Voto na 4ª opção, ainda que concorde com alguns ao dizer que o plantel está mais equilibrado (a todos os níveis: desportivamente e de ambiente). Contudo, não posso dizer que estou sequer moderadamente satisfeito. Acho que, realisticamente, ninguém está nem pode estar se não os que ainda hoje devem dizer ao mundo que “não deu para ir buscar mais ninguém por causa do mercado”, “o mercado é mesmo assim”, “trazer por trazer, ficamos com os que temos”, bla bla bla bla bla bla bla bla… fuck them.
Atendendo às mais valias feitas no defeso, poderíamos e DEVERÍAMOS ter uma série de jogadores de “prevenção” em que apenas bastasse avançar no último momento.
Esta última contratação já em desespero, parece-me, pedindo ajuda ao Jorge Mendes para arranjar alguém (fosse quem fosse) que ainda há pouco mais de 1 mês andava a treinar-se À EXPERIÊNCIA no Braga mostra bem da nossa capacidade actual de negociação no mercado. Pouco assertivos, pouco capazes de resgatar jogadores em enventuais disputas com outros clubes de igual ou menor dimensão/historial.
Em análise aos que chegaram e ao seu desempenho até agora, numa escala de 0-20 (e por ordem crescente de posição no relvado):
Evaldo - 14
O seu valor era conhecido, qualidades inegáveis. Contudo, e apesar de alguma regularidade, esperava mais. Julgo que ainda lhe faz confusão subir como subia no Braga devido ao meio-campo ainda algo “frágil”, a meu ver. Ficamos muitas vezes descompensados quandos os laterais sobem, havendo poucas rotinas (ainda) de cobertura e de marcação. Contudo, é dos melhores reforços que tivemos e a que se pode efectivamente chamar “reforço” atendendo à nódoa de jogador que temos como 2ª opção: Grimi.
Torsiglieri - 8
3,5M€ depois… alguns minutos na pré-época, um penalty e pouco mais. Não sei qual é a adaptação que ele necessita, dado que pelos vistos era um jogado “há muito” referenciado. Se não serve para defesa… que se meta a ponta-de-lança. Altura tem.
Nuno André Coelho - 14
Titular. Vendemos o central errado, devia ter saído o Polga e não o Tonel (o único central que marcava golos), e com isto achou-se o parceiro (possível) ideal para o Carriço. A dupla tem ainda de ser limada, mas é a que funciona melhor. Acho-o ainda “demasiado” confiante nalguns lances, entrando muitas vezes à queima ou em carrinhos que o fazem perder a posição, mas sendo rápido consegue recuperar relativamente de forma fácil. Tem um bom remate, o que poderá também ser mais aproveitado.
André Santos - 12
Tinha bastante expectativa em relação ao regresso do André Santos, especialmente depois do que lhe pudemos ver ao serviço do Leiria. Acho que começou “mal”, acusando muito a pressão, não de jogar propriamente no Sporting, mas sim por “ter” de ser ele a substituir o Pedro Mendes, até então peça fundamental na organização de jogo do Sporting durante toda a 2ª metada da época passada e da pré-época onde se estava a entender às cegas com o Maniche. Tem subido claramente de forma, assumindo mais o jogo, menos tímido, mais agressivo, contudo, não tem nem corpo, nem ainda a experiência que julgo precisarmos naquele sector. Estando o Zapater em forma, julgo que até se poderia usar o André Santos um pouco mais subido no terreno porque uma coisa tem: qualidade de passe.
Zapater - 10
Demasiado cedo para avaliar seja o que for, mas do que já podemos ver até agora, tem 2 coisas muito apreciadas em Alvalade: GARRA E RAÇA. Falta-lhe ainda mais intrusamento, mas não duvido que será opção, talvez um pouco encostado à direita libertando ainda mais o João Pereira na linha. É dar-lhe tempo.
Maniche - 15
Poder-se-ía esperar “mais”, é verdade, mas também reconheço que entre a lesão do Pedro Mendes e a do Maniche… não sei onde perderíamos mais. TODO o jogo passe pelos pés do “Jumento” (como eu gosto de o tratar). Não tem 26 anos, tem 32, e isso nota-se a partir dos 60/70min, mas acho que com um meio-campo mais composto, saberá dosear mais o esforço a que agora tem sido obrigado, varrendo o meio-campo, atrás, “ao meio” e na chegada à frente. Não é um jogador de futuro, mas é talvez uma das mais importantes contratações desta época.
Valdés - 11
Sou sincero. Tem 29 anos, jogou em Itália… mas em tantos anos que vejo bola, nunca ouvi falar dele até o Sporting estar interessado. Contudo, de alguns minutos que se viu na pré-época, prometeu bastante, rápido, incisivo, bom remate, bom drible. Mas não foi bem isso a que fomos brindados desde que os jogos a feijões acabaram. Inclusivé… a maneira de correr, a pouca força que aplica nos passes faz-me lembrar o Romagnoli, e pelas piores razões. No jogo da Naval já se começou a ver mais Valdés, mas julgo que ainda pode e TEM de render bastante mais. Noto também uma coisa, que é quando joga sem o Matías na equipa, parece algo “apagado”. Pode ser compreensível, mas os amigos é para ir comer fora. Em campo, tem de dar tudo seja que colega tiver ao lado.
Diogo Salomão - 10
Dou-lhe 10, que é para nem dar negativo nem positivo assumido. Gostava já de o ter visto a entrar em campo, nomeadamente contra o Marítimo no último jogo em casa, ou até agora na Figueira. Já merecia uma oportunidade atendendo ao que foi demonstrando na pré-época. Não digo a titular, mas 15/20min por jogo seria o ideal, nesta fase. Acredito que era o suficiente para fazer concorrência quer ao Vukcevic, quer ao Djaló.
Tales de Souza - 0
Celsinho 2?