Braçadeira de capitão

1- Sá Pinto
2- Sá Pinto
3- Sá Pinto
4- Sá Pinto
.
.
.
.
.

1- Sá Pinto 2- Sá Pinto 3- Sá Pinto 4- Sá Pinto . . . . .

Eheheheh…este até lhe bastaria ser educado, assim ao estilo…“Ó Shôr árbitro, o senhor lembra-se do que eu fiz ao Artur Jorge, hã, hã…?”…

Iam vêr se as decisões não começavam a pender mais para o nosso ladecos…

Sá Pinto e Rogério…

Acho que existem coisas mais importantes que o comportamento num verdadeiro capitão.

Aquilo que distingue um capitão do banal jogador é a capacidade que tem de inspirar todo o grupo a procurar e a conseguir um objectivo comum. Ou seja, é a LIDERANÇA e não propriamente o COMPORTAMENTO.

Por curiosidade, deixo aqui uma citação da Wikipedia que acho que o Beto deveria incorporar:

[b]LIDERANÇA[/b]

Nosso conhecimento estabelecido acerca de liderança é ao mesmo tempo esparso e de origem recente. Mas isso não se deve a falta de interesse pelo assunto. É óbvio que a sociedade se apóia em seus líderes e no desempenho de tais líderes. A influência exercida por líderes eficientes é demonstrada com freqüência e de forma impressionante, em escala nacional, pela história de todos os países e, em escala local, pelo passado de todas as organizações.

Que é, então, que realmente entendemos por líder ou liderança? Será esclarecedor examinamos algumas definições aventadas por pessoas desta área:

“Liderança é exercício de autoridade e tomada de decisões”. (Dubin)

“Líder é o que consegue fazer com que os outros o sigam”. (Cowley)

“Liderança é o processo de influir nas atividades do grupo com vistas ao estabelecimento e ao alcance de suas metas”. (Stogdill)

Todas essas definições têm dois importantes elementos em comum. O primeiro é construir a liderança uma relação entre pessoas que influência e poder estão distribuídos de forma desigual, porém legítima. O poder pode ser conferido ao líder mediante consentimento dos membros do grupo, por meio de um contrato de trabalho ou por força de lei, mas cabe a ele exercê-lo. O segundo elemento importante é que não pode haver líderes isolados. Se alguém quiser saber se é líder, observe se há alguém que o esteja seguindo. E de vez que não se pode realmente coagir as pessoas a se comportarem desta ou daquela forma, o conceito de liderança pressupõe que os liderados consintam, de forma explícita ou não, nessa relação de influência.

O grupo é o habitat do líder, assim como a organização é o habitat do grupo. Poucos grupos haverá que não possuam líder.

Segundo Antonio Maximiano, liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas. Proximidade física ou temporal não é importante nessa definição. Um cientísta pode ser influenciado por um colega de profissão que nunca viu ou mesmo que viveu em outra época. Da mesma forma, líderes religiosos são capazes de influenciar adeptos que estão muito longe e que têm pouquíssima chance de vê-los pessoalmente.

Aquilo que distingue um capitão do banal jogador é a [b]capacidade que tem de inspirar todo o grupo a procurar e a conseguir um objectivo comum[/b]. Ou seja, é a [b]LIDERANÇA[/b] e não propriamente o [b]COMPORTAMENTO[/b].

Assim de repente estou a lembrar-me de um jovem capitão, que joga a defesa central e recém-laureado com o título de campeão nacional de juvenis… :wink:

Tanto o capitão como o sub-capitão são useiros e vezeiros em caldeiradas com os àrbitros, embora este ano o Sá estivesse muito mais calmo, reconheço. Com o nervoso miudinho que o Beto tem, acho que vai andar de amarelo o ano todo. Preferia o Sá, de longe.

o custodio é um gajo bastante calmo, dava um excelente capitao

Rochemback foi nomeado o 4º capitão.

Maisfutebol 12.07.05

«capitão» Rochemback pensa num futuro em Alvalade

Fábio Rochemback pensa num futuro no Sporting, tanto na época que agora começa como mais além. O médio, cujo contrato com o Barcelona termina no final da época, lembra que a sua vontade sempre foi ficar e que se sente bem em Alvalade: «Tenho contrato com o Barcelona, que me emprestou ao Sporting. O meu contrato termina este ano e fico livre. Não me disseram mais nada. Tenho de cumprir o contrato. Estou no Sporting e pretendo ficar aqui. Essa é a minha vontade. Desde que cheguei que digo que gosto de aqui estar e que gosto das pessoas. Acho que temos de deixar passar este ano e ver o que vamos conseguir. Espero que consigamos os títulos necessários para o Sporting e depois vamos sentar para conversar.»

O médio brasileiro inicia a sua terceira época de «leão» ao peito e ganhou já o estatuto de quarto capitão de equipa: «Para mim é um orgulho ser capitão do Sporting. Acho que demonstra também a confiança que as pessoas que trabalham aqui têm em mim. Acho que também lhes dou essa confiança e tanto assim é que me deram este cargo. Vou tentar fazer o melhor possível para ajudar todos e o Sporting também. Acho que há um aumento de responsabilidade. Quando nos tornamos capitães temos de estar mais próximos de tudo. É uma grande responsabilidade. Temos de tentar fazer o melhor possível, até porque nos tornamos também num exemplo para as outras pessoas

:shock: :shock: :shock: :shock:

Hein?! A ■■■■ gorda???

O gajo manda o treinador levar no cu, e é nomeado 4º capitão???

Do ssbem…

Karol, o que se passou já foi tratado, segundo as palavras do treinador. Ou queres um castigo eterno ?

Para mim mais estranho é estar à frente de jogadores como o Custódio, Carlos Martins, ou até o próprio Ricardo ou Rogério.
Mas quem anda lá no balneário é que sabe. E só espero que com isso, acresçam as suas responsabilidades e faça uma época memorável.

Karol, o que se passou já foi tratado, segundo as palavras do treinador. Ou queres um castigo eterno ?

Não é preciso um castigo eterno.
Mas não me parece que quem falte ao respeito ao treinador daquela maneira, tenha o perfil para ser um capitão.

E mesmo sem esse episódio, tinha muitas duvidas em dar-lhe essa função…

Miguel, eu não quero um castigo eterno…

O que eu quero dizer é que ele definitivamente não tem perfil para ser capitão…especialmente depois do incidente…Ele não propriamente o exemplo aos mais jovens, ou a raça que tem o Sá Pinto, ou o sentido de liderança…mas é só a minha opinião.

Digo mesmo mais, estou completamente de acordo com as ultimas declaraçoes do Peseiro nesse sentido, também acho que é um assunto encerrado, agora capitão…

Acho que por exemplo o Rogério seria a hipotese no lugar dele, ou o Custódio…

O Rochemback teve um momento lamentavel, é certo, em dois anos de clube o unico que se lhe pode apontar.

Por esse erro, está constantemente a ser criticado. Parece que não tem direito a perdão…

Não me choca nada que seja o 4º capitão. É um jogador influente na equipa e pelos vistos no blaneario.

Mas não compreendo é o porque dos dois pesos e duas medidas, por esta ordem de ideias quem erra está condenado!
O desgraçado do Sá Pinto, que ninguem se opoem a que seja capitão, enquanto jogador do Sporting, agrediu um selecionador nacional e esteve suspenso pela FIFA por ano. A ser assim que moral pode ter para ser capitão ?

Felizmente no clube há quem não pense assim e ache que quem erra tem direito a mostrar arrependimento, e pode ser tratado sem nenhuns condicionalismos.

O cidadão Sá Pinto agrediu o cidadão Artur Jorge, o jogador Sá Pinto não agrediu ninguem ao desempenhar a profissão, isto seria um caso de policia e nao desportivo como foi julgado, mas isso e mais uma das injustiças a que ja me habituaram em relação ao SCP.

No entanto sobre Roca, é facilmente perceptivel que é mesmo para o aliciarem a ficar quando for um jogador livre, so nao ve quem nao quer.

E mais, eu nao acredito que ele fike, mas se o fizesse, subia mto na minha consideração…

Roca 4º capitão do Sporting, TOTALMENTE EM DESACORDO!!! :?

E mais não digo para não me chatear! :arrow:

Honestamente, e correndo o risco de ser injusto acho que pode ser uma maneira de o responsabilizar a ele próprio e à facção brasileira!

Em relação ao facto de ser ele, preferia o Rogério, mas num critério de antiguidade foi ele o escolhido (presumo eu).

acho que pode ser uma maneira de o responsabilizar a ele próprio e à facção brasileira

Tb acho. Aliás dos capitães todos, o Roca é o “mais titular” se assim se pode dizer, pelo que acostumem-se á ideia.

Eu no entanto tenho esperança que o facto de ser ano de Mundial vá representar uma época MUITO bem conseguida não apenas do Roca mas tb do Beto.

Já o Roca ficar nao me parece nada viável.

PS. Oh Nuno, olha que o Roca além de bricar com as inclinações sexuais do Peseiro, logo na 1ª epoca ficou uns dias mais de férias pq “deixou caducar” o passaporte!!! Claro, com o ámen da SAD e de mtos foristas tb…!!!

O cidadão Sá Pinto agrediu o cidadão Artur Jorge, o jogador Sá Pinto não agrediu ninguem ao desempenhar a profissão, isto seria um caso de policia e nao desportivo como foi julgado, mas isso e mais uma das injustiças a que ja me habituaram em relação ao SCP.

No entanto sobre Roca, é facilmente perceptivel que é mesmo para o aliciarem a ficar quando for um jogador livre, so nao ve quem nao quer.

E mais, eu nao acredito que ele fike, mas se o fizesse, subia mto na minha consideração…

O sá pinto, era ou não atleta do Sporting quando agrediu o artur jorge ? Era !

Foi ou não punido pela justiça desportiva ? Foi, a FIFA impediu-o de jogar durante um ano 1.

O Artur Jorge estava ou não no desempenho das suas funções e nas instalações da FPF ? Estava ! A agressão deu-se no Estadio nacional, antes ou depois ( já não me recordo ) de um treino da selecção.

O sá pinto, era ou não atleta do Sporting quando agrediu o artur jorge ? Era !

Foi ou não punido pela justiça desportiva ? Foi, a FIFA impediu-o de jogar durante um ano 1.

O Artur Jorge estava ou não no desempenho das suas funções e nas instalações da FPF ? Estava ! A agressão deu-se no Estadio nacional, antes ou depois ( já não me recordo ) de um treino da selecção.

O Sá Pinto era atleta do Sporting mas isso não lhe retirava a qualidade de cidadão nem invalidava a prática de actos estritamente nesse âmbito.

Como diz o Inci, ele não estava no desempenho da sua profissão, e isso faz toda a diferença em matéria de alçada disciplinar desportiva.

Ainda hoje estou para perceber como é que o Sporting deixou que acontecesse essa suspensão e não recorreu até à Lua em defesa do seu jogador. Ou então até percebo: é que no Sporting dessa época, como no de hoje em dia, não há jogadores- há activos, e o activo Sá Pinto rapidamente se transformou em 700 mil contos vindos do País Basco.