Andraz Sporar (Slovan Bratislava) - A Bola

O Eintracht esboçou um leve sorriso.

Porra ja me tinha esquecido desse mega acordo hahahahaha. Esse acordo diz mesmo o que? Ah ja sei que o City pode vir buscar os jovens com valor ao preco da uva mijona

A minha dúvida é como é que um clube sem dinheiro vai oferecer 7M€ por um avançado que tem imensos golos numa liga ao nível da nossa II Liga.

Acho um investimento arriscado, nesta fase seria preferível negociar jogadores por empréstimo com opção de compra. Jogadores com alguma qualidade, ao invés do refugo que fomos negociar nos últimos dias do mercado de verão.

Quanto custou o Piatek por exemplo? 4.5 milhões, vindo da Liga polaca…quando há olho para a coisa as coisas fazem-se…

«SPORAR? SPORTING NÃO DEVIA DEIXAR PASSAR ESTA OPORTUNIDADE»

SPORTING 08-01-2020 22:55

Por
Redação

Frederico Ricardo, treinador português que na passada temporada trabalhou na Eslováquia, ao serviço do FC Senika, aprova a aposta do Sporting em Andraz Sporar, avançado esloveno por quem o Slovan Bratislava pretende receber verba entre 7 e 8 milhões de euros.

«Se estivesse na liga suíça ou na Bundesliga, valeria 20 milhões de euros. Por esse valor, e atendendo às suas características e à posição que ocupa em campo, é um excelente negócio. O Sporting não deveria deixar passar esta oportunidade», salienta o técnico, 40 anos, em declarações à Rádio Renascença .

«É um jogador muito completo, um jogador de área, muito forte de pé esquerdo, pé direito e no jogo aéreo. Reúne condições muito interessantes para uma equipa grande. Tem tudo para correr muito bem no Sporting», vaticina.

A Bola

Sporar é um desejo que obriga o Sporting a entrar num verdadeiro leilão

Sporar é um goleador e o Slovan não o vende barato

Sporar é um goleador e o Slovan não o vende barato
Fotografia: Borut Zivulovic/Reuters

Ivan Kmotrik, diretor do Slovan Bratislava, confirmou a O JOGO o interesse do Sporting, mas também uma forte concorrência.

Andraz Sporar só será reforço do Sporting caso a SAD melhore as condições iniciais que apresentou - e viu serem rejeitadas - ao Slovan Bratislava. Contactado por O JOGO, Ivan Kmotrik, diretor-geral dos eslovacos, confirmou essa primeira abordagem, garantiu estar disponível para continuar a falar, mas também vincou que o lote de interessados no ponta de lança continua a aumentar, ou não estivéssemos perante um futebolista que, esta época, já fez 21 golos em 26 embates

“Posso confirmar que já recebemos uma proposta oficial do Sporting por Sporar. Contudo, o valor dessa proposta não correspondia às nossas expectativas sobre o valor atual do jogador, que é o segundo melhor marcador da Liga Europa”, explicou-nos Kmotrik, concretizando: “Estamos disponíveis para negociar com o Sporting, mas entretanto temos recebido várias propostas interessantes de Inglaterra, Rússia e França; também há interessados de Itália e Espanha. O interesse é grande e só vamos aceitar ofertas que correspondam ao que achamos que Sporar vale.”

Inicialmente, e tal como o nosso jornal adiantou, o emblema de Bratislava pedia entre cinco a sete milhões para libertar o avançado esloveno. Ao que foi possível perceber, o crescente interesse no jogador exigirá sempre uma abordagem mais próxima do segundo número, os sete milhões. O Slovan vai vender cara esta saída.

O Jogo

para isto… temos o LP e agora o Pedro Mendes. se calhar, não havendo dinheiro, é melhor procurar alguém com outras características. digo eu… que percebo pouco ou nada disto.
já estou como o rava… dizem que não há peseta para uma contratação de 15M, mas gastam mais do que isso em camiões de entulho.

O Ravanelli até quer dizer bem mais que isso. E dirá. E agora vou deixar de falar na 3ª pessoa, que é um bocado irritante. :laughing:

Existe aqui e até nas palavras do Presidente aquela coisa de que barato já não há. Esqueçam, querem jogadores de jeito, paguem 10, 15, 20 milhões ou chorem e aceitem o que damos. Não é verdade. É mais verdade que na altura em que fomos buscar o Lieson por uma bagatela, mas não é inteiramente verdade. E um departamento de scouting não serve para descobrir o que ninguém nunca viu. Serve para analisar correctamente o que todos vêm, mas por vezes têm dúvidas. Ou para ver o que ninguém viu nos jogadores que todos vêm, mas não vêm bem.

