Epa… Estradas de acesso a torre da serra da estrela cortadas !
Coitadas das minhas filhas, depois de tanta expectativa criada, a dizermos que iam a neve, etc, não verem neve foi uma desilusão.
Amanhã vou lá outra vez e se continuar bloqueada vou tentar subir a pé até tentar encontrar neve (nem e preciso ser na torre, um balde de neve servia )
Sim eu tentei por esse lado, apesar de estar em seia. Mas encontrei a GNR e eles disseram que estão todos os acessos cortados…
Caguei, amanhã subo a pé até ver neve
Se estás em Seia, podes sempre tentar ir até ao Vale do Rossim… ainda ontem lá estive e a estrada desse lado costuma estar aberta e transitável até uma altitude mais elevada.
Mas também depende do nevão… ontem estava tudo aberto… mas hoje… bom, hoje ainda apanhas neve sem sair de Seia
Ja vem uns meses tarde, mas posso ajudar se ainda precisares.
Vivi no Vietnam e conheço muito bem o sudeste asiático, ja corri aquilo tudo por ali.
Se precisares posso enviar alguns contactos, principalmente na entrada, porque por exemplo o Vietnam é um pais comunista e nao facilita a entrada a europeus. terei todo o prazer, abraço
Pois… eu ontem passei na Serra e vi que estava um dia brutal para quem estava em turismo… muito frio na travessia Covilhã-Seia (-7ºC), mas céu azul e tudo nevado/gelado.
Acabei por ir para o lado de Manteigas e na estrada Gouveia/Manteigas apanhei bastante neve onde deu para pôr as crianças a brincar e tirar umas fotos. Paisagens estonteantes com tudo branco. Absolutamente fantástico.
No próximo ano estou lá batidinho…e já sei onde apanhar neve caso não consiga ir á torre
Aquilo é mesmo um tesouro mal aproveitado deste país.
Mete mal aproveitado nisso…
Um funcionário de hotel disse me em tempos que a culpa é da Serra ser dividida em 2 concelhos e que graças à guerra entre ambos aquilo não evoluiu mais!!
Foi o que ele me vendeu…mas não acredito muito nisso.
Agora que é uma vergonha neste século ainda não terem uma solução para limpar as estradas de acesso é, isso ou fazer novas e melhores vias de acesso lá cima.
Tive nos salgados em dezembro baratinho e casa top nunca tinha ido para aqueles lados de albufeira aproveitei os preços baixos e bacano se forem com gajas
Mas olha que podes acreditar…
A Serra foi sempre o alvo na guerra politica da região… A guerra arrefeceu um pouco nos últimos anos, até por pressão das próprias populações e porque o regionalismo já não se acentua tanto quanto nas gerações anteriores, mas as cicatrizes de uma guerra regional ainda dominam a Estrela.
A questão das estradas é uma questão diferente… existe muita critica por as estradas estarem constantemente fechadas, mas a realidade é que a Serra da Estrela é “lixada” no que toca a tempestades.
Mesmo com muitas melhorias, será difícil aumentar a circulação em dias de nevadas, dadas as tais características particulares… e depois há também que ver que a grande maioria dos condutores portugueses não sabem conduzir com neve (porque não estão habituados), logo não se pode facilitar minimamente.
Já tive uma mão cheia de deslocações na Serra durante tempestades e em quase todas tive de ajudar outros condutores, tendo 2 ou 3 situações sido mesmo “stressantes” ao ponto de ter de ajudar a evacuar pessoas.
Eu ando sempre com as correntes nos carros (mesmo no verão, pois tb servem para areia ) e tenho experiência a conduzir na neve e defendo por experiência que o melhor é mesmo fechar as estradas ao mínimo nevão e só deixar passar quem tem correntes ou pneus de neve e assuma a responsabilidade.
Para resolver esta situação da mobilidade só vejo o teleférico como solução… existem ainda os esqueletos abandonados e visíveis de uma construção dos anos 60… há 10 anos o H2Otel intentou também eles fazerem 1 teleférico desde Unhais… Infelizmente a politica e outros interesses impediram sempre o desenvolvimento.
Parece que agora alguns obstáculos foram ultrapassados e graças a esta onda de turismo, as pessoas, incluindo políticos, tomaram consciência que todos podem ganhar se a Serra prosperar e estão agora finalmente a reunir-se condições para fazer o teleférico começado à mais de 50 anos… mas eu acredito quando estiver feito e eu poder andar nele
A serra é um tesouro perdido… felizmente algumas pessoas influentes não têm desistido, mas há muito a fazer ainda…
Mas não pensem que é só em Portugal… aqui bem perto de nós temos Manzaneda… uma estação muito fixe, com condições espetaculares a nível de infraestruturas… mesmo assim tem estado fechada… motivo? Guerras politicas regionais.
Agora finalmente uma empresa assumiu aquilo, mas andam há meses a tentar recuperar os anos de abandono e já quase assumiram esta temporada como perdida… enfim…
Eu não duvido minimamente disso, acho é estranho passarem anos e anos e parecer que não há “ninguém” interessado em resolver o problema.
Eu já estive cerca de 1 semana inteira na Serra e mesmo sem haver tempestades só consegui ir à Torre 1 vez… Agora imagina a frustração de quem vai 1 fim de semana!!
@Nightwish76 ontem enquanto circulávamos á procura de neve chegamos a uma aldeia algures entre Póvoa Velha/Sabugueiro onde alguns locais diziam para não passarmos na estrada mais á frente porque estava coberta de gelo e era perigoso. Eles diziam-me que não arriscariam e obviamente que eu segui os seus conselhos, visto que eles conhecem aquilo melhor do que eu, parei o carro e deixei as miudas saírem para brincarem, pois ali já havia bastante neve.
Uns 20 minutos depois passou lá o carro limpa-neves da proteção civil onde todos (eu e os locais) pedimos que limpassem aquele troço (estamos a falar de uns 30 metros de estrada) pois estava perigoso e a resposta foi:
“As nossas ordens são para efeturarmos limpeza apenas de vias principais”.
Ao que nós respondemos que era perigoso ficar assim, pois algumas pessoas podiam arriscar e correr mal, mas nada feito. Seguiram viagem.
Posto isto, não sei que diga mais,…mas não me espanta que tragédias aconteçam.
Estive uns minutos a brincar na neve, dei meia volta e segui para a estrada Gouveia/Manteigas onde voltei a encontrar bastante neve.
Aquilo que ainda ninguem referiu e que a Serra da Estrela tem tambem das melhores estrada para andar de mota do Pais. Desde o sope da serra entre Vide e Unhais da Serra a qualquer uma das outras estradas que da acesso a Torre…