o Artur Jorge foi um sacana com o Sá Pinto; este, impulsivo, deu-lhe um murro. depois, foi para o aeroporto ter com a equipa que ia para Marrocos. como sempre, o Sporting não defendeu um dos seus activos…
Concordo com os nomes apontados, mais pela falta de alternativas credíveis do que por serem exemplos acabados de jogadores com perfil conveniente para capitanearem a equipa.
Por muitas das razões já aqui aduzidas por vários de nós, quer Beto, quer Sá e Nelson possuem “handicaps” que os fragilizam para a função. No caso dos dois primeiros vejo bastas vezes lavrar um equívoco entre a entrega em campo e raça que põem em cada jogada com a fleuma e o espírito de liderança que se torna necessário fazer sentir, especialmente nas aklturas em que as coisas estão a correr mal. Ora, é aí precisamente que as lacunas deles aparecem porque facilmente perdem a cabeça e não resistem a alguma “justiça pelas próprias mãos (ou pés)”.
Quanto a Nelson, a prolongada falta de titularidade abafa o natural caracter conciliador e apaziguante que se lhe reconhece.
Quanto a Rochemback, tenho uma dúvida que me passa pelo espírito, e que se prende com o motivo que está por trás desta nomeação:
se ela se prende com a aposta na cativação de um elemento para o reforço da coesão interna, sem quaisquer outras concessões de foro disciplinar então acho que o propósito é de louvar e teremos de esperar pela reacção do jogador a esta “promoção” dentro do grupo (normalmente os jogadores mais turbulentos até reagem bem à assumpção de responsabilidades adicionais) para verificar da bonomia da solução.
Se foi feita por motivos de o “manter calado” para ele não fazer ondas e ficar quieto, então acho que foi um completo disparate e revelador de uma certa tendência para o “pulso fraco” que se aponta como característica negativa da gestão Peseiriana.
Como diz o cego, a ver vamos.
PS - Tendo dito isto, gostaria de ver contempladas as hipóteses Rogério, se se tratasse de estrangeiros, ou Custódio (que, apesar da pouca idade me parece ter um perfil adequado para exercer as funções de capitão)