Assembleia Geral Extraordinária - 28/5, Pavilhão Atlântico

Correcto, tinha-me enganado na data da AG extraordinária, que é a de que fala este tópico. Será dia 29 e não 30 como eu tinha colocado.

Para que não restem dúvidas:

Asssembleia Geral Extraordinária do Clube: 29 de Maio
Assembleia Geral Ordinária da SAD: 30 de Maio

::slight_smile:

Eu respondi à tua questão. Depreendi que seria precisa participação dos associados porque parti do princípio que envolvia, entre outras eventuais medidas, a venda de parte da participação da SAD (depois de passado estádio e Academia para a SAD). E o SF sempre disse que teria de ter a aprovação dos sócios (sobretudo se for intenção do clube passar a ter menos de 50%+1 das acções da SAD).

Já respondi anteriormente. Esta renegociação não veio trazer informação nova. O projecto do SF englobava 3 etapas para além da renegociação do passivo com a banca. A terceira etapa seria a venda de parte da participação da SAD, depois da passagem do estádio e da academia do clube para a SAD. Portanto, respondendo novamente: sim, uma das medidas que é necessária para a redução do passivo, na famosa re-negociação com a banca, exige a passagem do estádio e da academia do clube para a SAD.

Até prova em contrário…

A Academia e o Estádio não podem passar para a SAD só porque sim! O principal argumento é obvio, parte da SAD não pertence ao Sporting, não sei exactamente quanto, suponho que 40%. Actualmente estádio e academia são 100% do Sporting, porque é que haviamos de os passar para a SAD se isso significa passar a ter apenas 60% dos mesmos?!? Mas estes gajos são burros ou quê?

Esta proposta tem que ser CHUMBADA e por larga maioria!

Na realidade ate podes ter menos do que isso, pois a passagem do estadio e da academia devem coincidir com a venda de parte da participacao do Sporting na SAD. Alias o argumento da passagem e da academia ate foi apresentado no contexto disso mesmo pelo FSF, se nao estou em erro e posso estar, como geracao de atractivos para o investimento.

Mas isso tudo neste momento sao conjecturas.

Gostava que FSF explicasse como vai pagar os 15o M que restarão se não tiver qualquer património e fonte de receitas que não sejam as bilheteiras, e o merchadising (que não sei se não está vendido à TBZ);

Vão-se os aneis ficam os dedos, dirão alguns. Pois os aneis já foram e não chegou… :cry:

Criando um plantel competitivo que garanta a participacao em muitas LC’s, e vendendo uns jogadores pelo meio, se vender um de 30 milhoes por epoca… Claro que sao contas de outro rosario ja que implicam a criacao de competencias desportivas que permitam potenciar planteis , jovens e contratar bem. O que me parece algo complexo no contexto actual.

talvez venda as fundações do estádio :smiley:

Mais a sério… a situação é muito grave e penso que devemos (os que são sócios) estar presentes para votar de acordo com o que pensamos

Santa ingenuidade. ::slight_smile: A minha resposta no Record à noticia da renegociacao dos 85M€ foi “Se for a custa do estadio e academia sairem do clube NAO obrigado”. Era mais que previsivel. Agora os socios que rejeitem ou que se calem para sempre e depois nao se queixem

:offtopic:

Se forem verdadeiras as noticias segundo as quais num raio de 25 Km do novo aeroporto não se pode construir, lá se vai o potencial de valorização… Até nisso somos uns gajos protegidos pela sorte. Tanto, que até me admira não ter surgido um estudo a dizer que o melhor sítio para construir o novo aeroporto seria no local onde está a academia!..

Do meu ponto de vista, se a Academia e o Estádio forem passados para a SAD, o Passivo correspondente à dívida sobre estes 2 Activos também desaparece do Clube e passa para a SAD. Como não existem informações em relação à situação do Clube, apenas podemos supor, e eu suponho que o Passivo fique abaixo dos 100 milhões de euros, mas num número ainda significativo.

O problema não é o Passivo (nunca foi)… o problema do ponto de vista do Clube Sporting é o facto de, desaparecendo mais estes 2 activos do Clube, ele ficar com as Modalidades, com os Sócios e com a exploração da marca Sporting não associada ao futebol, ponto final… tudo o resto passa a ser da SAD, na qual já se fazem planos para que deixe de ser controlada pelo Clube Sporting.

O Clube Sporting começa então uma nova era em que terá um nome, uma marca, um grupo de sócios, um conjunto de modalidades e um conjunto minoritário de acções de uma empresa chamada Sporting SAD controlada pelo seu grupo de accionistas. Além disso, terá de pagar o aluguer de um pavilhão para as suas modalidades, terá de pagar para ter um espaço onde possa desenvolver as suas actividades administrativas (já o faz), terá de pagar para que as camadas da formação de futebol com excepção dos júniores possam treinar na Academia e jogar em competições nos terrenos da mesma e terá de pagar um Passivo de alguns milhões. Do lado das receitas teremos a bilheteira das modalidades, 25% das quotas dos sócios e alguns direitos de comercialização da marca Sporting. Sou capaz de me estar a esquecer de alguma, mas acho que é isto em traços gerais.

Logo vi que havia gato…
Então parece que a redução do passivo é feita à custa de deixar o clube reduzido a nada e mesmo assim ainda há foristas que vêm para aqui fazer a apologia da direcção…

Impecável…

PS:
Já não tenho vontade de fazer aqui grandes intervenções.
A burrice que as vezes vejo a minha volta desmotiva-me…

Paracelsus resume assim. Está em marcha o projecto “Eliminacao do Sporting”. 1º cria-se dividas artificiais ao clube para salvar a SAD. Depois entrega-se o estadio e academia à SAD para pagar essas “dívidas”.
Os sócios do Sporting só aprovam isto se forem BURROS com B grande. Até os comedores de couratos tiveram cabeça suficiente para tirar o Vale e Azevedo de lá.

Bem me parecia que me tinha esquecido de algo… o Clube Sporting tem uma dívida de 65M€ por saldar com a SAD do Sporting, criada artificialmente por esta ao Clube em 2005 para continuar a sobreviver… em calão, “lixou-se o Clube para resolver um problema da SAD”.

Agora como é que o Clube se vai desembrulhar dessa dívida é que já não estou a ver. ::slight_smile:

Esta análise faz sentido ! E está em linha com o que foi prometido por FSF na sua campanha eleitoral, honra lhe seja feita.

Eventualmente poderá haver uns rebuçaditos para os ‘malucos do ecletismo’ como por exemplo aumentar de 25% para 30% a parcela das quotas dos sócios para o Clube Sporting e talvez prometer um ‘forcing’ para a campanha de angariação de novos sócios, de cujo êxito tenho sérias dúvidas.

Mas é evidente, a trajectoria de mudança da identidade do Clube. A ‘carne’ para a SAD e as ‘espinhas’ para o Clube Sporting.

A situação está preta e esta ‘engenharia financeira’ não terá muitas dificuldades em ser aprovada, >:D já que actualmente quase todos os sócios deste clube são-no porque são adeptos exclusivos do Futebol, o que não sucedia dantes.

Acho espantoso, não haver uma reflexão séria sobre o porquê do novo Estádio nunca ter esgotado, exceptuando na inauguração. Será que é por já não haver as ‘borlas’ que havia no outro ? Argumento idiota !

Não ! É porque os que também iam ao Futebol, mas não eram só do Futebol, deixaram de ir e desvincularam-se.

E muitos que conheço, garantem-me que não voltarão, com o rumo actual. Nem com a minha melhor persuasão, os consigo fazer mudar de ideias.

Por isso, repito, a situação cheira-me a fim de linha !

Mas lá estarei na Assembleia do dia 29.
Espero que o local seja anunciado publicamente :angel: :angel: e não seja só do conhecimento do Conselho Leonino. 8) 8) 8) Ou então ‘soprem’ uma informação para os escribas do Record. Também pode ser. Já estou por tudo.

Esta mensagem serve apenas para esclarecer que o meu testamento da página anterior se dirigia ao Skinner1906 e não ao Petrovich. A falta da citação do Skinner no início do post (que entretanto já adicionei) em conjunto com o facto de a mensagem anterior ser do Petrovich poderia dar a entender que eu me estava a dirigir a este último.

Quem for à AG pode assinalar no topo do tópico a sua presença.

Mas quem é que alguma vez pediu a mudanca de identidade do clube? Meteram as coisas ao pacote, para se fazer o projecto que iria garantir o “futuro do Sporting” era obrigatorio aprovar a SAD, agora para eliminar a obrigacao de vender jogadores todos os anos é obrigatorio alienar o estadio e academia, e a palhaçada nunca mais acaba enquanto lhes forem aprovando as propostas.

Infelizmente acaba, e não deve ser da melhor maneira >:D >:D >:D

Tens razão. Há muito que esta questão se põe e não é falada. Está em causa a sobrevivência do Sporting Clube de Portugal porque se os seus adeptos deixarem de se identificarem com o modelo de clube, sobrará um clube pequeno, elitista e irrelevante. Agora está na moda as discussões sobre modelos de clube. E as consequências dessas escolhas? De as pessoas não se identificarem com as caras que estão à frente dos clubes-empresas? Soares Franco foi eleito por uma pequena percentagem de sócios do clube. Ninguém contesta a legitimidade do seu mandato, mesmo assim é claramente um presidente impopular. Agora imagine-se se a nossa realidade passasse a ser a de um clube empresa. Havia de ser bonito.

Os sócios desconfiam da maneira de operar desta direcção e têm toda a razão para isso. Os interesses do Sporting não são acautelados. Mais. Deus queira que nunca rebente um escândalo para o nosso lado e que nunca venhamos a saber que fizeram este clube alinhar ao lado de vermes em troca de segundos lugares. E mais não digo. Mas não é à toa que os meios de comunicação social de Joaquim Oliveira apoiam esta direcção do Sporting. Quanto mais não seja porque este faz dinheiro directamente com o Sporting, e não é pouco. Não é à toa que não há uma única crítica de Soares Franco contra o sistema. Não é inocentemente que Pinto da Costa nos passa a mão pelo pêlo.

Qualquer melhoria, mesmo que efémera, nos resultados desportivos é logo aproveitada para ludibriar os sócios, com a ajuda da desacreditada imprensa desportiva. Já se percebeu o preço a pagar pela renegociação do passivo. Afinal, não há nenhum milagre financeiro. É mais um ÓPTIMO negócio para os bancos e um esvaziamento do clube. É imprescindível uma auditoria externa. Não se mexe mais no património que ainda resta antes de saber a real situação financeira do grupo Sporting e o contorno de TODOS os negócios feitos em nome do Sporting. Depois não se queixem.

Eu confesso que devo ser um caso unico aqui no forum. Eu continuo sem fazer ideia do que se vai passar no dia 29, mas vejo aqui muito texto que so pode ter conhecimento de causa, afinal alguem pode esclarecer o que se vai passar, ou anda tudo a atirar bitaites para o ar?