A questão é a seguinte, dos 8 aos 80, vai ainda uma distância considerável. A questão é:
se queremos exigir o 80, mas estamos no 8, como alguns advogam, a progressão tem de começar, e dificilmente é imediata - seria preciso muita gente tomar consciência e adquirir a condição ideal muito rápido, desde os jogadores ao treinador passando pelo staff técnico e de apoio directivo. Mesmo assim o plantel e a estrutura de futebol têm lacunas estruturais evidentes, faltava 1 goleador, com a saída do Liedson faltam 2. A saída de Tonel não foi devidamente colmatada com NAC, além de outras lacunas grosseiras. Mesmo que todos dessem o melhor de si e se sintonizassem e harmonizassem como equipa de futebol, ainda teriam que ser resolvidas essas lacunas, o que só com muita superação e desgaste seria conseguido - ou não (o que é muito provável). Quem dá o que tem, a mais não é obrigado.
a meta tem de ser sempre o 100% de capacidade competitiva, para poder competir com qualquer equipa em qualquer frente (traduzindo os 80), mas se ontem era 10% (traduzindo os 8 ) e hoje é de 40% não se pode vir denegrir essa evolução só porque estamos descontentes e queremos os 100% de qualidade competitiva. É preciso ser racional.
40% são ainda insuficientes para um Clube chamado Sporting Clube de Portugal? Claramente. Nem que fossem 50%, ou 60%… só nos pode satisfazer a perfeição, ou próximo dela
40% é melhor que os 10%, e como tal essa evolução tem de ser aferida, constatada, e vista como um sinal positivo.
Em tudo isto, traduzindo para a realidade do SCP, se com Paulo Bento tínhamos melhor equipa que com Paulo Bento II (continuo a dizer que desde a saída de Romagnoli perdeu-se muito em capacidade de articular o ataque, mas isso agora não interessa muito, é só para fazer a ressalva dos problemas que temos tido com o triplo pivot de Maniche que parecia ser a táctica de eleição do Paulo Sérgio, e que Matias ajuda a desfazer essa invenção, quando no esquema de Paulo Bento nunca se impôs e nada acrescentou que o argentino não fizesse, tirando um ou outro aspecto), e se o primeiro é melhor que o último (com Carvalhal pelo meio), então estivemos no 40 e baixamos para o 20 ou o 10, quando a ambição devia ser o 100.
Porque com Paulo Sérgio, quer queiram quer não, batemos no fundo. Mais baixo, para um Clube como o SCP, era impensável seguir, porque era também “quase impossível”.
Assim, não percebo as críticas que alguns fazem a quem reencontrou alguma esperança após o jogo de hoje. Perder ou não ganhar não é nenhuma novidade esta época, inclusive nos últimos 8 jogos realizados. O único factor de novidade é mesmo a atitude dos jogadores, da equipa, do treinador, sem direcção que os suporte. É uma chapada de luva branca a JEB y sus muchachos, que têm muitas responsabilidades na construção deste plantel e na preparação e elaboração desta época que decorre, e também da anterior. Como não ver nisto um sinal de esperança depois de tudo o que nos tem acontecido, por culpa própria ou não? Como não ver que hoje a equipa do SCP lutou sozinha e contra tudo e contra todos e enfrentou todas as adversidades, quase ganhou a partida, acabando por perder nos últimos instantes? Acreditam que estaríamos melhor se nada tivesse mudado? Não chegou o percurso no Campeonato, na Taça de Portugal, na Liga Europa, para o perceber? É esta derrota na Taça da Liga o factor determinante para analisar esta equipa, pelo resultado?
A época estava perdida desde logo que JEB foi eleito, só não vê quem não quer. Definitivamente, os Sportinguistas têm de escolher bem o seu presidente e deixar de votar em banha da cobra e em homens sem projecto, e de um Sportinguismo muito duvidoso.
