Aurélio Pereira

Assim há 1ª vista não acredito que tenha lugar na estrutura consolidada do Sporting que já está implementada desde há muito com os resultados conhecidos, no entanto nestas coisas nunca se sabe. Não me parece que Bruno Maruta tenha em sua posse um conjunto significativo de jogadores promissores referênciados que o Sporting desconheça, hoje em dia esses miúdos estão referênciados pelos 2 clubes, é tudo uma questão de quem chega primeiro. Acredito sim que alguns miúdos estivessem apalavrados para o benfica e que agora com a sua saída esses processos talvez tenham sofrido um grande revés. Acredito mais num Bruno Maruta no porto ou no emergente braga de Luís Dias do que própriamante no Sporting, mas os próximos tempos trarão novidades e definições a este plano.

[b]Retrato de corpo inteiro[/b]

Aurélio Pereira esse “quase” desconhecido…

Nome : AURÉLIO DA SILVA PEREIRA
Naturalidade : SOCORRO-LISBOA
Estado Civil: CASADO
Data de nascimento: 1-10-47

Jogador do S.C. Portugal nas épocas de 1963 e 1964 inicia a sua carreira de treinador no C.Futebol Benfica em 1971. Em 1973 ingressa no Sporting como treinador-adjunto da categoria de juvenis com Hilário.
Em 1974/75, já como treinador principal dos iniciados é campeão. Nesta categoria foi campeão por 4 vezes e conquistou vários torneios. É também responsável das escolas vencendo quase todos os torneios em que participa.
Em 1980/81 passa a treinador principal dos juvenis e nessa época é responsável pelos juniores na fase final. Foi durante vários anos colaborador das selecções nacionais de juniores, juvenis e iniciados na F.P.F. 
Actualmente é o responsável pelas selecções distritais da A.F.L e dos juvenis do S.C.P ostentando o título de campeão da época passada. Venceu também o torneio internacional de Le-Mans batendo o Nantes na final.

O treino, o que é?
Um artigo de A. Pereira

O treino desportivo é um problema sério e complexo que exige estudo, conhecimento e sua aplicação, e que não se enquadra com atitudes superficiais e métodos ocasionais.
Paralelamente ao termo "Treino Desportivo" utiliza-se  o termo "Preparação do Desportista". Ambos os conceitos são muito parecidos no seu sentido, mas não são equivalentes.
O treino desportivo tem como um dos seus objectivos obter um rendimentro desportivo máximo. A preparação de uma equipa para a competição desportiva pretende conseguir que todos os atletas sejam capazes, individual e colectivamente de resolver as situações que enfrentam durante a competição, procurando obter a vitória definindo-se, para tal como metas a atingir:

a) domínio das técnicas e das tácticas;

b) adaptação do organismo aos esforços intensos solicitados pela competição traduzida na elevação das capacidades de trabalho físico e na aquisição manutenção e desenvolvimento das qualidades atléticas de velocidade, força, resistência, flexibilidade, coordenação;

c) habituação progressiva dos atletas às exigências psico-emocionais da competição.

É no treino que os practicantes se habituam ao exercício físico intenso, à execução das técnicas e à interpretação das tácticas, que as suas capacidades são aumentadas, que se aproveitam as aptidões orientando os practicantes para o desempenho das funções que mais se ajustam às suas características.
O treino desportivo procura pois estabelecer pelos seus efeitos, uma adaptação do indivíduo às condições que lhe são impostas pelo treino e pela competição, de modo a assegurar uma eficiência máxima com um dispêndio mínimo de energia, e uma recuperação rápida, isto é, que o atleta se apresente em condições de participar nas competições com maior eficiência, durante mais tempo com menos fadiga.

