[Análise] O fim do Ciclo "Paulo Bento"

O PB precisa de reforços e priincipalmente de mudar de táctica, o losango já acabou, vamos ver o que isto vai dar nos próximos jogos.

O Sporting precisa é de um treinador a sério, com experiência suficiente para pôr a equipa a jogar como deve ser. Por muito que simpatize (ou simpatizava…) com o Paulo Bento, foi uma aposta arriscada por parte do FSF e que pelos vistos não deu resultado. A solução é simples, contrata-se um treinador com ‘nome’, uma vez que é essencial na construção de uma equipa que ‘não se contenta só em ir à fase de grupos da LC’, como parece que é a politíca actual do Sporting. A insistência no losango, supostamente para o Liedson render mais, é completamente ridícula, uma vez que para isso está a queimar outros jogadores, como o Moutinho que descaído para uma das faixas, ou mesmo o tão criticado Yannick Djaló, quando não exprimentou por uma única vez jogar com extremos e com o Liedson sozinho na frente. Não me vou referir ao Paredes e Farnerud porque já está tudo dito, e o erro é ainda cá estarem. E para acompanhar o Paulo Bento, já é altura de abrir os olhos e ver os ‘flops’ que têm vindo pela mão do Carlos Freitas…

Luís Martins, por exemplo.

Um treinador deverá adoptar a táctica aos jogadores disponíveis, e não adaptar os jogadores à única táctica que conhece. Isso significa que não evolui, não aprende, e ficando a mercê dos adversários.

O SCP necessita de um treinador ambicioso, ganhador, disciplinador, com imaginação de vários esquemas de equipa, apoie os seus jogadores, aposte em jovens, que goste de aprender e evoluir, e não tenha talas a frente dos olhos.

No fundo D. Sebastião …

Mas alguém tem dúvidas? Será que há alguém que duvida que, venha quem vier, passado uns meses, estará a ser brindado com tópicos deste calibre? Só quem não conhecer a nossa dedicada massa adepta ou tiver tido os olhos fechados nos últimos 25 anos.
É o Sporting no seu melhor…
Sei quem esfrega as mãos com tudo isto e não tenho dúvidas que clube é que o PBento estará a treinar num futuro não muito distante. Entretanto já nós teremos queimado mais meia dúzia. Ah, Leão!!!

O PB anda a inventar?
Sim e muito…
É o principal culpado da situação em que nos encontramos?
É evidente que não.
Será que nunca vamos aprender a analisar o contexto do clube?

Vamos por partes:
Que sou forte opositor da estratégia desportiva desta direcção já todos sabem.
Não vou voltar a expôr os argumentos que, em boa altura e local apropriado já tive a oportunidade de fazer.

Para mim, esta questão é simples:
Enquanto lá estiver esta direcção, acho importante a manutenção do treinador PB.

Já imaginaram o perfil expectável do treinador que esta direcção, mantendo a sua politica desportiva, provavelmente apresentaria?
Tenho medo até de imaginar.
Mais uma solução desenrascada, barata e de altissimo risco.
Mesmo à boa maneira do FSF…

Seria trocar o certo (e apesar de tudo, já com alguns resultados) pelo completa e absolutamente incerto.

Parece que já estamos esquecidos de alguns nomes que já passaram pelas nossas fileiras nos últimos anos…
Chega de Vicente Cantatores e Materazzis!
Deixem lá estar o PB sossegado.

Querem implicar com alguém, impliquem com quem contrata 10 jogadores sem qualidade por ano…

Não me levem a mal, mas acho estas conversas cíclicas uma boa piada de fim de tarde!
Que o PB anda a errar, penso que já todos chegamos a essa conclusão, que ele embirra com algumas coisas, isso já se sabia desde o inicio. Que ele gosta da táctica que usa … ao longo do tempo temos visto isso.

Mas quererem despachá-lo para contratar nomes que se vêm aqui no tópico, é mesmo para rir! Não que alguns até pareçam interessantes, mas vocês acham mesmo que o problema está aí? Acham mesmo que mudando o treinador as coisas iam mudar? À quanto tempo é que não vêm isso a acontecer no Sporting ?

Em primeiro lugar não existem aqui muitos com opiniões iguais, o que faria a tarefa de escolher um treinador com a ideia igual à maioria complicado. Depois temos o problema da força negocial e cash-flow no Sporting para trazer alguém mesmo bom e que não seja para andar aqui de 6 em 6 meses a criticar tudo e mais alguma coisa que ele faz!

eu tambem acho que perdemos muito mais em mudar de treinador do que se simplesmente o PB evoluir. Portanto defendo a sua continuidade com a condição de que evolua, evidentemente! :wink:

Verdade!

