Fala por ti. Se tenho de fazer 230 quilómetros para chegar a Lisboa e outros tantos para regressar, mais me vale aproveitar a viagem em dia de jogo.
Lá está. Daí ser importante os núcleos terem um papel fundamental. Mas só percebe isso quem tem dois dedos de testa. Esquece, boa viagem.
Como sócio pagante do Sporting a morar. O estrangeiro gostaria de estar mais envolvido no dia a dia do clube.
O voto electrónico para mim é somente uma pequena parte disso.
De certo que haverá formas de serem controladas estas novas tecnologias, como por exemplo na Estónia ou mesmo em Portugal que tem serviços disponíveis online através de um leitor de cartões.
Fico à espera de outra medidas em linha desta que aproximem os sócios do clube, estejam eles em Portugal ou no estrangeiro.
Os mesmos que são contra o i-voting são quem em todas as eleições vem inventar para a internet que há excursões de velhos croquettes com 50 votos a serem levados para irem votar
Os mesmos que são contra o i-voting são quem levanta suspeitas dos processos eleitorais do Sporting e depois acreditam que um votação electrónica é mais manipulável que uma física
Os mesmos que são contra o i-voting são os que não se calam com a estória do “Sporting clube de Lisboa” mas depois insurgem-se contra um mecanismo que permite a militância dos sócios em qualquer parte do mundo, de uma forma totalmente mais simplificada.
Não há muito mais a dizer
Isso não é estritamente verdade. Eu se pudesse votar votava contra, porque nunca podia aprovar uma cena que não sei como vai funcionar, ninguém explicou. Mesmo sendo completamente a favor do princípio, ou não seja eu uma pessoa que está muito longe de Lisboa, vai fazer 8 anos.
Não é seguro.
Sejamos honestos, há aqui muita gente a basear as suas “teorias” sobre iVoting naquilo que ouviu/leu na FoxNews… e todos sabemos como isso acabou.
O Varandas e a sua troupe estão no Sporting porque os sócios assim votaram. E não foram poucos!! E foi presencial.
Não será por causa do iVoting que ficarão mais ou menos tempo.
Mentira.
A esmagadora maioria é a favor do i-voting, o problema é que os estatutos que estão em apreciação hoje são bastante vagos e, por isso, perigosos para a democracia no Sporting.
Os estatutos têm de ser à prova de bala.
Com os estatutos que vão hoje a votação será possível um candidato à Presidência do Clube pode ser o dono da empresa responsável pelo sistema de voto online e o irmão desse candidato ser o dono da empresa que audita essa votação.
Com os estatutos que vão hoje a votação será possível estarmos a discutir a venda de percentagem da SAD a uma empresa e essa mesma empresa ser a responsável pelo sistema de voto online.
É para veres o quão vagos, básicos e falíveis são estes estatutos em votação. E por isso devem ser chumbados.
A questão não é quem vai usufruir, essa para mim é secundária…
A questão é começarem uma casa pelo telhado… A forma de votar até é pacífica, mais que usada em muitos sistemas.
A parte que me preocupa e a muita gente, é a outra parte quem e como se vai controlar essas votações. O que está na comunicação é só lugares comuns e nada como pretendem implementar, o que faz com que o voto que vamos dar seja quase apenas um proforma e depois eles implementam o que querem.
É bom saber que em Portugal ainda se mantem as tradições e as pessoas utilizam a tradicional dinheiro na algibeira… no seu dia a dia…
Ninguem utiliza transacções bancárias on line… são uma fraude!
Estatutos democráticos são 1 sócio 1 voto
Lol
Tem piada não é? Imagina os estatutos estarem tão mal escritos que permitem esse possibilidade.
O André Bernardo hoje na AG disse que o novo método de voto electrónico à distancia será mais seguro do que o método actual, no qual é possível alguém alterar o resultado dos votos. Fugiu-lhe a boca para a verdade.
Também disse que é quase igual, porque actualmente o voto já é electrónico (AG eleitorais). Ignorou que actualmente em AG eleitoral é feito um duplo registo do voto - electrónico e em papel. Com resultados renhidos é sempre possível contar os votos em papel nas urnas. Com o voto electrónico que propõem, não será possível, porque não vai haver registo em papel.
Impressionante como se continuam a eleger burros. É por isso que eu nao acredito em grandes teorias da conspiracao no SCP. Estes gajos sao burros que doi. O que diz muito de quem vota neles.
O André Bernardo parece ser o membro do CD com a responsabilidade do voto electrónico. Quando um sócio perguntou como é que o voto electrónico vai ser implementado, foi o Bernardo que respondeu e disse que primeiro temos de aprovar o voto electrónico hoje e depois o Sporting irá consultar empresas, receber propostas, etc…
Ou seja, nesta altura não sabemos como vai ser. Vamos aprovar e depois logo se vê.
Como ja alguem disse e bem, so aprova isto quem é ingenuo ou mal intenciando. Isto é passar um cheque em branco. Nao o faria nem com direccao em quem confiava.