Basquetebol no Sporting Clube de Portugal

:naughty: :naughty:

SL

Gostava de ir mas ainda não sei. Ainda não consegui convencer ninguém a ir comigo lol

Alguém me pode dizer a que horas jogam os de 1989?

O coordenador-técnico da nova secção de basquetebol do Sporting reafirma os objectivos para o regresso da modalidade no Clube.

Jornal “Sporting” – Quais os grandes objectivos do organismo autónomo do basquetebol nesta reactivação da modalidade no Sporting?
Jaime da Torre – O nosso grande objectivo é voltar a conjugar as palavras basquetebol e Sporting. A nossa missão é, fundamentalmente, ajudar na formação dos nossos cidadãos, sobre a égide dos valores do Sporting e do basquetebol. Assim, a nossa aposta é na formação e iremos começar a actividade com os escalões masculinos e femininos entre o minibasket e os sub-16, embora possamos criar o escalão de sub-18 caso apareçam jovens suficientes de qualidade para a constituição das respectivas equipas. Pretendemos, por outro lado e para ganhar visibilidade para o projecto, criar a equipa de seniores femininos, onde temos um projecto de colocar a equipa na principal Divisão da modalidade, em três anos. Para que esta equipa de seniores feminina seja uma realidade, necessitamos de um «major sponsor», ou seja, de um patrocinador forte que suporte este nosso projecto.

Como está a decorrer a preparação para o «Dia do Basquetebol», dia 23 de Junho, no Pavilhão do Casal Vistoso (Lisboa)?
Este será, acima de tudo, um encontro entre todas as pessoas que gostam de basquetebol e do Sporting. Assim, está aberto a todos, seja jovens que pretendem ingressar no Sporting, antigos jogadores ou simples sportinguistas que gostam de praticar a modalidade. Teremos a manhã dedicada à observação de possíveis atletas para as nossas equipas, com a parte da tarde para todos os que queiram jogar um pouco, bem como para a realização de um torneio de convívio. Temos, a cerca de duas semanas do evento, 160 inscrições, sem contabilizar as realizadas na nossa página do Facebook, o que prevê que o «Dia do basquetebol» será uma grande manifestação desportiva, da modalidade e de sportinguismo. Todos os interessados em participar podem ainda inscrever-se através do e-mail sporting.basquetebol@gmail.com ou no Centro de Atendimento do Multidesportivo Sporting.

Leia a entrevista na íntegra, no jornal ‘Sporting’, nas bancas terça-feira, dia 19 de Junho.

SL

Muito boa aposta o basquetebol feminino :great:

Dia do basquetebol foi um sucesso

Mais de 200 atletas, entre os 6 e os 66 anos, participaram no «Dia do Basquetebol do Sporting», que teve lugar no Pavilhão do Casal Vistoso durante todo este sábado.

Com largas dezenas de adeptos e familiares nas bancadas, a animação dentro dos campos de basquetebol criados para o efeito começou logo pela manhã, com a presença dos mais pequenos, divididos em diversos escalões que não quiseram perder o dia que marca a reativação da modalidade no Clube. Os jovens foram divididos por sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16, sub-18, sub-21 e seniores, tanto masculinos como femininos, algo que ultrapassou as melhores expectativas dos responsáveis pelo organismo autónomo que promove o regresso da modalidade com a camisola «verde e branca».

No final, houve ainda tempo para os antigos jogadores do Sporting lançarem umas bolas – com a presença de Paulo Simão, Nuno Branco, António Palmeira, Fernando Monteiro, Beto, Raul Castanheira, entre outros – e a realização de um concurso de três pontos, ganho pelo veterano Pedro Jorge.

Depois do «Dia do Basquetebol», estão previstas captações, de 23 a 27 de Julho, no Casal Vistoso, de manhã, e no Multiusos de Odivelas, da parte da parte, para todos os jovens que queiram jogar no Sporting possam mostrar o seu valor.

Ainda bem que foi um sucesso.
Os meus parabens e agadecimentos a mais este grupo de Socios que tenta reactivar mais esta modalidade , que um dia foi apagada do mapa no nosso Clube por esta geração CroqueTTe.

Uma vergonha nao ter hoje estado presente ninguem no Vistoso em representação da Direcção.

SL

Um sucesso? Foi é muita fraquinho…

Podes elaborar um pouco na resposta?

Claro :wink:

Estava-me a referir à organização. Na parte do jogo de seniores masculinos, do qual participei, foi uma total desorganização. Não informaram nada e na altura de começar o jogo apenas disseram para uns 5 quaisquer irem para dentro do campo para jogarem contra outros 5.

Jogos de 15 minutos e depois entravam outros 10 quaisquer para jogar. Foram feitos 4 jogos apenas e com mais de 20 jogadores não é preciso dizer que no máximo jogou-se 2 jogos e outros jogaram só 1 jogo. Alguém ir lá só para jogar 1 jogo de 15 minutos sem organização é ridículo!

No último jogo foi ainda pior, o árbitro que era um homem com idade e forma de veterano quis jogar e tirou o lugar a um jovem que só tinha jogado um jogo. Ainda para mais quando a seguir ia ser o jogo de veteranos, o seu escalão. No final fizeram torneio de lançamento de 3 pontos mas apenas uns poucos dentro daqueles que lá estavam é que puderam participar.

