André Villas Boas (NÃO será treinador do Sporting, fonte: SCP)

Se lerem as caixas de comentários do desportivos on-line, o PB está entre os preferidos para os adeptos do FCP.

:pray: :pray: :pray: :pray: :pray: :pray: :pray: :pray: :pray: :pray:

Se isso se confirmasse era aproveitar a aversão do homem a extremos e ao Varela para sugerir uma troca do Postiga, Polga e Pedro Silva pelo Candeias, Varela e Hélder Barbosa.

É natural. Enquanto treinou o SCP conseguiu quase sempre bons resultados nos confrontos directos, e a memória dos Portugueses já todos sabemos que é bem curta. 6 meses afastado dos holofotes e quando reapareces já és um novo messias.

Também, convém não esquecer que enquanto funcionar a mercearia das antas, e não houver falta de fruta a distribuir, qualquer treinador dos andrades se arrisca a ser campeão. Mas seja lá quem for. É só o homem dos cheques não se distrair e passar mais que as papoilas saltitantes de carnide.

Terminando o :offtopic: e regressando ao tema do tópico propriamente dito, confesso que fosse eu a mandar não escolhia AVB para treinador do SCP, porque acho que não nos podemos dar ao luxo de continuar a arriscar no desconhecido. O SCP está numa fase crucial, em que precisa desesperadamente de fazer uma época condizente com os seus pergaminhos, ou corre o risco de se fixar sine die, como um clube marginal na luta pelo titulo, com uma massa adepta desinteressada e com médias de assistências na casa dos 20 mil. E nessa ordem de ideias, defendo que o SCP precisa de um treinador consagrado, que imponha respeito no balneário só pela sua presença. Alguém com calo e anos de experiência.

Não sou o Zandiga, não tenho objectivamente capacidade para prever a carreira futura de AVB. Não acredito em novos Mourinhos (esse só há 1), e ter sido adjunto dele a mim não me diz nada. Por essa ordem de ideias, então não devemos esquecer os adjuntos do Fábio Cappelo, do Gus Hiddink ou do Carlo Ancelloti, como potencias grandes treinadores para o SCP. Não digo com isto que AVB é um flop, pode até nem ser, não acho é que o SCP deva ser uma escola de formação de treinadores. Já basta sermos uma escola de formação de jogadores e até isso fazemos cada vez pior, chegando ao caso caricato actual do Rui Patrício ter um treinador de Guarda Redes mais novo que ele.

Concordo que AVB traria com ele um determinado “elan” e que a sua boa “imagem”, inteligentemente decalcada do mentor, ajudaria a mobilizar as hostes, mas isso um treinador de nomeada faria também, com o potencial acréscimo de experiência competitiva.

No entanto, não tenho dúvidas nenhumas que na ânsia de sacudir água do capote, e numa perspectiva populista tão ao gosto do nosso presidente, AVB seja a solução mais barata para chamar público às bancadas. Para que raio é que se há-de gastar dinheiro a sério com equipas técnicas, quando se arranjam umas por aí a ganhar menos que os advogados do clube? É que o que não pode faltar é dinheiro para as dezenas de administradores, e team managers, e responsáveis pela comunicação que inundam a SAD do Sporting.

Se realmente se vier a concretizar a sua nomeação como treinador do SCP, resta-me desejar-lhe toda a felicidade do mundo, encolher os ombros, e como dizem os bifes: “Hope for the best”.

A ponte que separava Villas-Boas de Alvalade inflacionou. Poderá ruir? por Bruno Roseiro, Publicado em 10 de Março de 2010 | Actualizado há 14 horas

É o desejado e o acordo seria fácil. Mas divulgação pública e interesse do FC Porto prometem novos capítulos

A ponte que separava André Villas-Boas e Alvalade estava desenhada e só custava 500 mil euros, o valor da cláusula de rescisão do actual técnico da Académica. Agora corre o risco de, à boa maneira portuguesa, inflacionar sob a forma de multa, caso a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) entenda que o clube devia ter prestado esclarecimentos sobre eventuais contactos com o ex-adjunto de José Mourinho. Mais: a construção sofreu um abalo depois de tudo ter sido tornado público. O clube mudou. Agora, o silêncio é a alma de um negócio chamado Sporting SAD (ou seja, o futebol do clube). E sem essa alma as formas do corpo perdem sentido. Qualquer que venha a ser o rosto do mesmo.