Quem é Sportinguista não pode dar cobro ao que foi feito nesta época nem na anterior, pelos 2 treinadores que foram escolhidos para começar as épocas e abordar os objectivos. O Sporting não pode estar refém de interesses que não os seus próprios interesses, definidos pelos seus orgãos sociais e pelos seus associados. Nem sequer de forcados amadores que são péssimos treinadores. Nem sequer de condutores de pesados encartados que são presidentes totalmente desfasados. Espero que comecem a perceber que do 8 ao 80 vai uma certa distância, que é preciso trilhar. Um passo de cada vez, não do dia para a noite (ou em 2 ou 3)… e sobretudo, caminhando na direcção certa, não na errada.
Hoje a equipa mostrou que foi manietada durante toda a época pela incompetência de quem lá estava, mas agora já não está. Esperemos que dia 26 se decida o que queremos, se mais do mesmo, ou se mais do melhor para o SCP.
Esta época, a Taça da Liga era a única competição que o SCP podia ganhar. Mas isso não é tudo. Eu não acredito em salvações da época por se ganhar Taças Lucílio Baptista, deixo isso para outros. Não desdenho o troféu per si, nem desvalorizo, mas tem a importância diminuta que tem. Já sabemos que o cheque final já tem quase sempre destinatário escolhido, só na 1.ª edição não os conseguiram levar lá, mas lá mudaram os regulamentos até que estivessem lá sempre a recebê-lo no fim. Mas o que é uma Taça da Liga, quando se tem um 3.º lugar que é importante para não condicionar a próxima época como objectivo? É pouco, mas é muito mais importante que uma Taça da Liga, e que ganhar aos destinatários do cheque da final da Taça Lucílio.
Se por acaso ganhássemos hoje, já era um mar de rosas? Claro que não! Seria bom? Claro que sim, é sempre bom ganhar, seja contra quem for! Mas é determinante para o futuro do SCP? Muito pouco, em comparação com o Campeonato. E é no Campeonato que a atenção tem de focar-se desde o início, Taças Lucílio é para encher chouriço e distrair os mais incautos, iludindo-os. A Taça da Liga é um troféu em que as arbitragens não contam para a avaliação final, onde tudo acontece, até penaltis por controlo de bola com o peito fora da grande área. É um troféu ridiculamente mal regulamentado e regulado. Podíamos ter ganho hoje, fomos prejudicados no critério de arbitragem, temos muitos problemas bem mais graves para resolver do que deitar a equipa abaixo quando ela mais precisa de nós e foi abandonada pelos seus responsáveis directos todos: presidente, director-técnico e treinador. Percebem onde quero chegar?
Neste momento, o SPORTING SOMOS MESMO NÓS!!! Os tais condutores de pesados, os forcados amadores e toda a restante trupe já se pisgou e lavou daí as mãos!!! Já se desmarcaram… depois do servicinho que fizeram. Vamos fazer igual a eles, aos nossos mais incapazes e desonrados representantes demissionários, depois de tudo o que fizeram para nos humilhar, afastar, e destroçar, vamos continuar a mandar abaixo aqueles que, apesar de tudo, ainda remam contra a maré que nos foi imposta, até de dentro do próprio Clube, ou vamos apoiar e dar força aos nossos Futebolistas e a quem assumiu, correndo o risco, dar a cara e orientá-los?
Acho que fizemos um bom jogo, principalmente os primeiros vinte minutos, finalmente vi os jogadores correrem, suarem pela camisola esta época e aconteceu um milagre finalmente o gordiche não foi utilizado e não utilizamos o triplo pivot muito bem Couceiro.
De assinalar o grande reforço que os lampiursos tiveram neste jogo o árbitro que começou a fazer um grande trabalho na primeira parte a dar amarelos por tudo e por nada aos nossos jogadores.
Pela primeira vez fui no cortejo e é mesmo espectacular
Fdx, vocês continuam a bater sempre na mesma tecla.
Martins: na altura, muito bem dispensado. O gajo teve 500 oportunidades com 4 ou 5 treinadores diferentes, nunca as aproveitou. Era a eterna promessa. Saiu para Espanha, correu-lhe bem a vida. Era culpa do PB?