Agora uma direcção totalmente renovada também vinha mesmo a calhar, Jameson e Caca … OUT!

Achei engraçada a fábula. :slight_smile:

"[size=10pt]Esta é a fábula de um alto executivo que, “stressado”, foi um dia ao psiquiatra.

Relatou ao médico o seu caso. O psiquiatra, experiente, logo diagnosticou:

• O Sr. precisa de se afastar, por duas semanas, da sua actividade profissional. O conveniente é que vá para o interior, isole-se do dia-a-dia e procure algumas actividades que o relaxem.

Então, o nosso executivo procurou seguir as orientações recebidas. Munido de vários livros, CDs e “laptop”, mas sem o telemóvel, partiu para a quinta de um amigo.
Passados os dois primeiros dias, o nosso executivo já havia lido dois livros e ouvido quase todos os CDs.

Porém, continuava inquieto. Pensou, então, que alguma atividade física seria um bom antídoto para a ansiedade que ainda o dominava.

Procurou o capataz da quinta e pediu-lhe trabalho para fazer. O capataz ficou pensativo e, vendo um monte de esterco que havia acabado de chegar, disse ao nosso executivo:

• O Senhor Doutor pode ir espalhando aquele esterco em toda aquela área que será preparada para o cultivo.

Pensou o capataz para consigo próprio:
“Ele deverá demorar uma semana com esta tarefa”.
Puro engano!
No dia seguinte já o nosso executivo tinha distribuído todo o esterco por toda a área.

O capataz deu-lhe então a seguinte tarefa: abater 500 galinhas com uma faca.Tarefa que se revelou muito fácil para o executivo ansioso: em menos de 3 horas já estavam todos os galináceos prontos para serem depenados! :slight_smile:

Pediu logo nova tarefa.
O capataz disse-lhe então:

• Estamos a iniciar a colheita de laranjas. O Senhor Doutor vá, por favor,ao laranjal e leve consigo três cestos para distribuir as
    laranjas por tamanhos: pequenas, médias e grandes.

Passou o dia e o executivo não regressou com a tarefa cumprida. Preocupado, o capataz dirigiu-se ao laranjal.
Viu o nosso executivo, com uma laranja na mão, os cestos totalmente vazios,e a falar sózinho:

• Esta é grande. Não, é média. Ou será pequena???

• Esta é pequena. Não, é grande. Ou será média???

• Esta é média. Não, é pequena. Ou será grande???

[b]Moral da história:

Espalhar merda e cortar cabeças é fácil. O difícil é tomar decisões.[/b][/size]"

É com agrado que vejo as minhas palavras no tópico do Gabriel Alves.

Todos sabem que eu nunca engraçei muito com o Paulo Bento e sempre disse que haviam certas decisões que ele tomava que não eram devidamente criticadas pela massa adepta do Sporting. Permitiram que o Paulo Bento tivesse total controlo daquilo que fazia sem nunca sequer questionar se as acções que ele tomava estavam certas ou não e chegámos a este estado deprimente.

Não quero vir para aqui dizer que eu é que sempre tive razão mas que o Paulo Bento não é treinador para o Sporting já se tinha percebido à muito muito tempo.

E uma coisa, não se escondam no mau trabalho do Carlos Freitas porque qualquer jogador que ele foi buscar à Russia, Montenegro ou Sérvia é melhor que qualquer jogador do Fátima e mesmo assim vimo-nos à rasca para fazer frente a essa potência que subiu este ano à Liga de Honra.

Este momento já se antevia, estou de consciencia tranquila porque não sou daqueles que pedem agora a sua cabeça mas durante este tempo todo foram capazes de lhe dar sempre nota máxima em tudo o que fazia.

welcome back? ;D

Diz que sim, diz que sim. ;D

É também com agrado que assinalo o teu regresso. Que continues a postar com a qualidade que nos habituaste. ;D

[b]O pior da década[/b] É PRECISO RECUAR ATÉ 97/98 PARA ENCONTRAR UM REGISTO MAIS NEGATIVO

O Sporting de Paulo Bento termina a primeira volta da Liga com o pior registo da década. Os leões já perderam 19 pontos nos 15 jogos disputados no campeonato, quase tantos como os perdidos (22) em toda a época passada e só venceram 7 do total de desafios disputados. Ou seja, não conseguiram chegar ao triunfo em mais de 50 por cento dos jogos. Contas feitas, estão a 12 pontos do líder FC Porto.

É preciso remontar à temporada 1997/98 para encontrar pior registo após o final da primeira volta. Com Carlos Manuel no comando técnico, o conjunto de Alvalade chegou ao dobrar do campeonato, na altura com 17 jornadas disputadas, contabilizando 28 pontos, menos 15 do que o FC Porto.

Em 2002/03, na ressaca do último título de campeão dos leões, Laszlo Bölöni atingiu o final da primeira volta também com um registo desolador. O técnico romeno contabilizava 31 pontos e estava a 14 do FC Porto, mais dois do que Paulo Bento, mas após a realização de 17 jornadas. Ou seja, atingiu um nível de aproveitamento de 1,82 pontos por jogo, um pouco acima da marca do actual técnico: 1,73. Carlos Manuel, com o pior registo dos últimos 11 anos, averbou um nível de aproveitamento de 1.64 pontos por jornada, em virtude dos 28 pontos somados em 17 encontros.

O fraco desempenho do Sporting reflecte-se na produção do seu homem-golo. Liedson já soma seis jogos sem marcar no campeonato.

As estatísticas valem o que valem, dirão alguns…

É preferível assegurar a estabilidade (mas ela existe?) não recorrendo há tradicional dança de treinadores, dirão outros.

Muita coisa está mal no reino do Leão, direi eu. Paulo Bento é sem qualquer dúvida um dos cancros do Sporting… o mais vulnerável e o de mais fácil extracção. A posição que ocupa na estrutura é de enorme relevância sob o ponto de vista psicológico e torna-se fundamental, nesta altura, promover a chicotada que devolverá ao futebol leonino melhores métodos de treino, posicionamento, outros automatismos, outra confiança, outra motivação.

Não temos capacidade financeira para reconstruir o plantel com os jogadores que desejamos, por isso, acredito estar mais do que na altura de mudar a batuta de mãos, atribuindo a um “maestro” mais experiente a responsabilidade de espremer os instrumentos que temos, de forma a produzir outro tipo de música.

Nem me tinha dado conta. Estamos quase tão mal como no tempo do Carlos “Chupa Chupps” Manuel?!.. ^-^

Ouch! :-[

Julgo até que o momento actual só não tem uma magnitude maior porque mantivemos, por demérito de terceiros, o terceiro lugar na classificação a poucos pontos do segundo. Por diversas vezes nesta primeira volta existiram grandes probabilidades de cairmos na classificação, o que por sorte nunca se verificou. Ontem foi o Vitória de Guimarães que desperdiçou - e de que maneira - a possibilidade de passar para o 3º posto. Já antes, tal não havia sido aproveitado pelos vitorianos da cidade-berço e pelos vitorianos de Satúbal. Convém também salientar as péssimas prestações do nosso maior rival, que mantêm acesa a esperança leonina de um segundo lugar demasiado bom para a qualidade que produzimos.

Recordar que há dez anos o Carlos Manuel era já o 4º treinador da equipa em poucos meses, ao passo que agora gozamos há mais de dois anos as bem-aventuranças da estabilidade construída sobre o Ferguson de Alcochete…

Por favor,por mais que PB se justifique a sua saída,que tenha cometido erros,que se tenha revelado um treinador que possa não servir para o SCP,mas compará-lo com Carlos Manuel? :o
Apesar de tudo não perdemos 4 a 1 em casa com o benfas e o comentador da Sporttv não tem uma Taça de Portugal uma Supertaça contra o porto e dois apuramentos directos para a Champions por mais que isso seja insuficiente para a grandeza do clube.
E sim,Carlos Manuel teve pouco tempo,mas também em curto espaço de tempo PB teve 10 vitórias seguidas e finalizou o campeonato em 2º.

Ninguém está a comparar os treinadores, Novo. Penso que o FLL está a referir-se à época e a comparar o “há dez anos” com o agora.

Ou seja, há dez anos a instabilidade era muita e o “Chupa Chupps” (que foi apenas mais um treinador), por mais que quisesse, não tinha sequer ambiente para fazer algo pelo clube; hoje em dia, Bento tem toda a confiança da direcção e tem estabilidade para traçar as suas linhas de trabalho. Mesmo assim, os resultados no campeonato não são muito diferentes.

Penso que é nessa base que é feita a “comparação”. :wink: