Nessa hipótese, partindo da tese que este requerimento não tem efeito por não se ter anteriormente verificado em AG a existência de Justa Causa, o pedido seria indeferido e (presumo) o dinheiro devolvido, podendo então os seus promotores reformular o pedido e proceder a nova recolha de assinaturas e fundos para a AG da verificação da justa causa. Neste ponto, sendo verificada a sua existência, desconheço se estatutariamente a MAG seria obrigada imediatamente a convocar AG para a revogação do mandato. Presumindo que não fosse, o Movimento teria que repetir o processo para a convocação desta AG. Cumprido até aqui a MAG teria que convocar a AG eleitoral com fundos do clube. Pelo menos, segundo essa tese, esta é a minha leitura, mas confesso, isto tudo faz muito pouco sentido!
Já levou umas bolachas valentes, editou aquilo, já não se percebe nada (nunca percebeu a não ser pela vontade de defender o indefensável) E ainda propôs um referendo pré-eleitoral para saber se devem realizar-se eleições. Portanto, o complicómetro chegou a “eleições” sobre… as eleições! :lol:
Coitado. Mas, vá lá, teve um pinguinho de vergonha pelo ridículo em que se enredou, e tentou uma saída airosa, mas cobarde, e já diz que não fala mais de eleições. Um nado-morto a menos.
O DF tb já mudou a agulha. Esteve cheio de jactância no dia seguinte e agora já meteu a bucha da “sua interpretação porque pode haver outras”. Tá bem abelha.
Mas o teu amigo tem razão. Isto é difícil, dificílimo. Quiçá quase impossível. Cabe lutar e não desistir porque isso é dos fracos.
O argumento que se vai pescando aqui e ali é a ameaça de um confronto terrível e que só se vai agravar
Num cenário (repito, difícil) de AGE e de destituição, a vingança dos situacionistas será terrível. Isso lê-se, ainda de forma velada, em vários blogues.
Vão destruir o pouco que há e depois ainda vão curto-circuitar quem vier a seguir. Farão a vida negra a outros e usarão armas que nunca ninguém contra eles usou.
Cá estaremos!
Só agora tive tempo para ler a reflexão do @stick e sem dúvida que está lá tudo…
Duvido que esta gentalha que por lá anda dê de barato a saída do Clube, ainda para mais agora que a coisa até está a melhorar (not)…
E mesmo que saia vai deixar aquilo tão armadilhado, tão cheio de coisas coladas com cuspo, tão abstruso, que - se a AGE der em destituição dos Órgãos Sociais e forem marcadas eleições - não invejo quem for para lá (se não for da continuidade, obviamente).
Isto está mesmo muito mau e eu nem sei da missa a metade… a metade? não sei mas é um centésimo do que lá se passa.
Muitos se estão a agarrar a coisas completamente ridículas para poder tirar a confiança aos sócios da AGE derrubar o Godinho Lopes.
Agarram-se a antigos estatutos, RIDICULO!! Mas o pior é que o site do Sporting tem lá os antigos estatutos! Como é possível?!
E até vi um, no famoso blog da corja “a bancada nascente” o seguinte:
Desde que estejam no mínimo 750 votos dos subscritores da petição inicial da AG, o GL pode ser destituído da função!
Isto, no entender do PMAG e segundo a sua leitura dos estatutos, acontece, mesmo que lá estejam 2000 votos que não queiram a destituição do presidente.
Democracia?!?!?!?
Ouvir os sócios?
Ou, são só os 750 votos que importa ouvir?
Chamo a atenção ao PMAG que não está a fazer transplantes!!!
Não pense que pode tirar um “fígado” e meter na cadeira de presidente o “fígado” que quiser!!!
A palavra é dos sócios, de todos os sócios!!!
Epah LOOOOOOOL como é possível dizer-se tanta barbaridade…
E o tal Bimbo do Pedro Garça, já lhe tenho respondido, o homem é completamente ridículo, tem tacho de certeza, trabalha para a corja.
Temos de lutar contra isto, para estes bois da corja não enganarem os sportinguistas, que usam desinformação de uma forma completamente ridicula!
Aproveitem este tópico, onde se denuncia noticias de paginas de facebook do Sporting, de sites desportivos, blogs, etc onde tentam enganar os sportinguistas → http://www.forumscp.com/index.php?topic=51063.0
Ajudem os sportinguistas a não serem enganados, digam o que se passa realmente no clube e ajudem a denunciar
A AGE vai acontecer, só será 1 AGE, e temos de ter o máximo nr sócios possível para tirar os croquettes do poder! Vai ser uma grande guerra, se não tivermos todos unidos contra a corja, vai ser muito complicado tirá-los de lá…
Ui. Outro cronista? Mas os congresseiros são todos cronistas?
Mas se é a direcção que promove o congresso porque motivo andam os cronistas por ela contratados a pedirem à direcção para fazer um congresso?
Que gente mais idiota
[hr]
Claro que volta. Ou não fosse tb “um osso duro de roer” :
O que esperar, pois?
Isto vai ser uma guerra dura e longa. Tenho andado em “campanha” activa no meu emprego e conhecidos. Dos sócios que conheço, a maior parte quer o Godinho fora mas oiço alguns falar já no “bem que o Jesualdo está a fazer” e que “esperam que a eleição não desestabilize a equipa”. Mantêm o desejo de mudança mas é sintomática esta “nuance” do Jesualdo. Isto surpreendeu-me pois esperava que soubessem distinguir o essencial do acessório. Hoje, um vizinho meu sportinguista (adepto) veio perguntar-me porque razão são necessárias duas AG’s (!) e se não era melhor “alguém” pedir a GL para sair. Expliquei-lhe que centenas sócios já o pediram de forma oficial e ele ficou a olhar para mim não conseguindo perceber a ligação entre o pedido para a realização de uma AGE e a queda da Direcção (e da corja toda). Fiz-lhe a pedagogia mesmo não sendo sócio (é adepto, repito): achou que o homem (GL) devia estar a ser mal aconselhado e que “as pessoas sabem quando sair”. :wall: Ah: e falou-me no Jesualdo também. Outro com medo que haja “desestabilização”. Muito mal fez o Salazar a este país, de facto…
Eh pá: eu não me tenho por nenhum iluminado, longe disso: fico em transe quando vejo o EB (que tem responsabilidades oficiais no SCP) naquele programa de televisão onde estão o Serrão, um sujeito que desprezo e o Seara cujo gozo para com o SCP é mais perigoso porque mais subtil. Mas enfim… ele lá sabe. E detesto a gente que tomou conta da CS, do país e do clube e sei que posso, nos três casos fazer bem pouco.
Mas acho que cometi um erro em apelar apenas à razão nos meus conhecimentos de sportinguistas: são sportinguistas mas também são portugueses, ou seja, acho que a pedagogia também vai ter de apelar muito ao sentimento: com a razão e lógica vai ser difícil. E não se calam com Jesualdo…
Não sei quem são os apoios financeiros de BdC mas tenho a modesta sugestão de que estes comecem a distribuir algum dinheiro pela CS (caso a candidatura avance, como se espera), até porque a sua eleição (a acontecer) será apenas mais uma batalha: a guerra continuará depois.
Eu sou leigo em matéria de leis mas sei umas coisinhas de interpretação da Língua Portuguesa. A tese da necessidade de 2 AG para destituição dos órgãos sociais não colhe e é preciso alguma imaginação para interpretar os (actuais) estatutos dessa forma. Aliás, comparando os estatutos antigos com os actuais, nota-se o esforço de marcar a diferença e simplificar essa matéria. Agora, o que é omisso é a forma como essa justa causa é deliberada. Será competência da Mesa da AG? Terá sido esse o motivo que levou os elementos da MAG a auscultar diversas sensibilidades do mundo Sportinguista? De qualquer modo, penso que nem chegaremos a AGE, o Godinho demite-se antes disso.
A dúvida jurídica não me parece tão impertinente quanto isso, não obstante o claro oportunismo em que surge como “tudo ou nada” para obstar ao efeito para que foi convocada. Mesmo no eventual argumento do jurista coberto por um dever de rigorosa interpretação dos estatutos a menção surge num timing péssimo.
Acredito igualmente que os responsáveis pela iniciativa da AGE se tenham informado quanto ao efeito, não sendo agora apanhados de surpresa pela questão. De qualquer forma:
Nos antigos estatutos surge clara a distinção de uma assembleia dita «comum» da «extraordinária» , no entanto com a nova redação do artigo não fica propriamente posta de lado a diferença entre ambas, sendo que (e, igualmente, mencionado pelo cronista num comentário em resposta) o nº 2 menciona - para efeitos de deliberação de uma justa causa para o efeito - a reunião em assembleia geral comum. Sendo que o nº3 dita que - e aí sim, para a efetiva votação da revogação do mandato do Conselho Diretivo - uma reunião em assembleia geral comum extraodrinária.
Mesmo no artigo 32º nº 3 é mencionada uma assembleia geral comum ordinária para efeitos de disposição do relatório de gestão e contas de exercício aos sócios.
Ora - e a itálico o que entendo como relevante:
[b]Artigo 43°[/b]
(Reuniões da Assembleia Geral)
[i]As reuniões das Assembleias Gerais são eleitorais e comuns e ambas podem ser ordinárias ou extraordinárias.[/i]
e
[b]Artigo 49°[/b]
(Assembleia Geral comum ordinária)
A Assembleia Geral comum funciona ordinariamente duas vezes em cada ano, nos períodos e para os fins a seguir indicados:
a) durante o mês de Junho, ou durante o mês de Julho se o Conselho Directivo tiver acabado de ser eleito entre os dias um de Março e trinta de Abril, para aprovar o orçamento de receitas e despesas do exercício económico, elaborado pelo Conselho Directivo, acompanhado do plano de actividades e do parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar;
[i]b) até ao dia 30 de Setembro de cada ano, para discutir e votar o relatório de gestão e contas do exercício findo e o competente relatório e parecer do Conselho Fiscal e Disciplinar.[/i]
Não me parece que, tendo em conta as competências atribuídas em sede de assembleia geral comum (sendo que não se tratará - no caso - de assembleia eleitoral) a discussão de uma justa causa para se revogar o mandato do CD fosse suceder em AG, dita, comum ordinária.
1 – Extraordinariamente, a Assembleia Geral comum reúne-se em qualquer data:
a) por iniciativa do Presidente da Mesa da Assembleia Geral;
b) a pedido do Conselho Directivo ou do Conselho Fiscal e Disciplinar; c) a requerimento de sócios efectivos, no pleno gozo dos seus direitos, com o mínimo de mil votos, desde que depositem na tesouraria do Clube a importância necessária para cobrir as despesas inerentes.
d) votar a revogação com justa causa do mandato dos titulares dos órgãos sociais, nos termos dos presentes estatutos. 2 – No caso da alínea c), a Assembleia não pode reunir sem a presença de sócios requerentes que detenham, pelo menos, setecentos e cinquenta votos.
A referência do nº 2 do art. 39º a uma assembleia geral «comum» não me parece surgir como distrinça de uma assembleia geral (comum) extraordinária mas de uma assembleia geral «eleitoral», tendo em conta os referidos artigos. Sendo que, portanto, a assembleia geral comum poderá muito bem ser extraordinária.
Assembleia geral comum será portanto a assembleia que não seja eleitoral, salvo se a justa causa para a revogação de órgãos sociais do Sporting tenha obrigatoriamente de ser discutida na assembleia prevista no art. 39º, ou, tendo em conta o art. 50º nº 1 alínea d), sejam necessárias duas AGE para 1º) deliberar sobre justa causa 2) votar correspondentemente, o que seria algo obstrutivo e desnecessário tendo em conta a anteriormente (i.e. numa AGE deliberativa de justa causa para efeitos de revogação do conselho diretivo) demonstrada vontade dos sócios.
Não obstante, a análise foi feita um pouco em cima do joelho, sendo que é susceptível de não ser (juridicamente) fundada. De qualquer forma, e como estudante de direito, é a minha perspectiva da temática :great:
tldr: assembleia geral «comum» surge como mera distinção de uma assembleia geral «eleitoral» e não como distrinça de assembleia geral «extraordinária», que por seu lugar, é «comum».
"Pessoalmente, não me toca nada e não afecta nada o meu comportamento e forma de ser, mas, em clima de guerra, é muito difícil construir coisas boas. [Após] o apelo que fiz à claque para apoiar em massa, digo agora o mesmo, pois não vejo nenhum motivo para abandonar a equipa", disse Jesualdo Ferreira em conferência de imprensa.
Sobre os possíveis efeitos que uma assembleia geral no clube pode causar, Jesualdo Ferreira pediu a todos para pensarem bem no que podem provocar, referindo-se à intenção de um grupo de sócios em destituir a direcção liderada por Godinho Lopes.
“Entendo que é o momento de se pensar nos efeitos colaterais que uma má posição de toda a gente pode causar à equipa e ao Sporting”, defendeu.
1- Como diz o povo, “quem está de fora não racha lenha”.
Como sabemos, Jesualdo é pássaro. Por isso não vota nas Ag’s do SCP. Não tem nada a ver com isso.
Infelizmente já decide a contratação de Venturas. Mas nas decisões dos sócios do SCP não mete o bedelho.
2- Mas Jesualdo é profissional no SCP.
Em circunstâncias destas, um treinador profissional “blinda” o plantel dos acontecimentos, isola-o destes episódios. Trabalha para não que haja efeitos colaterais.
Jesualdo não só não blinda como quer que o plantel seja afectado.
Usando a sua transversalidade, Jesualdo quer que os efeitos sejam cu-laterais, ou melhor, completamente no cú e nada laterais.
Jesualdo leva a instabilidade directiva para dentro do balneário.
3- Como tb diz o povo, “até a formiga já tem catarro”.
Jesualdo chegou há uns dias, foi um manager/transversal com péssimos resultados e, assim que se viu com 1 vitória no bucho, cá vai disto.
Julga-se o maior com bitaitadas sobre o que não lhe compete. Arroga-se no direito de palpitar sobre o não lhe pertence.
Mesmo que se ache o melhor treinador do mundo só porque foi trabalhou para o orelhas, para 2 aprendizes de corrupto (Salvador e Loureiro) e para o corrupto-mor, ainda não é ninguém em Alvalade.
4- Depois Jesualdo foi contrato por esta direcção mas quem lhe paga é a SAD.
O seu contrato é com a Sporting-SAD. Não é com Godinho Lopes.
5- Confirma-se, infelizmente, o que tínhamos previsto.
Por ora Jesualdo já manda alertas. Não é o primeiro nem o segundo
Se perder e voltarmos para a linha de água, já tem culpados
Se ganhar, passará para a chantagem. Ou GL+Jesualdo ou o caos.
Sei que isto pode soar um pouco à Football Manager mas não é possível impor um embargo às negociatas de jogadores? Sei que significaria perder a oportunidade de contratar mais um PL mas também não os vejo a contratar nada de jeito.
Para além de contratarem mal, vendem ainda pior!
O embargo acho que se aplica quando o presidente se demite mesmo, ou estando em período eleitoral, sem presidente no comando.
com este arrastar dos pés por parte da mesa da assembleia geral, é permitido a esta corja que nos tem vindo a desgovernar realizar dinheiro… com a venda de jogadores e a cobrança de mais comissões… a salvaguarda das mais valias para os fundos de jogadores geridos pelos consócios banqueiros e que vão aproveitando para sacar mais uns milhões ao nosso querido clube. Temo k este lapso de tempo sirva para armadilharem financeiramente o sporting, tornando a tarefa de quem venha a tomar o poder uma missão impossível e preparando assim o terreno para no curto prazo regressarem como salvadores… nunca pensei ver o nosso querido clube tão maltratado por gente que se diz sportinguista e que, tendo olhos para a sua própria barriga, trouxeram o sporting até onde se encontra. QQ um já percebeu k isto vai acabar com a saída de cena do Gordinho Flopes… ou pelo seu pé ou empurrado pela massa associativa… o k me preocupa é este período de tempo que vai mediar até ao inevitável e aquilo que estas pessoas incompetentes na gestão do clube mas competentes no salvaguardar dos seus interesses, possam estar a urdir!!! muito receio pelo futuro do sporting!!!
Já se sabe o que esperar até lá,ESTAMOS EM SALDOS ATÉ DIA 31 ^-^ ^-^ ^-^
O problema é o que vai acontecer no dia da Assembleia espero que ganhemos e eles caiam :victory: :victory: :victory: e que haja :wall: :wall: :wall: neles :great: :great: :great: