O Sporting vai convocar os associados para uma Assembleia Geral extraordinária no próximo dia 29, para discutir e aprovar a reestruturação financeira do clube, a qual, segundo Soares Franco, reduzirá o endividamento consolidado do clube em cerca de 85 milhões de euros.
O que ainda não se sabe — os primeiros a tomar conhecimento da proposta serão os conselheiros leoninos, numa reunião marcada para terça-feira — é o que esta reestruturação implicará, não sendo de descartar a possibilidade de o presidente, depois de vender o património não desportivo, pedir agora autorização aos sócios do Sporting para passar a academia e o estádio para a SAD, aliás, as únicas infra-estruturas que ainda estão na posse do clube.
Chamo a atenção para não confundir esta AG com a AG marcada para dia 30 de Maio. Essa será da SAD. Esta mencionada agora é mesmo do clube e vai decorrer no dia seguinte. Estranhamente ainda não vi nenhuma referência no site oficial, quer a uma quer a outra. Eles gostam mesmo de manter os sócios informados. :
Vamos aguardar até que seja divulgada a agenda da AG pela própria direcção, mas a confirmar-se o que é dito na notícia, acho incrível que o cumprimento dos objectivos que FSF anunciou há 2 anos e que foram na semana passada previamente anunciados, esteja afinal ainda dependente do voto dos sócios…quer dizer que todo o esforço desta direcção passa meramente por tentar convencer os sócios a aprovar as medidas que eles têm em mente, nada mais. E ainda há quem defenda aquela gente e este estado de coisas… :
Nao. O que pode querer dizer e que ha um negocio feito mas que para ser realizado requer a aprovacao dos socios em alguns elementos (passagem do estadio e academia?). O que querias que dissessem ? ‘Olhem , temos aqui umas ideias e queriamos saber se alguem tiver interessado nelas se voces vao votar depois e aprovar?’
Nem tanto ao mar nem tanto a terra. Ha muito que venho a dizer, ninguem ouve mas nao quero saber, esta tudo a exagerar as posicoes, para uns sao bons so porque sim, para outros sao maus porque sao. Encontrem a via do meio e tavez consigam fazer algo pelo clube.
A via do meio é fazer a auditoria externa, saber tudo o que se passa no grupo Sporting, e só então avançar, se for caso disso e não houver outra solução, para aquilo que a direcção quer. Nomeadamente, passagem do estádio e academia para a SAD, e aumento de capital social da mesma, ou seja, perda da maioria do capital pelo Grupo Sporting.
Pois, mas olha que na semana passada, quando foi para fazer manchetes com a descida do passivo, esse pormenor da necessária aprovação dos sócios foi convenientemente esquecido…
Percebo. Estás portanto a defender que FSF não tinha obrigação de dizer em artigos bombásticos como este que a efectivação dos milagres aí anunciados dependia da aprovação dos sócios, sob o argumento de que os sócios devem estar atentos. Mas quando os sócios estão atentos e querem ver as coisas esclarecidas, para tal convocando AG extraordinárias, vá-se lá saber porquê são acusados de destabilizadores e recebem ameaças físicas.
Eu fico curioso é em saber o que é que na tal renegociação da divida necessita da aprovação dos sócios. Pensei que se estava a falar de uma renegociação nos moldes anunciados anteriormente, com garantias bancárias, produtos financeiros, etc.
Não me lembro, mas se calhar sou desatento, de se estar a falar de uma renegociação que exigia realizar operações que exigem a votação dos sócios.
Fico curioso então para saber quais são essas tais operações.
Portanto, se o cumprimento dos objectivos do SF está ainda dependente dos votos dos sócios… é mau, é incrível, é incompetência.
Se o cumprimento dos objectivos do SF não está dependente dos votos dos sócios… é mau, estão a tirar o poder aos sócios e o clube deveria ser dos sócios, tomam as medidas sem tomar em conta o que os sócios pensam, bla bla.
Eventualmente terá a ver com a ideia peregrina de passar Estádio e Academia para a SAD. Teremos que aguardar pela confirmação primeiro, e depois pelo esclarecimento acerca do assunto.
Em todo o caso, não tenho a intenção de ajudar a empobrecer o Clube, retirando-lhe o património imóvel que está associado ao Desporto.
Não percebeste, não queres perceber, ou estás a desconversar.
Tu sabias que afinal a grande noticia das ultimas semanas, que se ia conseguir atingir os 150M€ dependia de operações que necessitam de autorização dos sócios? Ou achavas que tinha sido uma negociação com as entidades bancárias, e que com a criação de produtos financeiros, garantias bancárias, e a simples negociação com essa entidades tinham sido atingidos os abjectivos?
Ninguem critica que ou apluade que as operações que necessitamd e autorizaçãpo dos sócios sejam feitas … elas estão nos regula,mentos do clube, e não se pode fugir muito daqui, a naõ ser quando se quer vender património … mas isso são outras histórias.
Eu para te ser sincero nao percebi , e ainda nao percebo, os contornos das operacoes financeiras que estao previstas. E como tal sempre admiti que a votacao dos socios em algumas delas iria ser necessaria. Como tal nao estou supreendido. Nunca foi dito em lado nenhum que tal nao se iria passar.
Agora o que eu tambem nao percebo e porque e que se ninguem percebe exactamente os contornos do que se vai passar, continua tudo num dos 2 lados da barricada, ou e tudo um disparate e estao a vender o clube, ou e tudo uma maravilha da engenharia financeira.
Va la , chegeum-se a frente quem dos 2 lados possa fazer uma explicacao cabal do que se vai passar e do porque de defender ou de atacar. Assim talvez a discussao seja util, caso contrario continuamos a arrastar-nos no porque sim ou porque nao.
Epá, eu ainda cliquei 3 vezes na palavra “isto” a pensar que tinhas posto um link com alguma coisa que pudesse interessar para a discussão. Mas como sempre, desse lado só vem um vácuo de ideias, de argumentos e de razões.
Eu gostava era de saber quais são as acções que envolvem essa restruturação financeira.
É muito giro dizerem que faz-se isto e aquilo, os passes dos jogadores são só como garantia,etc…
eu quero é ver isso tudo escrito à minha frente e bem escrito, que é para depois fazer aquilo que eu acho melhor para o clube…
Pelo que me lembro a unica decisão que “dependia” dos sócios para se atingir os 150 milhoes de passivo era a venda do patrimonio não desportivo.
Essa foi votada e rejeitada, e mesmo assim foi efectuada.
Já vrnderam muita coisa, deixem lá estar o estádio e a Academia para no futuro termos algo onde nos agarrar.
Precisamente, caro jmlima! Nem tu, nem ninguém, percebeu ainda a 100% o que está previsto para cumprir os objectivos estabelecidos. E no entanto, vais ali abaixo ao tópico das notícias da semana passada e já vês pessoal a bater palmas à manchete. A aplaudir uma notícia pelo que está nas letras gordas “Renegociação do passivo a 150 M” mesmo que não perceba o conteúdo ou as implicações. Percebes agora que o que está em causa é a maneira como se está a tentar atirar areia para os olhos dos Sportinguistas?
[b]
Va la , cheguem-se a frente quem dos 2 lados possa fazer uma explicacao cabal do que se vai passar e do porque de defender ou de atacar. Assim talvez a discussao seja util, caso contrario continuamos a arrastar-nos no porque sim ou porque nao.[/b]