Que (mais) este desastre sirva para acordar algumas mentes internas e que se entenda definitivamente que é necessário um novo treinador, competente e experiente, e não o ex-adjunto do treinador anterior, por mais competência que o Prof Frederico possa ter.
Já o disse, há dois nomes no Andebol feminino que me agradam, João Florêncio e Paulo Pereira. Donnes também agradaria pelo choque e pela garantia de ambição mas parece-me complicado.
Não me oponho à chegada de um treinador estrangeiro, mesmo que isso implique um período de tempo de habituação entre equipa e treinador.
Em jogo da oitava jornada do Nacional, o Sporting recebeu o ABC. Os «leões» perderam a partida por 21-28.
Os comandados de Frederico Santos começaram bem a partida e chegaram mesmo a ter uma vantagem de quatro golos no marcador. Mas, a partir do momento em que o ABC igualou o encontro, o Sporting acusou esse facto, mostrou mais nervosismo a atacar e chegou ao intervalo a perder 12-16.
No segundo tempo, a toada do jogo manteve-se, os «leões» tentaram reagir, mas voltaram a falhar muito na zona atacante e a cometer erros defensivos, permitindo assim que o adversário gerisse a vantagem e terminasse a partida como vencedor. O campeonato nacional de andebol vai parar devido a compromissos das selecções nacionais. A competição regressa no fim-de-semana de 6 de Novembro.
Peço desculpa se me excedi um pouco, mas teci este comentário porque nos jogos em casa quem se vê mais a apoiar a equipa é a Torcida, mas dou a mão à palmatória ao Directivo Norte que tem sido incansável nas deslocações e apoio à equipa fora de casa.
Por muito que tenha apreciado o que o Paulo Faria fez pelo Sporting, no meu caso fez-me voltar aos pavilhões, achei mal andarem a gritar por ele num jogo em que o novo treinador precisava de se sentir à vontade.
Fui hoje ao Vistoso ver o meu primeiro jogo da epoca.
De facto fiquei espantado com a gritaria do Directivo em volta do nome do Paulo Faria. Um agradecimento pelos serviços prestados ficava bem mas havia ali um tom que de alguma forma prejudicava a noção de ‘chicotada psicologica’.
De resto mais do mesmo! se os jogos tivessem 10min eramos campeões. Muita desorganização, muita falta de chama e ao todo devemos ter acertado umas 10,15 vezes nos ferros, o que diz bem da desconcentração e da falta de confiança . . .
Precisamos de um treinador a seria, de preferencia sargentão!
Um abraço ao XDreams com quem vi o jogo, ao Coração de Leão que cumprimentei ao intervalo e ao Hugo Malcato que estava mais afastado.
Esta situação da equipa de Andebol entristece-me. Por um lado sinto que algo tinha de mudar, por outro, sinto que o treinador substituto pouco ou nada pode fazer e ao mesmo tempo é um treinador a prazo, mas tem a responsabilidade por estar ao leme e na situação em que estamos.
Continuo a dizer que temos jogadores lesionados à longo tempo que nos fazem falta, Petric era um dos esteios da equipa. Depois, parece que a equipa não é unida, tem grandes desconcentrações e desarticulações durante o jogo, muita falta de frieza e eficácia. Faz falta um bom treinador, mas sobretudo outra atitude, e prontamente.
Como disse anteriormente, batemos no fundo.
Agora só temos de ter capacidade para reagir ás adversidades.
Acredito que o grupo esteja em baixo(afinal melhor que ng ,eles sabem que as hipoteses de ser Campeao com este actual modelo competitivo depois destas derrotas, é quase uma miragem).
O grupo tb não me parece muito unido e fisicamente parece-me de rastos(no jogo com os corruptos era incrivel a diferença de andamento).
É importante ir recrutar um Treinador que acrescente mais valia.
Conforme disse o Hugo Malcato, o problema não residia somente no treinador!
Há problemas na estruturação do plantel e segundo se consta, há problemas com 2 dirigentes…
Aliás, sempre foi um dos grandes males do nosso clube…é as pessoas servirem-se do Sporting pelo status-quo que tal dá…do que propriamente servirem o clube!
Continuo sem entender como é possível um director (hoje no jornal aparecia como vice-presidente), de seu nome Mário Patrício, ter estado directamente ligado às agressões perpetradas na semana passada durante a assembleia geral e, uma semana depois, ainda continuar no seu posto!
Hoje nos jornais garante que o prof. Frederico irá continuar até final da época!
Ao que tenho lido, não há dinheiro para mandar cantar um cego!!!
E a ser verdade tudo isto…acreditam mesmo que algum João Florêncio ou Carlos Resende ou Paulo Jorge Pereira quer vir para cá para se queimar???
Neste momento, só mesmo Donner salvaria estes atletas, porque com ele não há cá meninos do director, nem há ex-atletas que sendo conhecidos por “bufos”, se tornariam no elo de ligação entre directores e jogadores…porque com ele não se brincam aos andebóis!!!
Uma pergunta: Que problemas na estruturação do Plantel encontras?
Alguns comentários:
Não sei se existem problemas “extra Andebol”, mas nota-se em campo que a equipa não é solidária.
Principalmente no processo defensivo é por demais evidente.
Diria que cada um faz o seu…
Não me admiro que o orçamento já esteja esgotado.
Foram feitos alguns investimentos aos quais não podemos fechar os olhos(tudo feito na tentativa de fortalecer o grupo de trabalho).
Provavelmente se os Socios comprassem mais Box’s o orçamento poderia ser maior…
Logicamente gostava de ver outro Treinador á frente da equipa( isto nada tem que ver com o Professor Frederico).
Na minha modesta opinião, não reforçámos a zona onde deveríamos ter reforçado!
Fomos buscar um central promissor, um pivot e um lateral direito que, ao que consta, estava mesmo para pendurar as botas e nem tinha convites de lado nenhum…até que lhe cai em cima um convite somente de um clube como o nosso!!! Nesta altura já se vê a sua utilidade!
A nossa zona direita é demasiado frágil…já o era no ano passado…e este ano, com a lesão de Petric tudo se agravou!
Não temos um verdadeiro lateral esquerdo! Aliás…neste momento não temos nenhum verdadeiro lateral! Um bombardeiro…como era usual chamar-se a laterais que se parecem com o jardel…ou seja, pouco fazem senão rematar e marcar golos!
Temos uma “carrada” de jovens jogadores promissores…a fazer lembrar a nossa equipa de futebol quando o Paulo Bento pegou neles…
Fez umas coisas muito giras, mas quando chegou a hora da verdade, em casa com o Porto…faltou estaleca!
E a verdade é que nós não temos estaleca!
Quanto às divisões, aquilo que eu ouvi falar foi em haver “o grupo dos que foram contratados pelo Mário Patrício” e “o grupo dos que foram contratados pelo Paulo Faria”…e que as coisas não andavam nada bem!
Também me constou que o Fernando Nunes, por quem tenho a maior consideração enquanto atleta, era um mau companheiro e é um mau dirigente…mas como o que li…tem batido quase tudo certo e com algumas verdades que se vão descobrindo…começo a acreditar que seja mesmo verdade!
Só uma questão… Se era para ficarmos com o treinador dos juniores, nao era capaz de valer mais a pena ficar com o Paulo Faria ? É que mal por mal… não haveria indeminizaçao, o professor Frederico continuaria o seu bom trabalho nos juniores…
Tínhamos de mudar, mas para melhor. Se foi para isto que mudámos, não sei se terá sido bom, porque não me parece que hajam melhorias gritantes com este treinador(isto, apesar de ser o seu primeiro jogo, claro)
Na aprendizagem da Gestão, dizem-nos que o “Case Study” é uma ferramenta muito forte. Por isso:
Manuel Brito: 3 vezes chamado dos Juniores para treinar os Seniores. Numa delas (1994) foi transitório, nas outras duas venceu a Taça de Portugal e numa delas “lançou” a equipa que seria campeã nacional.
Tudo isto para afirmar que o facto do Prof. Frederico vir dos juniores nada quer dizer… Além disso, o Prof. Frederico é treinador há mais de 15 anos.
Não duvido da qualidade do Professor Frederico mas gostaria de lhe fazer duas perguntas:
1 - Acha que a mudança compensou ?
2 - Acha o professor frederico melhor treinador de andebol que Paulo Faria ?
É um exercício complicado esse de partir de boatos, assumindo que devem ter um fundo de verdade porque ‘não há fumo sem fogo’, fazer interpretações provavelmente enviesadas, porque partem dos tais factos especulativos e chegar a autênticas teorias da conspiração que põem tudo em causa, inocentes e culpados queimados na mesma fogueira . . .