Assembleia Geral dia 8 de Outubro de 2023 - Aprovação das contas e i-voting

Problema é que só teorias e mais teorias. E depois continuamos sempre no mesmo. A proposta é boa, tem é de se encontrar melhor forma de autenticação e garantir confidencialidade do voto.

Aqui os nossos vizinhos atrasados da 2 circular já tem o voting no estrangeiro á anos e alguém fez barulho? Não…

Não são teorias. O Sporting movimenta milhões, logo é apetecível para pessoas menos honestas, e este sistema de autenticação anunciado é vulnerável, bastante até. Eu também concordo com a proposta, mas não nestes moldes.

O que os lampiões fazem, dizem ou pensam não me interessa, dizer “benfica é merda” não é um meme, é a realidade, e o que a merda faz, diz ou pensa não me interessa para nada.

1 Curtiu

Pessoas menos honestas já as tens no clube infelizmente. E quanto a isso, é transversal a todos os clubes. Atualmente o que interessa a esse tipo de gente é às sad e não clube. Mas no nosso caso o clube manda na sad, é verdade.
Mas se formos a desconfiar de tudo e todos, nunca evoluímos. Parecemos os velhotes, com medo lhes roubam, quando estão a precisar de ajuda e recusam

Falei da escumalha, como poderia falar de outras ordens profissionais que já utilizam o i voting. Até o governo quer implementar isso em 2024 na comunidade imigrante

Irei aguardar pela convocatória. Lá estarei…

A problemática da autenticação/falseamento tanto se coloca num sistema de voto eletrónico como num sistema de voto em papel, porque havendo motivação suficiente para falsear os resultados, estes tanto podem ser falseados num sistema como no outro.

A mim o que me deixa de pé atrás neste sistema é as suas implicações para a participação de sócios séniores com 25 votos. Eu estou mesmo a ver alguém a aproveitar-se do desinteresse/desconhecimento de muitos para usar os seus dados pessoais e duma assentada conseguir 25 votos que, com a obrigação de deslocação a Lisboa, nunca seriam usados.

Isso é mesma conversa dos autocarros de velhos de 25 votos trazerem nos. Até hj nunca ninguém provou isso…

Para ti arrebanhar séniores com 25 votos e levá-los num autocarro à Assembleia-Geral para inquinarem a votação é tão inverossímil como convencer séniores com 25 votos a disponibilizar os seus dados pessoais para fazer voto eletrónico e inquinar a votação?

1 Curtiu

A facilidade é a mesma é verdade. Mas custa me a crer… não digo não há gente capaz disso, pois acredito que sim, mas em massa duvido… sistema é controlado e iriam detectar mais tarde ou mais cedo…

Olha que eu vi um autocarro só com velhotes para virem votar durante a última AG. Se foi a mando da direção ou se foi uma cena autónoma não sei mas vi com os meus próprios olhos. Mas lá está nós não podemos achar que velhote com 25 votos = votante do Varandas. As coisas não são assim tão lineares.

1 Curtiu

Mas já não é primeira vez o Sporting faz atividades em dia de assembleia e jogo…

Mas detetar o quê? O problema com este sistema é precisamente que esse tipo de manobras seriam impossíveis de detetar e muito menos de provar. Como é que tu ias saber, com votação à distância, se um determinado sócio fez aquele voto de livre e espontânea vontade, ou se foi outra pessoa a fazê-lo em seu nome, usando os seus dados pessoais e telemóvel?

Eu estou mesmo a imaginar a seguinte situação: há um sócio octagenário com 25 votos que já não tem disponibilidade física para ir a uma AG nem disponibilidade mental para acompanhar o dia-a-dia do clube. Um dia aproxima-se uma votação importante e recebe a visita de um neto/sobrinho/afilhado. Este diz-lhe que há uma votação muito importante para o clube, que é precisa a participação de todos os sócios, e que os votos dele são necessários para o Sporting seguir o rumo certo e que deve votar na proposta A. O sénior responde que gostaria muito de votar mas não tem condições de se deslocar, e o sobrinho/neto/afilhado diz-lhe que não há problema porque pode votar a partir de casa, bastando-lhe pegar no telemóvel/computador, fazer o download da aplicação, depois introduzir o n.° de contribuinte/sócio/cartão de cidadão e fazer a autenticação a 5 passos, após o qual deve confirmar abrindo o e-mail e clicando no link, para poder abrir o boletim de voto eletrónico e submeter a votação online. Não hão-de ser poucos os que vão deixar todo o processo nas mãos daqueles em quem confiam.

E nem é preciso que isto ocorra massivamente. Porquê? Por causa da majoração de votos. Basta manipular umas dezenas de sócios com 20-25 votos para que haja um impacto numa votação que seja renhida e a decisão caia para um lado ou outro.

Mas a facilidade nem sequer é a mesma! É muito mais fácil angariar os votos de sócios séniores recorrendo a um sistema de voto à distância do que organizando uma excursão para os levar a algum sítio para votar.

Sim, essa situação é possível…

Mas acho estamos a fazer demasiados filmes com isto…

Pensava que a AG era para explicar aos sócios o brutal aumento da dívida a fornecedores,
que já vai em 111milhões. E como estão a pensar reverter a situação. Mas não.
Afinal é para aprovar o i-voting para totós. Podiam resolver facilmente o problema votando presencialmente nos nucleos, mas assim podem controlar todo o processo (numerar os boletins já dava muita cana/ilegal e garantir que nunca mais haverá chumbos nas AGs,
nem Brunos de Carvalhos no futuro próximo. Cada vez tenho mais orgulho neste Sporting!

2 Curtiram

Bastava um interface de voto em núcleos selecionados com um delegado por lista.
Depois cada núcleo podia ajudar á mobilidade dos sócios.

Vocês só querem dar trabalho às pessoas.
Os Núcleos dão muito trabalho e muita despesa para controlar… e por vezes ainda se põem com ideias… nnaaaa.

EDIT - Aliás, vamos ver durante quanto mais tempo vão existir núcleos. Este Idiot-voting é apenas mais uma machadada.

E pode ser também. Basta alguém subir ao palanque e colocar o assunto.
E já agora também perguntar pelos acontecimentos do último jogo da liga Europa, onde os totós da JL mais uma vez decidiram brincar, mesmo avisados…

Alguns núcleos são frequentados por lampiões, conheço alguns assim…

Eu nunca percebi porque raio é que não havia de haver mesas de votos nos nucleos.

Então afinal os nucleos servem para quê? Para que serve incentivarem as pessoas a fazerem-se de sócias para depois para participarem ativamente na vida do clube terem de fazer 200 ou 300km?

Em 2023 não se apostar num sistema de voto eletrónico é surreal!

A partir de casa não concordo, mas num nucleo? Como o @Neo-Fox diz e bem com um delegado de cada lista?
Fazem o voto eletrónico e colocam o papel que sai numa urna, no final os votos eletrónicos daquele nucleo têm de corresponder aos de papel.

Uma empresa externa aprovada pelas listas ou em AG do clube para desenvolver o software e a comissão de eleições a supervisionar o acto.

Será assim tão dificil?

Os exemplos vêm de cima…

A aprovação do i-voting requer alteração dos estatutos e as alterações dos estatutos exigem uma maioria qualificada de 75% dos votos.

Não acredito que a proposta seja aprovada.