Análise do Defeso do Sporting 2010/2011 (com Votação)

Aqui é o tópico para analisar o defeso da época 2010/2011. Temos desde já uma “sondagem” onde podem votar para a pergunta: Estás satisfeito com a forma como o Sporting se reforçou para a época 2010/2011?, com 4 opções de resposta:

1. Sim, estou plenamente satisfeito. São os melhores reforços possíveis dentro das possibilidades do Sporting e cobrem com categoria todas as áreas que necessitavam de ser reforçadas para a época 2010/2011.
2. Sim, estou moderadamente satisfeito. São os melhores reforços possíveis dentro das possibilidades do Sporting, mas creio que são insuficientes para reforçar de forma capaz todas as áreas do plantel que necessitavam de ser melhoradas para a época 2010/2011.
3. Sim, estou moderadamente satisfeito. Dentro das suas possibilidades o Sporting poderia ter-se reforçado melhor, mas o plantel está mais equilibrado e globalmente mais reforçado para a época 2010/2011.
4. Não, estou insatisfeito. Dentro das suas possibilidades o Sporting poderia ter-se reforçado melhor e além disso não me parece que o plantel seja globalmente superior / mais equilibrado para a época 2010/2011.

Além da votação poderão discutir todos os aspectos sobre as contratações/dispensas efectuadas, inclusivamente avaliar os dirigentes responsáveis pelas mesmas e o que pensam vir a acrescentar/subtrair ao Sporting de 2010/2011.

Votei na opção 3. O plantel está melhor do que no ano passado, mas como foi possível não contratar, por exemplo, o famoso pinheiro, uma lacuna detectada pelo treinador desde o início?..

Não, estou insatisfeito. Dentro das suas possibilidades o Sporting poderia ter-se reforçado melhor e além disso não me parece que o plantel seja globalmente superior / mais equilibrado para a época 2010/2011.

Isto simplesmente porque o sector mais debil do Sporting nem sequer foi reforçado. Temos 4 avançados que neste momento nenhum era titular nos nossos rivais :inde:

Se analisarmos os reforços individualmente nem parece mau

NAC :mais:
Torsi :menos:
Evaldo :mais:
Valdes :mais: :menos:
Salomao :mais:
Zapater :mais:
Maniche :mais: :menos:
Andre Santos :mais:
Tales :question:

O problema é que vendemos 2 dos nossos melhores jogadores e nao veio nenhum de semelhante valor, tambem nao veio muito entulho nao veio foi nenhuma truta

Terceira opção.

Estamos mais equilibrados do que na época anterior, livrámo-nos de alguns pesos mortos no plantel e temos bons jogadores em todas as posições. No entanto, um desejo expresso pelo treinador na comunicação social não foi concretizado, pelo que ele próprio achará que não tem o melhor plantel possível.

Neste momento, o Sporting está melhor do que no ano passado, mas não tão bom quanto seria desejável. Custa-me a crer que tenhamos hipóteses de lutar pelo título, mas pode ser que me engane e estes jogadores respondam como uma verdadeira equipa.

Votei na 4ª opção, perdemos os 2 melhores jogadores, continuamos com um ataque débil, Evaldo continua longe do seu melhor, Torsi não tem sido opção e Zapater demora a aparecer.
De positivo, NAC e André Santos não têm desiludido, apesar de estarem longe da bitola qualitativa dos adversários principais e Valdes a espaços tem mostrado algumas qualidades.

1. Não, estou insatisfeito. Dentro das suas possibilidades o Sporting poderia ter-se reforçado melhor e além disso não me parece que o plantel seja globalmente superior / mais equilibrado para a época 2010/2011.

Por varias razões. Vamos começar pelas vendas e empréstimos.

Vendemos o nosso capitao de equipa a um clube rival.
Vendemos Miguel Veloso (que foi dos melhores jogadores, e marcadores, a epoca passada)
Emprestamos Pongolle.

Vamos aos reforços
Diogo Salomão
NAC
Valdes
Zapater
Maniche
Tales
Evaldo
Torsiglieri

Analisando isto, na minha opinião, saíram 2 dos melhores jogadores do Sporting nos ultimos anos, e nao entrou ninguem de semelhante valia. Nao existe ninguém com a capacidade tecnica e de passe do Miguel Veloso.
Falta claramente um ponta de lança, ficamos apenas com 4 avançados, quando 2 deles sao postiga e saleiro.
Falta a meu ver, qualidade e opçoes a este plantel para podermos lutar pelo titulo.

