Quanto muito não sais do resort…
Mas do que tenho ouvido é um país muito calmo e tranquilo.
Um dos truques passa por beber só água engarrafada, de resto tá se bem.
Quanto muito não sais do resort…
Mas do que tenho ouvido é um país muito calmo e tranquilo.
Um dos truques passa por beber só água engarrafada, de resto tá se bem.
E evitar comer fruta que não seja fervida ou saladas.
Por experiência própria, não foi no consumo directo de água. Foi no indirecto.
Isso pode nem ser do aeroporto. Provavelmente é da companhia.
Agora em Bristol, aconteceu-me uma muito gira, mas que a companhia (easyJet) resolveu com bastante mestria e celeridade, e é uma low-cost.
Como o aeroporto de Bristol não é lá muito grande e luxuoso, e em Inglaterra se regem pela famosa pontualidade Britânica, não há necessidade daquela quase imposição de colocar as pessoas na porta de embarque uma ou duas horas antes. Assim, ficámos no quentinho da parte interior (estavam uns 5 graus negativos), junto aos bares, duty frees e restaurantes até meia hora antes do voo. Anunciaram que o voo para Lisboa saia na Porta 1, eu dirijo-me lá já com o check-in feito há um mês (a easyJet permite check-in automático com 30 dias de antecedência), mas desvio na casa de banho. Quando me meti na fila, estava literalmente toda a gente à minha frente e eu era dos últimos. No entanto, mesmo tendo Fast Track incluído no meu bilhete, deixei-me estar, já que aquilo até estava a andar bem. Quando chega a minha vez, a senhora disse-me que eu estava ‘already boarded’. Eu ri-me e perguntei, em inglês, como era possível eu estar embarcado, se estava ali. A senhora ligou para o check-in e ficou esclarecido. Tive a sorte ou o azar de um rapaz com um nome praticamente igual ao meu, e que não é assim tão comum, estar no mesmo voo. Ele não tinha feito check-in automático e foi ao balcão para fazer. Lá, como tínhamos o nome praticamente igual, e foi atendido por uma senhora inglesa (que não está habituada a nomes portugueses), nem viu a diferença. Não lhe fez o check-in e limitou-se a imprimir-lhe o meu cartão de embarque. Ele entrou antes de mim e eu bati na trave. Tudo se resolveu com uma chamada para o check-in, onde resolveram a questão e enviaram o cartão de embarque dele por e-mail. Depois foi só ir chamar o rapaz, que até já estava dentro do autocarro, para vir ao Portão de Embarque e esclarecer tudo. Engraçado, quando ele chega, sem saber o que se passou, eu digo-lhe em português: ‘Pah, parece que tive que vir a Bristol para encontrar um gajo com o mesmo nome que eu’. Rimo-nos muito. Mas foi bem resolvido, em pouco tempo, com simpatia, e ainda deu para rir. Infelizmente, porque eu estava a rezar para dar errado e ficar com mais dois dias de férias de borla. Já uma amiga minha, ia ficando em terra, com um problema semelhante, em Amesterdão porque a Vueling, que fez merda, e naquele caso o nome não era sequer remotamente parecido (uma portuguesa e uma holandesa), e teve ela de ir para o balcão da companhia barafustar e fazer barulho, porque a companhia deu o cartão de embarque dela a alguém que já tinha entrado no avião. Ou seja, teve de ir resolver a merda que outros fizeram, e foi à justa.
Também com a Vueling, aconteceu-me algo semelhante a ti, em Paris. Fui lá passar uns dias, coincidindo com o 14 de Julho. Acho que voltei a 18, ou a 19 de Julho… Já não me lembro. Lembro-me que era Verão, vaga de calor, e o voo estava por volta das 5h da tarde. Às 16h, metem-nos na manga de acesso ao avião, que é de acrílico, com o sol mesmo de frente, ar condicionado desligado… Enfim, provavelmente perto de 50ºC lá dentro, tudo a transpirar, durante mais de meia hora. Trazia muitos chocolates na mala que, felizmente, salvaram-se. Qual era a necessidade de meter a malta na manga com a porta do avião ainda fechada? Não é ser low-cost. É falta de zelo. E depois, no avião, inglês sofrível dos pilotos, as hospedeiras nem à merda nos mandavam…
Vou para Paris amanhã outra vez. Vou correr a Meia-Maratona no Domingo. Mas vou na TAP. Atrasos à parte (no Porto nem costumam atrasar tanto), sempre é menos mau. E apanhei grande preço.
Por acaso, no caso que falei, foi a Easy Jet.
Não deixa de ser uma low-cost, e eu posso ter apanhado um dia bom. Mas atenção que a easyJet, apesar de ser tudo parte do mesmo grupo, tem a easyJet UK, a easyJet Switzerland e a easyJet Europe. E há diferenças entre elas.
Pergunta para quem já renovou o passaporte:
É obrigatório entregar o anterior (caducado) ?
Nunca entreguei.
Mas … parece que sim.
O meu ultimo passaporte já caducou há uns bons tempos, as viagens que tenho feito não tem sido necessário ter. Mas parece que agora já não é fácil ficar com o antigo.
Pois…eu estou na mesma situação mas este ano para Cabo Verde já preciso de o renovar.
É pena porque gostava de ficar com o antigo.
Eu não o entreguei quando o renovei em 2019. O meu passaporte anterior nem era eletrónico portanto não mo pediram.
Também tenho umas perguntas. Há uma possibilidade, ainda que para já remota, de ir à Geórgia lá para o final do ano. Sempre ouvi maravilhas da Geórgia.
Alguém já lá esteve?
Com a presença forte da Rússia na Geórgia há algum conselho que me dão?
Queria alugar um carro e passear por lá, será que é uma boa ideia?
Não é a mesma coisa, mas já estive na Arménia e não tive grandes problemas, mas a Geórgia está num conflito profundo com os russos.
És obrigado. Da ultima vez obrigaram-me, ou então tens que ir à policia dar conta do seu “desaparecimento” e ires aos serviços com o comprovativo deles em como perdeste o passaporte. (solução ilegal mas que ninguém deve controlar, nem sei como o fariam).
Eu, p.ex, tb o vou ter que renovar até Novembro. Entretanto preciso dele em Abril, tenho que renovar logo quando chegar e depois pedir o visto para outro lado já para Agosto… tudo apertadinho, se dá merda burocrática… estou tramado.
És obrigado a entregar. A não ser que o “percas”. Mas para isso tens que ir á PSP prestar declarações e levar depois o comprovativo para conseguires renovar.
Obrigado a todos pelo esclarecimento.
Recomendo Sul de Espanha
Podes sempre visitar Malaga, Almería…
Um pouco mais acima tens Alicante com voo direto da Ryanair
Eu fiz de carro mas tive fora 20 dias
Visitei a Andaluzia toda, passei por Murcia e cheguei a Região Valenciana
Voltarei pk adorei
Eu fui e não desgostei.
Logicamente temos de ajustar as expectativas. É uma cidade um quanto caótica e barulhenta, eventualmente perigosa a noite na zona do porto… Mas tem ruas e ruinhas muito fixes, um ambiente colorido e muita luz… Visitei o museu arqueológico que é muito afamado e passeei basicamente por lá
Visitei também o vulcão e Pompéia
Depois pirei-me para Amalfi
Grandes férias
Vários users a dizer que é obrigatório entregar o passaporte e efetivamente é o que mandam as regras… Mas, eu o ano passado não entreguei e nem ninguém me pediu “o velho”…
Penso que pode ser por eu ter falado com o funcionário e ter pedido como se fosse um novo, ao invés de dizer que queria renovar… honestamente não sei se eles verificam isso…
Mas se eles pedirem o velho, podes sempre pedir para o inutilizarem para o poderes trazer, acho que dá para o furarem com um furador tal como se fazia com os BIs antigos e os CCs.
Vou amanhã tratar da renovação, vou leva lo no bolso mas só o entrego se mo pedirem.
Antigamente dava, agr já não é permitido fazerem isso. Tenho aqui um passaporte nesses moldes.
Obviamente que há tantos sítios onde se pode renovar o passaporte, pode haver, e há, funcionários que sejam incompetentes/“que se estejam marimbando para as regras” na sua função.
Exactamente o que eu faço. Mas não tenho tido sorte. Da última quando me pediu, até me meti com o funcionário a dizer “e se eu não o tiver aqui, como podemos resolver o assunto?”
E foi aí que ele disse que tinha que ir à polícia dar conta do desaparecimento… Mas que se o tivesse, estaria a prestar falsas declarações e o blablablá óbvio. Ficar com o passaporte não valia o trabalho.
Sei que vou “contra todos”, mas acho que há explicação, pois fui a semana passada a uma Loja do Cidadão renovar o meu, levei o antigo e disseram-me para ficar com ele (já estava caducado).
Penso que só tens que o entregar caso ainda esteja válido, se já tiver caducado, nem precisas de o levar…
Obrigado.
Quanto se paga actualmente pela renovação?
65 paus! Até dói…