Treino

  • é todo o processo que visa desenvolver as capacidades de trabalho do organismo provocando modificações progressivas fisiológicas e funcionais que caracterizam um indivíduo treinado quando em confronto com um indivíduo não treinado;

  • que influencia e amplia as capacidades anatómicas, psicológicas, técnicas e de domínio do corpo;

  • que estabelece hábitos, impede reacções desfavoráveis e aproveita aptidões, com a finalidade de atingir com o máximo de rendimento e sob um regime de economia do esforço e da resistência à fadiga, resultados positivos de acordo com uma previsão anterior.

O treino cada vez mais exigente reclama uma acção diária.
Quadro comparativo que caracteriza a diferença entre um indivíduo treinado “desportista” e um indivíduo não treinado “sedentário”.


Desportista Características Sedentário


Maior Volume do coração Menor

Menor Trabalho do coração Maior

Maior Elasticidade dos vasos Menor

Rara Arteriosclerose Frequente

Rara Insuficiência coronária Frequente

Rara Arritmia Frequente

Retirado da edição Nº 2 da publicação NovoDesporto de Fevereiro de 1984.

Citação de: barbicane em Agosto 12, 2008, 11:01
Digamos que era o Aurélio Pereira do Benfica e que, contra todas as expectativas, saiu de lá.
Foi o grande responsável pelo impulso que o Benfica conheceu nos últimos anos, sobretudo na área da prospecção.
Diz-se nos mentideros que está a caminho do Sporting mas, na realidade, pode não passar de um rumor.
Nem sei até que ponto a sua integração na nossa estrutura seria fácil ou oportuna. Sei apenas que se trata de um elemento de grande competência e que transporta consigo um conjunto de referências de jovens jogadores que pode ser valiosíssimo.

Pelo que sei e sei alguma coisa não foi ele que deu o impulso que o Benfica teve muito menos pode haver uma comparação com o nosso Sr. Aurelio Pereira. Quem deu o grande impulso foi outra pessoa que já saiu o ano passado com a implementação e montagem de uma rede de olheiros pelo pais todo. Acrescentou ainda um programa informatica que dava resposta a todas as necessidades organizativas em Jogos e Jogadores.

E que se chama…? ;D

António Carraça

Não é o António Carraça. Esse era o Chefe. O tipo pelo que sei e mais importante na organização era um tal António Luis. Esse é que fez um trabalho profundo e que montou tudo o que tem a ver com a prospecção do Clube.

Carraça e Maruta sim…eram uma espécie de pesos pesados. Qt a esse António Luís nunca ouvi falar, mas acredito que seja como dizes.

Goyaaté o Maruta funcionava em função da estrutura que foi montada nisso não tenhas dúvidas. Era ele que contactava com os miudos que entretanto eram identificados pelos obervadores e Prospectores. Dou-te uma indicação precisosa. Desde que saiu esse Luis, acabou o Carraça e acabou o Maruta. Só se aguentaram 1 ano.

Para todos os efeitos o Bruno Maruta era o Coordenador da prospecção para o futebol de formação do Benfica.
Como tal, parece-me redutor qualificar as suas competências do modo como o fazes. Coordenar, acredito eu, deve significar mais do que contactar miúdos. Para além disso as reacções vindas do seio da formação do Benfica a propósito da sua saída, só por si, atestam a competência do Maruta.
Quanto ao António Luís Monteiro foi sem dúvida um elemento fulcral na sistematização e organização implementadas na metodologia do DP do Benfica. Também acredito que a sua saída se enquadre na misteriosa onda de dispensas que se vive por aqueles lados.

