Sou, por princípio, favorável ao voto eletrónico. Neste momento, já ninguém duvida de que as votações presenciais, seja para que fins forem, têm os dias contados. Os sistemas de certificação e de controlo são cada vez mais fiáveis e, desde que seja assegurado um processo de supervisão transparente, tenho a certeza de que, mais tarde ou mais cedo, as longas filas para as urnas ou as excursões para votar vão ser imagens do passado. No caso particular do Sporting, não conheço a proposta, por isso não posso dizer grande coisa, mas, se for aprovada, é imperioso que esteja prevista a atribuição da gestão e supervisão do processo eleitoral a uma entidade externa credível, selecionada e aprovada em plano de igualdade por todas as listas. Se assim não for é um mau serviço ao Clube e caímos no risco de comprar guerras escusadas.
É mesmo isso. Temos de descentralizar a votação. O Voto como vai ser implementado com 2-factor de validação até é seguro. Falta a outra parte, auditoria para garantir que o que se vota é o que aparece nas votações. É essa parte que não está minimamente explicada e que eu acho que não é em dia de jogo que se devia fazer… O que eles querem fazer é um proforma, as pessoas votam e eles implementam o que querem, e isso é que é perigoso e o meu maior receio, porque sou totalmente a favor do voto eletrônico se houver entidades e procedimentos bem definidos e idôneos.
O engraçado do que o ele escreve é que o problema não é o voto do telemóvel. O Voto com validação é seguro porque o telemóvel como validação 2-factor é unico… O Grande problema será mesmo a jusante, quem vai controlar as Base de dados das votações, se em votações eleitorais existe membros de todos os lados, em AG normais terão de ter empresas de auditoria bem certificadas para essa validação.
E há aqueles que percebem um bocado do assunto e tentam esclarecer quem escreve sem saber nada sobre o assunto.
O Voto electronico é igual ao presencial, A partir do momento que votas já não controlas nada… O problema não é o voto em si, é o controle do que se recebe e as contagens. Seja em andar a contar votos de urnas ou de base de dados. Essa parte tanto pode dar mal num como no outro…
Assim como existem sacos com votos que irão ser destruidos, as base de dados têm logs de sistema, Desde que quem controle a votação não seja os interessados é tão seguro como o presencial que sofre do mesmo problema de segurança. Ou seja as votações terão de ser contratadas a empresas certificadas que façam esse trabalho em servidores próprios e nunca em servidores do proprio clube, temos de deixar a pré-história e permitir a todos os sócios que possam votar…
Temos contas auditadas. Também podemos ter empresas dessas (As universidades fazem isso) a auditar as votações.
São 4 tipos. Esqueceste-te dos vacinados.
E porque não abrires aqui numa votação para serem os foristas a decidir uma das dessas hipóteses?… mais democrático
Oh wait…
Deixo aqui a minha opinião sobre o assunto
Reprovar o ponto 2 na AG de domingo (voto electrónico à distância) :: zerozero.pt
O teu e o de quem tiver dois dedos de testa. E espero que esses sejam pelo menos 25%+1 dos sócios que lá forem amanhã. É quando basta para a proposta ser chumbada e o varandas perceber que nem todos os sócios são tolos como ele gostaria.
E já agora nem acho que a auditoria do processo seja o único problema do voto eletrónico. Tão ou mais problemático do que isso, é a impossibilidade de saber se o voto foi mesmo feito por aquele sócio, com plena consciência do que estava a votar, ou por alguém a quem ele forneceu os dados pessoais para votar, não estando minimamente interessado na votação.
Tu estás na segunda categoria
Têm aqui um bom texto do que eu tenho estado a dizer… A votação e implementação do voto electrónico é bem vinda, mas não nos moldes como estão a fazer nesta AG… Muito simplista numa AG de dia de jogo que só vai ter a tendencia de poder ser votado a favor sem discussão nenhuma e demasiado simplista.
Nem sei o que te diga… Estupidos são gajos como tu, que acham que tudo é preto e branco…
Nem te dou mais conversa.
E o que dizer da mistura, numa única AG, de uma votação tão importante com votações banais como a dum relatório&contas, da nomeação de uma porta do estádio e da venda de um prediozeco?
Mas duvido que passe. São precisos 75% de votos e de votantes e, entre sócios atentos que percebem o perigo disto e sócios que preferem o método de voto tradicional só porque sim, duvido que se atinja aquele número.
O meu receio é que passe. Esta direcção tem feito muito isto, votações em dia de jogo em que as pessoas só querem ir ao jogo, votam naquilo que lhe dizem que deve ser bom e nem percebem o que está a ser votado. Já vimos contas a serem aprovadas assim, após terem sido reprovadas em AG’s anteriores.
Tivemos pouca discusão e explicação sobre o que vai ser votado, fora um ou dois sportinguistas que nos jornais dizem que receiam o voto electrocnico, e na minha prespectiva contra a parte mais explicada, a votação em si que se implementada como dizem é segura, e não sobre a outra parte o que vai mudar nos estatutos e como se controla e fará as contagens das votações, parte que eu mais temo …
O Voto electronico no seu intrínseco é BOM, mas não nos moldes que está a ser apresentado, sem ser discutido e bem balizado.
Tá bem, mas para aprovar contas basta 50%, e neste caso são precisos 75% dos votos e votantes.
No fundo é a minha opinião.
Sou a favor mediante controlo.
O Sporting não pode voltar a ser um clube anti democrático e foi-no durante muitos anos.
Se a memória não me falha, a tese desse nosso ilustre forista era que apenas votassem no máximo 100 indivíduos. Os mais aptos, segundo ele, (presumo que se incluiria)…
Tão querido. 🫶🏼
A vacina teria sido útil.
…. Não polik, não disse que foste tu que disseste nada. Relê lá o que eu escrevi sff:
“…a tese desse forista…”
O forista a quem estavas a responder é que postou essa anedota de tese há uns dias.
Como quase todas as anedotas que posta neste fórum.
Penso que o voto eletrónico não vai ser aprovado. Vai ser como o aumento das quotas que na altura em que foi apresentado foi aprovado com menos de 75%. O Voto eletrónico deve ir pelo mesmo caminho. Também tenho de dizer que eles são muito espertos, pois só apresentam este tipo de propostas quando o futebol está em 1º
Atenção, o aumento de quotas não foi uma alteração de estatutos, foi sim uma Chico espertice…
Uma próxima direção e com bom senso podia rever os estatutos para se votar em ser proibido marcar AG’s em dias de jogo.