Isto não é cena do moneyball, que no futebol não se aplica como em desportos americanos. Não estou a puxar para isso, não sou nada fundamentalista ou aficionado da coisa. Basta ver o que tem feito pelo Arsenal. Não é possível trazer a mesma filosofia, porque os contextos são diferentes. Uma coisa é analisar na mesma liga. usando o mesmo estilo de jogo (ou com poucas variâncias) diferentes jogadores. No futebol não é assim.

Para não dizerem que estou a fugir ao tópico, gostaria que alguém me dissesse em que lugar do ranking da ESM está o Sporar. E sim, o ranking ESM é muito mais lógico que a atribuição directa pelo número de golos total. Podem meter os golos na Liga Europa, sem problema.

Voltando aos gastos, vamos a exemplos. Luís Diaz (eu sei, estou sempre a dar o mesmo exemplo, mas já por causa disso vou dar mais), jogador do fcporto, que no Sporting seria também titular absoluto, até mais que no fcporto, custava há cerca de um ano 5 milhões de dólares. Não é treta de transferência ou de jornais. Foi oferta aceite pelo clube dele feita por um clube brasileiro e revelada pelo clube do jogador. Era o preço dele. Metendo em euros, ao câmbio da época, dava 4,4 milhões de euros e mais uns trocos. Certamente, sem selecção na altura, o salário do jogador seria mais baixo do que é no fcporto.

O Doumbia, que até pode vir a ser o melhor médio centro da Europa, custou praticamente isso já com comissões. Fez 492 minutos em 1530 possíveis. O Sporting comprou antecipadamente o Renan, por 1 milhão. Ainda Ilori, basicamente por ser formado localmente e no Clube (só pode) por 2,4 milhões. O Ilori para a Liga jogou 405 minutos em 1440 possíveis.

No total gastaram 12,3 milhões de euros. Nada mal quando não há dinheiro. Mas pronto, foi a perder de vista, com prestações simpáticas. Ok, tudo bem. Não era possível de outra forma.

Se adquirido em Fevereiro, altura em que o negócio com os brasileiros tinha berrado, por esse mesmo valor, quando é que seria o pagamento do grosso da quantia? “Ah, mas já não havia dinheiro”. Pergunto: porque raio de motivo um clube paga antecipadamente o Renan e o Nunes, gastando 1,5 milhões de dinheiro que (supostamente) não tem? Não dava uma entrada jeitosa? Não me venha o Sporting dizer que não conheciam o jogador. Isso é ridículo.

Eu tenho sempre uma filosofia: eu até posso achar que comprar uma televisão por X é um grande negócio e a TV é boa. Mas se eu preciso é de comprar comida, se calhar tenho de me focar no essencial. O titular do lado esquerdo, na altura, chamava-se Diaby.

Mas vamos a mais exemplos. O Jesé custa-nos. dizem, 2 milhões pelo empréstimo (total, inclui salários). Precisavam de um avançado diferenciado, disse o Presidente. E não há dinheiro para melhor, dirão alguns adeptos. Bem, o Luís Ezequiel “Chimy” Ávila custou cerca de 3 milhões ao Osasuna. Era desconhecido? Foi uma acerto inesperado. O Ávila é o tal avançado diferenciado. Não é um ponta clássico, cai nas alas, dribla, remata de fora da área e tem alguns toque de matados dentro da mesma. É diferenciado. É a tal coisa que se queria no Jesé. No fundo um avançado que jogue no centro ou nas alas.

Na época passada, o Jesé, jogando na La Liga, marcou 2 golos em 884 minutos nas competições domésticas (excluo a competição em que o Ávila não jogou - na qual o Jesé também não marcou). Nesses jogos fez uma assistência.

O Ávila marcou 10 golos em 2175 minutos. Dá uma média de 1 golo a cada 276 minutos (arredondando). Conta o golo a cada 442 minutos do Jesé. Atenção, nas mesmas competições. O Ávila teve duas assistências.

Sim, é verdade que o Ávila já estava no Huesca e o Jesé chegou em Janeiro. Mas o Ávila teve de lidar com a subida a um escalão máximo, o Jesé foi criado no Real Madrid. Estava em má forma? Pois… tecnicamente e focado no futebol, o Jesé é muito superior ao Ávila. Mas ele não é focado. E quando perguntamos a um tipo que anda na putaria o que ele acha de um jogador que anda também na putaria e acreditamos em tudo, isso revela a nossa competência.

O Ávila joga em qualquer das 3 posições do ataque. Principalmente centro e esquerda. Nós devemos ter uns 4,5 milhões empatados em 3 jogadores para essas duas posições. Todos emprestados e nenhum é consensual. Um nem até se senta no banco, o outro joga na sub23. Esses 4,5 davam para o passe do Ávila e se calhar o que sobra e com pouco mais para um ano de salário.

Mas o Sporting não andava a ver a La Liga, nem sequer analisou o Jesé. O Sporting recebeu no fim-de-semana o Jesé por recomendação. Junto com o Bolasie e o Fernando, que com 20 minutos jogados, foi a revelação de uma época de Brasileirão.

O FC Famalicão, através do seu dono e senhor, o Sr Jorge Mendes, o tal que agora é unha com carne do Sporting CP, meteu lá 2 jogadores que eram titulares do Sporting. Não é por serem grandes jogadores, é mesmo porque são melhores que qualquer médio defensivo nosso. O que nem é estanho, pois nós não temos nenhum médio defensivo. Mas temos 4 médios centro, vulgo 8.

Agora, andamos atrá de mais um ponta na linha do Pedro Mendes e do Luiz P. Quando quisermos jogar com 2, metemos o Jesé… Entretanto queimámos a inscrição do Pedro, que será o 3º homem e continuará a jogar na sub23. Mas há quem diga que tudo bem, isto tem lógica. O rapaz marca muitos golos isolado ou ao 2º poste. E na Eslováquia. E um treinador que ninguém conhece disse que por 8 é uma pechincha. Se ele jogasse na liga suíça ou alemã… ui, vali uns 20.

Mas ele já jogou na Suiça e na Alemanha. Se calhar por coisas destas é que ninguém conhece o tal treinador.

3 Curtiram

Gostei mais das assistências…dos colegas. :face_with_raised_eyebrow:

Numa coisa que disseste concordo 1000% contigo. O nosso scouting foi, é e iinfelizmente será (já que não vejo mudanças) fraco. O dos outros grandes também mas esses têm mais para gastar e não são da minha conta. Só para dar uns exemplos, é sabido que quisemos o Dalbert no Verão de 2017, quando ele estava no Nice, e ele acabou no Inter por 30M e nós acabámos a pedir um empréstimo do Coentrão. Este jogador saiu por um valor residual para o Nice, nós tínhamos direito de preferência e o que fizemos? Deixámos ir. Eu que não sou scout nenhum e que só posso avaliar jogadores pelos números e pelo que gosto ou não de ver quando eles jogam, em 15/16 no Inverno quis que comprássemos o Pity ao River, eles queriam o Teo e nós precisávamos de um extremo, mais tarde em 17/18 no Verão fomos tentar comprar já não tinhamos bolso para ele. Quando o Marco Silva veio para cá até antes queria que viesse com ele o João Pedro Galvão ignorámos acabou em Itália por uns tostões agora é capitão e apresenta todos os anos bons números sendo que o único problema que tem é de conduta, protesta demasiado e entra em algumas quezílias à semelhança do BF. Tenho a certeza que muitos sportinguistas tem situações semelhantes a estas que falo, até podemos não ter dinheiro, há quem diga que não temos há quem diga que temos porque comprámos não sei quantos, o que eu sei é que estes jogadores teriam sido super em conta comprados na altura certa, como perdemos o timing passaram a ser ou muito mais caros ou até mesmo inacessíveis.

Este mais o Jesé e o Camacho é para partir tudo!

2 Curtiram

Tens ainda o exemplo do Kostic, que tínhamos referenciado e quisemos contratar e acabou por ir para o Estugarda por 6 milhões, foi depois vendido pelo dobro e mais importante, joga de caraças.

Pior ainda e até recente foi o Ziyech, tínhamos tudo feito para o contratar ao Twente, 11 milhões, acabou por esse valor no Ajax e o resto é história. Neste caso vetado pelo treinador.

Exemplos não faltam.

O Ziyech estava feito para nós por um valor mais baixo do que custou ao Ajax. Substancialmente…

O JJ não o quis.

Pior ainda…

Sporar faz-me lembrar Spehar… Não sei se gosto.

FREDERICO RICARDO

Sporar por 8 milhões de euros? “Sporting não deveria deixar passar oportunidade”

08 jan, 2020 - 18:15 • José Pedro Pinto

Treinador português que na última época trabalhou na Eslováquia confirma, em Bola Branca, predicado goleador do internacional esloveno. “Jogador muito completo e será mais-valia para o Sporting”, conclui Frederico Ricardo.

Goleador esloveno na lista do Sporting. Foto: DR

Se o Slovan Bratislava abriu o “leilão” por Andraz Sporar e fixou a licitação entre os sete e os oito milhões de euros, a “pechincha” por um goleador completo para a frente de ataque não deveria deixar de ser aproveitada pelo Sporting.

A opinião é expressa, em Bola Branca , pelo treinador português que na época passada enfrentou o melhor marcador da Liga Eslovaca. Frederico Ricardo compara os mercados e a valorização dos campeonatos europeus, faz as contas e conclui que, por esses valores, é difícil encontrar melhor.

“Se ele [Andraz Sporar] estivesse na Liga Suíça ou na Bundesliga, valeria 20 milhões de euros”, começa por salientar. “Por esse valor (7-8 milhões de euros) e atendendo às suas características e à posição que ocupa em campo, é um excelente negócio. O Sporting não deveria deixar passar esta oportunidade”, sustenta o atual técnico do Bragança, do Campeonato de Portugal mas que na época passada orientou o Senica, na Eslováquia.

Sporar “tem tudo para dar certo” e para fazer esquecer Bas Dost

Conhecedor profundo das características do ponta de lança internacional esloveno, autor de 61 golos nas duas épocas e meia que leva de Slovan Bratislava, o treinador português de 40 anos não duvida: “Será uma mais-valia para o Sporting”. E porquê?

“É um jogador muito completo, é um jogador de área, muito forte de pé esquerdo, pé direito e no jogo aéreo. Reúne condições muito interessantes para uma equipa ‘grande’. Tem tudo para correr muito bem no Sporting”, projeta, acerca de um avançado que está a ser disputado, entre outros, pelos escoceses do Celtic.

Nesta altura, Jorge Silas conta no plantel verde e branco com Luiz Phellyppe e de Pedro Mendes para o posto de “homem-alvo” do ataque. Face à inconstante produtividade do brasileiro e da necessidade de mais experiência do jovem português, um dianteiro com as características de Sporar assentaria que nem uma luva em Alvalade.

“É um jogador extremamente perigoso dentro da área e os números falam por si. Se analisarmos a equipa do Sporting, tem tudo para se enquadrar”, prossegue, recordando que Sporar já contabiliza 21 golos na primeira metade da atual temporada.

Para Frederico Ricardo, a realidade é que o Sporting não conseguiu ainda encontrar um substituto à altura de Bas Dost, transferido para o Eintracht Frankfurt no fecho da janela de verão. Colocando ambos os goleadores na balança, o treinador chega inclusivamente ao ponto de considerar que o esloveno poderá servir bem melhor os interesses verde e brancos do que o alemão, que deixou pegada genética bem vincada em Alvalade.

“Depois da saída do Bas Dost, acho que falta um jogador com estas características, apesar de o Sporar ser um jogador mais móvel do que o Bas Dost e, na minha opinião, mais completo, uma vez que é um finalizador nato em todas as vertentes”, completa.

Sporar: carreira goleadora e titulada

Andraz Sporar, de 25 anos, soma já 19 internacionalizações pela seleção “AA” da Eslovénia. Em 2018/19, foi o melhor marcador do campeonato da Eslováquia, ao serviço do agora bicampeão nacional, o Slovan Bratislava.

No currículo, sem o mesmo caráter prolífico, é certo, conta ainda com passagens pelo Basileia (um golo em 26 jogos), conquistando dois títulos de campeão suíço e pelos alemães do Arminia Bielefeld (dois golos em 10 partidas).

No seu país, foi formado no Interblock, transitando depois para o Olimpija Ljubljana, onde esteve durante três épocas e meia, sendo campeão nacional por uma ocasião, assinando 50 golos.

RR

Parei de ler quando li a palavra ‘completo’.

Cracalhão! Fera!

Se há coisa que ele não é, é completo…