Assembleia Geral Extraordinária - 28/5, Pavilhão Atlântico

Anda tudo a mandar bitaites para o ar, obviamente, e se forem para lá intervir assim, será a corte a rir dos bobos e com razão. Assim a montanha obviamente vai parir um rato.

O mal do país é o Sócrates não ter uma oposição forte e organizada em torno duma opinião sustentada com factos e o SCP não foge à realidade.

Recomendo a abertura de um tópico para se darem os items de maior relevância que querem ver discutidos, expôr os factos de forma clara e não em tom de agent provocateur como alguns aqui, dar os números e resumos do que se disse e do qeu foi feito, para que a oposição se una com a lição estudada. É o mínimo!

:arrow:

Quem quiser continuar a fazer-se de lerdinho… ::slight_smile:

Sporting em Assembleia Geral para discutir redução do endividamento

A Direcção do Sporting vai pedir uma Assembleia Geral extraordinária para o próximo dia 29 do corrente, com o fim de discutir e aprovar a reestruturação financeira do clube, a qual, segundo Soares Franco, reduzirá o endividamento consolidado em cerca de 85 milhões de euros. O que ainda não está claro — os primeiros a tomar conhecimento da proposta serão os conselheiros leoninos, numa reunião marcada para terça-feira — é o que esta reestruturação implicará, não sendo de descartar a possibilidade de o presidente, depois de já ter vendido o património não desportivo, vir agora pedir autorização aos sócios do Sporting para passar a Academia e o Estádio Alvalade Século XXI para a SAD, aliás, as únicas infra-estruturas que ainda estão na posse do clube…

http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHoraFutebolNacional_sportingag1005_72650.asp

De qualquer maneira, a ordem de trabalhos terá que ser tornada pública quando a AG for convocada formalmente. Logo saberemos o que é que se pretende fazer. Até lá só podemos especular, embora a hipótese da transferência do Estádio e Academia para a SAD já tenha sido levantada muitas vezes, pelo que não seria de admirar que a direcção pretendesse mesmo pedir autorização aos sócios para isso.

A única coisa que me deixa curioso é saber qual vai ser a “cenoura” que FSF vai usar para ganhar o voto ;D… Investimento de 20 milhões no Futebol? Falência da SAD? Falência do Clube por causa dos juros? Proveitos ultra-fabulásticos com a venda desses 2 Activos?

Pode ser qualquer uma dessas coisas… Possivelmente será a jogada do “não há alternativa”, apelar ao sentimento clubista, convencer os sócios que se não se vender, não há hipótese do Clube/ SAD sobreviver, a tal “falência”, tal como se fez quando foi da venda do património. Mas também, para que não seja “tudo mau”, poder-se-á acenar com dinheiro para contratações, o que tem funcionado muitas vezes e em muitos clubes.

Também já me passou pela cabeça isso. Que armas usará o SF para convencer os sócios? à primeira vista diria que a proposta está condenada à nascença mas resta esperar para ver. Não vou criticar nada sem ouvir as duas partes apesar de ter as minhas reservas.

Esse comentário deve ser para rir. Se a distribuição de tempo por ambas as “partes” for como foi nas últimas AG, só vais ouvir uma parte: a da direcção. A voz da outra parte encontra-se por este fórum e pelos blogues e é nestes sítios que vais ter que te basear para tomar a decisão.

Se o SF propuser a passagem do Estádio e da Academia para a SAD e a venda de parte da participação da SAD salvaguardando, no entanto, o total controlo da mesma por parte do clube, que dirão os sócios?

“Não, preferimos que venda o Moutinho e o Veloso”

“Não, preferimos estar mais meia dúzia de anos em contenção e sem ganhar um campeonato”

“Não, queremos continuar a pagar só em juros tanto como com a equipa de futebol”

Esclareçam-me.
Há muito boa gente que não tem noção do abismo financeiro em que se meteu o Sporting.

eddie_verdde exacto, falta ouvir a outra parte… ou não posso?

Em termos de aprovação, a mais que provável proposta de transferencia de activos para a sad necessita de 2/3 ou de uma simples maioria de votos?

Acho que é isso também. :arrow:

Na minha optica e a ai que se joga tudo. Quem controla e vai controlar a SAD, porque a questao nao se prende apenas com o presente, e muito facil dizer que se vai passar tudo porque o clube ate detem a maioria da SAD. O importante e garantir DE FACTO que o clube nao perde a maioria da SAD. Se nao houver garantias entao palavras leva-as o vento e e melhor estar quieto.

Assim de repente: NÃO, prefiro outras formas de arranjar receita que não passem pelo total esvaziamento do clube.

Como? Talvez criando um site de internet com maior qualidade e que permita maior interactividade; a criação de uma verdadeira Fan Lab na internet que permita poder comprar todos os artigos, aumentando assim as receitas de merchandising; não comprar Tiui’s, Purovic’s, Farnerd’s porque para gastar dinheiro mal gasto mais vale aplicá-lo na redução do passivo; eliminar os 5€ adicionais no preço do bilhete no dia do jogo, porque há muita gente que vêm de fora e que só pode comprar o bilhete no próprio dia e não está disposto a largar ainda mais dinheiro; acabar com as remunerações astronómicas e os prémios “chorudos” por épocas consideradas boas, quando são o pão nosso de cada dia (eu lembro-me de ter lido no folheto da campanha que queriam servir gratuitamente o Sporting, mas parece-se que se estão a servir do Sporting)…and so on…

Passando o estádio e a academia para a SAD, como o Paracelsus já disse, o clube terá de pagar o aluguer pelas infraestruturas que ocupar (à semelhança do que a SAD faz actualmente). Pergunto-te: onde irá o clube buscar o dinheiro para tal?

Não tenho nada contra a venda de parte das acções da SAD (por uma questão psicológica, gostava que o Sporting continuasse a deter 50.1%, mas até pode ser menos, desde que se mantenha o controlo). Agora sou contra a ideia de se fazer isso à custa do clube e com argumentos falsos (como, por exemplo, o pagamento de dívidas do clube à SAD, dívidas essas que foram causadas pela SAD).

Qualquer dia lembram-se de passar o passivo todo para o Clube e depois quero ver como é que “ele” se desenrasca.

Btw: se o preço a pagar por querer manter os únicos activos/infraestruturas desportivas sob a alçada do Clube, e ficar mais meia dúzia de anos em contenção (sabendo que isso poderá resolver os problemas), por mim, que venham a meia dúzia de anos.

Esta frase dava para uma hora de discussão forte e feio…
Sinceramente devias pensar no real significado desta afirmação e sobretudo justificá-la ideologicamente!

Umas notas que me esqueci de referir:

• Aposto como o Soares Franco vai apresentar a incorporação da Academia e do Estádio na SAD sob o pretexto de baixar os juros e libertar dinheiro para o tão desejado pavilhão. Mas espantem-se: no folheto da candidatura, afirma-se que a venda do património não desportivo iria libertar os fundos necessários para a construção do pavilhão…Onde está ele?

Deixa-me reformular: “Há muito boa gente que não tem noção do abismo financeiro em que se meteu a Sporting SAD”. O clube agora leva por tabela.

Não ! Recuso-me a ver cortarem-se os dedos depois de nos terem tirado os anéis.

Não me venham com desculpas que o Sporting fica com 50% + 1. Neste momento o Clube tem 60 e tal % da SAD e mesmo assim a influência dos outros accionistas na gestão do Clube já é enorme.

Ao contrário de se formular a pergunta:

Ao que eu responderia, venda-se o Moutinho e o Veloso, daqui a 2 anos aparecem outros de qualidade, a pergunta deveria ser feita assim:

[b]Quer ser sócio de um Clube que i) não tem património não desportivo (foi vendido), ii) não tem património desportivo (adeus Academia e Estádio), iii) não tem modalidades nem sequer um pavilhão ?

EU NÃO !!![/b]

Esta medida de que o Soares Franco (agente liquidatário mascarado de gestor) julga ser mentor não é mais que a total retirada do poder dos sócios para intervir minimamente nos destinos do Clube.

Esclarece lá qual é o valor de juros que se paga que é tanto como a equipa de futebol… sugiro até que procures nos R&Cs para que o esclarecimento seja mais cabal. Depois de nos explicares convenientemente o abismo financeiro do Sporting através de números, então sim podemos continuar a discussão.

O Orçamento desta época foi de quanto? 20 ou 25M?

Pelos 20 milhões, sim… agora sugiro que me apresentem o valor (comprovado em relatórios claro está) dos tais 20 milhões de juros que são pagos pela SAD todos os anos e que estrangulam o futebol profissional.

… fico à espera…

O CLUBE é de todos, a SAD só de alguns

Por mim, numa prespectiva unica de querer o melhor para o clube, acho que deviamos negociar defendendo sempre o clube.
A SAD derivou do clube, SAD essa que nada tinha, como é possivel ficar com todos os activos do clube e deixar a este todas as dividas?

O que para mim devia ser feito era o seguinte (não sei se é possivél pois a minha formação é distinta do Direito/Economia/Finanças):

-O ESTÁDIO passar para a SAD, bem como o direito a exploração dos direitos deste;
-A ACADEMIA permanecia no clube, sendo detida a 100% por este;
-A SAD assumia DEFINITIVAMENTE todas as dívidas do Grupo;
-A SAD suportava a construção do NOSSO pavilhão JUNTO a estádio e o entregaria ao Clube;
-O Clube durante 10 anos (por exemplo) “fornecia” jogadores das escolas à SAD “gratuitamente”

Conclusão a SAD passaria a dispor de toda a autonomia para gerir o futebol Profissional do Sporting, bem como de todas as ferramentas necessárias.
É verdade que ficaria com os encargos todos nas costas, mas a verdade é que durante 12 anos só tiveram os beneficios da “parceria” e nada deram em troca.
E se formos a ver a SAD é que é a empresa, logo é ela que teoriacamente está mais orientada para “fazer dinheiro” e se recuperar, bem como os famosos investidores para lá “injectarem” o que quiserem, ficando o Sporting clube à margem dessas manobras, exceptuando a % de acções que permanecerem no clube.

Assim:
O Clube passava a deter de uma situação económico -financeira saudável (dividas = 0), um Pavilhão para as nossas modalidades. As receitas de bilheteiras das modalidades, as transmissões das modalidades, os patrocinios das modalidades.
A academia permanecia no clube, numa fase inicial abidicavamos temporariamente dos direitos dos jogadores, à posteriori a SAd teria de pagar por eles, ou permaneciamos com uma % do passe (15/20 %). Permaneciamos com uma % das receitas de quotização, ou criavam-se duas quotas,: quota_futebol 7€, quota_ modalidades 5€. O clube só teria a partir daí em gerir o seu dinheiro de forma racional, ficando responsável pela angariação de patrocinios, negociação de contratos, criação/exstinção de modalidades. NÃO PASSARIA A SER PERMITIDO AO CLUBE QUALQUER EXERCICIO NEGATIVO A PARTIR DAQUI!!!

Resumindo, isto pode parecer um abuso, mas reparem que o Clube durante estes processo, ficou sem o seu estádio (novo e velho), sem os seus terrenos, sem os seus activos da equipa de futebol, sem as transmições do futebol, sem as quotas relativas ao futebol, sem as bilheteiras, etc, já é altura do clube começar a beneficiar alguma coisa com isto!

PENSEM BEM, O CLUBE É DE TODOS, A SAD É SÓ DE ALGUNS…