Votei na opção 3 as…quase a descai para a 4. :think:

Votei na 3 julgo que estamos melhor que o ano passado mas ainda temos de comer muita papinha para nos afirmar mos como candidatos sérios ao titulo.

Falta uma quinta opção. Eu queria votar na 4ª, porque simplesmente não estou satisfeito, mas no entanto acho que o plantel globalmente é superior e mais equilibrado do que o da época 2010/2011.

Votei na 3ª opção. Analisando bem os nossos reforços (e não exigindo Messis e Ronaldos), estou globalmente satisfeito. Apenas peca a ausência de um verdadeiro avançado, pinheiro ou não, que as meta lá dentro, pois desses temos…Liédson, e a caminhar para a cova.

Zapater: é um jogador de raça, de combate, que alia uma boa capacidade técnica a uma complexão física que lhe permite ser um patrão do meio-campo, para além de poder desempenhar mais que uma posição. Contratação acertada. :mais:

Torsiglieri: veio de um dos bons clubes argentinos, e com o perfil que Paulo Sérgio pretendia. Ainda não teve minutos, e deverá passar por uma época de adaptação, sendo que deve ser a 4ª opção para central. A ver vamos :question:

Diogo Salomão. um autêntico diamante por lapidar, e uma das boas mexidas de mercado por parte da SAD. É um jovem extremo, que faz lembrar casos como os de Quaresma, rápido, com técnica, e capacidade de explosão, mostrou pormenores de fazer crescer água na boca, durante a pré-época. :mais:

Valdés: jogador com grande experiência, principalmente no futebol italiano, onde realizou sempre épocas de bom nível. É um reforço que precisávamos, pois é um desequilibrador e um jogador que consegue abrir espaços, e pode funcionar como o chamado “abre-latas”. Boa contratação :mais:

Nuno André Coelho: mais uma boa mexida. Um central muito promissor, da escola dos andrades, que rapidamente se establece como titular, e já com uma chamada à Selecção Nacional. Alto, com bom toque de bola, apenas precisa de melhorar o seu posicionamento. :mais:

Maniche: foi umas das contratações que foi recebida de pé atrás, dada a idade do jogador. Apesar de se afirmar na pré-época, com Pedro Mendes ao lado formando uma dupla de meio-campo muito compacta, tem vindo a perder fulgor no arranque oficial. Que melhore, e não se torne uma vaca sagrada :mais: :menos:

Evaldo: finalmente, depois de tormentos como André Marques, Grimi ou Marian Had, temos motivos para sorrir no lado esquerdo da defesa. Jogador com muita experiência de Primeira Liga, consegue juntar um bom sentido táctico e posicional, a uma facilidade de se integrar bem no ataque, funcionando muitas vezes como 2º extremo. Boa contratação :mais:

André Santos: uma confirmação. Mostrou bons pormenores na pré-época, mas esteve algo nervoso, compreensível na sua estreia de leão ao peito. Mas neste arranque de época, tem sido preponderante, para deleite dos sportinguistas, pois temos aqui um jogador com um futuro brilhante pela frente. Assume-se como uma solução muito válida ao patrão Pedro Mendes. :mais:

Tales: até ver, não teço comentários. :question:

Se é verdade que perdemos dois jogadores fulcrais (mortinho e Veloso), e o empréstimo incompreensível de Pongolle, também ganhámos outras opções, que me parecem bastante válidas. Agora, é saber metê-los nas suas posições, no melhor esquema táctico, para tirar o melhor deles, porque têm qualidade para se mostrar.

4

Votei na 3.

Globalmente, foi uma boa pré-época. Bem planeada, com bons reforços e um treinador que apesar de tudo me parece superior aos anteriores.

Os aspectos mais positivos foram mesmo a planificação dos jogos da pré-época e as contratações do Evaldo, do NAC e do Valdes (a seu tempo irá mostrar todo o seu valor).

O aspecto negativo foi a não contratação de um bom avançado e, sobretudo, o empréstimo do Pongolle, uma das coisas mais ridículas que vi nos últimos anos no Sporting. O clube precisava de um novo avançado e não só não conseguiram contratar (é evidente que não tinham um tostão furado para tal) como ainda se deram ao luxo de “dispensar” a segunda contratação mais cara da história do Sporting sem que tivessem arranjado um substituto.

