As 17 finais rumo ao sonho

Terminou hoje a primeira volta do campeonato e, neste momento, estamos em 1º lugar, com 4 pontos de vantagem sobre os mais directos adversários. Teoricamente, estes 4 pontos são fáceis de serem alcançados, principalmente tendo em conta que é difícil para um grande perder pontos com uma equipa pequena.

Analisando esta primeira volta, fomos a equipa que melhor futebol jogou mas será que isso será suficiente para termos o tão desejado título?

As 17 finais…

Tondela (casa)
Paços Ferreira (fora)
Académica (casa)
Rio Ave (casa)

Nacional (fora)
Boavista (casa)
Guimarães (fora)
Benfica (casa)
Estoril (fora)
Arouca (casa)
Belenenses (fora)
Marítimo (casa)
Moreirense (fora)
União (casa)
Porto (fora)
Setúbal (casa)
Braga (fora)

Verificou-se que, ao fim desta primeira volta, perdemos pontos onde, surpreendentemente, menos esperávamos, concretamente contra União, Boavista e Paços.

Gostaria que o pessoal desse a sua opinião, usando os métodos que pretenderem, nomeadamente os dados estatísticos que quiserem ou até mesmo analisando os plantéis dos adversários que iremos encontrar.

1. É possível ser campeão sem ter uma % elevada de vitórias sobre os pequenos?
  2. É possível decidir o título nos jogos “grandes”?
  3. Qual a fase mais importante desta 2ª volta?
  4. Curiosamente, temo-nos dado bem nos jogos grande, tendo alguma dificuldades contra alguns adversários que usam o chamado “autocarro”. Conseguiremos vencer todos os adversários mais fáceis (exceptuando benfica e porto) ?
  5. Qual a vossa confiança?

É necessário ter uma elevada percentagem de vitórias frente aos clubes mais pequenos, para não ter que se correr o risco de ver os jogos contra benfica e porto assumirem uma carga decisiva muito grande.

A meu ver a fase mais importante desta segunda volta é exactamente esta, até ao final do mês, onde nos próximos 4 jogos teremos 3 em casa, e com taça da liga pelo meio. Guimarães - benfica - Estoril, será outra fase decisiva.

Confiança ? Máxima.

Sim! Aliás, se vencermos os 14 jogos que não sejam contra lamps, porcos e lamps do norte seremos, de certeza, campeões!

Considero os jogos com os pequenos mais importantes, mas uma vitória no grande Derby e uma não derrota no dragay e temos 50% do trabalho feito!

Embora os últimos 3 jogos sejam muito complicados, acho que a fase decisiva será:
Guimarães (fora)
Benfica (casa)
Estoril (fora)

São 2 deslocações onde costumamos ter dificuldades e o grande Derby! Se vencermos estes 3 jogos ficaremos bem mais próximo do título!
[/quote]

Não será fácil vencer esses 15 jogos (nem me chateio de jogar em Braga com a equipa suplente a pensar na final de Basileia de 18 de Maio :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:)

50 a 60%! Somos cada vez mais o alvo a abater! Não há interesse de grande parte do futebol em ter o Sporting campeão (a divisão porcos-lamps agrada a muita gente)!
Se vencermos os 5 primeiros jogos da 1ª volta daremos um grande passo! (pelo menos um dos dois perderá pontos no Clássico)!

Pois, o nosso problema foram esses pontos perdidos com equipas ridiculas. Dando de borla o empate com o Paços, que não sendo aceitável (em casa principalmente), é uma equipa complicada… Levaríamos uma vantagem de 9 pontos.

O que salta à vista é, claramente, o elevado grau de dificuldade dos jogos que faremos fora de casa. Aliás foi fora de casa que tivemos perdas de pontos inaceitáveis (com Boavista e União), sendo que na única vez que perdemos pontos em casa foi antes de irmos decidir a Pré-Eliminatória a Moscovo e por isso a cabeça da equipa não estava (infelizmente) muito em Alvalade.

Confesso que estou moderadamente confiante. Acredito na equipa e acredito bastante na equipa técnica e a evolução a nível exibicional é gritante ao longo destes 5 meses. No entanto, o nosso campeonato está nivelado por baixo. Muito por baixo. Não podemos contar que os grandes perdem pontos na Madeira, em Guimarães ou em qualquer outro campo.

Será um campeonato que eu acho (e é algo muito pessoal) que será resolvido e conquistado muito próximo dos 90 pontos. Na época passada o campeão fez 85 e o segundo classificado 82. Este ano andará por aí ou ainda com números mais elevados. Tem que existir concentração máxima em todos os jogos. Somos a equipa mais forte do campeonato, mas só isso não chega. Temos que o provar todas as semanas.

Pontos Críticos:

• Indisponibilidade de jogadores-chave: Considero que JJ tem dado uma fantástica resposta à ausência de jogadores como William Carvalho, Ewerton ou Carrillo. Não acredito que a consiga dar no caso de lesão de Rui Patrício ou Slimani. São duas posições que, quanto a mim, estamos muito deficitários no plantel e devíamos fazer algo no mercado durante este mês de Janeiro.

• Ciclo Guimarães (f) - Benfica © - Estoril (f): É um ciclo especialmente complicado. O Vitória não é, nem de perto, o mesmo da primeira volta e é sempre muto complicado jogar em Guimarães. O Benfica é, apesar de tudo, uma equpa superior também ao que era, principalmente porque terá já Sálvio e Semedo, além de que considero que poderá ser a última cartada destes na luta pelo campeonato, um jogo de tudo ou nada. O Estoril já nos causou imensas dificuldades em Alvalade e tem feito os pontos quase todos em casa. Ainda assim, considero o Sporting favorito (visto hoje, à distância) nos 3 jogos.

• Recta Final do Campeonato (Porto (f) - Setúbal © - Braga (f)): Não há semana que não pense neste ciclo. Acho que temos que chegar aqui confortáveis, como favoritos, com vantagem pontual sobre o segundo e o terceiro. O Dragão é um terreno tradicionalmente difícil e mais difícil será se for “jogo de título”. O Vitória em Alvalade pode parecer mais acessível, mas enquadrado neste ciclo pode vir a ser um jogo de nervos e de pressão extra. Decidir tudo na última jornada em Braga seria para matar qualquer um do coração. Fizemos dois jogos até agora com o Braga, onde existiram 12 golos, 6 para cada equipa, sendo que nenhum ficou decidido antes dos 90 minutos. Quero chegar a Braga campeão.

O que não pode tirar a concentração:

Casos de Imprensa: Tem sido uma constante a invenção de supostos casos, sejam relacionados com jogadores ou treinador. Há-de chegar o caso relacionado com o Presidente (não esta treta da Madeira). Quando essa altura chegar teremos que estar unidos. Não nos podemos esquecer que havia quem nos queria já ver como um “não-grande” e isto pode ser um sério revés, ainda mais num ano em que damos uma facada ao rival. Muito cuidado e muita união é essencial.

Outras Competições: Para deixar claro: quero ganhar tudo. Para ser ainda mais claro: se só puder ganhar uma competição, que seja sempre o campeonato. Jorge Jesus irá quer ganhar a Taça da Liga, mais ainda se a final for com o Benfica e qualquer um de nós quererá. Mas apenas nesse jogo devemos jogar com o 11 titular, se lá chegarmos. Já na Liga Europa tentaremos ir o mais longe possível, embora eu apostasse sempre na incorporação de 2/3 jogadores diferentes do 11 habitual, de forma a rodar o plantel e priorizar a Liga, mesmo não abdicando da Liga Europa. Nem quero ver a equipa desmoralizada depois de derrotas em qualquer uma das outras competições.

Só nos faltam 16 vitórias para sermos campeões, depois do Tondela ficam a faltar 15, sei que não serão precisas tantas, todos vão perder pontos ainda, temos de ganhar todos os jogos até ao derby dos porcos e a partir dai arrancamos para ser Campeões :great:

Eu acredito que iremos receber o Setúbal precisando apenas de um empate para sermos campeões, e que nesse dias os nossos adversários até perdem pontos e fazemos a festa em casa, tranquilos.

Não sou optimista ao ponto de pensar que vamos ao Dragão ser campeões.

Não acredito que ganhemos os 17 jogos que faltam; penso que iremos ter resultados muito idênticos à primeira volta. O que será suficiente.

O momento decisivo na minha opniao vai ser entre o jogo fora com o guimaraes e em casa com o carnide. por volta mais ou menos dessa altura penso que vai ter um carnide-porco. se mantivermos 4 pts para ambos e por ventura o carnide ganhar , o porto ai acabou. fica afastado a 7 pts. ( e vai a braga na jornada scp.carnide ) posterior a isso tudo se ganhamos aos carnide em casa com aquilo tudo que referi, ficavamos a 7 pts de ambos e ai penso que 80% era nosso o campeonato. depois era apenas manter e esperar um ou outro empate deles e acabou! podiamos perder no dragao e braga

O Benfica-Porto é na semana em que vamos ao Nacional. :wink:

Na minha opinião penso que o campeonato pode ficar resolvido nos próximos 5 jogos .

Temos tudo para ganhar os 5 e seria muito importante ganhar na Madeira enquanto os outros 2 rivais se defrontam entre si .

Penso que um deles vai perder pontos nas próximas 5 jornadas .

todos os jogos valem o mesmo nº de pontos, e no final é que se fazem as contas, mas parece-me que temos aqui um ciclo de 6 jogos até guimarães onde não podemos vacilar e fazer 18 pontos.

acredito que os rivais possam perder pontos, sendo que se defrontam uma vez entre eles.

depois, há de facto uma fase dura com a ida a guimarães e ao estoril, e a recepção ao colinho fc.

se chegarmos a esta altura com a mesma vantagem que temos agora, temos tudo para ser campeões.

eu acredito!!!

Importante agora é manter os 4 pontos até ao carnide vs porco.

Ida a paços vai ser muito complicado, e o Rio Ave em casa também é uma boa equipa que ainda no ano passado vendeu muito cara a derrota.

Tondela e Briosa em casa são jogos em que a equipa tem de entrar como nestes ultimos dois jogos, marcar antes do intervalo para tirar a ansiedade.

Há que ir com calma, fizemos uma primeira volta com 14V, quando foi a ultima vez que isso aconteceu? Estamos no bom caminho, provavelmente vamos escorregar num jogo ou outro, vai fazer parte, o importante é não perder a concentração no objetivo final.

Estou convicto de que se ganharmos os jogos todos atá à jornada do lampiões-fruteiros (incluindo, obviamente, ganhar nessa jornada) seremos campeões.

Não será fácil vencer esses 15 jogos (nem me chateio de jogar em Braga com a equipa suplente a pensar na final de Basileia de 18 de Maio :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:)

50 a 60%! Somos cada vez mais o alvo a abater! Não há interesse de grande parte do futebol em ter o Sporting campeão (a divisão porcos-lamps agrada a muita gente)! Se vencermos os 5 primeiros jogos da 1ª volta daremos um grande passo! (pelo menos um dos dois perderá pontos no Clássico)!

Concordo em tudo contigo. SL

Se o Sporting ganhar os próximos 6 jogos (até ao jogo com o Benfica) muito dificilmente não será campeão. Depois é não perder com o Benfica (perfeitamente alcançável, ainda para mais jogando em casa) e gerir para conseguir chegar ao jogo no Dragão com 3-4 pontos de vantagem para o 2º lugar. É imperativo não depender do jogo no Dragão para ser campeão. Caso contrário, terei muito poucas esperanças pois “forças maiores” se levantarão para nos impedir de ser campeões.

Um sonho que espero que se concretize. Força leões :slight_smile:

Serão 17 jornada muito mais dificeis que as primeira 17, onde a pressão para as arbitragem serão mais intensas, onde os adversários farão de tudo para que nós tropeçemos.

Quererão meter o Slimani de fora, entre outras artimanhas.

Não vai haver facilidades, e vamos ter jogos muito dificeis.

E nesta segunda Volta vamos a paços de ferreira, ao nacional, a guimarães e nas últimos 3 jornada vamos ao dragay, recebemos o setubal e vamos a braguilha.

Para atingir o objectivo maior é preciso muita concentração, vontade e sorte.

Boa tarde,

Escrevi um pequeno artigo sobre este tema no meu blog que convido todos a conhecerem:

http://verdeescudodepatricio.blogspot.pt/2016/01/verde-no-branco-os-dados-estao-lancados.html

Saudações leoninas!

:arrow: :arrow:

Isto, este tem que ser o objectivo a longo prazo por agora.

Chegar ao lampsvsporcos com os 4 pontos de distância. Depois será sempre aumentar distâncias nessa jornada, de preferência com um empate.

Fizemos uma primeira volta quase perfeita, ganhamos a f.cporto. s.l.benfica. s.c.braga… Perdemos essencialmente pontos com o empate no Bessa e a derrota na Madeira.

Importantíssimo não facilitar contra as equipas pequenas. Acredito que podemos fazer uma segunda volta ainda melhor, ou, no limite, igualmente boa. O que será suficiente para ganhar o Campeonato.