Vamos por partes. Villas-Boas é o treinador mais desejado por José Eduardo Bettencourt para 2010-11? Sim. O Sporting está disponível para pagar a cláusula de rescisão? Sim. Já existiram negociações entre ambas as partes? Sim. Estão avançadas? Bastante. Tudo como o i noticiou ainda em Fevereiro. Mas outros pontos incomodaram os responsáveis leoninos - os montantes avançados por alguns jornais (que não correspondem minimamente à verdade) e o timing das notícias, numa altura em que a equipa está concentrada em garantir o objectivo mínimo na Liga (quarto lugar) e o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa. Para encobrir toda a agitação, foi tricotado um novo fato de silêncio colectivo - que chegou à divulgação pública da lista de convocados - para proteger Carlos Carvalhal de qualquer intempérie.

A posição do técnico é a maior preocupação actual da SAD verde-e-branca. Com o tempo, Carvalhal percebeu que as hipóteses de renovar contrato (que termina daqui a três meses) eram escassas, mas manteve-se fiel ao desejo de conseguir o maior número de resultados positivos no meio do turbilhão que ainda teve pelo meio a saída de Sá Pinto. Até quando Bettencourt, no dia do P. Ferreira-Sporting, para a Liga, fez rasgados elogios a Paulo Bento e deixou somente o chavão comum para Carvalhal - “depende dos resultados, que até agora não têm sido bons” -, o treinador não fez qualquer reparo. Mas não se conteve, junto de algumas pessoas próximas, quando ficou a saber, na semana que antecedeu a recepção ao Everton, que existiam contactos com outros técnicos. Por isso, e para dar estabilidade ao próprio plantel, foi decidido pelos responsáveis que não haveria conferência nem antes nem depois do jogo no Restelo. Hoje vai haver, mas apenas por ser uma prova europeia. E as perguntas sobre tudo o que não esteja relacionado com o encontro frente ao Atl. Madrid devem ficar sem resposta.

SPECIAL ONE O Sporting atravessa um período em ascensão, com três vitórias e 10-0 no saldo de golos marcados e sofridos ante Everton, FC Porto e Belenenses. Carvalhal ainda se vai queixando da falta de tempo para preparar convenientemente os jogos na vertente táctica, mas conseguiu dar uma vitalidade física há muito desaparecida. Nem assim os dirigentes que mandam no futebol leonino deixaram de perspectivar o futuro, conscientes de que, para evitar todos os erros da última época, a próxima temporada terá de começar já a ser (bem) preparada. E é aqui que entra André Villas-Boas.

Mais que os resultados alcançados na Académica, que têm sido globalmente positivos, o discípulo de Mourinho, que trabalhou com o Special One no FC Porto, no Chelsea e no Inter, é a aposta de Bettencourt por uma questão de perfil, algo diferente de Paulo Bento mas com traços idênticos para assumir um projecto a médio/longo prazo. O contrato será sempre de dois ou mais anos, recuperando a estabilidade no banco dos lisboetas (o antecessor de Carvalhal esteve nos seniores quatro anos). E se, em Novembro, foram feitos contactos exploratórios com inúmeros técnicos (alguns para se saber apenas o que pediam), agora não está a ser pensada qualquer solução alternativa: o pretendido é Villas-Boas e mais ninguém. Ponto. Tal como Soares Franco, em 2009, tinha pensado, caso fosse candidato à presidência e Paulo Bento quisesse sair. Assim, nomes como Domingos, Paulo Sousa ou Paulo Sérgio não foram sequer equacionados.

