[Análise] O fim do Ciclo "Paulo Bento"

Se assim foi peço desculpa,foi o que me pareceu,de qualquer forma fica o meu post para quem se “atrever” a comparar os dois. :slight_smile:
Reafirmo no entanto que estou longe de ser um fã de PB,apenas estou a dizer que apesar de tudo é melhor que o Carlos Manuel e porque fico um pouco “alterado” :)quando me lembro da época 97/98 nomeadamente com algumas derrotas humilhantes que esta época por mais que esteja a correr mal não chega ao ponto da dita.

Bom, confirma-se a lapa já se desmarcou do CF, e por isso continua por cá.

Escrevi isto noutro tópico, mas acho que encaixa melhor aqui, onde estão os interessados em debater o assunto.

A partir deste momento parece-me evidente que o Paulo Bento não desempenhará funções em 2008/09. O problema é que se dá um valor excessivo à sua permanência, quando o que realmente interessa é criar condições para que em Agosto já existam automatismos e um planeamento da época meticulosamente estudado.

Numa de futurologia, acho que tudo irá desabar quando acontecer um mau resultado em casa contra os nossos rivais. Pena que assim seja e para gáudio dos adeptos desse clube. O trabalho do treinador é insuficiente há muito tempo e até o balneário está perto de estar perdido, mas a “estabilidade” que a direcção e alguns adeptos pretendem manter originará a mais “popularucha” das atitudes e a mais quente das demissões… Se existem clubes em Portugal a quem o Sporting não tem obrigação de ganhar, serão os rivais, que gozam de orçamentos superiores ao nosso. Porque raio não são tomadas as atitudes na altura certa?!

a ser verdade que o PB vai embora, quem virá?? português, estrangeiro?? jovem, com carreira loga?? etc. etc.

A ser verdade que vai embora?! Ele não se demitiu, nem foi despedido, isso é certo, mas na minha opinião não tem sido feita a avaliação (por ambas as partes) necessária à conclusão inevitável.

Queres nomes?! Não sou dirigente, nem empresário de futebol, para poder discutir aquilo que os outros treinadores pedem e aquilo que lhes pode ser oferecido, mas existem meia dúzia de nomes com o perfil ideal ao nível da formação, com uma carreira sólida e experiente. Se fosse dirigente e tivesse essa responsabilidade avançava-te com um nome, se não comprometesse a viabilização. Estar a discutir nomes só porque sim, é completamente despropositado.

não perguntei nomes, perguntei dados sobre o perfil… por exemplo não acho bem um treinador português, neste momento preferia ou um italiano ou um holandês caso fosse inevitavel a saída do PB, apesar de continuar seu defensor e de gostar que ele ficasse pelo menos mais uma época…

A nacionalidade é das coisas mais indiferentes no perfil desejado, desde que de alguma forma consiga comunicar com os jogadores.

Em 5 minutos fiz uma lista que poderia ser a base para a análise do treinador adequado:

Análise à vertente Treino:
Qualidade dos treinos tácticos e técnicos
Gestão dos recursos
Índice de trabalho
Disciplina
[Análise dos resultados obtidos com jogadores e sua forma física]

Análise à vertente Competição:
Experiência em competição (interna e externa)
Qualidade enquanto treinador de campo (posicionamento, reposicionamento e substituições)
Interpretação táctica e contra-táctica
Motivação, palestra e influência
Rotatividade do plantel
[Análise dos resultados obtidos com equipas e seu sucesso]

Análise à vertente Formação:
Experiência na integração de jovens promessas no futebol sénior
Sucesso no treino de equipas jovens
Completa adaptação ao conceito dinâmico de Formação
[Análise dos resultados obtidos com jogadores jovens e sua evolução]

Análise à vertente Scouting:
Conhecimento de Mercados
Adaptação à realidade financeira do Sporting
[Análise dos resultados obtidos com jogadores escolhidos ou pedidos]

Porque não Gerard Houllie, está desempregado e possui todos os requisitos acima referidos.

Não está desempregado, se não me engano está reformado. Mas o perfil é mesmo esse.