E segundo o que me contaram, de manhã nas supostas captações para os mais novos foi o mesmo tirando facto de que eram ainda mais jogadores do que à tarde. Não houve captações nenhumas nem ninguém a avaliar seja quem fosse.

Se o sucesso de que falam é sobre o número de jogadores que apareceram não faz muito sentido porque era óbvio que existem muitos Sportinguistas que gostariam de jogar no clube do seu coração e mesmo assim acho que ainda poderiam aparecer mais.

De qualquer maneira para mim foi desorganizado e fraco, com muita pena minha porque estava com expectativas altas em relação a este evento.

Faço também referência para a falta de informação e disponibilidade para tirar dúvidas. Durante a semana que se passou enviei mails e mensagens tanto para o email do evento como na página do facebook para tirar dúvidas, para saber a organização, se tínhamos balneários e cacifos, etc e ninguém respondeu.

Obrigado pela explicação. :great:

:great:

Caro Grandpah,

Estando a colaborar com alguns elementos da secção, não posso deixar de pedir-te desculpa por algumas falhas de comunicação que tenham existido.

Em relação ao e-mail enviado, como deves imaginar, foram centenas de mails só nestes últimos 3-4 dias e face a este volume acabaram por haver alguns mails que não tiveram feedback.

Quanto ao evento, naturalmente que há muitas coisas que podiam ter corrido melhor, mas também nem sempre é possível ir de encontro às expetativas de todas as pessoas. Com tantas pessoas a participar e atendendo que era um Dia sobretudo de convívio, o mais importante foi proporcionar a possibilidade das pessoas participarem e jogarem basquetebol - embora haja situações a rever como indicaste.

Quanto ao concurso de triplos, obviamente que não era possível que participassem todas as pessoas. Em relação às captações, naturalmente que houve atletas observados e referenciados, mas repito que o mais importante neste evento era o convívio. E em diversos momentos realçou-se a realização de treinos de captação noutra fase.

SL

Mau seria se tudo tivesse corrido ás mil maravilhas
Acho que o Hugo tem razao , o essencial no Sabado era o convivio e voltar a conjugar as palavras Sporting e Basquetebol

SL

Hugo Malcato,

Eu até percebo a questão dos mails, foi só uma referência para na próxima vez disponibilizarem mais informação de maneira a a não haver necessidade de vos colocarem tantas dúvidas.

Em relação ao dia em si eu percebi que, principalmente para os séniores, era mais de convívio mas acho que nem isso houve muito. Pelo menos pelo que me apercebi do tempo que lá estive. Isto porque não houve nada que levasse a isso.
Ok jogou-se basquetebol entre todos mas foi demasiado pouco tempo para haver mesmo convívio.

Antes dos jogos, os que foram sozinhos estavam no seu canto e os que tinham ido com alguém estavam com esses mesmos. Sim depende das pessoas darem-se com outras mas podia ter havido maior organização no sentido de “forçar” a interacção entre todos. Houve com o jogo mas como foi pouco tempo e alguns só jogaram 1 jogo de 15 min foi basicamente chegar, jogar um pouco e ir embora. Para alguns se calhar nem valeu a pena a viagem se esta tiver sido longa.

Percebo que o tempo estava contado mas sabendo +/- o número de jogadores que ia aparecer e as suas idades, e como tal o escalão que iam jogar, podiam ter-se organizado doutra maneira para haver um convívio maior e mais tempo de jogo.

Estou a tentar apontar algumas falhas (do meu ponto de vista) para que a próxima vez seja melhor e que leve ainda mais gente ao evento. Se calhar fui demasiado duro a explicar-me e por isso peço desculpa.

De qualquer maneira estou muito contente por o Sporting voltar ao basquetebol e espero que tenha muito sucesso e que possa haver mais eventos. E força para quem está a lutar para que o basquetebol no Sporting seja possível. Tu, Hugo, estás incluído pela ajuda que estás a disponibilizar.

SL

Obrigado pelas dicas e sugestões. São SEMPRE bem recolhidas.

Desconhecia que estão a tentar reactivar a secção :clap: :great:

É uma modalidade que aprecio bastante e que pratico com regularidade!

[mod]Para comentarem a desistência dos campeonatos do porto façam-no aqui: http://www.forumscp.com/index.php?topic=20658.520[/mod]

Com esta desistencia dos corruptos do norte, abriu uma vaga no Campeonato. Será que não a poderiamos ocupar?

Não alimentemos a questão a possibilidade desta desistÊncia do FC Porto ser o possível regresso do sporting.

A secção irá iniciar a sua etapa pelos escalões de formação, sendo que irá ter também uma equia de seniores, mas femininos a partir de 2012/2013.

Quanto aos seniores masculinos, não será para o imediato.

SL

Peço desculpa se não for este o tópico correcto, mas tenho uma dúvida.
A minha irmã quer ir fazer os testes de basquetebol ao Sporting, uma vez que as captações são para a semana. Alguém sabe como funcionam as inscrições? Ou é só chegar lá no dia e fazer os “testes”?

SL