[/quote]
um belo exemplo sem sombra de dúvidas… esse mago da táctica vai longe se não mudar, vai…
[/quote]pois mas o problema e que ele ganhou varias tacas ao servico do sporting este perto de 2 campeonatos esteve sempre na liga dos campeoes e ja agora ao servico do sporting ganhou experiencia internacional
A capa do Record agitou mais uma vez as águas sportinguistas, era inevitável.
Durante o fim de semana li as mias variadas opiniões de sportinguistas acerca do tema, muitos deles, indignados com a “falta de solidariedade” da estrutura do futebol para com Carlos Carvalhal.
Se JEB e Costinha já estão mesmo a preparar a próxima época, e já terão mesmo convencido André Villas-Boas a vir para o SCP, eu acho muito bem! Temos um treinador em funções, mas com contrato apenas até final da época, contrato este que foi assinado e aceite por Carvalhal. Lembro que há um ano, o slbosta tinha um treinador com contrato, Quique Flores, um bom treinador, mas já tinha Jorge Jesus garantido. Não me lembro de se ter falado de falta de solidariedade nessa altura. Lembro ainda, que o benfica de Quique deu 3secos no Braga de Jesus e isso não impediu que Quique fosse embora e Jesus ocupasse o seu lugar, com os resultados conhecidos.
Afirmo, se JEB confia mesmo no homem (AVB), acredita que é ele que tem capacidade para conduzir o projecto que tem para um Sporting Vencedor, como ele diz, então acho que faz muito bem em estar já a trabalhal no assunto e levar o que tem em mente para a frente, salvaguardando que não haja percalços de última hora e garantindo o treinador que quer e em quem confia para a próxima época.
É chato para Carvalhal? É! Mas o futebol é assim…
A ser verdade esta noticia fico contente por já estarem a preparar a próxima época.
Quanto ao Carvalhal penso que éle estaria consciente que ficaria no Sporting até ao final da época e que arriscou por pensar que se conseguisse mostrar serviço poderia haver uma hipotese remota de continuar no Sporting.
Existem oportunidades na vida que embora não apareçam na altura ideal não se podem recusar, por muito dificeis que possam parecer, e para um treinador treinar um grande é uma oportunidade que não bate todos os dias.
Apesar de tudo, Carvalhal sai valorizado do Sporting…e isso é importante para ele. Será um justo prémio por ter aceite treinar o SCP na altura que foi.
Sobre o desejo de JEB em ter Villas-Boas, deixo-vos com uma frase de Pep Guardiola, também ele lançado às feras quando nunca tinha treinado uma equipa sénior, e hoje considerado um dos melhores técnicos do Mundo:
“No futebol, não há nada mais arriscado que não arriscar!” Pep Guardiola
Em todo o caso, não deixa de ser caricato e de alguma forma embaraçoso para nós sportinguistas… se pensarmos que (ainda que seja meramente especulativo, daquilo que vou assimilando pela rádio, tv, imprensa e comentários de pessoas bem colocadas no mundo do Sporting, fico com essa sensação) o Sporting deseja mais o AVB, do que AVB o Sporting.
E é algo que me preocupa e chega a roçar o “insulto”…o Sporting estar viciado/louco/ em contratar um treinador que nada fez ainda para merecer treinar um clube com a tradição do Sporting Clube de Portugal…e pese embora eu compreenda que do ponto de vista profissional e até por uma questão de respeito pela Académica, o AVB tenha de se distanciar um pouco de todo este espectáculo circense de notícias…apetece-me também registar que não consegui decifrar um genuíno entusiasmo/gratidão/satisfação/orgulho pelo suposto interesse.
Aliás, mal circularam os rumores, a imagem que guardo…é a de uma conferência de imprensa marcada pelo AVB e a direcção da Académica…em que me lembro de um treinador excessivamente categórico, a roçar a arrogância/presunção ( ainda que aqui talvez tenha sido um mero exercício que o AVB tenha utilizado para ensaiar uma imagem que pretende gradualmente construir/moldar, um pouco à semelhança do seu “professor”).
Pretendo chegar ao seguinte:
Logicamente que admito sucessos na carreira do AVB: seja no Sporting, no Benfica, no Porto ou noutro clube qualquer. Também sei que se o Sporting não o contratar e ele tiver sucesso noutro grande, até os mais críticos à sua aposta…se chegarão à frente para dizer : " eu sabia que o AVB tem aquilo que é preciso. O Sporting errou".
Não quero que interpretem os meus comentários, como alguém que está contra a contratação do AVB. Não é isso que está em causa.
O que está em causa e o que verdadeiramente me preocupa…é colocar o nome do AVB numa balança…onde num lado tenho o risco ponderado/calculado e noutro um risco com contornos imprevisíveis e francamente parece-me que a sua contratação pende mais para o segundo lado.
Reparem que imprevisibilidade não é sinónimo de insucesso/mau/negativo.
Agora é de facto um sinónimo para incógnita, onde nenhum sportinguista sabe no que pode dar.
Dito isto, o importante e a reflexão que eu pretendo levantar, é saber se vocês acham que o Sporting e a sua conjectura actual…está preparada para assumir um novo, desenfreado e desmedido risco ? ( à semelhança do Paulo Bento, que ainda não havia treinado qualquer equipa sénior, com a atenunate de no caso do Paulo, todos reconhecerem a sua enorme experiência nacional e internacional enquanto jogador) .
:arrow: :arrow: :arrow:
Não duvido nem por um instante disso… e isso é o que mais me irrita na postura de alguns.
Sabendo, naturalmente, que qualquer aposta (seja num gajo mais experiente, seja num novato… e não quero entrar em comparações desmedidas com Guardiolas) é sempre um risco, e não indo voltar a repetir todas as virtudes que acho em AVB nem as incoerências nos ataques que alguns lhe fazem (que escrevi no tópico do Carvalhal)… apenas ressalvo uma coisa em relação ao último páragrafo: apesar de tudo, e ao contrário do próprio PB, o AVB já treina uma equipa sénior antes de eventualmente chegar ao Sporting (e para mim, ao pegar com um campeonato a decorrer numa equipa claramente com pouca qualidade e desmembrada pelo Rogério Gonçalves, mostrando competências na reputada metodologia e no relacionamento com os jogadores - que o elogiam bastante - e no seu carácter… na minha opinão mostra requisitos minimos para merecer essa aposta).
Nuno Lapa , permite-me discordar mas estás a cometer um exagero ao dizer que o Mourinho tambem não tinha experiência antes de ír para o FcPorto , a não ser um 3-0 contra o Sporting , então achas que pegar no Benfica como ele pegou e pôr a jogar como jogou que eu me lembro , não foi uma experiência e tanto ainda para mais estando lá o Vale e Azevedo na altura , foi a prova de que o Mourinho tinha estaleca para mais altos voos e que se veio largamente a confirmar.
AVB não tem currículum nem provas dadas , nomeadamente num clube com objectivos já mais altos como o Mourinho têve antes de ír para o FcPorto e o Jorge Jesus e o Domingos no Braga , não há nenhuma razão racional nem nenhum dado palpavel para apostar neste aprendiz , se existe mostrem qual é então ?
Deve ser o “feeling” , a escolha de um treinador é muito importante num clube como o Sporting para ser só resumida a feelings , tem que haver obrigatoriamente mais do que isso , mas isso é num clube organizado e de topo e o Sporting actualmente não o é , é um clube dirigido de forma amadora , isto só vem provar isso.
Num clube que leve estas questões a sério qualquer treinador só é equacionado depois de já ter ultrapassado provas de fogo e a associar ao feeling já terá de ter dados que confirmem que se trata de uma boa aposta.
Enquanto o Sporting for gerido desta forma de maneira amadora e como um clube que está a lutar para não descer de divisão , sim essa é a experiência do AVB e ainda não acabou a época na Académica, não vamos a lado nenhum.
O Sporting é um clube muito grande para estar ao sabor do vento (feeling) , não se admirem e não se queixem depois com os resultados , se o Sporting não é gerido de forma organizada não poderão esperar grandes resultados disso , esperem sim é resultados mediocres.
Enquanto o Sporting continuar a fazer e a servir de experiência a jogadores e treinadores continuará longe dos pergaminhos do seu historial , o clube não precisa de mais forevers.
estou totalmente de acordo contigo e este tambem e o meu pensamento por isso eque eu digo que so trocava o CC por um treinador com nome
Desafio os que apoiem a opção AVB a mostrar argumentos válidos desta vossa escolha , estamos num forum , numa discussão séria , quando se tem uma posição , procura-se confrontar a oposição contrária com argumentos válidos , isso vale tanto para um lado como para o outro.
E não venham com argumentos da treta de que ele andou a servir de baba ao Mourinho que isso não conta nada , quantos andaram já em estágios e depois revelaram-se autênticos flops como treinadores.
Posição contra opção AVB
-
Pouca experiência como Treinador Principal numa equipa de futebol , ainda não dá para quantificar os seus resultados na Académica já que a época ainda não acabou.
-
Nenhuma experiência num clube com objectivos mais ambiciosos e níveis competitivos mais intensos como um clube que luta no mínimo pela Liga Europa.
Posição Pró AVB
Nenhum argumento válido até agora , estamos à espera que os defensores desta opção apresentem um argumento válido , basta um para não tornar a vossa tarefa impossível.
Não é preciso dizer que frases do tipo , eu apoio AVB sem dizer porquê , nem mostrando qualquer argumento válido para essa escolha , porque isso não acrescenta nada a esta discussão.
Compreendo as reticencias em redor do AVB, devido à sua inexperiencia.
Contudo não estamos na posse dos dados todos, o que conhecemos do AVB é o que vemos quando fala à imprensa ou dos resumos dos jogos da Académica.
Não conhecemos os seus metodos de trabalho, não conhecemos a forma como se relaciona com os jogadores ou lidera o balneário, as suas ideias sobre o jogo, etc…
Provavelmente são informações que existem em Alvalade, recolhidas através de pessoas que trabalharam com ele no Porto, Chelsea, etc… Não posse dessas informações, terão concluido que existe capacidade e conhecimento para chegar ao Sporting.
Não acredito por isso, que o JEB tenha acordado um dia e concluido que com o AVB é que era…
Não discuto a veracidade da noticia, porque acredito que tenha sido obtida atraves de fontes crediveis, mas sim o timing da mesma.
No entanto aho que muita agua ainda vai passar por debaixo da ponte, até sabermos, de forma oficial, quem comandará a equipa.
Eu sou da facção anti-AVB, mas é fácil encontrar argumentos para defender a sua contratação. O facto de ser um treinador moderno, metódico (basta ver a forma como preparava os relatórios adversário) e possuidor de uma metodologia de treino bastante avançada. Para além disso, quer queiras quer não, ser adjunto do Mourinho é uma grande escola. Estar num ambiente com os melhores jogadores do mundo, com as condições mais avançadas de treino e, ainda por cima, ver in loco como o melhor treinador do mundo exerce a sua profissão aumenta sem dúvida a capacidade de um treinador.
O problema é que nenhuma das condições supra-citadas nos garante que o AVB será capaz de passar a teoria à prática. Qualquer comparação com o Mourinho é ridícula porque o Special One antes de ir para o Porto já tinha feito um bom trabalho no Benfica e um excelente trabalho no Leiria. O Sporting, neste momento, não se pode dar ao luxo de continuar a ser uma escola de treinadores porque a consequência directa desta política é a não obtenção de títulos. Precisamos de alguém que saiba o que é ganhar, que tenha experiência e que nos dê mais garantias de vitórias que um semi-desconhecido.
Se a meio do teu comentário metes algo como «ainda não dá para quantificar os seus resultados na Académica já que a época ainda não acabou» alguém com menos pachorra poderia simplesmente responder-te com algo como «então no final do campeonato falamos melhor», mas como até estou com alguma paciência e como manteria a mesma opinião caso a Académica até desça de divisão, respondo-te.
Se consideras que esses dois argumentos do lado do «Posição contra opção AVB» como «válidos» ou o suficiente para «validar algo» ou o impeditivo para que AVB seja encarado como aposta, os meus argumentos válidos (pelo menos para mim) para o encarar como uma das apostas possíveis do Sporting seriam (e sem serem precisas comparações ou até referências á bagagem enquanto técnico-adjunto ao serviço de Chelsea e Inter, ainda que isso é algo incontornável e sempre importante… porque ninguém nasce ensinado), por exemplo:
- Metodologia de trabalho (excelente) – existe cá quem também defenda AVB e saiba explicar ao pormenor tudo isto (Zé Carlos), muito melhor que eu, mas tentando especificar: métodos de trabalho actualizados e até vanguardistas, no plano do trabalho de treino, táctico e físico, e do apurar detalhado das valias de cada adversário (imenso trabalho de pesquisa sobre os jogadores/equipa e análise profunda da táctica utilizada pelo técnico rival). Circulam relatórios e referência a esse estudo (em tempos elaborados por AVB para José Mourinho a esse respeito). É reconhecidamente rigoroso, metódico e organizado. E por acaso… é português.
Constatando-se várias exibições televisionadas da equipa da Académica -que refira-se: é um plantel preparado por um técnico anterior (Rogério Gonçalves), desequilibrado e com graves carências qualitativas, mesmo em relação a outros iniciais ou posteriores candidatos á descida (Belenenses por exemplo) eu vejo, geralmente: uma equipa tacticamente bem disposta no terreno em praticamente todos os jogos, com jogadores visivelmente conscientes da sua missão dentro de campo, dando sempre réplica e raramente ficando em desvantagem sobre o controlo do jogo. A equipa mostra uma identidade, discute o jogo e várias vezes joga bom futebol. Postura positiva altamente reconhecida em vários jogos, como na derrota pela margem mínima no dragão, na vitória em Alvalade, e até hoje apenas duas vezes derrotado por mais que dois golos de diferença (no slmerda e com o braga).
Números: pegou na equipa à 8ª jornada, na penúltima posição (0 vitórias, 3 empates e 4 derrotas). Conseguiu desde aí (para o campeonato) , em 15 jogos, 6 vitórias, 3 empates e 6 derrotas (incluindo jogos com corruptos, slmerda, braga e nacional). Conseguiu até agora portanto, 21 pontos e a subida ao 12º lugar.
- Carácter (bom) – sempre subjectivo, mas tendo em conta o que se conhece através da imprensa, televisões e referências: apesar da juventude (apenas 32 anos), possui um discurso ponderado, sério, assertivo, decidido, revelando cultura e inteligência. Mostra mentalidade competitiva e ganhadora, e é conhecido o bom relacionamento que cria com os seus jogadores, algo já referido e elogiado por alguns atletas da Académica á imprensa.
E já agora, apesar disto tudo, aproveito para deixar claro que AVB seria uma das minhas apostas, mas não a única aposta. Quem acompanha o que escrevo, desde sempre referi nomes como Trappatoni, Deschamps ou mesmo Fatih Terim.
Já defendia quando saiu o Paulo Bento e continua a defender, é necessária uma aposta de risco e de carácter ganhador, AVB encarna perfeitamente uma aposta deste género, é jovem, conhecedor de equipas e ambientes ao mais alto nível, possuidor de uma base de dados actual, refinada e objectiva, fruto da observação e recolha de dados nos campeonatos mais competitivos do planeta, ´
e notória a forma como conseguiu transfigurar a equipa da Académica, que encontrou no penúltimo lugar da 1ª Liga, o seu discurso é direccionado, corajoso, objectivo, eficaz se analisarmos os resultados da Académica, enfim, é uma aposta de risco com uma perspectiva um pouco mais além do que habitualmente estamos acostumados, entendo os anticorpos que pode gerar uma aposta deste calibre, no entanto acho que o Sporting está no momento actual para a fazer, por isso a defendo! :idea:
Também acho que o Domingos encaixa no perfil desejado e este tem a vantagem de ter mais experiência na 1ª Liga, no entanto acho que não tem a bagagem do AVB no que a grandes equipas diz respeito, sobretudo pelo acompanhamento e análise deste no trajecto com o Mourinho! :think:
Por tudo isto AVB é a minha 1ª escolha, Domingos é a 2ª! :arrow:
Eu não sou propriamente um adepto fervoroso da vinda do AVB, mas vejo-o com uma opção a considerar, como outras.
Analisando as prestações do actual treinador do Sporting (Carvalhal) e daquele que esteve para ser treinador do Sporting (AVB), o segundo fica claramente em vantagem.
Campeonato:
.AVB chegou à Académica à 8ª jornada, nessa altura a Académica estava em último lugar, 3 pontos abaixo da linha de água, com apenas 3 pontos conqusitados e sem vitórias no campeonato. Actualmente, à 22ª jornada, a Académica está em 12º lugar com 24 pontos (+21), 9 acima da linha de água e pelo meio tem uma vitória por 2-1 em Alvalade.
.Carvalhal chegou ao Sporting à 10ª jornada, com o Sporting em 8º lugar e com 14 pontos conquistados. Actualmente estamos em 4º lugar (subiu 4 mas convém lembrar que estamos a falar do Sporting, não da Académica) com 35 pontos (+21). Estávamos a 6 pontos do 3º lugar, ainda com hipoteses de lá chegar e a 11 pontos do 1º lugar. Actualmente estamos a 9 pontos do 3º e a 20 pontos do primeiro.
Se considerarmos apenas os jogos a partir da 10ª jornada, AVB conquistou 17 pontos na Académica contra os 21 conquistados por Carvalhal…
Taças:
.AVB perdeu na Taça de Portugal com o Beira-Mar no penaltis. Na Taça da Liga perdeu com o porto nas meias-finais por 1-0.
.Carvalhal perdeu na Taça de Portugal com o Porto por… 5-2 não esquecendo os 4-3 com o Mafra. Na Taça da Liga perdeu com o benfica nas meias-finais por 4-1 em casa. Duas eliminações, dois resultados humilhantes contra rivais.
Competições Europeias:
Carvalhal tem o mérito de se ter qualificado para os oitavos-de-final mas em 4 jogos só convenceu no último com o Everton porque os anteriores (Heerenveen 1-1; Hertha 1-0; Everton 2-1) foram bastante fracos.
[hr]
É uma análise bastante simplista dos resultados mas faz sentido ser feita uma vez que optámos por um depois de o outro (a primeira escolha) ter falhado. Não estou 100% convencido de que o AVB seria o ideal mas reconheço-lhe um bom trabalho, para além de teoricamente me parecer uma escolha interessante. Acredito sinceramente que estaríamos melhor do que o que estamos se o tivessemos conseguido contratar.
É verdade que o Sporting atravessava e ainda atravessa uma fase complicada e que Carvalhal tinha a dificil tarefa de recuperar os jogadores depois do furacão Paulo Bento, mas certamente que o AVB também não teve um trabalho fácil para recuperar uma equipa que estava em último lugar ainda para mais na sua primeira experiência como treinador principal…
AVB ainda nao chegou (espero nao chegar) e ja esta no reino dos melhores e dos idolisado…
Cada um tem a sua opniao mas pelos comentarios vem sempre a baila…(andou a treinar com o JM)…mas isto seguenifica alguma coisa!! (eu tambem fui treinado por um dos melhores chefs do mundo e isso nao fez de mim um clone desse mesmo chef nem de perto nem de longe).
Dizem para aqui que uma vertente do AVB e que pegou numa equipa da Academica a meio do campeonato e que tem um plantel que foi mal construido pelo seu antecessor tal plantel com muitas lacunas… e que o AVB ta a fazer um excelente trabalho… eu pergunto: E o C.C. (que esta a ser tao criticado) nao pegou no Sporting na mesma situacao??
Nao sei que porque carga de agua este AVB esta tao desejado por (ou que parece) a maioria que por aqui post’s!!!
P.S.- antes que venham todos contra mim… tambem sou um bom ouvinte…estou ca para ler e ver todas as opnioes e tambem que fique bem claro que tambem sei que nao sou o “sr: que sabe tudo e que nunca errou”…
SL
Custa-me a crer que se bote abaixo o carvalhal pra defender a contrataçao deste treinador. É por estas e por outras que duvido muito que este clube algum dia venha ser realmente vencedor. Eu sei que quem decide sao os dirigentes, mas esses tambem nao têm ideias muito diferentes…
SCP Fan o vilas boas teve um cagaço contra o portimonense na taça da liga e se visses a azia no final do jogo do homem a quando soube que iamos passar por causa das idades o que nao se veio a concretizar, a liga nao nos deu razao. Eu tive no estadio, na claque.
As 10 razões para AVB ser treinador do SCP
- Tem um nome pomposo e cheio de estilo
- Anda bem vestido
- Tem um bom discurso
- Tem um bom penteado
- É amigo do Mourinho
- Conhece o Mourinho
- Já trabalhou com o Mourinho
- Treina a Académica
- Luta pela manutenção
- E tem mentalidade vencedora, tal como o “cabelo branco” gosta
Daqui a uns tempos, quando andarem aqui a pedir a demissão dele, gostava que pensassem que o que falta a este clube, não é uma promessa de bom nome, mas sim uma certeza com experiência.
Eu arranjo mais uma:
- Segundo algum público feminino cá do fórum, é mais giro que a maioria e iria atrair mais mulheres aos jogos do Sporting.
:twisted:
Eu não estou a par dos conhecimentos que o AVB possa ter em metodologias de treino , se ele é assim tão bom nesse aspecto , melhor , quanto ao desempenho dele na Académica tambem não tenho acompanhado os jogos , mas dizes que pelo que tens visto tem feito um bom trabalho , não tenho razão nenhuma para duvidar do que dizes.
Se é assim bom nesses aspectos , falta saber se ele tambem é rápido a ler o jogo e a fazer as modificações necessárias quando é preciso , se for melhor , tirando a inexperiência dele em equipas com objectivos maiores poderá ser uma boa opção , se ele for assim tão promissor , não me importo de mudar a ideia que tenho dele que é baseada só na classificação da Académica , mas mesmo assim a classificação da Académica é importante porque os resultados importam muito , porque pode-se ser muito bom na teoria mas se na prática não se der uma para a caixa nada feito.
Se o AVB é assim tão promissor pode ser que o Pinto da Costa o vá buscar , e assim o Sporting fique livre para ír buscar o Domingos , é que este já provou na prática o que vale a níveis mais competitivos e altos de exigência e por isso a aposta nele seria mais segura que no AVB.
Gente promissora há muita , na prática a conversa é outra , temos por exemplo o Peseiro tambem era promissor e muito bom em metodologias de treino e depois na pratica foi o que se viu , tinha falhas graves como não ter mão na equipa em termos disciplinares o que ajudou a que o bom trajecto que tinha feito até à final da Taça Uefa viesse a descambar.