Eu não kero que PB saia, pq vem aí algo mau…

Reparem no “ruído”, já anda por aí postado e tudo, tem um fundo de verdade…

:arrow:

:great:

O que para mim é uma grande incógnita reside no trabalho dos treinos ao nivel das bolas paradas.
Sabendo a importância destes lances que resolvem um desafio mesmo que este esteja ou corra mal não percebo:
_A aposta incosequente nos disparos de meio da rua do Ronny.
_Não existe outro jogador para marcar livres?. O Miguel tem um remate muito bom porque nunca o deixam marcar livres.
Mas não são só os livres , os cantos são outro mistério. É raro terem resultados práticos com golos ou situações de golo. Este ano apenas me lembro do golo do Ismailov numa variante de um canto curto pois invarávelmente os cantos para a grande area são dos defensores.
Quando vejo um jogo do Manchester United é o Nani, quando joga amarcar cantos e sempre muito bem tensos e fora do guarda-redes. No Sporting o Nani não marcava cantos ou marcava mal .O que mudou ??
Teimosia do Paulo Bento, falta de conhecimentos ou qual é o prblema ??

Eu não kero que PB saia, pq vem aí algo mau...

Só vos digo uma coisa, “Cuidado com aquilo que desejas, pois pode tornar-se realidade”, esta máxima num futuro próximo pode ser muito triste.

P.S.- Metam uma coisa na cabeça, se não há dinheiro para jogadores, não há para um treinador decente, portanto há-se ser sempre uma solução que pape aquilo que lhe puserem á frente, ou seja alguém com pouca experiência, em início de carreira, mas com futuro auspicioso(pensam eles…)

- Metam uma coisa na cabeça, se não há dinheiro para jogadores, não há para um treinador decente

Quantas vezes vou ter de ir buscar o salário do Guus Hiddink?

Eu continuo a achar que PB tem muito que crescer, tem muito que evoluir!
Acho que a maior falha do PB é a Motivação dos jogadores, ou pelo menos é a falha que eu vejo mais claramente!

Ninguem pode esquecer as grandes exibições que foram feitas com a mesma táctica, os mesmos jogadores, etc… a única coisa que muda é o adversário! Falta motivar os jogadores para os adversários mais pequenos, pois já se viu que eles não o conseguem fazer sozinhos!

De qualquer forma, continuo a achar que Pb não é o problema da equipa. O problema está na direcção e no desinvestimento que é feito todos os santos anos! Não se pagam bons ordenados, não se contratam jogadores de referencia, andamos à tantos anos a jogar com equipas de meninos que querem ser jogadores de bola, e que mal um começa a ser jogador, é vendido imediatamente! Não existindo investimento, não há retorno … sempre foi assim, e sempre será!

Se me garantirem que com a saida do PB, eles para além de irem buscar um treinador, vão começar a investir no futebol, vão blindar a equip+a de ataques externos, vão dedicar mais do que uma hora ao clube … então assino por baixo!

O nome do treinador sempre me disse pouco. O Treinador é mais uma peça no puzzle, e não acredito que um Mourinho em alvalade tivesse melhor sorte que um Paulo Bento! Mourinho precisa de ter uma direcção atrás dele que o apoia e lhe injecta o que ele quer. Aqui ele levava com Had’s em vea de Grimmis!

Obviamente que é mais fácil para o adepto pedir a substituição de 2 em 2 anos do treinador … todos sabemos desde que somos pequeninos que quando se substitui o treinador a equipa geralemente passa a jogar melhor, depois estabiliza, e depois volta ao normal … e nessa altura substitui-se novamente o treinadoir e repete-se o ciclo! É bem mais fácil viver-se de cilcos e de repetições, do que de tentar novas coisas!

O Paulo Bento é o treinador certo para um clube que desinveste no futebol e se habituou a perder. Tendo em conta a mediocridade que reina no Sporting, o actual treinador e direcção estão muito bem um para o outro. Ambos estão no mesmo barco e ambos terão de prestar contas no fim. Não quero desculpas. Até ao final do mandato desta direcção, esta tralha tem de lá ficar. E depois espero que os sócios abram os olhos e percebam de uma vez por todas que o Sporting não pode continuar assim, porque se está a transformar num clube de segunda linha. Até nas assistências já parecemos o Guimarães…

Quantas vezes vou ter de ir buscar o salário do Guus Hiddink?

Por acaso não sei, se puderes dizer…

Muitos sócios não abrem os olhos por mais evidentes que sejam os factos. Ainda ontem se assistiu a uma salva de palmas para o guarda-redes Nelson, um homem que asilou no Sporting durante mais de 10 anos. Nelson, um dos melhores exemplos, a par de Tiago, da falta de competitividade dentro do plantel do Sporting, sempre cheio de jogadores sem ambição, acomodados…porque são bem pagos. Por outro lado vê-se aqui no Forum um grande saudosismo relativamente a jogadores como o Sá Pinto ou o Oceano. Jogadores que representam um outro lado da mesma moeda: muita luta, muita correria, nenhum bom senso.

Mas estou de acordo com o post: terão que prestar contas no fim, não é altura de sairem. Só que as marcas desta nova mentalidade introduzida pelo “projecto” já estão a fazer mossa no Sporting. O espírito de luta, a ambição desapareceram da cabeça dos sócios e adeptos. Cada vez se ouvem mais sócios contentes com uma eventual vitória numa das três taças em que estamos ainda na luta. E muitos já nem falam no segundo lugar.

Por outro lado, penso que um fracasso simultâneo nas taças e no acesso directo às Champions irá colocar esta administração em muito maus lençóis.

Quanto ao Paulo Bento, pessoa com quem simpatizei desde o princípio, jogo após jogo duvido mais da sua capacidade para vir a ser um bom treinador de futebol. Ontem, mais uma vez, não conseguiu escolher um jogador capaz de concretizar um penalti. Como se pode pôr a marcar um penalti o jogador do Sporting que mais dificuldades técnicas revela no jogo com os pés? Ele nunca terá reparado na atrapalhação do Polga para controlar uma bola e passá-la em condições? É que treinador de futebol não é só o que dá a táctica, é sobretudo aquele que dirige e orienta os jogadores, dentro e fora do relvado. E nisso ele tem falhado, penso que nunca terá esse dom, não nasceu com ele.

É capaz. Sinceramente, acho que o Sporting este ano só ganha a Taça da Liga. O resto, não tem futebol para isso. A não ser que volte a ter a sorte que teve contra o Porto em Alvalade. Mas isso acontece uma vez na vida. Não estou a agoirar, nem desejo mal ao Sporting, como é óbvio. Simplesmente tenho olhos na cara. :inde:

Em relação ao Paulo Bento, eh pá, é assim, já me cansa a conversa de que o homem não tem culpa, que não é o princípal responsável, que nenhum treinador faria melhor, etc., etc. O que é que isso interessa? Daqui a dez anos, o que vai importar não é que o treinador até era esforçado, que fez o que pôde, etc., mas sim que o Sporting esteve não sei quantos anos sem ser campeão. Isto é que é interessa. Se me dissessem há cinco anos que depois de catrefada de treinadores mediocres que o “projecto” arranjou, o Sporting ía chegar ao ponto de ter um treinador que nunca havia sequer orientado uma equipa senior, eu NÃO ACREDITAVA, percebes? Pondo de lado a figura Paulo Bento, simpática, corajosa, o que for, estamos a falar de um treinador que nem curso tinha, a treinar um dos maiores clubes portugueses. Este é o maior exemplo ilustrativo do desinvestimento que tem havido no futebol do Sporting, porque se o plantel não é muito bom, mais importante se torna que o treinador seja competente (com um plantel como o do Porto, qualquer treinador mediano ganha o campeonato português). E se os sócios se habituam a isto, vamos passar a competir com o Guimarães e o Braga.

Não cito este texto para atirar nada à cara de ninguém. Até porque agora é fácil falar.
Faço-o por dois únicos motivos:

1º porque estou à vontade, uma vez que sempre defendi a permanência do Paulo Bento;

2º para lembrar que por vezes é precisa alguma ponderação. Tenho consciência que esta época foi muito difícil. Em quase todos os jogos passámos os 90 minutos a olhar para o relógio, ora à espera que o jogo acabasse, ora a ver se ainda havia tempo para alterar o resultado. Foi (quase) sempre de aflitos. Oxalá não se repita tão cedo.
Ainda assim há que ver que com as lesões e com a diferença de orçamentos para benfica e porto os resultados só por milagre seriam melhores.
O Paulo Bento parece-me o treinador ideal para a actual conjuntura. Lida muito bem com as adversidades e é solidário com quem lhe paga.
Para o ano, com um plantel reforçadíssimo ::):pray: ::):pray: ::slight_smile: :pray: veremos que unhas tem o PB para lidar com a fartura…