Dispostos a pagar o preço por Villas-Boas
JEAN-PAUL LARES
André Villas-Boas é o treinador pretendido pela SAD para orientar a equipa principal em 2010/11, mas ainda não há um entendimento para a sua contratação. O técnico tem contrato com a Académica, mas o vínculo contempla uma cláusula de rescisão, cujo valor, ao que O JOGO apurou, foi fixado em 500 mil euros, dispositivo que os leões estarão dispostos a accionar para poderem contar com o homem que trabalhou ao lado de José Mourinho no FC Porto, no Chelsea e no Inter.
Ao contrário do que ontem foi noticiado pelo jornal “Record”, o desejo leonino ainda não foi concretizado, não havendo, para já, qualquer acordo entre Villas-Boas e o emblema de Alvalade. O que existe é a convicção dos dirigentes leoninos, nomeadamente de José Eduardo Bettencourt, presidente do clube e da SAD, de que o técnico que relançou a Académica no caminho do sucesso é a solução ideal para liderar o Sporting na próxima temporada.
Recorde-se que Villas-Boas já tinha sido a primeira escolha para substituir Paulo Bento, quando este, em Novembro último, deixou o cargo, mas a impossibilidade de chegar a acordo com a Direcção da Briosa para a sua saída conduziu à contratação de Carlos Carvalhal.
No curto espaço de tempo que Carvalhal teve para mostrar as suas qualidades não foi, porém, capaz de convencer a cúpula verde e branca, pelo que rapidamente a próxima época passou a ser preparada com a consciência de que a escolha de um novo técnico era inevitável e, claro, o nome de André Villas-Boas voltou à mesa, bem no topo da lista.
Agora, resta saber qual o timing da intervenção leonina, até porque, havendo receptividade da parte do treinador, este preferiria sempre ter palavra activa na preparação da nova campanha. A vontade dos leões pode levá-los a pagar à Académica o valor constante da cláusula de rescisão, mas será sempre necessário alcançar um entendimento com Villas-Boas, que, como já demonstrou no passado, só está disposto a abraçar este projecto em circunstâncias muito específicas, e nunca a qualquer preço.
Certo é que a decisão terá de ser tomada em breve, mesmo se a SAD verde e branca não pretende desestabilizar a equipa num momento que parece ser de recuperação, depois das contundentes vitórias sobre Everton - que colocou os leões nos oitavos-de-final da Liga Europa - e FC Porto, nem tão-pouco perturbar o percurso do técnico em Coimbra.
Hoje em conversa com uma pessoa bastante importante na AAC, foi-me dito que AVB já comunicou a direcção uma abordagem por parte do SCP, feita a cerca de semana e meia, e uma abordagem por parte de um clube com algum estatuto em Itália.
A mesma pessoa diz, que AVB ficou extremamente desagrado com a forma com que o SCP esta a conduzir o dossier, considerando mesmo uma falta de respeito para com um colega seu de profissão.
Dizendo que o AVB, é uma pessoa com imenso princípios, como tal, para ele o mais certo é o negocio ruir novamente.
No entanto, a própria direcção da AAC dá a sua saída como consumada…
Esta pessoa, não é dirigente da AAC mas conhece muito bem os cantos à casa…
Villas Boas? Domingos? o que é isto?
Se queremos iniciar um projecto com pés e cabeça, temos de contratar um treinador de créditos firmados, alguém experiente, e que obrigatóriamente tenha o perfil psicológico adequado.
Para não fugir ao tópico, Villas Boas pode até vir a ser um bom treinador, mas neste momento o nosso clube não pode fazer experiências ou servir de banco de ensaios mesmo que seja para jovens com potencial. Outra questão que me leva a vetar este nome, foi a sua nega ao SCP aquando da sucessão do P.Bento. Podem dizer que o homem foi movido por princípios e lealdade com a Académica…mas para mim, a sua nega prendeu-se mais com outros motivos, ele considerou que seria mau para a sua imagem e poderia até estancar a sua carreira, pois o fracasso era o caminho mais óbvio.
Aquela questão do porto o estar a desviar, não acredito muito, acredito sim que o Villas nessa altura tenha pensado que poderia suceder a Jesualdo, até porque o nome Domingos não era tão forte como agora. Este factor também terá contribuído para a sua nega. O mesmo se terá passado com J.Costa.
Conclusão: Com Domingos no porto, só não o contratamos se não quisermos, mas para mim,quem com 32 ou 33anos diz não ao Sporting não merece uma segunda oportunidade. Alem disso, racionalmente falando, o homem ainda não mostrou nada, esteve ao lado do Special one,…o Queiroz também passou largos anos ao lado do Fergusson e como treinador vale o que vale.
Conhecendo a falta de sensibilidade e bom-senso de Bettencourt (lembrem-se que estamos a falar da pessoa que despediu Vítor Damas do Sporting por carta dois anos antes dele morrer) não me admirava que fosse verdade e que tivesse negociado com o Villas Boas nestes últimos dias como se fosse a coisa mais normal do mundo, sem sequer se preocupar com a componente Carvalhal no meio da história.
E se estivesse no lugar do AVB também não ficaria nada agradado com a forma como o Sporting está a tratar do processo. No mundo normal as pessoas ainda têm princípios (apesar de alguns sapos que têm de engolir aqui e ali) e se o Sporting deixa que a imprensa faça o que está a fazer ao seu treinador hoje, então amanhã poderá ser o próprio AVB. É bom que o Costinha faça alguma coisa e depressa, porque estamos em vias de vermos um treinador excluído da lista de hipóteses por pura má gestão (independentemente de termos estado ou não a negociar AVB).
Já agora, se AVB acabar por vir, ou o Costinha e ele passam a viver num mundo à parte ou então vai haver tanta loiça partida dentro do clube… o que em si não é mau se servir para limpar o clube de toda aquela gente podre, Salemas, ROCs, Dias Ferreiras, Nobres Guedes, Ricciardis e afins.
Nós parecemos o Benfica de há 10 anos atrás. ??? Não há assunto que seja bem gerido, não há situação ou acontecimento que não dê em peixeirada, golpe palaciano, gritos e porrada. A gestão deste Sporting é a coisinha mais deprimente que me lembro de ver desde que me conheço.
eu nem sei se o AVB era ou não a primeira opção.
mas se era… foi mal gerido, porque já devia estar resolvido (com ele e com Carvalhal). (e O Jogo parece desmentir esta solução…)
se não era… foi mal gerido, porque já alguém devia ter derretido o Record e esta notícia que só tem um objectivo.
até posso estar enganado, mas é mais uma situação da qual vamos sair com uma imagem de amadores desorganizados. :-\
Realmente, o timing não podia ser pior… Mas só gostava de saber se esses “princípios” falavam mais alto caso fosse o FCP a falar com ele nesta altura… Ainda para mais quando todos nós temos a certeza que o FCP NUNCA fez uma coisa dessas…
…NOT!
Bem, este já foi… Adeus, goodbye, adieu, auf wiedersehen… E pelo que li acima, Ciao!
Quem vos garante que a pessoa que falou com o Pereira, com ligações à Académica, não estará a puxar a brasa à sua sardinha? Esperavam que dissesse que o mais provável é ir? Obviamente que não. Joga com esse facto para criar mais ansiedade.
E depois é o que diz o killedbill, se fosse o Porto onde andarão os tais princípios? É preciso é calma, já ouvi algumas versões que contei ontem que apontam para que seja de facto o nosso treinador, mas também como disse, até lá muita tinta vai correr, muitas mentiras se vão ouvir e até aparecer na CMVM, não há nada.
Dispostos a pagar meio milhão de euros para terem esta criança. Ao que chegou este clube!
Sem vergonhas, não se respeita nem se defende o actual treinador que se encontra numa situação de completo abandono e falta de solidariedade, um homem que já revelou ser bom carácter, profissional e muito dedicado ao Sporting, e que vê o seu nome ser alvo de chacota da imprensa escrita, nomeadamente o Record e não tem uma protecção à altura por parte da cúpula directiva. VERGONHA!!
José Eduardo Bettencourt já assumiu, publicamente, o desejo de fazer um “Sporting muito forte” na próxima época e escolheu André Villas-Boas para liderar esse projeto desportivo.
O atual treinador da Académica é o homem desejado para assumir o comando técnico dos leões em 2010/11, uma época onde o Sporting pretende romper com o passado (leia-se temporada em curso), com os responsáveis leoninos apostados em construir uma equipa forte com capacidade para lutar por todos os objetivos em que estará inserida.
Mudança
A contratação de Costinha foi o primeiro passo de uma reestruturação que José Eduardo Bettencourt pretende levar a cabo, que irá abranger todo o universo do futebol e que visa dotar a estrutura leonina de um modelo semelhante ao FC Porto (Costinha e Villas-Boas trabalharam nos dragões).
As boas relação de JEB com Jorge Mendes permitiram encontrar no ex-médio da Atalanta o perfil indicado para assumir uma posição de destaque na direção do futebol. O nome de Costinha surpreendeu muita gente, mas foi de encontro ao desejo do presidente verde e branco e mudar radicalmente a política vigente.
É neste contexto que se insere o nome de Villas-Boas. Para além de ter sido a primeira opção para assumir o comando técnico após a saída de Paulo Bento, o atual treinador da Académica tem várias características que agradam aos leões.
É um treinador jovem, 32 anos, trata-se de uma aposta de futuro (com todos os riscos e virtudes que essa realidade acarreta) e a personalidade revelada desde a chegada à Briosa (Outubro de 2009) agradam sobremaneira aos responsáveis do Sporting. Esta realidade ganha maior expressão com o trabalho desenvolvido pelo jovem técnico ao serviço dos estudantes.
Villas-Boas chegou a Coimbra com a equipa colocada na última posição da tabela classificativa, com apenas 3 pontos, e em 5 meses a Académica subiu ao 12º lugar, com 23 pontos, 8 acima da linha de água e somente a 7 dos lugares que podem dar acesso a uma competição europeia (aliás a Académica inscreveu-se nas provas da UEFA, acautelando uma possível qualificação). Além destes feitos, a Briosa chegou ainda às meias-finais da Taça da Liga, na qual foi afastada pelo FC Porto, perdendo por 1-0 no Estádio do Dragão.
Liderança
Acresce neste contexto o perfil de líder que Villas-Boas tem deixado transparecer neste início de carreira. Apesar da idade, o treinador português tem revelado uma personalidade vincada e boa capacidade de liderança, algo considerado imprescindível em qualquer balneário que se quer vencedor
eu posso ir continuando a postar estas noticias, mas não penso que faça sentido…
acho que é uma falta de respeito tremenda da comunicação social estar a falar de novos treinadores quando o Carlos Carvalhal ainda está a treinar… >:(
Realmente é uma falta de consideração e um crime tremendo o que estão a fazer ao Carvalhal, Jamais um bom Presidente abandonaria o treinador do seu clube como o JEB tem feito, haja bom senso por amor de deus… :wall: :wall: :wall:
este André Vilas Boas é um panhonha !!! vão por mim, ele quer ir é para o Porto e esta a utilizar todos os meios para distrair o scp ate que porto o convide.
então o homem não está a gostar como o scp está a conduzir todo o processo!?? mas o que k o scp disse!? o problema é que houve um jornal que lhe deu certo no clube e outro disse que estão em negociações. se está desagradado com isso, que diga em publico mas direccionado para esses dois jornais.
se esta contratação deste gajo de 33 anos com manias de mourinho é falhada porque ele acha uma falta de respeito para com o colega de profissão, este gajo está na profissão errada. Deveria ir para a assembleia da republica dado que a sua politica parece tão correcta.
já nao quero este gajo. só de ouvir falar esta mafia instalada no nosso clube que dizem primeiro paulo bento for ever, agora tratam mal um carvalhal que coitado está a fazer o que pode dado a merda de plantel que o paulo bento for ever lhe deixou e querem contratar á força toda o empregado do mourinho porque aprendeu muito estes anos com o mesmo.
Haja paciencia.
pa mas o mourinho tem e teve mais adjunto: Rui Faria , José Morais, Silvino.
Acho que deveria ser demostrado o descontetamento dos adeptos, em relaçao a este assunto e ser demonstrado o nosso apoio ao Carvalhal, porque quer queiramos ou nao ele sera o treinador do sporting até ao final da época e suspeito que com tanta novela a volta do treinador do sporting, o Carvalhar irá continuar a frente do sporting.
Apesar de gostar da Metodologia do AVB, conseguiu por academica a jogar um futebol bonito e notasse a grande diferença mas tenho as minhas duvidas que consiga fazer um trabalho bom no sporting devido a maneira como aquilo está