Análise do Defeso do Sporting 2010/2011 (com Votação)

Se o plantel é este que se sabe hoje, então voto na opção 3 mas não concordo totalmente. Parece-me que há falta de opções. Considero o plantel globalmente mais equilibrado mas estou muito longe de estar satisfeito.

Gostei da generalidade das entradas que me parece que vieram acrescentar experiência, profissionalismo e qualidade ao plantel em algumas posições que estavam em défice. Nesse aspecto acho que ficámos mais equilibrados, sendo que as minhas aquisições preferidas foram NAC e Evaldo, até ao momento, com menção honrosa a Valdés se deixar de ser tão inconstante.

No entanto estou insatisfeito porque se vieram bons jogadores, faltou gente para o ataque. Com este ataque não me conseguem convencer que irão lutar pelo título, não apenas com Liedson, Postiga, Saleiro e Yannick. Considero-nos um outsider e nada mais que isso.

E se não nos considero um candidato sério é muito por causa da incrível e gritante falta de quantidade e qualidade no ataque mas também porque se por um lado o plantel ficou mais equilibrado, por outro foram vendidos dois dos seus melhores jogadores. Também outro dos melhores jogadores, Izmailov, está actualmente lesionado e não vejo substituto à sua altura no plantel.

Resumindo, o Sporting contratou vários jogadores bons mas nenhum que seja excelente no imediato, alguém com impacto a curto prazo. E isso faz falta num plantel que era fraco e que viu sair dois dos seus melhores jogadores e que faziam parte de um reduzido grupo de jogadores de qualidade acima da média no campeonato português. Por isso acho que estamos mais equilibrados mas com défice de qualidade e estou insatisfeito.

Fica a nota final para a satisfação que foi ver as saídas de Marco Caneira e do inenarrável Pedro Silva, aquele que é para mim o pior lateral direito dos últimos anos do Sporting (e não, não me esqueci do Mário Sérgio…). O facto de Purovic e Stojkovic não ficarem no plantel também é positivo, bem como as saídas para rodar de Adrien Silva e Bruno Pereirinha.

O Marco Caneira saiu?

Foi para onde?

Saiu… do plantel. Acho que era a isso que o Skinner1906 se referia.

Saiu do leque de opções, pois não foi inscrito está a treinar à parte. Penso que seria isso que ele se referia

Referia-me à saída do plantel principal, não contando como opção.

na bola branca dizem que o sporting ainda pode apresentar mais reforços na mesma situaçao do guarda redes :great:

Timo Hildebrand, guarda-redes alemão, pode não ser o último reforço do Sporting. O mercado de transferências de Verão encerrou no dia de ontem, à meia-noite, mas ao que Bola Branca apurou, a SAD leonina continua no mercado e atenta a jogadores em situação idêntica à de Hildebrand.
Ou seja, a estratégia dos “leões”, numa altura em que as inscrições estão já encerradas, passa por atacar alvos que não se encontrem contratualmente ligados a nenhum clube.

Dessa forma, esse imperativo permite a inscrição, ao abrigo dos regulamentos, nas provas nacionais.

Fonte: Bola Branca

Nesse caso aguardo antes de votar.

Fico sempre mais optimista quando discuto o estado actual da equipa de futebol do Sporting com lampiões ou tripeiros. Normalmente, dão mais valor à nossa equipa que uma boa parte dos foristas cá da casa que desesperavam pelo novo Messi.

O Costinha tinha 10 milhões de euros para gastar (foi quanto gastou) e trouxe Evaldo, NAC, Torsi, Maniche, Valdes, Hildebrand, Salomão, Zapater e Tales. Pelo meio, mandou regressar o André Santos, dispensou o Caneira, Pedro Silva, Stojkovic, Pereirinha e Adrien Silva :pray:, conseguiu 11 milhões (mais o NAC) por um jogador altamente desvalorizado e que estava desesperado por sair do clube.

Os únicos aspectos negativos foram o valor da venda do Veloso (baixo para o seu potencial), a “dispensa” ridícula do Pongolle e não ter conseguido contratar quase a custo zero um goleador… :lol: Esta frase dá vontade de rir… Quando se exige ao director desportivo que traga um goleador sem gastar dinheiro (porque é mais que óbvio que o Costinha não tinha fundos para contratar um grande avançado), está tudo dito acerca do realismo dos adeptos.

Termino citando uma frase muitas vezes ditas neste fórum: Se é para trazer caruncho, mais vale não trazer ninguém. O Costinha não conseguia trazer senão caruncho para o ataque, logo não trouxe ninguém. Menos mal, digo eu. Na verdade, sei que muitos dos que dizem isso preferiam que viesse potencial caruncho (reforço o “potencial”, porque obviamente ninguém quer caruncho confirmado a 100%).

Não sei se teria 10 M para investir mas achei o seu comentário extremamente interessante! e realista! :clap:

Subscrevo na íntegra as palavras de Balakov2007.

Viva o SPORTING!