Varela: na altura, qualquer gajo do Sporting preferia o Djalo ao varela. E a maior parte dos adeptos de outros clubes também. Ninguém via potencial no varela. Ainda hoje estive a falar com amigos meus portistas e benfiquistas que disseram isso. Mas pronto, a culpa e do PB…
Algumas conclusões a tirar desde jogo:
1ª O Sporting jogou praticamente com o mesmo 11 que jogou ontem e atitude e o posicionamento dos jogadores foi 3x melhor.
2ª Couceiro fez mais em 3 dias do Paulo Sérgio em 8 meses, defendeu o Sporting como nunca tinha visto Paulo Sérgio.
3ª O Sporting mesmo que fizesse uma exibição do melhor que já se viu não sei se chegava se quer ao penaltys porque jogar contra 14 e mais algumas ajuda não é fácil.
4ª Depois deste jogo acredito bem mais do que acreditava que podemos manter o 3º lugar.
Típica atitude lampiónica. Vocês estão mais interessados no Sporting ou em “demonstrar” que o glorigozo é o melhor (Rjsantos), ou que vocês são superiores ao clube (Francisco Barão)?
O que está em causa aqui, mais do que o resultado (previsível, especialmente quando se é levado ao colo pelo árbitro), é o facto de pela primeira vez em muito tempo, sentirmos que o treinador e os jogadores, completamente abandonados pela direcção jebarda, defenderam a camisola até ao último minuto e nos fizeram recuperar um pouco do orgulho que perdemos nos últimos tempos. É suficiente? Claro que não. Mas a mudança tem de começar por algum lado.
O problema é que a exibição da equipa será facilmente esquecida com o passar dos tempos, mas o resultado não…
É como o lema de um certo candidato: “Esforço, dedicação, devoção… não chegam”
Mas apesar do resultado, foi um jogo bem jogado…
Agora basta-nos defender com “garras e dentes” o 3lugar…
Pela 1ª vez, em 12 anos de idas à lixeira, aplaudi a equipa após uma derrota.
Quando a falta de qualidade é reconhecida, quando sabemos que estamos na pior fase da história, quando os lampiões andam a ser levados ao colo e estão numa sequencia de vitórias, com esta atitude e esta postura, merecem o meu aplauso.
E tive outra certeza. Após, mais uma vez, ter ido ao terreno inimigo numa fase que nos está a ser adversa como nunca (dentro e fora de campo), com verdadeiros Leões, tenho a certeza que jamais abandonarei o meu SPORTING.
E tendo isto em conta tudo o resto se torna acessório.
Só pude vir agora comentar…
Na minha opinião não só jogamos muito melhor do que o benfica, mas também jogamos “futebol”.
Apesar do resultado(injusto), fico satisfeito com a exibição do sporting.
MVP: João Pereira… Mal o J.Pereira foi substituido o benfica fez logo inumeros ataques pelo lado esquerdo, porque o Abel estar lá ou não era a mesma coisa (:wall: :wall:)… Tivemos sorte de estar o jara em campo que mandou umas quantas para a bancada…
Se não me engano a jogada do 2º golo também surgiu do lado esquerdo do ataque do benfica, ou seja, ter saído o João Pereira foi o pios que nos podia ter acontecido
Devíamos era ter “conquistado” o meio campo assim que o c.martins e o aimar(por lesão) saíram de campo…
Mas assim que vi o J.Pereira a sair, eu sabia que eles iam atacar sempre pela esquerda…o Abel era lento para o coentro… A equipa devia ter percebido isso…tantos foram os ataques pela esquerda…
E no lance do primeiro golo dos lamps, eu penso que o Patrício podia ter saido da baliza e apanhar ou socar a bola antes do cagozo ter cabeceado… Mas a culpa não foi dele…o Evaldo é que resolveu fazer um “jogão” :liar:
E para quem, pensa que “esta” equipa irá mudar só por ter o Couceiro a comandar,engana-se redondamente…pode melhorar um bocado em relação ao rapazinho que lá estava escolhido pela dupla Costinha/Jeb mas a falta de jogadores de qualidade no plantel é gritante.
