Achega… Tive essa objectiva durante uns meses (adquirida juntamente com a minha 6D que ainda hoje mantenho bem estimada), vendi-a porque para 1.4 e para o custo não era muito “fiável”…
Objectiva digital só tenho a Canon 35 mm f/2 USM… O resto são tudo analógicas (tenho de fazer um levantamento).
Tiveste azar.
É uma lente da qual existem alguns exemplares com algum problema a nível do detalhe.
Não muitos, mas existem e não és o primeiro que conheço que me fala de uma lente dessas que não “convenceu”. É algo que já foi falado em fóruns da Canon (pelo menos há umas décadas, porque actualmente não frequento… ).
A minha é fantástica. Tem um detalhe absurdo. E olha que eu sou um maluquinho do detalhe (a macro leva-nos a níveis de vício de detalhe a roçar a insanidade… ).
Reforçando aquilo que dizes sobre fotografia feita com telemóveis, já existem até cursos dados sobre fotografia com telemóveis em escolas de fotografia e dados por professores que são fotógrafos e juizes de concursos de fotografia feitas com máquinas fotográficas, já existe um aceitar deste ramo da fotografia por parte de muitas pessoas da velha escola de ensino desta arte
Sei disso.
Sigo 2 ou 3 fotógrafos que já quase só trabalham com telemóvel. Claro que têm sempre os últimos modelos e colaboram com as próprias marcas. E a nível de vídeo, nem se fala. Trabalhos publicitários feitos somente com telemóvel. Muitos e bons.
No entanto a nível de Fotografia de Estúdio que se destine a grandes ampliações, ainda têm um caminho a percorrer, tal como em macro ou fotografia de aves e vida selvagem.
Tudo tem o seu lugar.
Sim tal qual, eu estou a estudar fotografia com fotógrafos da área do documental, é um deles ministra cursos de fotografia por telemóvel, e não lhe choca esse avançar dos telemóveis na fotografia, e sim na fotografia de estúdio, as coisas são mais complexas e que exigem outro tipo de material, e que não se limita a teres uma boa câmera, mas sim um conjunto de acessórios, e que os saibas conjugar todos muito bem e que te leva a teres excelentes trabalhos finais, e nisso os telemóveis ainda não estão à altura para essa complexidade toda
Na fotografia de aves, que eu faço muito, nem se fala, pk aí passa mais do que teres uma boa máquina e teres uma excelente lente, e a forma como fotografas passa por utilizares técnicas que funcionam de uma forma, que não consegues ainda usar num telemóvel, quer a nível de velocidades quer a nível de isos, que tem de ser sempre altos
Obrigado, usei. Nikon D7200 com a Sigma 150-600mm contemporany o iso entre o 800 e 2000, em F8 e uma velocidade entre o 1/800 e o 1/2000, em modo manual
Quando tinha uma teleobjectiva de 200mm ainda andei a tentar, mas desisti logo. Além de ser uma lente fraquita, era so 200mm e caguei.
O dinheiro não estiva e as minhas 3 lentes são essencialmente para o tipo de fotografia que mais faço: astro, landscape e viagens, e como uma teleobjetiva boa não é nada barata, tenho deixado para outras núpcias.
Qual é a máquina que tens ? Se tiveres Nikon, vê a 70-300 que no mercado em segunda mão, consegues arranjar boas lentes até 350 euros, é uma excelente lente para caminhar, bastante leve, boa para fotografar pássaros, e tb podes usar em outro tipo de fotografia, retratos e alguma paisagem, vê essa lente se tiveres a usar Nikon
Nop, eu gosto de das reflex, para mais que estou a estudar fitografia documental e de autor, e a minha vontade tb passa por aprender em fotografar em analógico eu sou mais antiga escola, para além de que já tive uma Olympus Mirroless e não gostei da experiência