Aqui vai uma curta análise comparativa do nosso plantel em 2007/2008 com o plantel para esta época:
Guarda redes 2007/2008: Stojkovic, Patrício e Tiago
Guarda redes 2010/2011: Hildebrand, Patrício e Tiago
Comparação: Melhor que 2007/2008
Defesas direitos 2007/2008: Abel e Pedro Silva
Defesas direitos 2010/2011: João Pereira, Abel e Cédric
Defesas esquerdos 2007/2008: Grimi, Ronny e Had
Defesas esquerdos 2010/2011: Evaldo e Grimi
Defesas centrais 2007/2008: Polga, Tonel, Gladstone e Paulo Renato
Defesas centrais 2010/2011: Carriço, Nuno André Coelho, Polga e Torsiglieri
Trincos 2007/2008: Veloso, Paredes e Adrien
Trincos 2010/2011: Pedro Mendes, Zapater e André Santos
Comparação: Veloso, até ver, melhor que Zapater, mas Pedro Mendes e André Santos superiores aos outros dois. Ligeiramente melhores.
Médios centro/10 2007/2008: Montinho, Farnerud e Romagnoli
Médios centro/10 2010/2011: Maniche, Matías Fernandez e Tales
Comparação: Semelhante ou ligeiramente melhor que 2007/2008
Médios interiores/alas 2007/2008: Vukcevic, Izmailov, Pereirinha e Celsinho
Médios interiores/alas 2010/2011: Vukcevic, Izmailov, Valdés e Salomão
Comparação: Ligeiramente melhor que 2007/2008
Avançados 2007/2008: Liedson, Derlei, Djaló, Tiuí e Purovic
Avançados 2010/2011: Liedson, Postiga, Djaló e Saleiro
Comparação: Aqui sim, arrisco dizer que estamos piores. Liedson mais velho, Derlei marcava mais que Postiga.
Total: Melhores em 4 posições, ligeiramente melhores em 3 posições, piores em uma posição.
Não entrando em pormenor sobre a análise que fizeste (e em alguns pontos não concordo mesmo nada), o pedido de análise é para o futuro. O que me interessa a mim o que passou? Consigo alterar os campeonatos já perdidos? Interessa-me saber se, com estes, daqui a 2 ou 3 anos, consigo manter uma base sólida para lutar pelo título (que não a tens). Mal de ti se não tivesses melhor, significava que ainda caías mais posições…
Pedro Silva, Had, Ronny, Gladstone, Paulo Renato, Paredes, Adrien, Farnerud, Pereirinha, Celsinho, Tiuí e Purovic :wall: :wall: :wall:
12 jogadores num plantel num plantel de 27 nem lugar no banco têm!! Como é que foi possível!!!
Época 2010/2011
RP
Timo
Tiago
Carriço NAC
Torsi Polga
JP Evaldo
Abel Grimi
Cédric
PM Maniche
AS Zapater
Matias
Tales
Izma Yannick
Valdes Vuk
Salomão
Liedson
Postiga
Saleiro
Agora temos Abel, Cédric?, Grimi, Polga, Tales?, Postiga e Saleiro. Qualquer um dos outros tem lugar a titular ou no banco. Quanto a mim temos uma equipa mais competitiva. Se chega ou não só o tempo dirá, mas eu não estou muito confiante!
Penso que o Costinha fez um bom trabalho, falhando no ataque. Ficam as laterais desprotegidas em caso de lesão do titular. Se o Tales corresponder temos 2º nº10. E falta saber quanto tempo demoro Torsi a adaptar para ver se falta ou não um central bom.
Obviamente que a nível futuro temos um problema. Não podemos de todo falhar a champions nos próximos 3 anos e seria bom sermos campeões para ter mais receitas. Vai ser difícil, mas conseguindo isso penso que o Sporting se vai erger e voltar a ser O MAIOR DE PORTUGAL!
Acho que a questão do avançado foi mal conduzida desde o início. O Sporting precisava, tal como disse Paulo Sérgio, de um avançado com características diferentes das dos que tem. Concordo, mas a diferença de características não é ser muito alto e possante, é ser bom e marcar golos, porque tirando o Liedson…
Essa fixação pela altura limita muito o leque de jogadores disponíveis. Jogadores altos, possantes, que façam a diferença, não há assim tantos e se calhar não estão ao nosso alcance. Penso que se o jogador alvo tivesse sido diferente talvez se tivesse conseguido trazer alguém que, mesmo que não fosse uma estrela, fosse uma mais valia para a equipa.
Claro que se não tivessem enterrado 6.5 milhões num avançado para emprestar 6 meses depois, seria mais fácil :wall:
votei na opção 3.
achei que todas as contratações este ano foram mais valias e que reforçaram o plantel. mesmo o torsi, que apesar de não jogar é claramente superior ao caneira, pelos jogos já vi.
infelizmente faltou colmatar uma das maiores fragilidades que o plantel tinha, a posição de ponta de lança. esta situação já era grave, porque tiveram mais de 2 meses para contratarem o ponta de lança e não conseguiram. relembro que o Sporting ficou afastado do título em abril. a partir daí, o mais tardar maio, deviam ter começado a procurar esse jogador. se o fizeram então o erro neste caso é total. mas mais grave ainda se tornou quando dispensaram o pongolle sem ter previamente arranjado alternativa.
não arranjaram plano B para o di santo e lixaram-se.
Há coisas simples: Maniche, Liédson, Postiga, Pedro Mendes, Polga e Valdés acima dos 33 deixam, quase de certeza, de ser opção. Evaldo já ultrapassa os 30, podendo ou não continuar com a mesma frescura física. São só 7 dos mais utilizados. Será que é preciso ser-se Bambo para se perceber uma coisa tão simples como isto?
Talvez ainda não seja (para mim) o momento ideal para tirar conclusões (nem pelo facto de poder ainda chegar mais algum sem contrato), mas parece-me evidente que além de ter aumentado a qualidade em postos especificos (laterais principalmente), houve um trabalho de garantir opções viáveis com experiência e qualidade imediata para entrarem no onze em qualquer altura (a velha conversa que não havia banco… e que agora é esquecida, invertida e subvalorizada)…
Plantel algo extenso (se contarmos com Cedric e Salomão como opções válidas), certamente mais preparado para uma solução de 4-3-3 / 4-2-3-1 com pelo menos 2 jogadores por posição, mas que mesmo assim pedia pelo menos mais um avançado (diferente dos que já existem… alto e possante), sabendo que Yannick é ainda assim um 2 em 1 (extremo e avançado muito semelhante ao Pongolle… que não contava para o treinador)…
R.Patricio
Hildebrand
Tiago
J.Pereira N.A.Coelho D.Carriço Evaldo
Abel Polga Torsiglieri Grimi
Cédric
Percebo-te, temos neste momento um plantel mais envelhecido, e alguns jogadores mais velhos como Maniche, Liedson e Pedro Mendes fazem parte da base da equipa.
Mas também temos jovens valores com potencial para serem vendidos por bons valores, que nos ajudem a renovar a equipa mais tarde (falo de Daniel Carriço, Rui Patrício e André Santos, mas há outros que poderão vir a integrar esta lista). Mas para isso, temos de fazer uma boa campanha, que valorize a equipa e, indirectamente, os jovens que temos. E essa boa campanha, está também dependente dos “velhotes”.
Entendo a tua preocupação com o futuro, mas também importa avaliar a qualidade actual do plantel, o presente.
No geral penso que o Plantel está bem melhor que as épocas anteriores, dado que os jovens estão acompanhados de jogadores experientes e rodados e isso também foi visível nas contratações, pois apostou-se em Jovens de forma mais equilibrada mas também em jogadores que podem evoluir e valorizar e em jogadores experientes e rotinados para render já.
A minha analise é desde de Dezembro pois foi aí que a “rEvolução no plantel começou”
Apostas Jovens:
André Santos
Salomão
Torsi
Cedric
Tales
Jogadores com Evolução/Rendimento desportivo e económico:
NAC
Zapater
João Pereira
Jogadores Experientes:
Timo
Maniche
Evaldo
Valdes
Pedro Mendes
Erro Crasso: Pongolle (só se render em Espanha e for vendido por valor igual ao supeiror este erro pode ser corrigido)
Mas para mim o maior Erro (que só muito dificilmente pode ser corrigido a não ser que surja outra supresa tipo GR Alemão)
foi não contratar o Boghosian por 3m, penso que seria um PL que encaixava o que necessitamos e Realmente necessitamos de um PL que renda 20 golos tal com o Liedson tem feito ( e espero ainda o faça, mas ele não dura para sempre)
O Postiga é Pólvora seca, o Saleiro é bom mas ainda está verde e não temos mais ninguém, não percebo porque não se reforçou o ataque melhor e com um jogador de qualidade e que valesse golos e venda de camisolas e aquela esperença que todos temos nos novos PL… é que não veio ninguém lá para frente e para mim mais que a defesa o Grande probelam o ano passado para papoilas e corruptos foi o ataque…
Aguardo para ainda ser supreendido…
Já agora quanto ao 5 reforços que o PS falou quando chegou o Valdes, em parte está feito…
GR: Timo
Central: ( será o Chicão em Dezembro!?)
Médio Defensivo: Zapater
Médio Ofensivo: Tales
PL: ??? :wall: :think:
Meu caro, lembro-me de falar isso mesmo com um velho companheiro destas coisas quando, no velhinho Alvalade às 2 e tal da manhã, festejava o título após 17 anos de seca.
Estávamos com uma tosga descomunal, mas a conversa fluía ao ritmo do álcool emborcado antes de lá chegarmos (nas imediações do estádio a cerveja tinha esgotado nas relloutes a que conseguimos aceder).
Como vai ser daqui a 3 anos?
Era a questão.
Schmeichel teria 40 anos.
André Cruz “olhá bomba”, 35
Rui Jorge, 30
Barbosa, 33
Acosta, 34
Pois, havia Beto, Quiroga, Duscher, Delfim, Toñito…
E Duque parecia que percebia da poda.
O resto da história é conhecida: o Schmeichel entrou pela porta da maratona, seguiu-se o Nuno Santos, eu estava no meio do relvado, a conversa acabou e… no ano seguinte, Duque trouxe Babb, Dimas, Paulo Bento, João Pinto, todos já trintões (daí a 3 anos nem sei). Hugo, Bruno Caires e Mahon eram mais novinhos (mas paradinhos).
Como te disse, só me preocupa a aposta em demasia na experiência, pelo não retorno e pelos ordenados elevados que têm. Obviamente, se não desperdiçarmos a Formação, teremos sempre futuro.
Lembro-me bem, 2 títulos em 3 anos a acabar uma seca de 18. Um balúrdio por 2 bilhetes em Paranhos, um Jardel 2 anos depois a salvar uma época (um golpe de asa que eu queria este ano, e aí me dava muita esperança). E depois, dívidas, reconstrução e o dia de hoje.
A experiencia conta muito, como vimos no passado, ainda assim o Sporting aposta muito nos jovens, alguns no clube e agora muitos emprestados, atenção que esses serão o nosso futuro.
Estou curioso para ver o desempenho de muitos emprestados por aí fora, por mim os que tiverem bom desempenho serão as contratações na próxima época. Gastar dinheiro devia ser apenas em reais mais valias - nomes sonantes finalmente (estarei a sonhar?)