As 17 finais rumo ao sonho

Pequenos como quem diz, desses 12 jogos apanhamos o braga fora na última jornada se por acaso for decisivo para nós vai ser uma grande pressão

A 12 jornadas do fim temos menos 1 ponto de vantagem do que quando este tópico foi aberto.
Uma nota importante que eu deixei no tópico do jogo contra o Nacional, é o nosso desempenho em Alvalade em contraste com os jogos fora. Ao fim de 11 jogos para cada lado, temos o seguinte registo:

Alvalade
Pontos: 27
Golos Marcados: 22
Golos Sofridos: 9
Diferença de Golos: +13

Fora de Casa
Pontos: 28
Golos Marcados: 25
Golos Sofridos: 5
Diferença de Golos: +20

Este registo negativo não é surpresa para quem está atento mas é embaraçoso e desprovido de sentido. Uma equipa candidata ao título tem de ser mais incisiva em casa onde tem o apoio da sua massa adepta. Em minha opinião, estes números reflectem a dificuldade que a equipa tem em jogar contra equipas fechadas - os autocarros - dado que essas mesmas equipas tentam sempre um resultado mais positivo em sua casa, jogando com uma ideia mais ofensiva.
Este é um problema que a equipa técnica tem de resolver com urgência, pois todos os jogos contam 3 pontos, e as equipas pequenas têm-nos dificultado a vida mais do que seria desejável.

Malta o problema parece ser as equipas do meio da tabela para baixo. Como é perdemos ponto à parva contra equipas tão fracas e passeamos na Luz, mostramos ao porto que o 1 tinha sido prenda de natal e contra o Braga foi o deja vu da taça. Se calhar sou só eu que vejo tanto golo cantado a não entrar. Não sei se será falta de treino ou falta de qualidade mas fico sempre com a dor que tínhamos tudo para papar os 3. Pelo menos contra o união, rio ave e Boavista.

Tem sido frequente ouvir-se os comendadores desportivos encartados da nossa praça, a referirem-se ao calendário do Sporting para o que resta deste campeonato, com grande esperança no facto das últimas três jornadas serem aparentemente muito complicadas para os Leões, pois envolvem deslocações ao Dragão e à Pedreira.

A mim no entanto parece-me que há várias maneiras de olhar para o calendário, sendo que prefiro jogar com o FC Porto na antepenúltima jornada, quando se calhar eles podem já estar arredados da corrida pelo título, ou praticamente só com possibilidades matemáticas, do que agora onde teriam obrigatoriamente de ganhar, como aconteceu na Luz frente ao super Benfica.

Em relação ao Braga já não se poderá dizer exactamente o mesmo, pois se é verdade que na última jornada eles já devem ter o seu 4º lugar garantido, também é mais do que certo que se esse jogo ainda contar para o desfecho do Campeonato, vão receber uns chorudos incentivos por fora. No entanto pode até dar-se o caso desse jogo já não contar para nada, esvaziando-se logo aí as tão desejadas dificuldades que agora seriam garantidas, isto sem esquecer que nessa altura o Braga poderá estar completamente focado na Final da Taça de Portugal, o que quer queiramos quer não, também influencia a prestação dos jogadores.

Outra grande preocupação dos referidos comentadores, tem sido o facto de Jorge Jesus apostar tudo no Campeonato, ao ponto de quase desprezar a Liga Europa, insistindo em poupar alguns jogadores, mesmo quando do outro lado está uma das melhores equipas da poderosa Alemanha.

Muitos são os que consideram essa opção inadmissível para um Clube como o Sporting e já vão adiantando que se Jesus não ganhar o Campeonato fica em maus lençóis, como eles tanto desejam, ao mesmo tempo que aplaudem Rui Vitória, porque jogou com o mesmo onze contra o Zenit e ontem em Paços de Ferreira, esquecendo-se de referir o que aconteceu ao Sporting no Dragão o ano passado, depois da desgastante eliminatória com o Wolfsburgo, já para não falar nas evidentes debilidades deste plantel do Sporting, cuja segunda linha já mostrou não ter grande qualidade.

Mas as minhas contas e seguramente as de Jorge Jesus, são outras, porque o Campeonato entrou agora na sua fase decisiva e se o Sporting conseguir ganhar os três jogos que se seguem, ficará com uma vantagem de pelo menos 6 pontos em relação aos seus dois rivais, o que a nove jornadas do fim, dará não para encomendar as faixas, mas pelo menos para começar a tirar-lhes as medidas.

É claro que para isso é preciso ganhar amanhã ao Boavista e depois repetir a dose em Guimarães, para finalmente encostar o rei ao canto no “derby” de 5 de Março, tarefas que não serão fáceis, pelo que devem ser encaradas com um grande espírito de missão, daí que se compreenda que para o treinador do Sporting estes jogos com o Bayer de Leverkusen só sirvam para atrapalhar.

Mas e se o Sporting não conseguir essas três vitórias, como é que ficamos? Ficamos na corrida digo eu, que aí sim vai ser provavelmente ombro a ombro até ao fim, mas recordo que neste momento temos uma vantagem de 6 pontos sobre o Porto e um jogo a menos do que o Benfica, ou seja mesmo partindo do principio que o Sporting perde os dois clássicos, nos quais um empate favorece duplamente quem vai à frente e quem ganhou os jogos da 1ª volta, no plano teórico fica tudo empatado, pelo que restará saber quem irá tropeçar menos vezes nos outros jogos.

Acho que se pensarmos nisto tudo, é fácil perceber as opções de Jesus. Vão ser 15 dias de grande tensão, nos quais o Campeonato pode ficar praticamente resolvido, pelo que é óbvio que esta é uma oportunidade que não se deve desperdiçar, por muito que custe a quem não quer ver o Sporting Campeão. O resto é conversa.

RUMO AO 23 !

Fazendo um balanço deste último mês, facilitaria bastante as coisas termos a vantagem de 6 pontos. O jogo de ontem seria sempre complicado mas aquele jogo que perdemos pontos em casa com o Tondela até fico enjoado só de lembrar.

Com os 6 pontos de vantagem, contando com a vitória contra as galinhas, dar-nos ia uma muito importante margem que nos permitiria inclusive perder nas deslocações ao Porto e Braga e ainda assim ficarmos em 1º. Com 4 pontos essa situação muda. Vamos precisar de, com essa vantagem pontual, pelo menos não perder nenhum desses jogos ou então vencer pelo menos um. Caso esse cenário se verifique um ponto que secalhar pode ser positivo é que não iremos entrar nessa fase decisiva a pensar jogar para o empate.

Relativamente á sequência de jogos que temos entre a recepção ás galinhas e a ida ao dragão, acho que, tendo em conta só temos de nos concentrar no campeonato, podemos vencer todos mas vai ser difícil entrar na sequência final com os tais 6 pontos sobre ambos os rivais, que nos daria a tal margem.

Não havendo mais lesões/castigos, temos tudo para ganhar no Dragão.

Não vou arriscar mais previsões. Está visto que isto vai ser até ao fim e acho que o Benfica ainda perde mais pontos além do jogo de sábado.
Mas sinceramente, acho que no Dragão podemos ganhar dado o futebol praticado por ambas as equipas.

- YouTube

É difícil, mas não é impossível. A equipa tem de dar o máximo a partir daqui. E a gestão tem de ser feita também a nível de treinos. 1 jogo por semana. Não há mais distracções, não há desculpas. Se determinado jogador está cansado, descansa. Se está com lesão, sai. Ponto final. Jogadores limitados nunca serão os melhores.
No entanto, acho que o maior trabalho que tem de ser feito a partir deste momento é psicológico. Os jogadores devem estar focados só em vencer. Ponto final. Não há “ses”.

Devo comecar por dizer que fiquei muito aziado , desesperado , e ate fui dos muitos que deixei de acreditar no titulo depois dos empates em casa com com o tondela , rio ave, derrota na madeira., porque simplesmente nesses 3 jogos o sporting para alem de perder esses pontos quando nunca mas nunca o deveria fazer , jogou muito mal e criou muito poucas oportunidades de golo , foi muito por esses motivo que deixei de acreditar .

Ontem mais uma vez perdemos mais 2 pontos quando nao o poderiamos ter feito, como e obvio qualquer sportinguista deve ter ficado angustiado, desesperado, triste pela perca desses 2 pontos, contudo devo dizer que a exibicao de ontem veio a tornar me confiante pelo numero de oportunidades criadas , ficaria muito mais triste se visse que a equipa nao tivesse criado situacoes de golo, e exibicao de ontem deixa me confiante que ainda podemos vir a ser campioes !!

Se o Sporting nao perder com os lampes eu vou continuar acreditar , mesmo que empate o sporting ate pode vir a ser campiao na mesma , podendo ate vir a perder com o porto , porque eu nao acredito que o benfica ganhe ao braga na luz, porque em igualdade de pontos com os lampes o sporting sera na mesma campiao.

Se chegarmos a ultima jornada com possibilidades do sporting ser campiao , alguma vez na vida o braga nos impedira de fazer a festa , nunca !!

Este e um cenario possivel , mas tambem nao seria a primeira vez que o sporting ganha nas antas , e como e obvio as contas ainda seriam mais faceis de fazer , ate porque duvido muito que os lampes consigam ganhar em alvalade , se isso vier a acontecer , entao sim diria que o campeonato estara perdido.

Por isso apesar de mais um murro no estomago, a exibicao de ontem apesar dos golos falhados deu me um novo alento , e vou continuar a creditar que ainda e possivel !!

Não mudou nada continuamos como sempre na luta.

Depois da azia descomunal (ai a minha ulcera gástrica!!) lá voltou a velha esperança.
Lutar até à última gota de suor e deixar a pele em campo. Ainda é possível!

O meu prognóstico para o fim do campeonato, em função do resultado do derby de amanhã:

Cenário 1:

VITÓRIA = 70% de hipóteses do Sporting ser campeão

Cenário 2:

EMPATE = 50% de hipóteses do Sporting ser campeão

Cenário 3:

DERROTA = 30% de hipóteses do Sporting ser campeão

Isto. Doença!

Peço a vitória amanhã e vencer tudo até ao jogo no dragão.

Concretizou-se o pior dos cenários… :menos: :menos: :menos:

Eu acho que 30% é um optimismo exagerado…se calhar 0,030%. O boyfica HOJE ganhou o campeonato. Nós nunca venceremos TODOS os restantes jogos. Se o fruta ganha amanhã, nem o 2º cheiramos!!!