Ontem mais uma vez se tivéssemos um bom extremo e um bom Ponta de lança no plantel cheira-me que ganhávamos o jogo sem grandes dificuldades…
Desde que o Vuk saiu não fizemos mais nada de jeito…tirando aquele lançe do Matias a acabar o jogo em que o poste djáló fica a ver a bola passar…
Este miúdo anda-me a irritar profundamente,espero que mude de atitude pois é sempre um bom valor para o Sporting ter na próxima época no banco…
Foi pena não termos encavado as gayvotas na sua casa,mas perder 2 eliminatórias no ultimo minuto é doentio!!! alguém que ligue ao bruxo de Guimarães urgentemente.
Apesar destes acontecimentos todos não fiquei muito esperançado na equipa para o resto da época,e esta cronica do D.Quintela espelha aquilo que sinto:
"Já Zé Diogo Quintela despediu-se com tristeza, até pelas falsas esperanças criadas pelo seu Sporting: “Não percebo porque é que a equipa deu esta sensação de que podia ganhar. Depois desta época, em que já não esperamos nada, é cruel. É como aquelas ex-namoradas que manda sms a perguntar “como é que estás?” e “tenho saudades de nós”. Depois de nos terem destruído, dão-nos esperança, mas acaba por não ser nada"
P.S.-Reforços de Qualidade precisam-se para a próxima época…e não são poucos…
P.S.2- O Evaldo cada vez mais demonstra aquilo que realmente é-Medíocre.
Venha a próxima época que esta para mim morreu…para a equipa resta-lhe lutar pelo 3º e humilhante lugar.
1º que tudo, realçar o excelente trabalho do árbitro da partida, fez o que lhe foi pedido e bem. Principalmente após o golo do Sporting. Que limpeza que foi.
Em 2º, é um derby, e como qualquer derby em qualquer altura, pode pender para cada um dos lados e a derrota de ontem podia ter bem acontecido do outro lado, não fosse Matias ter falhado a melhor oportunidade do jogo. Ao contrário do jogo em Alvalade, fomos equipa e pasme-se, com os mesmos jogadores de sempre. Havia um principio de jogo, os jogadores sabiam o que estavam a fazer e tínhamos alguém no banco que soube mexer na equipa nas alturas certas.
Se foi perfeito? Longe disso. Mas foi bem melhor que todos os jogos que vimos esta época.
Se chega para um Sporting grande e ganhador? Claramente que não. Mas temos que começar por algum lado.
De realçar Postiga e Torsiglieri. Que jogão fizeram estes dois.
O tempo que perdemos com Paulo Sergio, não que Couceiro seja a solução, que não o é, mas se tivessemos mudado mais cedo esta época talvez ainda estivessemos na Taça UEFA e Taça da Liga.
O Abel juntamente com o Evaldo ontem bem que podiam ter ficado em casa…mas ainda me chateia mais nós termos a hipótese de explorar esse flanco em contra-ataque após as subidas do cuentrão e não termos lá ninguém…áh esperem estava lá o Tijoló…dassss
Outra coisa que me enerva e muito nesta equipa e não saberem gerir a posse de bola!!! É desesperante quando estão a ganhar,o jogo a acabar,tentar segurar o resultado,etc,etc e só conseguem mandar chutões para a frente!!!
Os últimos 15m do jogo de ontem demonstraram mais uma vez essa deficiência… :wall:
Cai por terra a teoria que o treinador não tem culpa, blá blá…era o principal culpado pela falta de qualidade futebolística em campo, pois os jogadores que temos, mesmo podendo não chegar, conseguem fazer muito melhor do que faziam.
E isto sem Couceiro ser grande “espingarda” mas percebe minimamente da coisa nota-se.