Basquetebol Masculino - Época 2025/2026

Isto não há por aqui “ses”. O prof. Luis Magalhães já se tinha reformado há 3 anos. Fez um favor ao clube em voltar. Agradeçam. Não há mais stresses. Nem tudo tem que ser rebuscado nem alvo de dúvidas e/ou ataques a este ou aquele.

9 Curtiram
  1. Claro que são argumento.
  2. Se se virar a agulha dos últimos seis anos para nos centrarmos na última época, levamos “cabazada” da escória lá de cima.

2025/26. Na sequência da dobradinha, com o plantel estabilizado, aposta-se em Kocho, Vagiannidis e Faye, este a “tirar o lugar” ao Alisson no “mercado de inverno”. Para cima de €20 milhões investidos neste trio de trambolhos. Enquanto isso, na escória lá de cima, reconstrói-se a partir quase da estaca zero. Corrige-se certeiramente na janela de “janeiro”. A melhor relação investimento-resultados já era.

O que é que não é verdade ?

Não é verdade que todos os treinadores das modalidades sabem o que podem pedir ou não ? Não sabem quais são os objetivos ?

Parece me que não percebeste o que escrevi .

Quanto ás barragens, o que é que isso significa ? Não cumprir as regras do clube ? Das sads ?
Quero lá saber o que se passa no meu vizinho, porque sou do sporting , que é diferente em tudo . Barragens só a de Castelo de Bode e da Aguieira , pois sou frequentador .

Eu por acaso já pensei que a SAD podia transferir uns milhões para as modalidades em caso de estarmos tão perto do sucesso europeu como no andebol. Mas atenção. As SAD são empresas cotadas. Se fizessem isso tinham que explicar aos accionistas e os gestores incorriam em processos criminais se alguém se lembrasse de os levar a tribunal. E nem chegava que o Clube tivesse a maioria na SAD. Sem aprovação prévia seria ilegal.

A ideia “uniformizadora” de “limitação” é, de facto, um logro. Por duas razões. Em primeiro lugar, é uma categoria “vazia” que permite todo o tipo de esquiva. “Limitações” também as experimentam os Guardiolas e Luis Henriques desta vida. Em segundo lugar, a sua falácia intrínseca revela-se plenamente quando utilizada como instrumento de cotejo entre modalidades. As “limitações” do basquetebol do Sporting são muito inferiores às “limitações” do andebol do Sporting, e estas, por sua vez, são inclusivamente inferiores às limitações que as secções de andebol dos rivais vivem.

Por essa via, sim. Mas tantas outras legais. Por exemplo: pôr a SAD a pagar rendas ao clube pela utilização dos equipamentos desportivos. Basta isso para gerar um fluxo financeiro que dota o clube de outra “elasticidade financeira” para aumentar os orçamentos das modalidades.

Agradeço ao professor pelo trabalho que fez. Nunca foi ele quem errou . Era importante ter alguém que contratasse jogadores bons profissionais. Apresentam -se mal fisicamente nos momentos importantes .

Orçamentos estão dependentes de receita. O basquetebol é a modalidade que faz menos receita. Tem alguns adeptos da TV e do forum . Modalidade que NUNCA esgotou o pavilhão.

Meu caro amigo. Não há qualquer tipo de logro ou de categoria vazia , no que diz respeito ao conhecimento orçamental que cada treinador tem na sua modalidade , porque os orçamentos , como é óbvio, têm limite , como limite tem a nossa vida , porque caso contrário éramos imortais . No inicio da conversa , tentei dar a minha opinião , acerca das dúvidas que pareceste ter , acerca da opção que o professor tomou . Eu, naquilo que escrevi , tentei dar a entender , que não foram as questões orçamentais , que motivaram a saída do professor porque ele sempre soube ao que vinha e, adianto eu, ajudou a preparar o futuro da modalidade , já sem ele , ou seja , daqui para a frente .

Todos os outros tecnicos com maior ou menor orçamento , tomando como baliza o orçamento do basquetebol , sabem o que podem esperar , o que lhes permite fazer e determinar objetivos.

Para concluir , devo outra vez enaltecer , que a campanha do basquetebol foi muito boa , pois ganharemos mais títulos do que os principais concorrentes , sendo que um deles não ganhará nada . Nem sempre os orçamentos ganham títulos . Parece me que os benfiquistas , já que referiste há pouco esse clube , devem tentar perceber como é que nós conseguimos e eles não .

Abraço

4 Curtiram

Ganhamos 2 troféus não sei como, portanto foi época positiva. Infelizmente continuamos a anos luz do carnide que tem plantel em fim ciclo mas chega facilmente para o tugão.

braga mudou de treinador

Dinheiro de clube e SAD não se mistura.

A SAD já todos os anos anda a lutar para ter contas positivas. E temos tido prémios ca Champions, o que ajuda. Ter a SAD a injetar dinheiro no clube para aumentar orçamentos em modalidades que não são, por si só, sustentáveis, é um problema acrescido.

O clube tem sim de pensar em formas alternativas de captar receitas, além da quotização e inscrições.

Não admira. A comprar Kochos, Vagiannidis, Fayes, Mangas, Pontelos, Koindredis, Bieles, Sotiris… Em quantas dezenas de milhões já vamos? Bem me parecia.

P.S. Embora preferisse uma solução puramente associativa, nem sequer defendo que a SAD deva subsidiar as “modalidades”. O ponto é o de que não é impossível. São opções. Mais disparatada parece-me ser a de que “vamos a todas”. Com o atual modelo de financiamento baseado no volume global de quotizações, “ir a todas” significa “ir a cada uma delas” com orçamentos significativamente inferiores aos que o Carnide assegura. O “dinheiro” não é tudo, mas é uma componente incontornável do êxito desportivo, sobretudo no longo prazo.

Comunicado

Por Sporting CP
2 de junho de 2026

Comunicados

Luís Magalhães

O Sporting Clube de Portugal informa que Luís Magalhães não continuará como treinador da equipa principal de basquetebol, após o término do vínculo contratual entre ambas as partes.

O Clube agradece-lhe pelo profissionalismo demonstrado ao longo do seu percurso, durante o qual conquistou um Campeonato Nacional, quatro Taças de Portugal, duas Taças Hugo dos Santos e uma Supertaça, desejando-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais.

https://x.com/SCPModalidades/status/2062112063992820056?s=20

3 Curtiram

O Prof. Apesar de adorar treinar, ja estava saturado. Aceitou voltar,para colocar o Sporting novamente a ganhar. E vendo os títulos ganhos com ele, percebemos a sua importância. Nesta segunda passagem, e esta epoca em especial, faltou dar armas a ele. O exemplo mais flagrante, um verdadeiro poste. Nao o tivemos, ainda por cima o Rui Palhares q dava para rodar lesionou-se, e o BJJ estourou.

3 Curtiram

O que interessa é a competitividade das equipas. Injetar mais dinheiro não é só por si uma solução. Como bem vemos nos nossos vizinhos de lado.

É preciso captar mais sócios e patrocínios.

Só o Alisson quase paga esses três. Quanto dinheiro fez o Sporting em vendas no verão passado? E se se fala de Kocho e Vagiannidis, que vieram nesse verão, porque não se fala no Suárez, que veio na mesma altura, ou no Alisson, que integrou o plantel no verão e deu o lucro que deu? E se se fala em Faye em janeiro, não se fala em Luís Guilherme por algum motivo?

Dizer que o Sporting pode fazer melhor no mercado, no futebol, é lógico - todos os clubes fazem. Fazer críticas a esta ou aquela contratação específica também é mais do que natural. Sugerir que o Sporting não investe mais nas modalidades porque gasta mal no futebol, quando nas modalidades concorre com clubes que gastam pior e ganham menos no futebol (e já agora, nas modalidades também…), é que é só estar completamente desfasado da realidade.

Sim, o Sporting, tanto no futebol como nas modalidades, tem tido uma política desportiva e financeira MELHOR do que os seus competidores e concorrentes. Não significa que ande a ser perfeita, que seja isenta de erros graves - como podemos e devemos apontar, como, no caso do futebol, os erros de análise Vagiannidis e Faye (Kocho pelo que custou e pelo que vale não considero um erro ao nível destes dois) - mas se alguém tem algo a aprender, são eles connosco e não o contrário.

O Prof sai por própria vontade, não à duvidas nem dramas sobre isso

Da minha parte, só há o lamento de na sua ultima época, não ter tido equipa para fazer mais.

Nem um poste NFL teve, nem um sexto ou sétimo NFL como até equipas pequenas tem.

Merecia melhor do que um plantel “coxo” e com jogadores forçados a fazer posições que não são as suas

https://x.com/Sporting_CPAdep/status/2062181013221003538?s=20

1 Curtiu