Bom dia!
Bom tópico.
Estou agora numa fase de fotografia analógica. Alguns fãs de filmes e de objectivas old school?
Tenho duas “old school”, fully manual, que uso regularmente ![]()
Eu tenho várias (já tive mais, mas tive de vender algumas), é viciante, Neste momento:
- Zenit Helios 44-2 58mm f2
- Mir 24h 35mm f2 (Nikon adaptada a m42) my precious

- Canon FD 50mm 1.4
- Canon FD 28mm 2.8
Estas duas últimas para a Canon A1, as primeiras com adaptador eos para a 6D.
Eu, sempre comigo, tenho duas Olympus - uma 35-70mm f2.8 e uma 28mm f2.8. Depois tenho uma Asahi Pentax do meu pai, também com várias lentes e tenho diversas lentes também em casa da Olympus, originalmente para a OM-1 e OM-10. Mas comigo, em Aveiro, tenho apenas as duas lentes mencionadas. Uso com adaptador EF-S para EF-M, com outro adaptador embutido para OM numa Canon M50!
Helios 44-2
Canon 55mm FL 1.2
Jupiter 3 50mm f1.5
Voigtlander 25mm f4 Color- skopar
Holy Shit. Essa lente tem quê? 60 anos?
Eu tenho completa preferência por primes, embora em viagem já tenha dado por mim a lamentar não ter lentes zoom
e como gosto de arquitectura estou sempre com 35mm para baixo.
Film (135) vou fazendo por diversão, já pensei em pôr as mãos no médio formato (120), o dynamic range é qualquer coisa, mas já é uma diversão muuuuito cara.
Eu tenho poucas lentes ainda, comecei nisto há pouco tempo. Geralmente a lente que uso ainda é a kit Lens, uma 15-45mm f3.5/6 que me dá alguma versatilidade, apesar de não ser a melhor coisa do mundo. As olympus uso em casos muito específicos. Mais tarde irei adquirir outras lentes, espero eu eheh
Muito boa selecção.
Uma vez encontrei uma Jupiter 11 135mm f4 da KMZ, de 1957 como nova !! era mount m39 mas versão leica ltm
Ainda tentei com adaptador mas em eos não focava no infinito, ou pior, só focava uma distância muito específica, não pude ficar com ela.
Acho que são dos anos 50.
A que uso mais ultimamente é a Canon, mas vai variando.
Deve fazer um bokeh brutal. Pena…
Tenho ali uma que ando para reparar aos anos…era dos meus pais.
Não é igual a essa, amanhã meto aqui foto.
Tambem tenho.
São top a criar o bokeh redondo. E custam peanuts.
(apesar de teres que comprar um adaptador)