No fundo, esta última decisão foi a que mais me desiludiu em toda a pré-época, até porque apostava muito no Pongolle, por muito que tenha virado moda neste fórum ridicularizar um jogador que é superior ao Postiga e ao Pongolle.

Outra coisa que não gostei foi a constante desvalorização do trabalho do Costinha, das contratações e das hipóteses do Sporting para a nova época por parte de uns quantos foristas. É evidente que todos têm direito à sua opinião, mas encontro mais optimismo acerca das possibilidades do Sporting num fórum de lampiões ou tripeiros que em alguns tópicos deste fórum. O treinador é que faz a equipa e o Sporting tem equipa para lutar pelo título, mesmo que o plantel seja inferior ao dos rivais (o que de facto é verdade).

CONCLUSÃO:

• Plantel mais equilibrado e com mais opções de qualidade :mais: :mais:
  • Dispensas de Pereirinha, Adrien Silva, Caneira, Pedro Silva, Stojkovic :mais: :mais:
  • Treinador razoável :mais:
  • Venda de um hiper desvalorizado Moutinho por 11 milhões mais um central de qualidade, ficando o FCP impossibilitado de contratar mais um Lucho, um Hulk ou um Anderson :mais:
  • Venda do Veloso por valores que me pareceram baixos para o seu valor :menos:
  • Falta de qualidade da nossa linha avançada (resta a esperança que o Liedson mantenha o nível habitual e que o Djaló deixe de se lesionar tão frequentemente) :menos:
  • Toda esta história da contratação do avançado que acabou por não vir e a dispensa do Pongolle :menos: :menos: :menos:

Votei 3.
Acho que temos melhor equipa que no ano passado. O Maniche tem jogado bem e faz esquecer o judas. A saída do veloso é que custou mais a engolir.

Quanto ao resto, temos melhores centrais, melhores laterais, melhores extremos.

A principal falha deste plantel é no ataque. E isso eles deviam ter corrigido. Até porque o treinador pediu 2 ou 3 vezes um avançado alto para marcar golos nos jogos em que a bola parece que nao quer entrar.

Não percebo como conseguem andar 2 meses à procura de um avançado e não encontram ninguém… ::slight_smile:

Tivemos 8 meses para planificar esta época. :wall:

Votei na opção 3 (Sim, estou moderadamente satisfeito. Dentro das suas possibilidades o Sporting poderia ter-se reforçado melhor, mas o plantel está mais equilibrado e globalmente mais reforçado para a época 2010/2011.)

Há uma clara falha ao não termos adquirido um PL e não se contratou um GR para concorrer directamente com o Patrício, o resto parecem-me contratações interessantes para sectores claramente deficitários no ano anterior, entre o deve e o haver o resultado final acaba por ser globalmente positivo, espero que as 2 lacunas mais do que referenciadas sejam suprimidas em Janeiro, também espero em Janeiro ainda estar na luta por todas as Competições! :arrow:

O que para mim falhou foi essencialmente a contratação mais importante pra uma equipa como o Sporting.

O Sporting tem de facto laterais como à muito não tinha, mas deixou a frente do ataque bem despida de talento. Penso que é unânime que Liedson está em fase descendente, e é urgente procurar uma alternativa eficaz e de futuro para aquela posição. Mais uma vez passaram-se várias semanas e a nossa direcção e equipa técnica não conseguiram reforçar uma posição extremamnte importante.

O Sporting não se pode dar ao luxo de adiar este tipo de situações, e se quer ser considerado um clube grande tem de estar preparado para estas situações, e não se mostrou preparado de forma alguma.

É imcompreensivel que Bragas, Leirias, etc… consigam reforçar as suas equips de acordo com as suas possibilidades e o Sporting se fique por tiradas de mau gosto, e sem conseguir concretizar.

Estamos com 3 jornadas e uma entrada na UEFA jogadas, ou seja, 7 jogos oficiais e só por isso se poderia dizer que a época tinha sido ml preparada, pois não se pode permitir que entrem jogadores e dar tempo de adaptação quando a competição já rola. De qualquer forma, conseguiram ainda pior, que é deixar o mercado fechar e não conseguir tapar um buraco que temos no plantel.

