Aurélio Pereira

Penso que a contratação mais correcta ainda, e que era a cereja no topo do bolo, seria a do Senhor António Luis, pois segundo me informaram foi ele que montou toda a estrutura de funcionamento da Prospecção do lampiões. O Carraça e o Maruta beberam da estrutura que ele montou não só nos aspectos organizativos, administrativos, informáticos, mas tambem em planeamento.

Fiquei naturalmente muito satisfeito pela confirmação da contratação do Bruno Maruta. Se na área da formação de jogadores o Sporting continua a reinar, já na prospecção se observava uma crescente agressividade por parte do benfica. Muita dessa atitude se deveu à competência e entrega do Prof. Bruno Maruta. Trazê-lo para nós é um tiro em cheio. Enorme reforço.
Gostaria, ainda assim, que alguém que esteja “por dentro” descrevesse aqui no fórum qual o actual organigrama da Formação/Prospecção do Sporting e quais as alterações que implicou esta contratação.

[b]Aurélio Pereira aponta o dedo à FPF[/b]

Escassez de competição para os jovens leva responsável pelo recrutamento no Sporting a dizer que a Federação Portuguesa não pode só gerir as selecções

Aurélio Pereira está preocupado com o estado da formação em Portugal e teme pelo futuro dos clubes formadores e das selecções jovens, se a Federação não aprovar a reestrutu-ração dos quadros competitivos. “O futebol devia fazer uma reflexão para que se possa travar a importação de estrangeiros para a formação. O futebol e os jogadores locais têm de ser salvaguardados. O futebol tem força suficiente para dizer que as leis não podem ser feitas apenas para clubes com dinheiro. Hoje, qualquer equipa pode jogar com 18 estrangeiros”, explicou ao DN sport o director do Recrutamento do Sporting. E torce o nariz à promessa de verbas para a formação do presidente da Federação, Gilberto Madaíl. “Não sei onde quer chegar. O que sei é que a reestruturação dos quadros competitivos chega às assembleias gerais e é travado. Porquê? Porque dá despesa”. Ainda assim, aplaude um compromisso entre Federação e clubes para limitar o número de estrangeiros: “Seria bem-vindo porque tem de se fazer qualquer coisa para salvar o futebol. O futebol juvenil é sempre o parente pobre, e têm de ser os clubes a tomar a iniciativa. Os dirigentes não podem continuar a assobiar para o lado.” Mas qual é o problema? Exemplo: “Oficialmente, um jogador começa aos oito anos e quando chega aos 17, primeiro ano de júnior, não tem competição”, explica, enaltecendo a criação da Liga Intercalar. “Aí é que a Federação devia actuar, porque há clubes a fazer marcha atrás por falta de dinheiro.”

“A solução passa por repensar, logo à partida, os quadros competitivos. Nem sempre temos gerações de ouro”, explica. Aurélio Pereira não tem dúvidas de que “os jogadores portugueses tornaram-se menos competitivos porque aos 17 anos não jogam. É preciso criar condições e dinheiro”. Os sub-21 estão a pagar essa factura? “Claro, nitidamente. Não é só criticar o seleccionador de sub-21 porque Portugal não se apurou, mesmo tendo jogadores na selecção A. Os Couceiros e os Caçadores é que pagam a factura e são incompetentes?” Por isso, espera que “Carlos Queiroz tenha tempo para ajudar, para que amanhã não se dê o desencanto de quem está a formar, que gasta e não recebe. Então para quê ser formador?” E remata: “A FPF não pode ser só a instituição que gere as selecções nacionais. É muito pouco para um organismo que tutela, tem utilidade pública e obrigações para com o desenvolvimento do futebol.”


[url]SAPO - Notícias de hoje atualizadas ao minuto

Grande Senhor!
Aurélio Pereira,

Infelizmente tudo tem um fim, e o ciclo SCP do Srº Aurelio Pereira está a chegar ao fim, sendo o seu sucessor um zero comparado com o mesmo.

Pena tenho… aliás… muita pena que esteja a mudar a Formação do SCP… e para pior :frowning:

Este sim é o Senhor Formação, e como o mesmo afirmou na entrevista, ele próprio geria os problemas dos jogadores jovens, acompanhava e fazia-os crescer. Que acontece hoje no SCP quando existem problemas? Nada… entram os interesses pessoais, desperdiçam-se jogadores, etc… Que prospecção existe? Que politica de Formação?

Ao nível das aquisições e prospecções do SCP é com enorme tristeza que vejo o tipo de contratações que estão a ser feitas para as camadas jovens, sem qualquer critério! Vão Senhores pagos pelo SCP para o Brasil em Dezembro??? ( Verão no Brasil) durante um mês para ver novos talentos, depois vêm 30!!! sim… são mesmo 30 jogadores à experiencia para as diversas camadas jovens… E que talento têm esses jogadores??? muitos deles não sabem parar uma bola!
Para que queremos jogadores estrangeiros nas camadas jovens? que mais valias trazem? o SCP não precisa… formámos os melhores jogadores do mundo… temos talento nas camadas jovens para isso, agora alguém que faça essa gestão de pessoal, alguém que não crie conflitos entre os miudos, que os apoie, que os valorizem.

Para confirmar o que digo… vejam o que aconteceu o ano passado nos juvenis? ficámos em ultimo!!! por que será? será que o Sr Luis dias e o Sr Jean Paul conseguem responder??? talvez…
Não é a colocar brasileiros nem estrangeiros sem qualquer qualidade ( Renato) no lugar que jogadores com credenciais dadas, retirar jogadores de convocatórias sem qualquer justificação que se fazem equipas.
Então no inicio da época humilha-se um plantel valorizando um jogador (dispensado este ano para o Braga) para depois no fim da época não colocar o rapaz a jogar?Troca-se os lugares dos jogadores só para se encaixarem os estrangeiros?? é esta politica que temos?

Então há jogadores que jogam numa posição desde as escolinhas, fazendo todos os escalões nessa posição quer na selecção quer no clube, e depois chegam “contentores” de estrangeiros e esses jogadores adaptam-se!?!?!?! onde já se viu?

E nos juniores? para que 8 … sim 8 jogadores estrangeiros que estão à espera de certificado para começarem a jogar em Dezembro? Que vergonha foi esta de na Liga intercalar deixar de fora Wilson Eduardo para jogar um Romario Silva que está a experiência??? Para quê??? termos mais um Ronny?
Então o ano passado o SCP foi obrigado a recorrer aos juniores para um avançado… e chama o Luis Paez que era suplente??? e o Wilson Eduardo? será que convinha a algum empresário ou funcionário do SCP responsável pela formação? se calhar…

Será por estas situações que vimos o SCP ser ultrapassado nas seleções por outros clubes ao nível das convocatórias?

Infelizmente muitas são as situações que podia aqui falar…mas o mais importante é estarmos atentos ao que se está a fazer no SCP… dentro de um par de anos não lançamos ninguém na formação, vamos estar pior que o SLB.

Deixo aqui uma pergunta para todos os Sportinguistas… que faz Manuel Fernandes, Litos, Carlos Xavier fora da academia? porque temos de ter benfiquistas no SCP, sem qualquer tipo de Alma…

NOTA: Falo com conhecimento de causa ( às vezes mais valia não saber :()

Saudações Leoninas,

MD

Como eu te compreendo… e mais não digo. :-X

Podia ser um bocado mais concreto…

Criticar a aposta em estrangeiros dessa maneira não me parece muito correcto, afinal de contas quem pode garantir que se vai conseguir aproveitar uma maior percentagem de portugueses do que de estrangeiros? Os estrangeiros são como os Portugueses, uma % é boa, e outra é menos boa. Victor Hugo Golas, Gregory Garza, Alexis Quintulen, Altair Junior, Cristian Ponde, Antoninho Silva, Rabiu Ibrahim, Eric Dier, etc será que são todos assim tão maus?

Porque jogou o Romário Silva em vez do Wilson Eduardo? Porque o Wilson vinha de lesão e inclusive tinha sido dispensado da selecção alguns dias antes e andava a coxear um pouco na Academia no fim de semana anterior.

Exactamente em que selecção é que o Benfica tem mais jogadoes que o Sporting? Aliás, excepto em casos excepcionais (geração de 1989) não vejo onde é que o Benfica tem um lote de jogadores superior aos do Sporting. Até na geração de 1993 do SLB o Sporting consegue meter mais atletas na selecção e a ver vamos para o ano quando as gerações de 96 (fortissima a do SLB) tiverem jogadores para irem às convocatórias da AFL.

8 estrangeiros nos juniores? Ok, quem são eles? 1) Amidu Baldé, 2) Gregory Garza, 3) Matheus Silva. Admito que me possa estar a esquecer de algum, mas 5?

Renato Neto? É assim tão mau jogador? Era bom que fossem todos tão “maus” como ele.

Quanto ao Cédric, ele mudou de médio centro para lateral porque o Sporting tem um vasto leque de médios centro (André Santos, Adrien, Amado, André Martins, Rabiu Ibrahim, Diogo Rosado, etc) e o Cédric teria pouquissimas hipóteses de chegar aos seniores do Sporting na posição de médio. Agora como lateral direito terá muito melhores hipóteses, até porque o Sporting não tem grande tradição de formar laterais direitos e o Cédric cumpre muito bem nessa posição.

Os melhores cumprimentos

Penso ter sido mal interpretado…

não estou a criticar a aposta em estrangeiros… mas sim a aposta em jogadores sem qualidade a preço a elevado. Concordo quando é afirmado " Os estrangeiros são como os Portugueses, uma % é boa, e outra é menos boa" só que o custo de um jogador estrangeiro não é o mesmo que o custo de um jogador português, o risco não é o mesmo… e o SCP aposta na formação para reduzir custos… não para isto…

Claro que jogadores de qualidade são sempre bem vindos… com o por exemplo Rabiuh, Cristian Ponde (embora estrangeiro foi observado cá com calma), em relação aos restantes que foram nomeados sem muito esforço encontramos muito melhores nos respectivos planteis.

Em relação aos extrangeiros que estão nos juniores não falo dos que lá estão… mas sim dos que estão para serem inscritos… e juntanto aos que existem… para que???

Ricardo Neto? penso que a melhor resposta é ver com atenção este jogador… que controlo de bola tem? que precisão de passe? e visão de jogo? qual o seu ponto forte? o fisico? de q serve se não há “talento”? quantos jogadores que estão no SCP queres melhor que ele?

Quanto à utilização de Romário Silva preterindo Wilson… quem diz wilson diz restantes jogadores que jogam e treinam todos os dias e que fazem parte do plantel… experiências é nos treinos…

Ao nivel das selecções, deixo aqui uns apontamentos para consultarem com mais atenção:
Sub-17: Quinta-Feira , 23 Outubro 2008
FC Porto: David Bruno, Hugo Sousa, Maia, Sérgio Oliveira e Telmo Castanheira; 5
SL Benfica: André Dias, Bruno Barros, Ruben Pinto e Tiago Romeira; 4
Sporting CP: Afonso Taira e Mauro Antunes; 2

Sub-18: Quinta-Feira , 16 Outubro 2008
FC Porto: Alex, Cardoso, Pedro Pires, Ricardo Dias e Rui Caetano; 5
SC Braga: Januário Jesus, Nuno Valente e Tiago Gomes;3
Sporting CP: Alex Zahavi, Cédric Soares e Luis Almeida; 3

é a isto que me refiro… podem consultar as ultimas convocatórias.

No entanto a minha critica incide nas pessoas e como esta a ser gerido a Formação do SCP, pois não há apoio, entreajuda, nem está a ser colocado o SCP à frente dos interesses pessoais. E isso sim me deixa triste como sócio, adepto e verdadeiro Sportinguista.

Saudações Leoninas

Podia dar alguns exemplos?

E quem são esses 8?

Deixe-me ver se percebi, o próprio Aurélio Pereira disse que o Renato Neto é muito bom jogador, mas pelos vistos…

Meu caro amigo, você não sabe minimamente do que está a falar. Esta última convocatória sub17 é para fazerem experiências, até porque o Mauro Antunes que me lembre nem nunca foi convocado para os sub-16 ou sub-17 e o próprio Afonso Taira tinha desaparecido das convocatórias e foram os 2 chamados para serem testados (David Bruno, Tiago Romeira, Bruno Barros, etc mas algum deles tem a minima hipótese numa “convocatória a sério”?). Se for a ver as convocatórias irá descobrir que o William Carvalho, Miguel Serôdio, Rui Coentrão e João Figueiredo são habituais nestas andanças.

O Filipe Paiva, Januário Jesus e Diogo Ribeiro estão também nessa convocatória, os 3 eram atletas do Sporting na época transacta e o Diogo Ribeiro ainda é atleta do Sporting, se for a somar todos o Sporting teria 6 atletas, somando o Mário Rui (que já está nos Sub18) o Sporting teria 7. Se somar o Nuno Reis, teria 8.

Vamos por partes, o Mário e o Januário sairam devido a motivos disciplinares.

Filipe Paiva saiu porque não teria hipóteses de jogar muito nos próximos 2 anos (situação semelhante ao que aconteceu com o Pedro Miranda) e que eu saiba ele perdeu o lugar para 2 portugueses, Nuno Reis e Ricardo Alves.

O Nuno Reis poderia aqui estar mas já joga no escalão acima. Quanto ao Ruben Luís, ele perdeu o seu lugar na selecção desde os sub17 portanto não vejo qualquer lógica em pensar que o estrangeiro Golas lhe pudesse ter custado o lugar na selecção.

O Mário Rui é do Valência mas 25% do seu passe pertence ao Sporting.

Olhe, por exemplo, o Renato Santos não perdeu lugar para os estrangeiros no Sporting (pelo contrário) e no entanto ele nem sequer vai à selecção.

Com os melhores cumprimentos

Caro… pelo que vejo e com todo o respeito pela sua opinião, noto que não se está a discutir a mesma coisa… assim como os mesmos interesses.

Em relação ao nomes apresentados basta ver os jogos de forma imparcial para perceber que qualquer um dos medios existentes na equipa de juniores do SCP é melhor jogador que o Renato Neto… já reparou que só quem tem interesse que ele seja bom assim o acha?? Numa das suas próximas visitas à academia para ver os jogos dos juniores… esteja mais atento à avaliação independente das centenas de adeptos que vêm os jogos.

Quantos às convocatórias como é logico dei-lhe exemplo das ultimas convocatórias mas se analisar bem a evolução virá como é.

Palavras suas:

“Filipe Paiva, Januário Jesus e Diogo Ribeiro estão também nessa convocatória, os 3 eram atletas do Sporting na época transacta e o Diogo Ribeiro ainda é atleta do Sporting, se for a somar todos o Sporting teria 6 atletas”.

Aqui está a admitir parte do que me refiro… “3 eram atletas do Sporting” … “e for a somar todos o Sporting teria 6 atletas”

palavras para quê.

No entanto o que defendo é que tenhamos um SCP com pessoas com paixão ao clube, que coloque os interesses do clube à frente dos pessoais, que é assim que os Sportinguistas gostam do Sporting e não acontecer o que está a acontecer.

Porque gastamos dinheiro desnecessário com contratações banais?

Agora sinceramente e de modo imparcial… para cada estrangeiro no SCP não consegue arranjar um português igual ou melhor??? certamente consegue :slight_smile:

Saudações Leoninas.

Meu Caro Academia de Talentos,

Talvez me consiga esclarecer em relação a um jogador que era dos juniores o ano passado e que este ano nao vejo no plantel,falo de um Romeno que era junior de 1ºano(penso eu). Foi dispensado? É que nao vejo no plantel no site.

SL

Boas…

penso que esse romeno a que te referes era o lateral direito ne? a ultima info que tive é que ouve para lá um desentendimento entre o empresario-jogador-scp… depois ao certo não sei o resultado final…

Saudações Leoninas

O Rapaz de quem tão a falar penso que seja o Mihai Radut(18 anos) , e segundo o zerozero , ele ainda faz parte do plantel … a verdade é que no site oficial do Sporting não há referencia a ele no plantel desta época dos Juniores(algo que até se pode considerar normal visto que aquele site pouca actualização vai tendo , visto que faltam ainda alguns nomes no plantel que está lá dos Juniores) , va-se lá saber porquê , e tambem é verdade que não tem estado nos jogos que a equipa já realizou(pelo que vou vendo nas crónicas através do site) .

Edit : vi uma crónica de um jogo de preparação frente ao Torreense dos nossos juniores de à dois(quase 3) meses atrás , e ele jogou nesse jogo . Mas é a tal coisa , dai pra cá … não sei o que pode ter acontecido … se tá lesionado , se já não é jogador do Sporting etc . enfim …

Obrigado pelas informações.

SL

Peço desculpa por prolongar o offtopic mas também acho que o Radut já não está no Sporting. Não que me importe muito com isso, nunca me pareceu ter qualidade suficiente para cá estar. Assim há mais espaço para o Cédric jogar e crescer.

Mais tarde ou mais cedo a questão da contratação de jogadores estrangeiros para as camadas jovens viria à baila.
Sejamos sintéticos. A prospecção de jovens talentos como a conhecíamos terminou. A capacidade do Sporting lançar as redes a “canteras” estrangeiras pode ser um trunfo importante. Aprender a movimentar-se fora de portas com a mesma sagacidade com que o fazemos em Portugal pode trazer enormes mais-valias ao Sporting. Acontece que, por razões óbvias, é mais difícil. E, sobretudo, dá muito mais nas vistas trazer meia dúzia de estrangeiros para fazer experiências em Alcochete que, no final, não jogam melhor dos que lá estão, do que receber 20 ou 30 portugueses com o mesmo jeito (ou falta dele). Resumindo: a contratação de jovens jogadores estrangeiros é uma fatalidade. O problema é o que devemos fazer com eles, como os devemos integrar, sem prejudicar aquilo em que já provámos ser melhores que os outros: formar grandes jogadores portugueses. Uma coisa não deve anular a outra.

Não é uma fatalidade, é uma escolha. Existem muitos outros clubes com camadas de formação que escolhem precisamente não contratar estrangeiros ou até contratar apenas pessoal de áreas geográficas próximas.

Pois há. Olha eu conheço o Murça que não tem expectativas - a curto prazo, pelo menos - de alargar a prospecção além fronteiras.
Agora pensar que clubes como o Sporting ou Benfica não vão ampliar a base de recrutamento fora de portas, só por inocência.
Até dou de barato que pudesse existir alguma resistência inicial - que não existe -, mas terminaria no preciso momento em que o rival descobrisse uma pérola baratucha no estrangeiro. Escolha? Opção? Estratégia? Chama-lhe o que quiseres. Fatal? Ah, isso não duvides.

Eu não contesto que se tragam estrangeiros. Até acho bem que se aposte no mercado brasileiro e africano. Agora, acho que só deviam vir aqueles que fossem realmente promissores, os que pudessem mesmo fazer a diferença. E apenas para as posições onde não se vê ninguém que a médio/longo prazo possa chegar à equipa principal (como ponta de lança, por exemplo).

Agora, trazer Vinicius Golas, Radut e derivados… >:(

Certo, Amigo, mas não é fácil. Repara que das largas dezenas de jovens jogadores portugueses que passam por Alcochete só conseguimos elevar à equipa principal 1 ou 2. E há gerações inteiras que nem um deixam para amostra! Também acho que com os estrangeiros devemos ser mais exigentes à partida. Não devemos é pensar que a tendência se inverte. Portugueses ou estrangeiros serão sempre mais as desilusões que os casos de verdadeiro sucesso. Mesmo quando se paga bom dinheiro por miúdos - como fez o Sporting com o Rabiu e o Quintulén - os resultados não estão garantidos.