Assembleia Geral Extraordinária, o que esperar até lá?

Sim seria interessante que alguém por aqui com base jurídica pudesse esclarecer sobre o conteudo das afirmações do Dias Ferreira!

Vamos ver:

Segundo os estatutos antigos:

Artigo 41º 1 - O mandato dos membros dos órgãos sociais é revogável, individual ou colectivamente, nos termos previstos na lei. [b]2 - A revogação do mandato dos membros do Conselho Directivo e do Conselho Fiscal e Disciplinar depende de justa causa e [u]é deliberada em Assembleia eleitoral, precedida de Assembleia comum que delibere convocar a primeira para o efeito[/u], com indicação do membro ou membros dos órgãos do Clube cuja destituição será votada.[/b] 3 - A Assembleia Geral eleitoral destinada a pronunciar-se sobre a destituição será convocada para data não posterior a vinte e um dias sobre aquela em que houver sido tomada a deliberação de fazer votar a destituição. 4 - O processo para destituição cessa quanto ao visado ou visados que entretanto renunciem, produzindo nesse caso a renúncia efeito imediato, salvo o disposto no número 3 do Artigo anterior [url=http://www.sporting.pt/Clube/SportingSolidario/estatutos_capituloV.asp]ESTATUTOS DE 2006[/url]

Segundo os novos estatutos:

Artigo 39° (Revogação do mandato)

1 – O mandato dos membros dos órgãos sociais é revogável, individual ou colectivamente, nos termos previstos na lei, podendo ainda a revogação ser deliberada pela Assembleia Geral nos termos dos números seguintes deste Artigo.
2 – A revogação do mandato dos membros do Conselho Directivo e do Conselho Fiscal e Disciplinar depende de justa causa e é deliberada em Assembleia Geral comum.
3 – A Assembleia Geral comum extraordinária destinada a pronunciar-se sobre a revogação do mandato será convocada para data não posterior a trinta dias, contados da data em que haja sido requerida, nos termos dos presentes estatutos.
4 – O processo destinado à revogação do mandato previsto neste Artigo, cessará quanto ao visado ou visados que entretanto renunciem, produzindo nesse caso a renúncia efeito imediato; se a renúncia, individual ou colectiva, constituir causa da cessação do mandato da totalidade dos membros do órgão, só produzirá efeito com a tomada de posse dos sucessores, salvo se entretanto for designada a comissão de gestão ou de fiscalização, ou ambas, nos termos dos presentes estatutos.
ESTATUTOS DE 2011

Ou seja, nos anteriores estatutos, a revogação do mandato decorria em Assembleia Eleitoral e era precedida de uma Assembleia Geral para deliberar se existia justa causa ou não.
Neste momento, a revogação decorre numa Assembleia Geral comum .

Conclusão: Numa perspectiva não jurídica, apenas de interpretação dos estatutos, só será necessária uma AG para revogar o mandato.

Não posso deixar de mencionar a estranheza que me é causada pelo facto de estarem online os actuais e os antigos estatutos do Sporting Clube de Portugal! Parece propositado para lançar a confusão!

O gajo que defende 3 usa no seu texto os antigos estatutos. Portanto o seu fundamento apoia-se em bases erradas. O Dias Ferreira não sei, mas parece-me que é a mesma situação. Em abono da verdade, esta situação está a ocorrer porque ao pesquisar no google o primeiro resultado encaminha-nos para os estatutos antigos. Claro está que juntando uma enorme vontade de que a AG não se realize, temos um fenómeno de fome e vontade de comer.

Assim já fico mais descansado :great:

Mas estarem a arranjar argumentos com base em estatutos antigos… Isto é de loucos ^-^

Vai na volta, e ainda ouviremos falar do artigo X, emenda Y, dos estatutos de 1912, para defender a presidencia Godinho Lopes…

E este DF… Ou é um perfeito Ignorante ao invocar estatutos antigos, ou então perdeu a vergonha toda.

Mesmo que o efeito seja o mesmo, nas ziguezagueantes e retorcidas definições legais, sustentar um ponto de vista ou uma convicção num documento que já não vigora retira uma enorme fatia de credibilidade a quem o faz. Principalmente se estes “alguéns” foram “alguéns” de responsabilidades e formações na área

Eu não sou advogado nem jurista, mas não gosto (mesmo nada) de desinformação! Tal como não gosto de fretes, muito menos baseados em meias-verdades (para não ser demasiado corrosivo).

Aos incautos, informem-se bem. Não vão em conversetas notáveis de desgraçados!

Espero todos os dias notícias falsas e plantadas numa clara estratégia de fortalecer Godinho até á Assembleia seja ela em Março ou Fevereiro,estão a fazer uma limpeza de imagem do mestre das obras e sujar a dos presidentes da Mesa;e se até lá continuarmos a ganhar jogos Jesualdo é um trunfo dele,e muita gente que contestou e insultou-o até é capaz de lhe dar “mais um voto de confiança”,eu pensava que os adeptos do nosso clube eram LEÕES não CAMALEÕES;não conseguem ser coerentes,TEEM FALTA DE RUMO LÁ ESTÁ :great:

Isto não vai parar. Seria bom que a mesa da Ag esclarecesse de forma inequívoca a sua posição na interpretação dos estatutos .

Boa malha stick! :great:
(Com este novo nick isto é capaz de soar meio esquisito! :twisted:)

De qualquer maneira e relativamente à interpretação dos Estatutos, não sendo jurista e fazendo uma leitura de leigo dos Estatutos actuais, não faz sentido dizer-se que são necessárias duas AG´s para destituir o actual CD, o artigo é claro, a interpretação é a que cada um quiser, mas o artigo não deixa de ser claro.

Dizer que são necessárias 3 AG´s, é de quem é palhaço, isto já não é interpretação, é mesmo anormalidade. :arrow:

Duas AG’s serão sempre precisas. Uma para destituir, outra para eleger :stuck_out_tongue:

:arrow:

Quando me registei neste espaço, enquadrei o @chirola num qualquer padecimento com sintomas paranóicos e atreito a teorias conspiratórias, mas estava completamente errado. Não que duvidasse da incapacidade do nosso dirigismo, mas também não duvidava da sua boa fé.

A conclusão que chego agora e faço-o de forma convicta, porque me parece que essa realidade é descarada, é que o Sporting, como qualquer organização de qualquer natureza onde o poder prevalece durante demasiado tempo, ficou fechado a novas ideias, novos comportamentos, novos objectivos e isto tão mais grave é, quanto maior é a incompetência desse poder. Esta dinastia sucessória em que se tornou este clube, é uma fonte imparável de tachistas e colaboracionistas, apostados em esconder, dissimular e desculpar a clara responsabilidade de uma gestão catastrófica, subalternizando os interesses do Sporting aos seus, dos seus amigos e de interesses paralelos, sejam de cariz financeiro, patrimonial ou desportivo.

Enquanto o Sporting entrava numa espiral de decadência, este poder foi-se tornando mais forte, não externa, mas internamente, não numa lógica de enfortalecimento do clube, mas do poder dentro do seio do Sporting, que se ramificou pela CS e por todos os canais onde houvesse visibilidade pública, onde fosse possível publicitar a campanha de desresponsabilização dos dirigentes, de ataque aos oposicionistas, não se inibindo de entrar em vergonhas como a difamação e ataques pessoais. Instrumentalizam-se sócios e adeptos, corromperam a sua claque mais representativa, tudo a bem de um clima de terror para quem está insatisfeito e do pagamento de favores a quem faz este trabalho sujo, que envergonha o Sporting Clube de Portugal.

Depois da campanha eleitoral de 2011, da contínua propaganda das medidas de cosmética desta direcção, que em nada contribuíram para o bem maior, o do Sporting, da desinformação e da mentira, estamos prestes a assistir o lado mais visível desta máquina de mediocridade, mafiosa, de jogadas sujas de bastidores, que se tornou o situacionismo Sportinguista. As próximas semanas, temo que sejam motivo para me envergonhar, mais uma vez e veremos se de forma não irreparável, do que se tornou este outrora grande clube.

PS: excelente texto, farinha “stick” amparo. :great:

Infelizmente assim é, meu caro Stick.

Sempre pensei que já há bastante tempo te tinhas inteirado que tínhamos sido tomados de assalto por uma quadrilha de gangsters.

Não ficará pedra sobre pedra. Que é como já estamos…

O stick é o farinha amparo?

Editado: Já percebi que sim!

Um abraço

O problema do Chirola é que nunca consegue adequar a forma ao conteúdo, acabando sempre por ‘prejudicar’ o mesmo conteúdo. :inde:

boa tarde,
eu continuo a não querer acreditar que a AG se vá realizar. Não acredito que Gordinho Flopes se vá expor ao vexame de ser corrido da liderança do sporting pelos demais consócios. Eu acredito que a clique roquetista vá tentar tudo e mais algum subterfúgio para ir adiando o inevitável: O FECHAR DE UM CICLO. Apesar de tudo, acredito no bom senso de alguém que se irá confrontar com o inevitável: a sua saída de cena… compete-lhe a ele sair de uma forma digna pois se estiver numa óptica de servir o Sporting facilmente constatará que neste momento é ele o principal desestabilizador e o principal factor de divisão dos sócios. E este é o principal falhanço da sua gestão pois ele candidatou-se sob o lema de unir os sócios e de os levar ao estádio. FALHOU ROTUNDAMENTE. Aquele jogo com o Paços foi o mais deprimente que eu alguma vez assisti, mesmo contando com o Alvalade antigo. Salvou-se a vitória… Espero que tenha muito cuidado no tratar de assuntos do futebol e que não seja tentado a promover algum dos negócios virtuais que circulam na blogosfera e k tem a ver com novas trocas de jogadores com o porto. è efectivamente tempo de dizer BASTA!!! :cartao: Nestes últimos anos o Sporting não pode ter sido apenas vitima de incompetência: existem situações que deverão ser investigadas a fundo e k podem ser autênticos casos de policia. existem negócios feitos que não tendo o mínimo de racionalidade terão de ter outras razões mais elaboradas por detrás… temos de colocar á frente do clube alguém com capacidade de liderança, algo fundamental e que tem faltado sobremaneira desde João Rocha. Por mais k a equipa de futebol regresse ao normal que é ganhar… mesmo k desencante um investidos num qualquer canto do mundo, disposto a vir investir neste manicómio, de acordo com afirmações de GL, nada poderá deter este movimento que apenas pretende «DAR RUMO AO SPORTING» !!! e isto será algo que agradará a todos os parceiros do Sporting. Quanto ao fantasma do vale e Azevedo e à instabilidade, dá-me ideia que já estamos nesta fase: em ano e meio conseguiu deixar o sporting com um passivo inflacionado em mais de 100 M. nem Vale e azevedo conseguiu… e quanto á instabilidade… está centrada nele próprio!!!

saudações sportinguistas
SCP 4ever

Eu até acho interessante que Dias Ferreira e Pedro Quartin Graça andem a ler os estatutos antigos. E é melhor nem lhes dizer que estão ultrapassados no tempo. Assim estão entretidos e enterram-se sózinhos.

Eles que leiam o que quiserem stick, mas é importante que esta mensagem errada não passe, pois é contraproducente. Ainda hoje um amigo meu, que também assinou o requerimento, me abordou ao almoço com um “porra, são precisas várias Ag’s, isto é tarefa quase impossível…”.

Eu até acho que deveria existir uma 4ª AG, com um único ponto de ordem “Mas têm MESMO a certeza que querem destituir a direcção? Mesmo, Mesmo?”

Já agora, na hipotese absurda de serem necessárias duas ou mais AG’s, quem paga as outras? :whistle:

Já agora, na hipotese absurda de serem necessárias duas ou mais AG’s, quem paga as outras? :whistle:
[/quote]

O Eugénio e a sua irmã a nossa querida Manela :dance: :dance: :dance:

Isso em bolachas quanto dá? :twisted: