O CLUBE é de todos, a SAD só de alguns
Por mim, numa prespectiva unica de querer o melhor para o clube, acho que deviamos negociar defendendo sempre o clube.
A SAD derivou do clube, SAD essa que nada tinha, como é possivel ficar com todos os activos do clube e deixar a este todas as dividas?
O que para mim devia ser feito era o seguinte (não sei se é possivél pois a minha formação é distinta do Direito/Economia/Finanças):
-O ESTÁDIO passar para a SAD, bem como o direito a exploração dos direitos deste;
-A ACADEMIA permanecia no clube, sendo detida a 100% por este;
-A SAD assumia DEFINITIVAMENTE todas as dívidas do Grupo;
-A SAD suportava a construção do NOSSO pavilhão JUNTO a estádio e o entregaria ao Clube;
-O Clube durante 10 anos (por exemplo) “fornecia” jogadores das escolas à SAD “gratuitamente”
Conclusão a SAD passaria a dispor de toda a autonomia para gerir o futebol Profissional do Sporting, bem como de todas as ferramentas necessárias.
É verdade que ficaria com os encargos todos nas costas, mas a verdade é que durante 12 anos só tiveram os beneficios da “parceria” e nada deram em troca.
E se formos a ver a SAD é que é a empresa, logo é ela que teoriacamente está mais orientada para “fazer dinheiro” e se recuperar, bem como os famosos investidores para lá “injectarem” o que quiserem, ficando o Sporting clube à margem dessas manobras, exceptuando a % de acções que permanecerem no clube.
Assim:
O Clube passava a deter de uma situação económico -financeira saudável (dividas = 0), um Pavilhão para as nossas modalidades. As receitas de bilheteiras das modalidades, as transmissões das modalidades, os patrocinios das modalidades.
A academia permanecia no clube, numa fase inicial abidicavamos temporariamente dos direitos dos jogadores, à posteriori a SAd teria de pagar por eles, ou permaneciamos com uma % do passe (15/20 %). Permaneciamos com uma % das receitas de quotização, ou criavam-se duas quotas,: quota_futebol 7€, quota_ modalidades 5€. O clube só teria a partir daí em gerir o seu dinheiro de forma racional, ficando responsável pela angariação de patrocinios, negociação de contratos, criação/exstinção de modalidades. NÃO PASSARIA A SER PERMITIDO AO CLUBE QUALQUER EXERCICIO NEGATIVO A PARTIR DAQUI!!!
Resumindo, isto pode parecer um abuso, mas reparem que o Clube durante estes processo, ficou sem o seu estádio (novo e velho), sem os seus terrenos, sem os seus activos da equipa de futebol, sem as transmições do futebol, sem as quotas relativas ao futebol, sem as bilheteiras, etc, já é altura do clube começar a beneficiar alguma coisa com isto!
PENSEM BEM, O CLUBE É DE TODOS, A SAD É SÓ DE ALGUNS…