Para já, o Sporting resolveu um obstáculo: enquanto em Novembro a Académica podia pedir o que pretendesse para libertar o treinador - fixou-se num valor entre um e um milhão e meio de euros -, agora existe uma cláusula de rescisão: 500 mil euros, valor acessível aos leões. Em termos de ordenado, entre um valor acima do que recebe Carvalhal mas abaixo do que ganhava Bento (ainda assim, muito superior ao que ganha em Coimbra), também não haverá problema. As cláusulas por objectivos conquistados também não constituirão entrave. Quais são então os problemas? A capacidade de oferecer as condições financeiras para montar uma nova espinha-dorsal no plantel (que ainda não estão totalmente garantidas, embora caminhem para o sucesso); o alegado interesse do FC Porto no jovem técnico, confirmando-se que Jesualdo Ferreira chega mesmo ao final de um ciclo de quatro temporadas no Dragão; e a dimensão pública que o namoro conheceu nos últimos dias. Até agora, o único dado que todas as partes confirmam são… os desmentidos. E o ponto final nos comentários sobre o assunto. “Constata-se uma crescente tentativa de desestabilização”, defendeu, no site do clube, a estrutura do futebol profissional do Sporting, que tem preferido manter-se em silêncio sem explicações oficiais para tal.

MERCADO Os leões terão mais uma semana e meia vital para as aspirações desportivas - além da eliminatória com o Atl. Madrid, que poderá dar acesso aos quartos-de-final da Liga Europa, há ainda a recepção ao V. Guimarães que, em caso de vitória, dará cinco pontos de avanço na defesa do quarto lugar -, mas, em paralelo, vão projectando a próxima temporada. Com ou sem Carvalhal, que, após os recentes três triunfos consecutivos, parece ter ganho algum capital junto dos associados (um estudo de opinião da Eurosondagem publicado ontem já dava 43% de adeptos leoninos interessados na continuidade do actual treinador).

A aposta no mercado nacional, que teve início com a contratação de João Pereira em Janeiro ao Sp. Braga, é para manter. E, por isso, a possível transferência de Diego Ângelo - jovem central brasileiro da Naval que estava referenciado pelos lisboetas -, para o Genoa (Itália) funcionou como alerta para os responsáveis do clube identificarem os possíveis alvos no Verão e conhecer de forma mais detalhada as respectivas situações. Neste ponto podem encontrar-se valores como João Ribeiro ou Sougou, da Académica, Lima, do Belenenses, ou Lazzaretti, emprestado pelo Atl. Paranaense ao V. Guimarães até ao final da época.

Eu gosto é do último parágrafo. Vai lá vai…

Colocando os nomes referidos de parte, o mercado nacional é um mercado há muito esquecido pelo Sporting, infelizmente! ???

Relativamente ao resto do artigo do Bruno Roseiro, não tem novidades, tudo o que está escrito já foi discutido aqui no Fórum e tem vindo a ser discutido, não acrescenta nada há discussão, parece-me que não há muito a acrescentar, novidades só haverá no fim do campeonato, mas tudo será decidido nos próximos tempos! :think:

A minha aposta:

Sporting - AVB
porco - Paulo Bento

Domingos fica em Braga, o Jorge Costa fica no Olhanense se ficar na 1ª Liga, o JJ no glórias fica, para a Académica haverá muitas opções! :arrow:

Conclusão pessoal depois de ler o artigo do ionline: a imprensa está toda aos papéis, tal e qual como estavam no caso Manuel Fernandes (no dia a seguir a ter acertado tudo com o Inter - que depois não se concretizou devido aos testes médicos - andavam ainda aqui com histórias de que tinha abandonado o treino para vir para Lisboa e mais não sei quê).

Apenas uns poucos devem saber de facto quem é o treinador e depois os outros jornalistas todos vão lançando uns boatos e construindo umas teorias baseadas numa mão cheia de nada. Como já atiraram com tantos nomes, no final algum vai acertar e quem não acertou vai desenvolver uma teoria qualquer (baseada uma vez mais em zero factos) para explicar como é que o Sporting passou de um alvo para o outro. Enfim… ::slight_smile:

Exactamente e ate Maio vai andar tudo feito baratas tontas a por noticias ca fora e a tentar adivinhar quem sera o proximo treinador, e por estas e por outras que apenas quando ver seja quem for a dar uma conferencia de imprensa como novo treinador nao acredito em nada que se possa dizer acerca destes assuntos

Não é bem assim, o problema é que se o Sporting estiver interessado num jogador por exemplo da Academica, a Academica pede-nos 1 milhão, se for os porcos, a Academica pede 250mil euros. Tem sido sempre assim nos ultimos anos.

Concordo e já o escrevi muitas vezes, mas isso não invalida que o Sporting acorde sempre tarde para os valores nacionais ou para os estrangeiros no futebol nacional, exemplos não faltam, há uma perspectiva de risco que nós nunca temos e só nos interessamos quando toda a gente já está interessada, quando chegámos a esse ponto dificilmente conseguimos um negócio bom, nomeadamente se o porco estiver na jogada! :inde:

Eu diria mesmo mais. Muita da imprensa quando quer escrever algo sobre o Sporting vem aqui ao Fórum buscar inspiração pois muitos dos “posts” aqui “postados” (perdoem-me a redundância) têm uma qualidade informativa acima da média. Acho que o Fórum está de parabéns.

Se alguém quiser para o Sporting um treinador:
1- Intelectual
2- Bem falante
3- Professoral
4- Experiente
5- Maduro
6- Conhecedor do futebol português (equipas, jogadores, técnicos, árbitros, federação)
7- Português
8- Habituado a ganhar
9- Tricampeão (acho que mais nenhum português conseguiu esse feito)
10- Uma Taça de Portugal
11- Metódico
12- Planificador a longo prazo
13- Que conhece por dentro 2 dos grandes.
14- Que valoriza jogadores (e permite vendê-los a preços astronómicos)
15- Formador e com trabalho feito nas camadas jovens
16- Que conseguiu deixar de fumar

Ontem, ficou com um disponível.
Quem quer currículo em Portugal (títulos de campeão, obtidos cá e consecutivamente) não há melhor.
No momento de o propor à Sad, não se esqueça é de falar na inclusão do cheque-dentista no contrato

Vade retro Satanás! :lol:

Acreditem numa coisa. O treinador do Sporting para a próxima época já está há muito tempo definido. AVB só não virá para o SCP se rasgar o acordo que já tem.

Recordo as declarações de Salema Garção após a derrota no Dragão. Falou num dosiers que JEB estaria a tratar para o Sporting ser mais forte na próxima época. Pois bem, já foram tratados e os dois na mesma altura, Costinha e AVB. Qual porto nos vis roubar o quê…agora, chegaram tarde meus amigos! :stuck_out_tongue: E eu duvido muito que Carvalhal não saiba disto.

Força Sporting!

Isso do “acordo que já tem” é opinião ou fonte não-ligada à imprensa? (se for fonte podes dizer apenas que é, não precisas de a revelar)

na sequência do diz que disse…
confirmaram-me há uns minutos que AVB não irá para o Sporting. vale o que vale e não vale muito, mas também eu começo a acreditar que tanto barulho (intencional ou não) à volta deste tema só podia dar confusão… :inde:

Ai que dá um badagaio ao Shrek por meter a circular informações escandalosamente falsas. :twisted:

Isto já parece uma telenovela mexicana! :lol:

Eu gostava era de ver um desfecho o mais rápido possível, venha o AVB ou não para o Sporting.

A mim confirmaram-me que neste momento AVB está a comer um pica-pau, acompanhado de uma imperial fresquinha.

Nesta hora podemos olhar para isso com algum humor, mas a verdade é que se o jesualdo sair (e deverá ser o mais provável), ficará para todos os efeitos no mercado.

Talvez, nesta altura, esteja algo queimado e com intenção de experimentar o estrangeiro… mas não deixará de ser uma opção para os clubes, também nacionais… e Sporting incluido (embora eu pessoalmente não o queira cá).