Acho que estamos CLARAMENTE mais fortes do que o ano passado.
Com uma boa prestação em todas as frentes nesta epoca e com uma equipa estável quer a nivel exibicional quer a nivel de plantel, a necessidade de reforço para o proximo ano será muito mais direccionada esperando-se investimento de alta qualidade.

Hildebrand
R. Patricio

J. Pereira
Abel (a rever em 10/11) - talvez cedric se mostrar qualidade?
Carriço
NAC
Torsi
Polga (a rever em 10/11)
Evaldo
Grimi (isto ainda deixo em aberto)

P. Mendes
Maniche
A. Santos
Zapater
Matias
Tales (a rever - substituição ou contratação)

Valdes
Vukcevic
Izmailov
Djalo
Salomão

Liedson (a rever em 10/11)
Saleiro (a rever em 10/11)
Postiga (a rever em 10/11)

Claramente o ponto mais fraco será mudar a frente atacante e a necessidade de uma unidade para o miolo (Maniche e Mendes n caminham para novos)

Pois parece que ficou tudo cheio de tesao de mijo com a contratacao do boche…

Mais equilibrado e nivelado quer dizer que foi por cima? Ha globalmente mais qualidade na equipa? Enfim.

Eu nao acredito que o Sporting tenha as mesmas armas… Dentro do campo e sentado no banco. Treinador incluido.
Siga o circo!

Não só há mais qualidade (inclusivé, menos caruncho) como há mais experiência. Só não vê quem não quer.
Se somos candidatos ao titulo com este plantel? Bom… pelo menos mais candidatos que no ano passado somos. Mas creio que isso não é suficiente.

Eu não falei em adversário A; B ou C. Em ganhar ou não ganhar isto ou aquilo.

Tentei ser objectivo e factual.
Pessoalmente, no plano global acho que o Sporting tem mais qualidade e equilibrio que tinha há 1 ano atras.
Directo ao assunto: olhando para o Sporting de 1/9/2009 e para o de 1/9/2010 que plantel vos dá mais garantias?

E sim…acho que está mais equilibrado e nivelado por cima.
Ou o simples facto de perderes Moutinho e Veloso reduziu a qualidade do plantel no seu geral?
É que se for por isso, então desde que saiu Ronaldos; Quaresmas; Jardel ; JVP e afins…mais vale nem falar…

Claro. Vamos rever o plantel do ano passado:

1 Rui Patrício
3 Daniel Carriço
13 Tonel
55 André Marques
78 Abel
14 Matías Fernández
24 Miguel Veloso
25 Bruno Pereirinha
28 Judas
23 Hélder Postiga
31 Liedson
16 Tiago
5 Pedro Silva
18 Leandro Grimi
6 Adrien Silva
17 Miguel Ángel Angulo
9 Carlos Saleiro
11 Felipe Caicedo

Alguma vez o plantel está mais equilibrado agora? :whistle:

Vendemos Veloso para mim o único grande jogador que tinha potencial para valer muito dinheiro. Vendemos moutinho por um valor quanto a mim aceitável mas poderia ser mais, no entanto esta venda foi feita aos galegos e como tal ou não se vende ou os enganamos. Acho que nós é que fomos enganados.

Pagámos caro por alguns jogadores que até agora não mostraram nada de especial… falo de Valdes, Evaldo e Torsiglieri. Evaldo a única aquisição que admito como positiva pela falta de laterais.

TEmos uma equipa com muitos jogadores velhos e os jovens comparativamente ao que estamos habituados são jogadores fracos. Excepção feita a Carriço que ainda tem muito que provar mas que me parece que tem potencial.

Para o ano vamos ter sérios problemas para nos reforçarmos, a não ser que a época corra muito bem e jogadores como Djaló se consigam valorizar.

Não estou satifeito com a formação deste plantel e para mim o avançado nem é o pior problema.

Fico atisfeito pela contratação do GR que espero que seja muito melhor que Patrício.

Diz o Pedro Azevedo da Renascença - http://futebolespt.blogspot.com/2010/08/entrevista-pedro-azevedo-benfica-parte.html

O Sporting tem vindo a perder tudo: adeptos, até lugares anuais, como rezam os dados da última época, e espaço entre os candidatos ao título. A última época foi um desastre e este ano, apesar deste resultado na Dinamarca, eu continuo a colocar muitas reticências. Primeiro, porque Liedson é um jogador em declínio, se continuar a jogar assim irá fazer poucos golos e acho, até, que não é, neste momento, o melhor ponta-de-lança do Sporting. Noto, depois, que tem menos Academia, ou seja, menos identidade e mais idade. Tem uma equipa de jogadores mais idosos… [pausa]

F: Idosos, como quem diz…
PA: [risos] Idosos, neste caso, com mais idade!.. Não se confunda com jogadores perto da reforma [risos]. Tenho muitas dúvidas sobre este Sporting. Muitas dúvidas, muitas dúvidas.

