rapidamente teremos um Cedric mais presente no ataque - não tenho dúvidas. Para já, o Cedric tem estado excelente, tem fechado muito bem o flanco dele, apenas com envolvimentos mais colectivos (como Benfica) os adversários conseguiram conquistar o espaço dele. Aos poucos, mesmo sem a tal exuberância ofensiva, vejo um Cedric mais confiante defensivamente, mais assertivo, até mais agressivo e com algumas tentativas de parecer mais intimidante e até quezilento (algo que, a meu ver, não lhe sai muito bem, porque não parece da sua natureza, mas isso é outra história…)

Julgo que este maior resguardo serve para que o Cedric tenha mais confiança no seu jogo global, para que esteja mais seguro e confiante das suas capacidades defensivas e da entre-ajuda que há na equipa, e é isso que Jardim (parece-me) está a fazer. Algo do género do “um passo atrás, para dar dois em frente”…
Numa metáfora estúpida, se isto fosse um vídeo-jogo, eu diria que o Jardim está a carregar no power para depois libertar o Cedric… :lol:

[hr]

Quanto à tua frase final e possibilidades na FPF: ambos temos ideias similares acerca da capacidade de Cedric e acerca das fragilidades de João Pereira. Mesmo quando falámos, há 1 ano atrás, nas reais possibilidades de Cedric poder até ser titular na selecção a breve prazo, parece-me que o timing não será o ideal nesta altura, não quando João Pereira jogou tão bem com a Irlanda do Norte, não quando ele foi dos mais serenos e inteligentes em campo (mesmo com 1 a menos e num jogo quente), não quando sacou 2 expulsões aos gajos que viraram o jogo a nosso favor. Tirando os 3 golos de Ronaldo, o tipo foi de uma importância brutal.
Dito isto, apesar de JP se ter cimentado por mais um tempo, não há motivos para Cedric não ser chamado, desde já, aos trabalhos e às convocatórias. Entre Sílvio e Miguel Lopes, não vejo ninguém com melhores capacidades que o miúdo.

Independentemente disto, continuo a achar Cedric superior a João Pereira… 8)

Não sabia em que tópico por, fica aqui no do Cédric que é o que está mais acima dos 5 jogadores na foto:

Eu olho para essa foto e não consigo sentir nada senão orgulho.

A camaradagem, da verdadeira e não daquela tralha que andou por aqui nos últimos anos, não marca golos, mas ganha muitos jogos e ajuda a superar muitas adversidades. Novamente: ORGULHO, nada senão ORGULHO por estes miúdos. :arrow:

Grande foto! Tudo formação!

Quem é aquele home ali no meio?

É só uma foto. :twisted:

Era o que eu estava a pensar. O gajo tá ali a afiambrar no André Martins…não sei não.

Não e, ou era, o director de comunicação?

Nao sei quem é
Mas nao é o Pedro Sousa

SL

Não, não é só uma foto. 5 jogadores, por acaso todos made in Sporting, a conviverem juntos fora da academia e fora da esfera do clube. Não são apenas companheiros dentro de campo, também o são fora dele.

Sou um coração mole e não consigo deixar de ver muito para além daquilo que a fotografia transparece. :inde:

Curiosamente, ou não, qualquer um dos 5 teve enormes dificuldades em impor-se no clube ou junto dos adeptos, mais uma razão até para a grande identificação que, estou certo, há entre eles, porque esta não é a primeira foto do genero onde aparecem quase todos juntos, já à partida para Toronto houve uma foto assim… :great:

Vitalis e Coca-cola ! assim é que é :lol:

Cresceram juntos, enquanto pessoas e futebolistas… É normal que sejam bons colegas (e amigos). E é perfeitamente normal que isso ganhe muitos jogos. É um orgulho!

Anda cá meu menino!!!

E o André parece satisfeito… :think::mrgreen:

Se calhar é o pai dele pá ! :lol:

Só falta começarem a ir a pizzarias decentes que a Dolce Vita não dá com nada…