Mais ainda, o avançado comprado recentemente por 6,5M€ é emprestado sem qualquer compensação,deixando-nos ainda mais desfalcados do que antes … Incompreensível, e apenas aqueles que cegamente batem plmas a tudo e todos, podem achar que a época foi bem preparada por terem sido comprados outros jogadores, esquecendo-se da frente do ataque…

Voto na 4ª opção, ainda que concorde com alguns ao dizer que o plantel está mais equilibrado (a todos os níveis: desportivamente e de ambiente). Contudo, não posso dizer que estou sequer moderadamente satisfeito. Acho que, realisticamente, ninguém está nem pode estar se não os que ainda hoje devem dizer ao mundo que “não deu para ir buscar mais ninguém por causa do mercado”, “o mercado é mesmo assim”, “trazer por trazer, ficamos com os que temos”, bla bla bla bla bla bla bla bla… fuck them.

Atendendo às mais valias feitas no defeso, poderíamos e DEVERÍAMOS ter uma série de jogadores de “prevenção” em que apenas bastasse avançar no último momento.

Esta última contratação já em desespero, parece-me, pedindo ajuda ao Jorge Mendes para arranjar alguém (fosse quem fosse) que ainda há pouco mais de 1 mês andava a treinar-se À EXPERIÊNCIA no Braga mostra bem da nossa capacidade actual de negociação no mercado. Pouco assertivos, pouco capazes de resgatar jogadores em enventuais disputas com outros clubes de igual ou menor dimensão/historial.

Em análise aos que chegaram e ao seu desempenho até agora, numa escala de 0-20 (e por ordem crescente de posição no relvado):

Evaldo - 14
O seu valor era conhecido, qualidades inegáveis. Contudo, e apesar de alguma regularidade, esperava mais. Julgo que ainda lhe faz confusão subir como subia no Braga devido ao meio-campo ainda algo “frágil”, a meu ver. Ficamos muitas vezes descompensados quandos os laterais sobem, havendo poucas rotinas (ainda) de cobertura e de marcação. Contudo, é dos melhores reforços que tivemos e a que se pode efectivamente chamar “reforço” atendendo à nódoa de jogador que temos como 2ª opção: Grimi.

Torsiglieri - 8
3,5M€ depois… alguns minutos na pré-época, um penalty e pouco mais. Não sei qual é a adaptação que ele necessita, dado que pelos vistos era um jogado “há muito” referenciado. Se não serve para defesa… que se meta a ponta-de-lança. Altura tem.

Nuno André Coelho - 14
Titular. Vendemos o central errado, devia ter saído o Polga e não o Tonel (o único central que marcava golos), e com isto achou-se o parceiro (possível) ideal para o Carriço. A dupla tem ainda de ser limada, mas é a que funciona melhor. Acho-o ainda “demasiado” confiante nalguns lances, entrando muitas vezes à queima ou em carrinhos que o fazem perder a posição, mas sendo rápido consegue recuperar relativamente de forma fácil. Tem um bom remate, o que poderá também ser mais aproveitado.

André Santos - 12
Tinha bastante expectativa em relação ao regresso do André Santos, especialmente depois do que lhe pudemos ver ao serviço do Leiria. Acho que começou “mal”, acusando muito a pressão, não de jogar propriamente no Sporting, mas sim por “ter” de ser ele a substituir o Pedro Mendes, até então peça fundamental na organização de jogo do Sporting durante toda a 2ª metada da época passada e da pré-época onde se estava a entender às cegas com o Maniche. Tem subido claramente de forma, assumindo mais o jogo, menos tímido, mais agressivo, contudo, não tem nem corpo, nem ainda a experiência que julgo precisarmos naquele sector. Estando o Zapater em forma, julgo que até se poderia usar o André Santos um pouco mais subido no terreno porque uma coisa tem: qualidade de passe.

Zapater - 10
Demasiado cedo para avaliar seja o que for, mas do que já podemos ver até agora, tem 2 coisas muito apreciadas em Alvalade: GARRA E RAÇA. Falta-lhe ainda mais intrusamento, mas não duvido que será opção, talvez um pouco encostado à direita libertando ainda mais o João Pereira na linha. É dar-lhe tempo.

