Não faz grande sentido a sua contratação. O Ewerton sim, esse tem de ser contratado em definitivo. Acho suficiente atacar a época com 3 centrais +1 (que estará na equipa B a jogar com regularidade).
Se não equacionam renovar com o Nuno Reis, então acho que para além do Ewerton precisaremos de contratar um central, razoavelmente jovem (até aos 23/24 anos) e com qualidade.
O Uvini enquadra-se nesse perfil, não sei se tem qualidade, mas se tiver é bem-vindo… outro que se encaixa nesse perfil e que para mim tem clara qualidade é o nosso ex-central Pedro Mendes.
Vamos ver quem vem… Para mim Rabia, Sambinha e Sarr não têm actualmente lugar na A (nenhum deverá querer ficar na B, portanto, ou rodam ou saem em definitivo).
Quanto ao Tobias ser o terceiro ou o quarto central… isso não se definiria no papel, mas na pré-temporada, e nos treinos diários. O Sporting tem que estar satisfeito pelo potencial do Tobias, mas o Tobias também terá que estar satisfeito em integrar o plantel do Sporting A, o ano passado jogava no CNS Espanhol e este ano começou na II Liga Portuguesa… cabe-lhe trabalhar diariamente para crescer e ganhar um lugar. E quem diz ele diz o Paulo Oliveira e o Uvini. O Ewerton pelas características especiais (esquerdino) e tranquilidade actualmente é “O” esteio.
Gostei desta análise, é tal e qual como eu penso e digo mais, se Bruno Uvini ingressar no SCP não vai ser 4 central e digo isto pela qualidade do atleta.
Com Paulo Oliveira, Ewerton, Tobias…só compreenderia a contratação de um central que viesse somar uma mais valia clara a este grupo.
Para quarto central surge a ligação com a B. A contratação de um central jovem e com potencial para ir crescendo na B e se preparar para os A também compreendo, dado que Nuno Reis deve seguir, e bem, com a sua carreira, Sarr nao tem qualidade nem para a equipa B e Rabia me parece ainda com muitos problemas posicionais, tendo as suas melhores prestações sido a medio defensivo.
Centrais “feitos” o Sporting tem dois: Ewerton e Paulo Oliveira. De resto é um Tobias em formação e com margem para melhorar e a equipa B. Para uma temporada que vai ser ainda mais longa que a atual, basta uma lesão ou um castigo cirúrgico e lá corremos de o risco de encararmos jogos decisivos com uma zona central defensiva só com um esteio. Por isso defendo a contratação de mais um central que não esteja “verdinho”.
Também não nos podemos esquecer do instável estado físico do Ewerton. É um excelente jogador, mas ao longo da época as lesões podem ser constantes, acho que mais um central seria importante.
Agora se o Uvini é a escolha mais acertada…