O meu conselho único é: fotografa com o que tiveres à mão no momento, mas fotografa.
Quanto a equipamento, hoje em dia recomendo, para iniciantes, usarem o telemóvel (a não ser que seja um modelo de há 10 anos atrás) para começarem a tomar o gosto da coisa. Não vale muito a pena comprar máquinas de entrada de gama, a não ser que a pessoa já saiba bem o que quer. Porque quando se entra nas máquinas reflex (e as mirror mais recentes), o que realmente conta são as lentes. E as boas lentes são mais caras que uma máquina dessas.
Pipa da massa… Cada um tem a sua ideia nisto, mas o meu conselho sempre que vejo esta pergunta e’ que a melhor maquina e’ a que tens sempre contigo. E isso e’ um tlm ou uma ultra compacta que cabe no bolso. Muita malta compra grandes maquinoes, nos specs e no tamanho, e depois usa de vez em qd. Eu a minha maquina anda sempre comigo no bolso.
So a minha perspectiva da coisa, tb depende muito do que se quer fotografar.
A resposta foi relativamente ao que o forista perguntou. As máquinas estão muito caras, mesmo as APS-C, e a que sugeri nem tem IBIS. Não queiras é comparar o prazer de utilização de uma máquina a sério com um telemóvel; e o telemóvel fará sempre uma fotografia computacional apenas.
O que é que queres dizer com isto?
Estás a falar de JPEG e RAW? Ou ao sensor em si?
É que se for a primeira, é igual num telemóvel ou numa câmara. Há os que permitem RAW e os que não. Os JPEGS são “processados” num telemóvel como numa câmara.
Se for pelo sensor, os telemóveis médios já têm sensores iguais ou melhores que a maioria das APS-C médias.
Não substimem os telemóveis no que diz respeito à fotografia e mesmo ao vídeo.
Muitos profissionais estão a apostar cada vez mais nesses equipamentos. Conseguem resultados excelentes com um décimo da despesa e ainda levam uma óptima portabilidade e flexibilidade como bónus.
Cada um com as suas preferencias. As alturas em que eu tenho mais prazer a fotografar sao as mais inesperadas, e normalmente ou tenho so o a minha compracta no bolso, ou entao o tlm. Tenho outras maquinas de filme ou digitais, que sao muito porreiras de usar, verdade, mas a realidade e’ que acabam por ficar na prateleira a maior parte das vezes.
Ao sensor em si. Não há um único telemóvel que tenha um sensor melhor que uma APS-C, nem sequer perto. Também não podem, estão limitados físicamente pelo tamanho. Muitos dão essa ilusão porque a fotografia computacional (software + poder do processador do telemóvel) está cada vez melhor, e sim, os resultados podem ser óptimos.
Quanto ao material, concordo que se deve fotografar com o que se tem à mao!
Eu quando comecei não havia telemoveis que conseguissem tirar boas fotos. Por isso sempre tive Dslr… Neste momento tenho uma mirrorless da Canon… E sim, as lentes são super importantes e custam um dinheirão. Mas tens sempre alternativas tipo a sigma ou tamron, não tem a mesma qualidade mas consegues bons resultados. O importante mesmo é o gosto e fotogragar sempre que possas.
Repara, eu não disse que eram maiores.
Mas já há uns anitos que a qualidade desses sensores é igual ou melhor do que os das APS-C médias.
O que tu estás a falar que é a fotografia computacional, só é aplicável aos JPEG’s que aproveitam apenas uma parte pequena do que é gravado no sensor e o processamento da imagem é feito directamente na máquina ou no telemóvel.
Mas o que realmente interessa para um fotógrafo é que o telemóvel ou a APS-C fotografe em RAW, para aproveitar 100% do que é captado. No caso dos RAW’s o processamento é sempre feito à posteriori.
Nem todos os telemóveis e APS-C’s fotografam em RAW, porque se dirigem a uma faixa de consumidores que não querem ou não sabem processar os RAW’s.
Um RAW é como o negativo anteriormente.
Um JPEG já é uma imagem processada interna e automaticamente pelo software da câmera ou do telemóvel.
Um RAW do meu Huawei P30 Pro, com sensor de 50MB, tem de 50 a 70MB. Um JPEG tem entre 8 e 18MB.
Tenho APS-C, uma Canon Ixus 960IS com sensor de 12MB, com a qual tirei óptimas fotos, mas que não fotografando em RAW, não me permite depois fazer um processamento elaborado, pois já sai tudo processado sem que eu possa ter muita intervenção nisso.
Desde que tenho o Huawei, a APS’C tornou-se obsoleta por isso, por não fotografar em RAW. E sinceramente, a nível fotográfico, o Huawei é melhor.
Há uns anos pensei em comprar uma APS-C que fotografasse em RAW, por exemplo uma Canon G7. Os preços são proibitivos.
Tens razão. Confundi com as Powershot ou Cybershot.
Os RAW’s dos telemóveis parecem-me tão puros como os das câmeras, não entendo o que queres dizer com isso.
Um RAW é basicamente toda a imagem (com todos os pixels) que o sensor capta.
Um JPEG já é uma imagem processada desse RAW. Que não te oferece todo o conteúdo captado mas apenas uma pequena parte desse conteúdo processado numa imagem “pronta” digamos assim. Mas a mim interessa-me ser eu a escolher “o conteúdo” que quero na imagem “pronta”.
Até os RAW das máquinas de topo têm sempre algo “cozinhado” pela marca, nestes casos normalmente a redução de ruído.
Mas se queres outro exemplo, a Nikon quando usa sensores da Sony tem sempre cores diferentes nos RAW (para mim melhores), quando comparas duas máquinas com o mesmo sensor no Lightroom ou Capture One.
Já eu infelizmente perdi a paciência há anos. Uso RAW + JPEG Fine e só edito o RAW se necessitar mesmo, e directamente na própria máquina.
Relativamente à discussão, claro que um bom fotógrafo com criatividade vai fazer boas fotos com qualquer máquina, mesmo que a qualidade da imagem seja mais sofrível.
Mas claro. Tal como os sensores e até as lentes com os tratamentos multicoated. Isso é o normal.
O que eu quis “contestar” foi de que para um iniciante um telemóvel estivesse fora de questão. Eu acho que é mesmo a melhor escolha porque permite excelentes fotos, é portátil quanto baste, actualmente já toda a gente anda com um no bolso. Para gastar dinheiro numa APS-C para se iniciar acho má ideia. Em qualquer reflex ou mirror, o que interessa são as lentes e até conheço n casos de pessoal se iniciar comprando uma das várias APS-C com a infame lente 18-55mm e quase desistirem de tão desiludidos ficavam com os resultados. Alguns amigos cheguei a emprestar-lhes lentes só para eles não deitarem a máquina fora Depois experimentavam lentes boas e a conversa era de que aquilo era outra fruta… pois é, mas cada lente custa 2 ou 3 APS-C’'s ou mais.
E fazes tu muito bem. Cada um tem a sua preferência, o seu tempo.
No meu caso, raramente faço fotografia de “família” como eu lhe chamo…
Gosto de vários tipos de fotografia, mas tenho um fraco pela Macro.
Cansei-me dos insectos e agora dedico-me mais macro de estúdio com coisas abstractas, mais conceptuais. Isto para dizer que é um tipo de fotografia que os telemóveis ainda estão longe de acompanhar, pois as apostas deles em lentes macro são sempre residuais. E macro sem uma boa lente…
Mas por exemplo, também gosto de fotografia de rua e para isso, actualmente, um telemóvel é uma excelente opção…