Maniche - 15
Poder-se-ía esperar “mais”, é verdade, mas também reconheço que entre a lesão do Pedro Mendes e a do Maniche… não sei onde perderíamos mais. TODO o jogo passe pelos pés do “Jumento” (como eu gosto de o tratar). Não tem 26 anos, tem 32, e isso nota-se a partir dos 60/70min, mas acho que com um meio-campo mais composto, saberá dosear mais o esforço a que agora tem sido obrigado, varrendo o meio-campo, atrás, “ao meio” e na chegada à frente. Não é um jogador de futuro, mas é talvez uma das mais importantes contratações desta época.

Valdés - 11
Sou sincero. Tem 29 anos, jogou em Itália… mas em tantos anos que vejo bola, nunca ouvi falar dele até o Sporting estar interessado. Contudo, de alguns minutos que se viu na pré-época, prometeu bastante, rápido, incisivo, bom remate, bom drible. Mas não foi bem isso a que fomos brindados desde que os jogos a feijões acabaram. Inclusivé… a maneira de correr, a pouca força que aplica nos passes faz-me lembrar o Romagnoli, e pelas piores razões. No jogo da Naval já se começou a ver mais Valdés, mas julgo que ainda pode e TEM de render bastante mais. Noto também uma coisa, que é quando joga sem o Matías na equipa, parece algo “apagado”. Pode ser compreensível, mas os amigos é para ir comer fora. Em campo, tem de dar tudo seja que colega tiver ao lado.

Diogo Salomão - 10
Dou-lhe 10, que é para nem dar negativo nem positivo assumido. Gostava já de o ter visto a entrar em campo, nomeadamente contra o Marítimo no último jogo em casa, ou até agora na Figueira. Já merecia uma oportunidade atendendo ao que foi demonstrando na pré-época. Não digo a titular, mas 15/20min por jogo seria o ideal, nesta fase. Acredito que era o suficiente para fazer concorrência quer ao Vukcevic, quer ao Djaló.

Tales de Souza - 0
Celsinho 2?

Eu não voto porque acho que nenhuma das opções exprime o meu sentimento.

O mercado trouxe coisas positivas e negativas…é uma questão de avaliar o peso de cada um. No geral é um plantel mais equilibrado e com mais soluções mas…falta-lhe opções de 1a linha. Não tem jogadores para elevar a equipa a outros patamares. Desde a saída do Nani que o Sporting tem sempre 3 jogadores desse nível , Moutinho , Veloso e Liedson e outro intermitente (izma). O ano passado chegou um que que acreditei que poderia lá chegar mas ainda não o fez (Matias). Este ano não só vendemos moutinho e veloso , izma continua lesionado e liedson cada ano que passa fica mais velho…e foi este tipo de solução que o Sporting não procurou resolver. Eu acho que todos os que vieram são bons e vão dar um bom contributo (até o maniche que critico muito) , no entanto isto não é um plantel de uma equipa campeã. É só olhar para os campeões por essa europa fora e a historia recente de portugual , e perceber que é preciso sempre 2-3 figuras indiscutíveis a nível de qualidade e que sao capazes de resolver aquilo que o colectivo não consegue.

Não podemos dizer que queremos ser campeões e depois ter um unico jogador que sabe realmente o que é marcar golos…Liedson.

A minha opção seria algo , Não, estou insatisfeito. Dentro das suas possibilidades o Sporting poderia ter-se reforçado melhor em soluções de 1a linha apesar de achar que o plantel é mais equilibrado a nível de soluções.

Podemos ser campeões ? Claro que sim , futebol é propicio em surpresar. Se a coisa se decidir na casa dos 60 pontos podemos estar na luta…se for 70+ , está fora do nosso alcance. A nossa ambição em vez de ditada pelos dirigentes , vai ser ditada pela prestação dos adversários.

Sinceramente acho que o plantel mais forte e sobretudo mais equilibrado que o da época passada, embora também não fosse difícil…

No entanto, é de bradar aos céus a não contratação de um jogador para a linha avançada, sobretudo depois da saída de Pongolle. Dito isto votei na 4ª opção, acho que somos unânimes em afirmar que necessitamos de um avançado titular, o próprio treinador (num estilo completamente oposto aos seus antecessores) tem vindo a pedir, pelo menos desde a digressão americana, um reforço para o ataque, sendo até específico nas características que desejava.

O não aparecimento de nenhuma surpresa revela, para mim, a fraca posição do Sporting no mercado de transferências. Não fomos capazes de suprimir uma evidente lacuna, porque para mim um ataque com Liedson + Postiga / Saleiro / Djaló não é um ataque que nos permita lutar por nenhum título