F: Até onde pode ir o Sporting nesta época?
PA: Vai lutar pelo terceiro ou quarto lugar, não acredito que passe dessa fasquia. Aliás, o Sporting tem ainda problemas de plantel, está a tentar contratar mais dois ou três jogadores até quarta-feira [dia de encerramento do mercado], o que eu não acredito, porque há problemas financeiros que são claros. O Sporting não tem liquidez, não tem gerado receitas e, portanto, vai ter muitos problemas para satisfazer as pretensões do treinador - que passam por um guarda-redes, fundamentalmente por um ponta-de-lança e ainda mais um jogador, ele terá pedido três, mas provavelmente não vai ser possível satisfazer os pedidos do Paulo Sérgio…

Comparar plantéis de uma época anterior com a que está a iniciar não é tarefa fácil! Quantos adivinhavam o completo descalabro da época passada? Eu pensava que não era um plantel de grande valia, mas nunca me passou que chegasse a tal descalabro.

Como adivinhar que o André Marques iria estar tão longe do que muitos esperavam? Que o Abel ia cair tanto de produção? Que o Pereirinha ou o Adrien continuariam a não ser soluções válidas? Que o Moutinho ia carburar tão pouco? Já se sabia que o Postiga era algo alérgico a golos, mas apenas 1? Quantos defenderam o Pedro Silva (nem eu esperei que tivesse tão abaixo) e disseram que até seria útil? Adivinharam todos que o Grimi em vez de evoluir ia decair? Que o Angulo… bem… do Angulo já estava à espera. E por último, quantos andaram a tecer loas ao Caicedo?

Será este plantel melhor? Agora é fácil dizer que sim. Pelo menos na defesa. No ataque está igual. O meio-campo deixa-me indeciso. Mas há um ano atrás passava-me pela cabeça ficar a [censurado] pontos. Ou jogar tão mal? Ou ver jogadores a arrastarem-se pelo campo durante uma época inteira? Nem em pesadelos da pior espécie!

Continuo a dizer que ainda não tivemos um grande teste. Ainda falta medir forças com equipas que tenham objectivos iguais (não falo apenas nos rivais, mas também em equipas da Liga Europa). A pré-época normalmente não serve de grande balanço. Aí veremos se é melhor ou não.

Votei na 2ª.

@ Balakov 2007 :great:

Tu estás lá.

4ª opção.

Continuamos com problemas graves no plantel, e nem o facto de podermo-nos preparar praticamente desde Abril serviu de alguma coisa. Por pontos:

1. Falta-nos o avançado. Como é que alguém poderá estar “moderadamente satisfeito” sequer se o problema que temos há 5 meses continua? Não bastaram 5 meses para arranjar um pinheiro, ou port outra, um avançado capaz de marcar 15/20 golos por época? Além de que, sabendo da alergia do Postiga a tudo o que seja marcar, mantê-lo no plantel é um desastre desportivo (porque as bolas não entram só porque os adeptos fazem força) e financeiro (recebe muito mais do que um poste deveria receber). Ah, e Liédson não vai para novo…

2. Vamos imaginar que os laterais se magoam (aconteceu ao João Pereira e viu-se o que é o Abel…). Que raio de laterais de relevo são estes que nos permitam ficar descansados a lutar pelo título?

3. As vendas do meio campo das duas pérolas foram desastrosas em termos financeiros e em termos de imagem. Passámos uma imagem de pobretanas, que vendemos em saldo e agradecemos com muita reverência que nos venham buscar os jogadores. Além disso, a venda a um rival, fortalecendo-o e não exigindo mais em troca, é um péssimo ponto de partida para o futuro.

4. Temos interiores em catadupa. E alas? Se queremos um pinheiro, queremos gente que centre para o pinheiro. Vamos pressionar um miúdo que, pese embora tenha qualidade, é o único abre-latas da equipa?

5. O Treinador parece que ainda não decidiu qual é o esquema. Temos visto tanta mudança que é compreensível, em parte, que não se saiba muito bem o que comprar. Enquanto não se estabilizar um esquema (recorde-se que estamos desde Junho a fazer experiências), também é impossível saber o que falta. E é bom também que o treinador tenha a sua parte na culpa, pois a pré-época deu claramente para ver qual era o melhor esquema.

6. Apostámos, a meu ver, em experiência em demasia. Se tínhamos falta dela, agora temos excesso, e não é no bom sentido. Somos um clube com dificuldades financeiras, como gostamos de apregoar, e não devemos apostar em jogadores cujo retorno será 0 ou próximo disso. Pese embora goste do Evaldo, €3M por ele é investimento a fundo perdido. Já nem falo do Valdés, com 30 anos, dificilmente será rentabilizado.

Não estou satisfeito, longe disso. Acho que não vamos ser tão maus como na época passada, mas não conseguimos destronar Porto e Benfica dos dois primeiros lugares, e precisamos do dinheiro da Liga dos Campeões como de pão para a boca, isto se queremos crescer. E sinceramente, aconselho a que qualquer análise que se faça não seja a 1 ano (o mal que tem acontecido), mas pelo menos a 3 anos.