[Análise] O fim do Ciclo "Paulo Bento"

Era muito fácil para o Paulo Bento despedir-se com uma Taça na mão…

Mas cá para mim ele faz questão de conquistar um campeonato. E se ele acredita eu também acredito nele mais uma época. :pray:

Para mim o Paulo Bento é como o Benitez , é só bom nas taças , campeonatos nem vê-los.

Benitez tem 2 campeonatos espanhóis pelo Valência.

Eu próprio também cheguei a pensar que o seu ciclo estava no fim,mas PB conseguiu até agora salvar todos os match points,mas temo que no início da próxima época se as coisas começarem mal,apareça um Peseiro 2005/2006 revisited se bem que neste caso as coisas acabaram mal na época anterior e começou essa época sem troféu algum.
A ver vamos,desejo-lhe a melhor das sortes que é também a nossa.

Talvez porque um campeonato seja muito mais caro que uma taça (nacional).

Não sabia essa.

O próximo campeonato pode ser meio ganho agora na pré-época se for apresentado um bom palntel aos sócios o que incluí a não saída do Moutinho e o reforço verdadeiramente da equipa em mais uma posição ou outra que até já foi conseguido com a vinda do Roca.

Se isto for conseguido , resta ao Paulo Bento mostrar que não é só bom em competições a eliminar , mas que finalmente consegue pôr a equipa a render regularmente a um bom nível para atacar o título.

Mais uma época igual a esta é que não , ao nível da instabilidade , ora ganha ao Benfica , ora é goleado com o último o Leiria , se voltar a acontecer espero que lhe dêm um valente pontapé no cu e que leve com ele o SF.

A maior semelhança que vejo entre o Benitez e o P.Bento é o início da carreira, como treinadores campeões de júniores. De resto, o Benitez nunca foi um protegido. Começou por baixo, subindo com o Extremadura e com o Tenerife à Primeira divisão, sendo inquestionavelmente um bom treinador que teve sucesso com clubes pequenos e grandes, com uma progressão equilibrada de carreira, aprendendo e ganhando experiência onde é suposto fazê-lo.

Liverpool FC
* UEFA Champions League
      -Winners 2004-05: 1
      -Runners Up 2006-07: 1
* European Super Cup
      -Winners 2005 1
* FA Cup
      -Winners 2006 1
* FA Community Shield
      -Winners 2006 1
* Carling Cup
      -Runners Up 2005 1
* FIFA Club World Championship
      -Runners Up 2005 1

Valencia CF

* Spanish Champions: 2
      -2001-02, 2003-04
* UEFA Cup: 1
      -2003-04

CD Tenerife

* Segunda División
      -Third and promotion 2000-01

CF Extremadura

* Segunda División
      -Runners-Up 1997-98

Real Madrid U-19s

* Spain U-19 League: 2
      -1993
* Spain U-19 Cup: 2
      -1991, 1993</blockquote>

Em relação ao ressuscitar deste tópico devo apenas dizer que todos ficamos satisfeitos por, no final, poder ser feito um balanço positivo da época, o que não significa que os erros devam ser esquecidos, ou que a incompetência evidenciada pelo treinador deva ser ignorada.

Espero que neste defeso não se repitam os erros do defeso anterior no que ao planeamento da época e do plantel dizem respeito.
Espero que o Paulo Bento perceba que a forma como lida com a indisciplina tem prejudicado o Sporting financeira e desportivamente.
Espero que ele consiga desenvolver outros sistemas tácticos, para que existam várias soluções a poderem ser utilizadas consoante os jogadores disponíveis e os adversários, e para que os jovens promissores possam evoluir a sua cultura táctica e os aspectos técnicos que dessa evolução resultarão.
Enfim, espero que PB deixe a teimosia de lado e que analise pormenorizadamente cada erro que cometeu ao longo desta época, para que assim se possa partir para outras conquistas. É nas provas de regularidade que realmente se avalia o trabalho de um treinador e convém não esquecer os vinte e tal pontos de distância que nos separam do objectivo da época que agora termina.

Bem, eu sei que estamos a falar do Sporting, que foi um clube que durante 18 anos foi um cemitério de treinadores e onde se cultiva o lema do bota-abaixo, mas espero que ser protegido pela direcção não seja um selo de incompetência para um treinador.

Por onde param as vozes elogiosas que enalteciam a forma como o Paulo Bento pôs o Levezinho no lugar?
Será prejudicial para o clube e para o grupo de trabalho pôr de lado um jogador que se acha o melhor da Europa, que afirma bastar estar a 80% para jogar e que inventa acusações miseráveis sobre o departamento médico?
Onde moram aqueles que gabavam o pinto da costa por ser o único capaz de afastar um jogador que pisasse o risco, mesmo que se tratasse de um grande jogador?

Bom, com esta está tudo dito.
Ou seja se o Sporting é campeão o mérito é do Paulo Bento; se ganha a taça e a super-taça o mérito já não é, uma vez que… “é nas provas de regularidade que realmente se avalia o trabalho de um treinador”
Haja paciência para isto…
Querem mais 18 anos para aprender? Andámos anos e anos, com orçamentos iguais ou superiores aa benfica e porto, e nem uma mísera taça ganhávamos.
Agora que temos um técnico que em 2 anos e meio de clube ganha 2 super-taças, 2 taças de portugal e nos apura 3 vezes para a fase de grupos da Champions, gastando metade dos outros, resolvemos pôr o acento tónico na “… a incompetência evidenciada pelo treinador”

É o único ponto em que estou de acordo. Mas o conselho serve para qualquer treinador do mundo.
Por maioria de razão a um jovem treinador.

Eu queria-me rir era se Paulo Bento era campeão pelo Sporting na próxima época e depois sim, saía do clube.

Aí é que iam ser elas e acreditem, não é muito dificíl.

Mas é bem possível que ele faça isso. :o

Eu continuo exactamente com a mesma opinião que tenho do Paulo Bento e desta época.

O Paulo Bento é um bom treinador, com muito para aprender ainda. É um disciplinador nato. Falta-lhe ganhar alguma mentalidade táctica, e deixard e ser tão obtuso nas suas decisões. Uma pessoa muito teimosa, e que raramente deixa que sejam os outros a dar bitaites sobre os seus assuntos. É um treinador que chama a si a respoonsabilidade, e não tem medo de dar o corpo às balas. Aparece nos bons e maus momentos.

Na minha opinião, não é pela disciplina, e pela forma como ela a faz cumprir que o Paulo Bento deve ser criticado. Na minha opinião o Paulo bento merece algumas criticas pela forma como coloca a equipa a jogar futebol, pois é um treinador que previligia a segurança, ao espéctaculo, previligia a garantia ao risco, e isso faz com que se tenha alguns resultados menos bonitos, uma vez que no futebol o resultado mais enganador é estar a ganhar com a diferença de um golo.

O Paulo Bento tem de se mentalizar que para um equipa como o Sporting só se pode deixard e jogar futebol atacante quando estamos a ganahr por 3. Até lá é sempre um risco, e um risco demasiado grande para se correr.

Os criticos virão a correr dizer que tudo o que ele ganhou é pouco porque acabámos a época com 20 Pontos de atraso … os Defensores virão dizer que 2 titulos está época, duas idas à champios seguidas, etc… é o melhor dos últimos anos.

As estatisticas são mesmo isto, dizem-nos o que queremos, basta regular o espaço temporal para transformar-mos alguem no pior e no melhor.

Vejam o Mourinho … o melhor treinador do mundo e arredores, nunca tinha elvado o Cjelsea à final da Champios, e vêm um marmelo qualquer e já está … esteve assim para o conseguir. mas outros dirão logo, mas o Mourinho ganhou o campeonato e este não … pois lá está as estatisticas ao serviço de quem as quer utilizar.

Paulo bento é o treinador certo para o Sporting, tendo em conta o tipo de plantel que temos, o tipo de politica desportiva, e a ambição do clube. Mentalizem-se que não conseguem ir buscar treinador nenhum em lado nenhum, que seja melhor que Paulo bento, sem lkhe dar as condições que … o Paulo Bento não tem, e a direcção não quer dar.

O barbicane tem razão no que diz quando critica quem aponta o dedo ao Paulo bento por ser duro, pois provavelmente foram os mesmos que criticaram o Peseiro por este não ter mão na equipa, e elogiaram o Paulo Bneto quando ele meteu o Liedson nos eixos.
Já sabemos que para o Ano vamos ter telenovela, uma vez que quando o Roca mandar o Paulo bento levar no Cu, e o Paulo Bento o encostar, muitos dos que culparam o Pesito de incapacidade de manter o grupo, e mão nos meninos mimados, virão aqui dizer que o PBento está a arruinar a carreira de mais um.

Sim eu contei que está época o Paulo Bento arruinou a Carreira a pelo menos 7 dos nossos jogadores. Isto pelas informações obtidas pleos treiandores de bancada deste fórum.

Eu nao posso dizer que nunca duvidei do P.Bento;num dos topicos e numa fase bastante negativa cheguei a votar que ele saìsse… no fim da epoca !Agora com a minha confiança nele renovada e com este defeso a correr bastante bem( atè agora nao saìram jogadores daquele 11, talvez o nosso maior reforço ;D) e em aquisiçoes estamos a duas de ficarmos com um plantel bastante equilibrado,quer em quantidade ,devido ao elevado numero de competicoes, quer em relativa qualidade !-E digo em reativa qualidade ,pois è inegavel que todos os reforços atè agora contratados a têm, agora se depois em grupo ela vem ao de cima è outra historia; è exactamente aqui que “mister” P.Bento vai ter que entrar com renovadas melhorias !-Eu estou na expectativa, nao sei atè que ponto essas melhorias iram acontecer,pois o P.Bento è teimoso,e isso è um pau de dois bicos, se por um lado mostra perseverança , por outro lado essa mesma teimosia impede-o de "ver " novos horizontes!-Mas continuo a achar que o P.Bento nao è assim tao mau !

Faz amanhã dois anos que escrevi esta análise. Relembro os mais desatentos que o ciclo continua muito para além do seu fim.

Definitivamente, a longevidade de um treinador não é sinónimo de estabilidade, nem por si só representa algum motivo de orgulho, ou de evolução, como alguns queriam dar a entender.

Venger, Fergusson, e Benitez conquistaram uma invulgar longevidade à conta da sua competência.

A competência implica longevidade, mas a longevidade jamais implicará competência.

Txiii, o que tu foste buscar. Velhos tempos! :wink: :arrow:

Mas infelizmente bastante actuais :inde:

Estive a ler uns comentários dos foristas e o que eles defendiam e o que defendem agora :lol:
Deu para rir um bocado :mrgreen: