Eu gosto de AVB e defendo o seu nome para próximo treinador do Sporting. É verdade que se corre um risco considerável, mas existe, neste momento, algum nome de risco 0 no mercado? Gosto da postura de AVB no banco, gosto da forma como comunica com os seus jogadores e gosto bastante de certas rotinas da Académica, principalmente aquelas que demonstraram em Alvalade.
Tu não estavas cá mas havia muita gente que não afinava muito por esse diapasão. Havia muito complexo relativamente ao Jesus por dois motivos: não era um treinador que vivia para a imagem e sobretudo não teve padrinhos no futebol. Havia inclusive uma paixão louca pelo Paulo Bento de muitos adeptos e que chegavam inclusive a dizer que entre os dois não havia qualquer comparação porque um já sabia o que era treinar um grande e com sucesso e o outro não. :wall:
O Jesus já tinha demonstrado que era treinador para mais altos voos por duas razões principais: mostrava grande conhecimento táctico e sobretudo conseguia incutir um futebol com grande espírito atacante, propício a equipas que tinham de jogar sempre para vencer. No entanto, não hão-de faltar por aí ex Bento lovers que tratarão de dizer que o sucesso dele no fifica é obra da arbitragem e dos ovos que ele teve, entre outras tretas do género…
Quanto ao AVB, para mim é uma aposta de muito risco. Ainda não consigo dar um veredicto final até porque os resultados na Académica sendo até positivos não demonstram nada de transcendente ao ponto de se poder afirmar sem qualquer dúvida que o homem é o indicado para treinar do Sporting. Demonstra conhecimentos tácticos, parece ter boas metodologias de treino mas honestamente ainda não vi a Académica com um futebol propício de uma equipa que tem de ganhar todos os jogos. Com Jesus já tínhamos essa prova dos nove tirada. E isso é que é essencial perceber pois uma coisa é treinar uma equipa que tem de ganhar sempre e outra é treinar outra que joga para ganhar tantas vezes como para empatar. Acho que neste fórum (e sobretudo neste tópico) se anda a endeusar demasiadamente alguém que ainda provou tão pouco. Pode vir a provar mas neste momento não merece esse endeusamento todo. Faz-me lembrar o Paulo Bento que também com tão pouco demonstrado já era Forever. :wall:
Sim, claro, isto são tudo aspectos para confirmar. Volto a dizer que não dissocio a aposta em AVB com alguma dose de risco.
Longe de mim pensar que AVB é um técnico perfeito, ou sequer o meu técnico ideal. Não é, mas considero que seria, no contexto actual e face ao que expliquei, uma boa aposta. Uma aposta de risco certamente, mas ainda assim uma boa aposta.
Agora, futurologia, ou adivinhar, ou ter a certeza que vai tudo correr bem se ele eventualmente vier? Acho que também ninguém pode ter essa certeza absoluta., claro.
Volto a repetir: este plantel da Académica foi construído á imagem do Rogério Gonçalvez e pela sétima jornada, a descida de divisão já era considerada como inevitável. Vejam as diferenças agora. O AVB não tem feito um bom trabalho na Academica, tem feito milagres. Alguém que transforma o último classificado na liga, que tinha 0 vitórias, que jogava um futebol tão ou mais miseravel que o do sporting do 4ever, que não tinha qualquer tipo de ideia de jogo, numa Académica que está praticamente com a manutenção garantida e meia dúzia de pontos dos lugares europeus, parecendo que não ainda é qualquer coisinha. Já agora acrescento um pormenor: o plantel antes e pós AVB é exactamente o mesmo. Sem ovos começa a fazer uma boa omelete.
A descrição que fazes da época da Académica em nada invalida aquilo que eu disse e tão pouco dissipa eventuais e óbvias dúvidas sobre a capacidade do AVB em montar uma equipa que jogue um futebol de ataque para ganhar todos os jogos e ser campeã. Como te disse anteriormente, AVB ainda não mostrou o suficiente que me leve a acreditar que ele seja a escolha certa. Por falta de tempo, por falta de meios, seja lá o que for. Mas ainda não mostrou. Daí considerar para já ser um risco a aposta nele. Não gosto de dar veredictos com base em feelings.
Infelizmente, esses critérios pesam muito neste pequeno paraíso à beira mar plantado.
E num clube com a mania de que é diferente, onde os barões que se sentam na central conseguem minar tudo e mais alguma coisa, um gajo como o Jesus que diz “ha-dem” ou “direi-vos” nunca teria hipóteses.
Desse ponto de vista, AVB é uma espécie de anti-Jesus.
Aliás lembro-me bem do Jesus contestar a pesca que os grandes faziam dos novos Mourinhos: dizia ele que bastava ter 1 diploma, dizer umas palavras difíceis, ir de óculos para a tv e já estava. Ele e outros que buliam que nem uns cães continuavam a chuchar no dedo (não passavam dos Leirias e dos Belenenses).
Claro que não é obra dessas mãos, nem só dos ovos.
Chama-me o que quiseres, mas, eu não vou branquear.
Tem sabido aproveitar a embalagem (a dos túneis é escandalosa) que lhe dão e contar com ramirez (sou fã do puto todo-o-terreno), dum maría mais crescido ou do saviola, mesmo distante dos voos para que estava fadado, não é nada de deitar fora.
E… connosco nunca teria a boa imprensa inicial (como todos no colombo gozam: as capas dos 7 golos, dos treinos das bolas paradas em dia de jogo, do exterminador implacável) e não faltariam shreks, directamente ou por via dos bufos dos corredores de Alvalade, a discutir ad nauseam algumas das contratações à la Jesus, para não falar do anedotário dos programas de humor com base em todas as suas CI’s
És tu com o forever e eu com o Jesus.
As coisas não se repetem.
Não podemos viver eternamente com o síndrome Mourinho: já o tivemos, já lhe demos 1 pontapé no cú (com o Robson) e já o recusámos. Por isso não podemos deixar escapar uma segunda oportunidade de um clone (AVB).
E pelo facto do Jesus (escrevo em maiúsculas porque tem a mesma doença que tu e eu, mas ele ganha mais) estar a vingar no colombo, não podemos ir para outro do estilo (suponho que percebas de quem eu estou a falar).
Para mim o mais importante é a estrutura que suporta que 1 treinador.
Salvo raras excepções (os muito bons, que são poucos, e os muito maus, que são mais, mas não são milhões), todos têm méritos e virtudes.
Assim os deixem trabalhar (como diria o Cavaco), lhes deêm condições e eles consigam corrigir os erros (e não persistir casmurramente nos mesmos disparates).
Posto isto:
Não!
É por aí que se devia começar.
Se depois do falhanço PB e do falhanço Sá Pinto, o Costinha também claudicar, esqueçam o treinador.
Se for impossível começar por aí (departamento do futebol com pés e cabeça), contratem um dois em um: treinador/director desportivo, que cale a central e a imprensa durante pelo menos 150 dias.
É evidente que as arbitragens lhes são favoráveis, que o jogo de bastidores também lhes é. Mas já o era no ano passado, há dois anos e nem assim eles conseguiam dar o salto.
Quanto ao crescimento do Di Maria o mérito é do treinador que sabe retirar o devido rendimento do jogador. Quanto ao Saviola, ao Ramires e ao Garcia confesso que existe algum mediatismo exagerado em torno da valia individual destes jogadores. De facto são bons jogadores mas eles na época passada já tinham o Suazo, o Reyes e o Katsouranis que em pouco ou nada lhes ficavam a dever e ainda assim o rendimento era nulo.
Quanto à imprensa, que se lixe. É para o lado que eu durmo melhor e se eles fizessem questão de nos declarar guerra, nós só tínhamos era o dever de retirar o máximo proveito disso e secar-lhes a fonte como estamos a fazer actualmente. Eles precisam mais do clube do que o clube precisa deles…
És tu com o forever e eu com o Jesus.
As coisas não se repetem.
Não podemos viver eternamente com o síndrome Mourinho: já o tivemos, já lhe demos 1 pontapé no cú (com o Robson) e já o recusámos. Por isso não podemos deixar escapar uma segunda oportunidade de um clone (AVB).
E pelo facto do Jesus (escrevo em maiúsculas porque tem a mesma doença que tu e eu, mas ele ganha mais) estar a vingar no colombo, não podemos ir para outro do estilo (suponho que percebas de quem eu estou a falar).
Para mim o mais importante é a estrutura que suporta que 1 treinador.
Salvo raras excepções (os muito bons, que são poucos, e os muito maus, que são mais, mas não são milhões), todos têm méritos e virtudes.
Assim os deixem trabalhar (como diria o Cavaco), lhes deêm condições e eles consigam corrigir os erros (e não persistir casmurramente nos mesmos disparates).
Posto isto:
Não!
É por aí que se devia começar.
Se depois do falhanço PB e do falhanço Sá Pinto, o Costinha também claudicar, esqueçam o treinador.
Se for impossível começar por aí (departamento do futebol com pés e cabeça), contratem um dois em um: treinador/director desportivo, que cale a central e a imprensa durante pelo menos 150 dias.
[/quote]
Honestamente não vejo quem seja. Quanto à imprensa, nós não temos de calá-la inicialmente. Temos é de nos calarmos para ela. Se ela não nos respeita, então é mandá-la dar uma curva. O clube tem canais próprios para comunicar com os seus adeptos. Essa história do sermos diferentes é uma desculpa para o estado do deixa andar que se apoderou do clube, em que todos nos pisam e os nossos dirigentes aceitam naturalmente. Isso é que tem de mudar inicialmente e tal só é possível com uma estrutura desportiva nova.
Tenho para mim que JEB estará nesta altura num enorme dilema: manter CC uma vez que a equipa finalmente joga bem, ou contratar outro com o risco que tal decisão poderá provocar?
Icógnitas são eles todos, seja o AVB, o Domingos, o Hiddink ou o Guardiola.
Só depois de cá estar é que se vê se resulta ou não.
Nada garante que por ser um “tubarão” faça mais que outro qualquer…
Com isto quero dizer que se caso se concretize temos que ter calma para ver como corre, ele não foi treinador mas já esteve em grandes clubes com um grande treinador, pode ser que traga o que precisamos.
E tambem para esclarecer as “comparaçoes” (além de não dar para comparar) em caso de escolha é obvio que escolheria tambem um Hiddink, mas é o que há, há muito tempo que os adeptos deixaram de ter peso no clube. Agora é esperar para ver.
@a32772
Estava a falar do que anda com uma rebarba enorme a candidatar-se ao lugar que já foi seu por 2 vezes e que chegou de África.
Não pretendo negar os méritos de Jesus, muito menos diminuí-los.
Quem pôs o avião em andamento foi ele, quem gere o plano de voo é ele e a máquina carbura melhor.
Infelizmente, a faixa até lhe assentará bem.
Mas, sem estar em muitas marcações homem-a-homem (e a falar de Cardozo no banco e de várias amélias que por lá andavam), só digo:
1- Quique chegou ao túnel de vento e esteve a ganhar sem espinhas. Se o resultado se mantivesse ficava á frente do campeonato. Imagina lampiões líderes depois de ganhar ao fóculporto, lá. Só não ganhou porque foi fabricado 1 penalty do mais ridículo que já se viu
2- Qual foi vitória estrondosa do ano passado ou do anterior nos bastidores sobre o foculporto (como a do túnel em que liquidaram 1 jogador do adversário por meia época)? Sinceramente, não me lembro.
Mas também tens condicionantes a isto. Está a trabalhar com um plantel que não foi escolhido por ele, chegou à equipa quando esta estava em último e ainda não tinha qualquer vitória e é uma equipa que estava (e no fundo ainda está) a lutar para a manutenção. Com o plantel deles e com os objectivos que têm, é normal que não se veja esse tipo de futebol atacante. Mas não quer dizer que AVB não tenha capacidade para o implementar, não é por falta de capacidade dele que não o demonstram. Tirando isso, concordo que esse é um dos aspectos (a par da liderança de um grupo de jogadores que são estrelas…) nos quais se torna uma incógnita apostar em AVB.
Se é verdade que o AVB está já em funções e que a equipa para a próxima época está a ser estruturada por este e Costinha, estou curioso. Primeiro, porque pelo que li nos posts o meio campo funciona um pouco à imagem do FCP, sem um 10 clássico. Ora tenho alguma curiosidade como Matías se vai enquadrar. Segundo, os reforços devem ter e assim espero, dedo do Mourinho (Quaresma ), e tendo tiques de Mourinho decerto, quererá um plantel mais alto e possante. Mas sobretudo quero ver o Sporting a fazer 90 minutos a alta rotação sem quebrar, um dos trunfos do AVB. É um risco, tal como foi com o Mourinho, mas não podemos cometer o mesmo erro. Preferia um Guus ou Lippi, não sendo que venha lá o aprendiz.
Claro que sim. Já referi em resposta a um post anterior que pode ter sido por falta de tempo, de condições, etc… O seu trabalho na Académica tem sido meritório mas ainda não chegou a um tipo de futebol que me permita dizer com convicção que ele será um treinador adequado a uma equipa que tem de jogar para ganhar sempre. As indicações dadas até agora são positivas mas ainda me parece cedo demais para poder dizer com alguma base de sustentação se o homem deverá resultar ou não num grande. Eu pelo menos não me sinto minimamente à vontade para fazer um prognóstico desses sem ser baseado em feelings.
Ele ainda não chumbou em nenhum dos parâmetros de avaliação necessários para um treinador de um grande mas a verdade é que ainda não foi avaliado em todos eles( e esse, do tipo de futebol incutido na equipa, é essencial!).
No ano passado também houve uma série de coisas engraçadas como aquele castigo ao Lisandro por causa da simulação.
Quanto ao resto, acho que essa situação do Hulk é vergonhosa mas em termos práticos até há 1/2 jornadas o foculporto estava sensivelmente com o mesmo número de pontos da época passada. A diferença é que os adversários (braga e fifica ) elevaram a sua performance.
Esse castigo foi um chupa-chupa para entreter meninos.
Foi uma forma de branquear o “erro” crasso do Proença (lampião, mas como qualquer lampião sabia bem quem estava a mexer os cordelinhos e não hesitou no hora de apitar para sair bem na fotografia do sistema) naquele mesmo jogo de que falei.
O mal estava feito, o penalty tinha sido assinalado, os 3 pontos tinham escapado num jogo que os lamps controlavam e o foculporto não atava nem desatava e, mais importante, a liderança do campeonato obtida no terreno do tricampeão tinha escapado.
Quando o castigo saiu o campeonato estava sentenciado, pelo que o seu efeito foi nulo.
É curioso quem defende agora a continuidade do Carvalhal, esquecendo-se que a equipa agora “finalmente joga bem” mas só depois de termos perdido quase tudo!!
O nosso objectivo passou a ser o 4ª lugar, depois de sermos eliminados da taça da liga e da taça de Portugal, e pelo meio termos sido humilhados com os corruptos e os encornados …
Não tiro algum mérito ao Carvalhal, mas acho que o momento actual da equipa se deve em muito á menor responsabilidade que existe agora, ao facto de muitos dos jogadores influentes quererem sair e mostrar-se … e ao resultado que poucos esperavam frente ao Everton!!
Se nao tivessemos ganho ao Everton, a esta altura já o carvalhal nao treinava o Sporting, já nao tinhamos o Ismailov, nem tinhamos vistos tão boas exibições nos ultimos jogos …
Seja o AVB, o Domingos, ou um treinador estrangeiro de renome, para mim a boa noticia é que se começa a ver planeamento, e pessoas (Costinha? ) a tomar decisoes no futebol do Sporting …
Se são boas ou más decisões só no final se pode dizer …
Por esse prisma também posso afirmar que daqui a uns tempos, se não o formos buscar, estamos todos a pedir a cabeça do JEB e do Costinha porque não fizeram tudo para o trazer, esse tipo de argumento serve para quase tudo! :
Preferir por preferir também eu preferia, no entanto, acho que nos estamos a enganar quando pensámos que gente como Guus ou Lippi estão ao alcance do Sporting, manifestamente não estão e nem é pelo dinheiro que ganham, não acredito que queiram treinar em Portugal e muito menos o Sporting, ambição sim, desmedida é que não! :inde:
AVB ainda não provou nada. No entanto, este frenesim todo por causa dele tem que ver com o facto das pessoas que dirigem o Sporting não quererem correr o risco de acontecer o que aconteceu quando o Luis Duque teve tudo acertado com o Mourinho e depois este não ficou. O gajo foi para onde foi e toda a gente conhece a história. E o pessoal agora não quer que a história se repita e correr o risco de perder uma oportunidade de ter nos seus quadros um gajo que pode vir a ser outro treinador de top mundial.