Uma má língua:

Para quê é que o benfas precisa de prospecção e formação?
Para isso já tem o Sporting… :twisted:

Grande entrevista , de um homem a quem o SCP deve muito.
Este sim merece ser reconhecido por serviços prestados , infelizmente muita gente nem o conhece e outros até fingem não conhecer .
Qto a formação do SCP a grande diferença para os outros clubes , é que eles aceitam qq coisa e não sabem fazer a integração de miudos com 6 7 ou 8 anos .
Pessoalmente estou ligado a uma equipa técnica de 1 clube e posso dizer que o ano passado enviamos directamente 2 miudos para o benfica e segundo informações penso que 1 estará com contato assinado para o FCP daqui a 2 ou 3 anos e outro está sob vigilancia.
Porem quanto ao caso do benfica que conheço melhor , um deles até podia ser que viesse a ter algum futuro , mas como eles fazem tudo a pressa não resulta em nada .
Quando começaram a “forçar” os miudos a ir para o benfica , 1 deles eu já o tinha na mira para o SCP , mas resolvi deixar andar pelo menos mais 1 ano , uma vez que tinha 6 anos e é fácildestacar-se no meio de outros miudos franzinos , mas jogar de igual para igual é outra coisa.
Como sou dos principais defensores da formação , utilizo alguns critérios próprios de avaliação , a começar pela mentalidade e pelo caracter , assim e qd me pediram opinião sempre fui contra deixar os miudos irem para o benfica um por causa da atitude e outro pq era mto novo poderia ser compicado , assim e para não alongar muito , o que aconteceu foi que o mais velho já foi e voltou 3 vezes ao benfica , ou seja chega lá fica 1/2 duzia de meses e depois volta , passado algum tempo vão busca-lo outra vez , qtº ao mais pequeno da ultima vez que jogamos contra eles , foi que em vez de ser um talento em evolução passou a ser “+1” no meio de muitos uma vez que passou o suplente menos utilizado e parece que deixou de ter explosão qd entra em campo que era o que o tornava especial.
Isto para explicar que tb não é facil em virtude dos proprios clubes e massas associativas que exigem logo resultados qd os miudos chegam as equipas “A” , e que não é o caso nesta grande instituição “SCP”.
Penso que não existe mais nenhum clube , pelo menos na Europa , que aceite com tanta facilidade a integração dos seus jovens da formação na equipa principal e que os seus adeptos , lhes deem tanto apoio e tenham tanta compreensão como no nosso clube.
OBRIGADO AURÉLIO PEREIRA
SCP SEMPRE!!!

Então aconselha os teus melhores jogadores a irem para o Sporting: é melhor para eles e melhor para o Sporting.
Se tiveres aí algum potencial abre-latas, 1 lateral direito e 1 lateral esquerdo, a malta agradece!

Ora aí é que está! Muito bem observado.
É o que eu venho a dizer há tanto tempo e é o que distingue o sucesso que nós (Sporting) temos conhecido no que ao lançamento de jovens diz respeito. Ou seja: a formação de um jovem jogador prossegue para além do escalão de juniores A; a formação pode e deve prosseguir no contexto do futebol profissional em articulação com o trabalho feito anteriormente. E se falamos de formação falamos de aprendizagem, e se falamos de aprendizagem falamos do espaço para o erro e respectiva correcção.
Enquanto nós, Sportinguistas, conseguirmos continuar a aceitar a integração dos processos formativos no seio do nosso futebol profissional, iremos, certamente, prosseguir no lançamento de grandes talentos para o futebol português e não só.
É isso que nos tem distinguido. É essa a nossa vocação.

Então aconselha os teus melhores jogadores a irem para o Sporting: é melhor para eles e melhor para o Sporting.
Se tiveres aí algum potencial abre-latas, 1 lateral direito e 1 lateral esquerdo, a malta agradece!
[/quote]

