Braçadeira de capitão

A braçadeira de capitão é um adereço que se reveste de um enorme simbolismo. Todos nós gostamos de a ver colocada no braço de quem a merece e de quem sente a camisola.

No decorrer das últimas temporadas, a hierarquia dos capitães de equipa foi mais ou menos a seguinte, por esta ordem: Pedro Barbosa, Beto, Sá Pinto, Rui Jorge e Nelson. Isto não invalidou que em situações pontuais, como por exemplo nas segundas partes de alguns jogos, em consequência das substituições, ela fosse envergada durante breves minutos por outros jogadores como Quaresma em 2001/02, Hugo ou por Custódio no jogo com o Hertha de Berlin, em Paris.

Embora o plantel 2005/06 não esteja ainda 100% definido, sabemos muito bem que as hipotéticas novas contratações e os jogadores provenientes da formação terão poucas ou nenhumas hipóteses de a envergar. Logo, penso já ser possível colocar esta questão:

Quem são os 3 ou 4 jogadores que, em vossa opinião, deverão assumir o papel de capitães da equipa no ano do centenário?

Por uma questão de lógica, tendo em conta as saídas de Pedro Barbosa e Rui Jorge, penso que Beto e Sá Pinto, por esta ordem, deverão ser os capitães de equipa. Guio-me pelo sentido de continuidade, embora continue a achar que Beto, por ferver em pouca água, não tem perfil para a função. Já Sá Pinto, acho-o bem mais calmo do que em épocas anteriores.

Numa segunda linha, logo após Beto e Sá Pinto, eu escolheria Custódio e Carlos Martins. O primeiro, embora não tenha sido integralmente formado no SCP (só na parte final do seu percurso nas camadas jovens), tem, em minha opinião, o perfil indicado para ser capitão de equipa. É calmo, ponderado e correcto dentro do campo com árbitros e adversários. Carlos Martins, cujo amor à camisola penso ser indiscutível, é outro que pode perfeitamente envergá-la, até porque já se revela bem menos imtempestivo que em anos anteriores.

Para situações de curto prazo, decorrentes das alterações nas segundas partes, e em que nenhum dos 4 já mencionados estivesse em campo, não me chocaria ver a braçadeira em João Moutinho, que demonstra uma personalidade muito forte aos 18 anos ou então, no único jogador estrangeiro do Sporting que tem perfil para o cargo, o brasileiro Rogério. A braçadeira ficaria igualmente bem entregue.

Concordo contigo,

1.º Beto
2.º Sá Pinto
3.º Custódio
4.º Carlos Martins

Beto
Sá Pinto
Custodio
Rogério

A minha distribuição:

Beto
Sá Pinto
Carlos Martins
Custódio
(Moutinho)

Sá Pinto
Beto
Custódio
Carlos Martins
Moutinho

O capitao devia ser o Figo.

Eu apostaria numa mistura de maturidade e juventude.

Maturidade pela responsabilidade de ter uma braçadeira de capitão, que cada vez mais se está a tornar um “acessório de moda” e não um símbolo de representação de uma equipa, de respeito e presença em campo.
Aí colocaria sem qualquer duvidas como capitão o Rogério, o Sá Pinto (o Sá porque melhorou o seu ímpeto e está muito mais respeitador), o Beto (o Beto tem que melhorar esse seu “mau feitio”, “bad boys” são para o fcporco).

Juventude pela projecção que daria ás camadas mais jovens, que assim poderiam ver que seria possível um dia ser capitão da equipa do Sporting, e para mostrar que um clube que faz 100 anos, poderá ter um jovem a capitanear a equipa.
Neste caso colocaria o Custódio (tem muita classe).

A escolha seria:
1º Sá Pinto
2º Rogério
3º Beto e Custódio

[off topic] Eu joguei Rugby e posso-vos dizer que quando o jogo começa, o capitão é das pessoas mais respeitadas pelos colegas da equipa e as decisões do árbitro são incontestáveis.

cumps,
VCoelho

Por esta ordem, Beto, Sá, Custódio, Martins! :arrow:

Por esta ordem, Beto, Sá, Custódio, Martins! :arrow:

Não podia concordar mais :!:

Mas na dúvida acrescentaria também o Rogério, muito esclarecido e dedicado, e depois o Moutinho, mas este último deixa mas é passar mais um aninho ou dois.

Beto- apesar de ferver em pouca água, eu não me esqueci dele a agarrar a camisola depois do golo ao Newcastle

Sá- uma garra que muito poucos possuem…até dói…

Custódio- aquele sorriso com a braçadeira no dia 27…merece e bem…e também pelas razões já aqui ditas.

Martins- como foi referido sente a camisola muito a sério, viu-se na Final, a mim foi o que me tocou mais

Penso que, pela lógica, a solução não poderá andar muito longe da “promoção” do Beto a capitão, com o Sá como vice, e seguido de Rogério, Martins e Custódio. Qualquer outra solução, pelos problemas que poderá levantar, terá que passar obrigatoriamente por eleição no seio do plantel (espero não ver o treinador ou a SAD a imporem um capitão).

Com isto o Sporting ganhará aquilo que há muito não tem e que me parece ser importante: um capitão que é titular (quase) indiscutível da equipa.

A ascensão do Barbosa a capitão coincidiu com a fase descendente da carreira, em que ele ficou no banco diversas vezes. Isto era prejudicial porque de algum modo diluía a liderança entre ele e o Beto.

Agora, se este último for de facto designado como capitão, a liderança no balneário coincidirá na maioria das vezes com a liderança em campo.

Penso que é um ponto positivo, apesar de também o Beto ter deixado de ser vaca sagrada no onze titular e de, na minha opinião, estar longe do perfil correcto para a função, que a meu ver seria desempenhada com vantagem pelo Sá ou por outro senhor que já foi mencionado no tópico…

Beto
Sá Pinto
Rogério
Custódio
Moutinho

Beto Sá Pinto Custodio Rogério
concordo.

Carlos Martins, não, tem que ser mais regular e ter outra atitude em campo. Por vezes, parece mais um Quaresma, ficando mais a berrar contra os colegas do que a jogar mesmo.

Moutinho, muito jovem para ser capitão.

1-Beto
2-Sa Pinto
3-Custodio
4-Rogerio

Fala-se no Carlos Martins, mas nao tem carisma. Para além disso é um jogador inconstante e de pouca objectividade, o que significa muitas vezes o banco de suplentes. Falta-lhe um bom bocado para ser figura de destaque, embora reconheça que é um jogador esforçado.

Por falar em dedicação e amor ao clube? Alguém ouviu as declarações do jovem Semedo? Isso é que são palavras dignas de alguém que verdadeiramente sente o clube desde tenra idade.

Quanto aos capitães, será o Beto/Sá Pinto/Custódio/Rogério.
Penso que o Moutinho e o Carlos Martins ainda não têm o estofo para tal cargo. Mas a curto/médio prazo, e mantendo-se no plantel, julgo serem os futuros bastiões da carisma leonina.

Beto, Sá, Custódio, Martins

Por acaso, se fosse numa optica de recuperação e motivação do jogador, eu se fosse o “manda-chuva” chamaria ao gabinete o Ricardo, falava com ele como um homem e entregava-lhe a braçadeira.

A seguir Beto, Sa e Rogerio.

Mas era necessario saber o que esta atitude provocaria no plantel… para isso só mesmo estando “lá dentro”.

Sá Pinto, Beto.

Fora destes não vejo mais ninguém para ser capitão.

Liedson para capitão :lol:

Para mim, numa atitude completamente “xenófoba” :smiley: teria sempre que ser alguem das escolas…

não preciso dizer muito mais tendo em conta o nosso plantel…
faz-me um bocado de confusão falarem do Rogério - está no Sporting há um ano!!!..mas depois de ver o João Pinto aplaudido em Alvalade e a envergar a braçadeira, já não me falta ver mais nada…

P.S.:Só para que saibam, nunca (NUNCA!!!) aplaudi o João Pinto…

Para mim, numa atitude completamente "xenófoba" :D teria sempre que ser alguem das escolas...

não preciso dizer muito mais tendo em conta o nosso plantel…
faz-me um bocado de confusão falarem do Rogério - está no Sporting há um ano!!!..mas depois de ver o João Pinto aplaudido em Alvalade e a envergar a braçadeira, já não me falta ver mais nada…

P.S.:Só para que saibam, nunca (NUNCA!!!) aplaudi o João Pinto…

Com a braçadeira? Quando? Só se foi num amigável qualquer de fim de época, felizmente aquele tipo tinha à frente meia equipa com mais carácter e anos de Sporting e nem sequer era sub-sub-sub-sub-capitão.