É o que tento fazer , porém as vezes não é facil mostrar aos “papás” que os seus “Ronaldos” não deverãio ter uma ascensão tão rápida qt eles pretendem , pq a nivel de formação não é bom para eles.
Porém conforme explica o Aurélio Pereira , no Sporting só há lugar para 3 tipos de atletas…
Qt. aquilo que me falas , tenho neste momento 1 atleta em vista que este ano será Infantil A penso eu , que se destaca , já mesmo entre os colegas , porém aguardo ainda este ano para ver a afirmação desse atleta , que é um lateral direio concretizador e joga um pouco ao estilo do Abel. Qd vejo o miudo jogar faz-me logo lembrar o Abel , só que este tb acerta na baliza, e atenção que este comentário não é depreciativo para o Abel , um jogador de quem gosto muito , que não é uma vedeta internacional , mas qd esta nos seus dias é praticamente imbativel na sua posição. Qt.º ao lateral esq. tenho 1 que com 7 anos este ano já vai ser titular na equipa de infantis B e que tb joga a estremo esquerdo e que fui eu que o pus a jogar a bola. mas ainda só tem 1 ano de formação em fut 5 e 7 e acho que ainda é cedo para o colocar com tao altos niveis de exigencia , pq mentalmente ainda é muito miudo, mas pode vir a ser um excelente lateral esq…(PS: Só tem um problema é ser o benfica) o que torna a coisa mais dificil , pq um miudo com 7 anos não tem noção que o melhor sitio para crescer futebolisticamente é em Alcochete , tenho a esperança que se possa vir a concretizar , por a mão ser do SCP , mas tudo isto estará sempre condicionado à evolução do atleta este ano.
Mas todos estes processos requerem tempo
SCP SEMPRE!!!

Óbvio, mas se for esquerdino tem sempre mais possibilidades do que os destros. . .
Era o que vinha mesmo a calhar sair agora da formação, 2 laterais: o lateral direito tipo um Abel com mais classe (também aprecio imenso o Abel) e o lateral esquerdo com um pé esquerdo tecnicamente irrepreensivel, bom a defender e bastante ofensivo tipo o lateral esquerdo da selecção olímpica do Brasil. . .

Assim de repente terás uma boa opção na próxima época para lateral esquerdo(Tiago Pinto). Deposito esperanças neste rapaz, já tem experiência de 1 época na 2º liga B, tendo sido titular absoluto no olivais e moscavide. É uma liga de fraco cariz técnico mas de grande incidência física e onde um jovem inexperiente pode completar a sua formação aprendendo as matreirices todas do ofício[lembram-se de como os nossos miúdos da extinta equipa B se viam aflitos neste mesmo campeonato, pois as outras equipas tinham jogadores bastante mais velhos e experientes].

Na sua 2ª época de sénior o Tiago irá experimentar no trofense a 1ª liga, vamos ver, às vezes é preciso sorte em ter 1 treinador(Toni) que aposte nos jovens, mas estou confiante pois as qualidades do atleta estão lá. Não é importante que o rapaz seja titular nos primeiros tempos, nem estou à espera que isso aconteça, mas que este tenha oportunidades e que vá ganhando o seu espaço e durante a época possa se afirmar. O Tiago é um lateral esquerdo muito ofensivo, raçudo e com um pé esquerdo extarordinário, tb faz a posição de médio esquerdo, por isso é menino para fazer o corredor todo. Há 2 épocas no jogo da fase final de juniores na Academia frente ao porto, assisti a uma arrancada do Tiago Pinto desde o seu meio campo e em velocidade e dribles passar por 4 a 5 atletas do porto entrar na área e marcar golo. Os colegas foristas que assistem aos jogos na Academia podem confirmar isso mesmo.

Numa entrevista recente o Tiago falava da sua época no moscavide, deixou clara a ideia de que teve que trabalhar a sua componente defensiva, pois a este nível competitivo os treinadores e equipas trabalham para os pontos, para ganhar o pontinho, ao contrário dos juniores que não têm esse nível de preocupação, apesar dessa área ser tb trabalhada. Penso que o Tiago tem reunidas as condições para voltar ao Sporting pela porta grande, tal como é o seu desejo.

[url]http://ww1.rtp.pt/desporto/index.php?t=Por-muito-pouco-pai-e-filho-nao-se-cruzam-nos-relvados.rtp&article=155755&headline=37&visual=17&Top=21[/url]

Para a lateral direita será 1 erro se o Sporting contratar 1 atleta nas próximas 2 épocas, pq temos um jogador extraordinário para esta posição nos juniores, refiro-me a Cedric Soares que tb pode fazer a posição de médio interior ou Nº10. É um jogador de grande qualidade, excelente técnica e muita velocidade, grande visão de jogo, forte no 1 para 1 e a defender é muito díficil passar por ele, direi mais para jogar em qualquer 1 destas posições com grande nível, já dá para ficar com um “get the picture” do miúdo.
O Cedric este ano é junior de 1º ano, embora como juvenil já tenha sido convocado e jogado algumas vezes pelos juniores, este ano vai ser titular de caras, e não são muitos os juniores de 1º ano que conseguem logo impor-se na equipa. Este vai ser uma das próximas pérolas, não tenham dúvidas, só é pêna e como já foi dito aqui por foristas “talvez se tenha perdido um grande médio para se ganhar um grande lateral”.

Pos acaso o lateral esquerdo que te falei é mesmo esse tipo de lateral , que faz praticamente todo o corredor , porem como deves compreender com 7 anos não tem cultura tactica para estar o jogo todo sempre a fazer isso , para isso tenho um extremo esquerdo que compensa na perfeição o lateral , chergando os dois a alternar completamente sozinhos uma vez que qd sou eu a comandar a equipa ( e faço-o ) algumas vezes , os dois sabem que eu não me preocupo com a ala esquerda e já nem tenho de lhes explicar nada.
Qt. ao lateral direito que falei esse sim já é um pouco mais velho e se continuar a evoluir conforme parece pode tornar-se um caso sério… e alem disso este tem a vantagem de sentir a “camisola”.
SCP SEMPRE!!!

Penso que terá toda a razao , qt ao Tiago Pinto e qt. ao Cedric , mas não me parece que estes vão ser opção nas próximas 2 temporadas , senão vejamos , o SCP acabou de investir no Grimi , tem o Ronny e ainda o André Marques e pode utilizar o Caneira quer na esq. quer na direita.
Para a lateral direita tem o Abel e o Pedro Silva , tem portanto 3 opcões para cada uma das laterais , e nenhum destes jogadores acaba o contrato tão depressa , por isso ambos os jogadores irão demorar algum tempo a aparecer.
E não me digam que o Ronny não serve , pq isso não existe , ele é um activo do SCP e como tal tem de ser rentabilizado , se devia ou não ter sido contratado é outra conversa , mas uma vez que está cá tem de fazer parte dos planos do Paulo Bento , e além disso se virem os jogos do Ronny antes de vir para o SCP percebem que não é nenhum tosco.
Agora ambos os miudos têm uma vantagem , jogam no SCP que está mais habituado a lidar com estas situações , e sem duvida têm a sorte da equipa A ter um treinador que não tem medo de apostar nos jovens , mesmo que eles possam falhar.
Principalmente por isto é que sempre defendi a continuidade do Paulo Bento , por esta capacidade de catapultar os jovens para a equipa principal.(Claro que a matéria prima tem de estar lá , e aí entra em campo o Aurélio Pereira).
SCP SEMPRE!!!

Confirmo! Último jogo do campeonato quando o Porto já era campeão. Por isso, estava em causa a honra. Grande jogo do Daniel Carriço, grande jogo do João Martins, grande jogo que eu julgo que se chamava (Sebas)tião e que com pena minha foi dispensado e grande jogo do Tiago a defender e sobretudo a atacar. O golo é fabuloso onde ele finta tudo e todos para atirar para a baliza à saída do guarda-redes.

Então mas já contaste o número de jovens que entraram para a quipa principal, jogando com alguma regularidade, desde que Paulo Bento é treinador? Eu conto 2, Djaló e Pereirinha, em quase 3 anos… então isso é que é capacidade de catapultar os jovens para a equipa principal?.. Estou sempre a aprender. ::slight_smile: