Nem mais. Com tantos Farneruds e Karadas espalhados pelos mercados nórdicos, não percebo porque não se vai lá. É infalível aquela zona, ao contrário de outras…
A malta manda pro ar e depois quando se aposta não se aposta bem… Eu cá acho que não está numa questão de apostar num mercado A ou B, está sim em potenciar os jogadores que se traz, e não dar tiros nos pés como por exemplo o Purovic vir jogar num 442 no qual tinha que descair para as alas, e quando o próprio nem 1 palavra de português podia dizer ao fim de meio ano :think:
Bons jogadores há em todo o lado, é preciso é encontrar os que se podem adaptar aqui e ser mais valias
o farnerud veio do estrasburgo , o karadas nao sei. mas decerteza que nao serao esses os unicos jogadores de lá, e na mha opiniao o sporting precisa de jogadores com capacidade fisica(e claro que nao sejam como o puro) q dominem a bola como deve ser. mas eu apontei o mercado nordico porque parece-me que tem jogadores de qualidade, veja-se pelas selecçoes nordicas.
Ninguém diz que não. Basta ver a quantidade de nórdicos que estão em Inglaterra e a qualidade que apresentam. O Karadas veio do Rosenborg, na altura marcou 2 golitos aos orcs e foram logo pescá-lo. era muito bom…central :dance:
Já postei aqui duas propostas de plantel: uma onde as contratações eram maioritariamente tugas e outra em 4-3-3. No entanto, tendo em conta que o Paulo Bento me parece que irá continuar, decidi postar uma outra proposta de plantel, em 4-4-2 e mais “internacional”.
Táctica: 4-4-2 losango (a negrito os jogadores titulares) (as contratações que enuncio representam somente modelos de jogadores que gostaria de ver para a determinada posição).
GR- Rui Patrício e Tiago - apesar de o Patrício ainda não me ter convencido a 100%… há que melhorar o posicionamento, concentração e regularidade.
DD- Nélson (ex-orcs, eu sei…) e Abel - Apostava num jogador rápido e que se consiga envolver facilmente no ataque, um “Bosingwa” capaz de fazer todo o flanco. O Abel e o PSilva não me parecem capazes de sustentar uma época inteira logo venderia um deles (preferencialmente o Pedro Silva, pois parece ter mercado e o Abel é um jogador influente na equipa).
DC- Carriço, Polga, Enakharire e Sereno - O Carriço é obrigatório. O Polga é importante, mas necessita de competição para ver se não lhe dão aquelas recorrentes estupidezes, daí a contratação de um central experiente e de outro com potencial mas com qualidade também (penso que o Tonel pagava estes dois).
DE- Caneira e Grimi - Aqui apostava num lateral mais defensivo, para compensar as subidas do lateral direito. Se sair o Grimi apostava no Alonso ou no André Marques.
MDC- Maniche , Rochemback e Adrien- Esta é, provavelmente a posição mais importante do 4-4-2 losango. É necessário um jogador que saiba pressionar 1ª saída de bola da equipa adversária de modo a recuperar a bola sempre que possível e ainda capaz de saber sair a jogar, empurrando a equipa para o ataque com passes de qualidade (ao estilo do Miguel Veloso da época 07/08).
MD- Moutinho e Pereirinha - O capitão é imprescindível (espero que não saia) e para o ano o Pereirinha vai dar o salto (quem sabe até à selecção A).
ME- Izmailov e Desmarets - O nosso ME tem de ser um jogador rápido e técnico, que consiga ir à linha e cruzar ou partir da linha para o meio e rematar à baliza. A minha preferência recaía sob o Duda, mas parece-me muito difícil.
10- Ruben Micael, Hugo Viana e Rosado- aqui é que terá de haver um grande reforço. Um jogador que consiga consiga fazer muitas assistências para golo, que consiga desmarcar os alas e que consiga também aparecer na área e finalizar bem. Mas jogadores destes há poucos e os que há são caros. Exemplos: Luis Aguiar, Zé Pedro, Hugo Viana, Wesley, Manuel Fernandes, Ruben Micael.
PL- Liedson, Vukcevic, Djaló, Postiga, Saleiro - Aqui é Liedson e mais 3/4. O Vukcevic a mim parece-me 50x melhor avançado que médio-esquerdo e sempre que joga a esta posição marca golo. O Djaló não é de confiar, é muito inconstante (pode ser que com a saída do compadre MVeloso acalme os miolos e que não lhe subam as manias à cabeça…). O Postiga tem de fazer mais do que o que fez esta época. Por fim, entre Saleiro, Rui Fonte e Wilson Eduardo a pré-época o dirá… Se tivessemos de comprar alguém, apostava no Carlão.
a tactica era algo como um “falso” 4x3x3… laterais ofensivos, sobretudo o direito… 2 centrais (vou tirar o carriço de central e colocá-lo como trinco… a razão é só uma. acho que todos os nossos centrais nos fazem falta mas precisamos de alguem mais rápido… como não me quero ver livre de nenum dos nossos centrais o melhor é deslocar um deles… acho que o que mais facilmente poderá ser deslocalizado é o carriço passando para trinco… )… um trinco e dois médios centro/10… um avançado extremo esquerdo encostado á linha mas com capacidade de fazer movimentos interiores… do lado direito um “falso” extremo direito que deixa espaço no flanco para a subida do lateral e vai aparecer como 2º avançado ou nº10… e um avançado…
a explicação tactica é esta… o plantel:
patricio
tiago
batista
pereirinha Dc* polga drenthe**
p.silva ou abel tonel caneira grimi ou a. marques
central com boa capacidade física mas sobretudo rápido… não sei quem…
**- eu sei que é utópico pedir um gajo como o drenthe mas para o Sporting crescer como equipa tem que trazer jogadores que possibilitem um claro salto qualitativo ao plantel… o drenthe é um deles (o saviola seria outro)… não sei se é possivel ou não mas precisamos de jogadores deste calibre…
*** - d’alessandro… ou outro 10 ou jogador do mesmo género… alguém que traga fantasia e velocidade ao nosso meio… uma especie de iniesta (tendo consciencia da diferença entre os dois jogadores… apesar de no river o d’alessandro ser um jogador com um papel idênticoao do iniesta no actual barça… é o jogador do meio campo que mais transporta a bola e que mais tenta o 1 contra 1… )
****- matias de federico… nao conheço para além de uns videos do youtube… foi sugerido por um forista noutro tópico e parece-me ter as caracteristicas par jogar na posição indicada. rápido, habilidoso, sem medo de ir para cima do adversário, com boa capacidade de finalização… é um bocado ás cegas mas pelo menos as caracteristicas são essas… se não for este pode ser outro parecido mas em bom…
e aí está… outra posta de pescada bem servida… :victory:
acho que têm caracteristicas que permitem ter um bom rendimento nessas posições… a questão do carriço expliquei e realmente pode ser mais “polémica”
na formação alguns avançados jogam como extremos… o djaló era um dos jogadores que jogava como extremo… o wilson eduardo também o faz, por exemplo… não acho nada de mais… num 4x3x3 vejo o djaló mais como extremo que como ponta de lança…
Paulo, o Carriço destacou-se a central, sempre jogou a central na formação e vamos, porque nos lembramos, porque queremos fazer um esquema à nossa imagem mudar a posição do Carriço só porque sim! Não tem sentido meu caro, se queres um trinco então arranja-se um trinco como deve ser. Agora tirar o nosso melhor central actualmente por causa de uma experiência é :xock: :xock:
o veloso também sempre jogou a central e agora é trinco…
a verdade é que tenho dúvidas que o carriço se torne num grande defesa central… não por razões técnicas, tácticas ou mentais mas sim por razões físicas… não sendo alto nem muito forte teria de ser rápido e não o é… como, na minha opinião, precisamos do jogo aéreo e raça do tonel então, este deveria ficar, como o caneira dá jeito pela sua polivalencia e peso no balneário também deveria ficar, como neste momento o polga é o nosso melhor central também deve ficar… para além disso acho que precisamos de um central com outra envergadura e velocidade… ficamos já com 4 centrais… como considero o carriço um jovem com muito talento acho que também deveria ficar… ou seja, 5 centrais… na minha opiniao é muito… a solução é um desses centrais servir para colmatar outra posição e nesse caso acho que o que tem mais condiçoes para o fazer parece-me ser o carriço como trinco…
outra opção seria deixar os 4 centrais e contratar um trinco (assim ao nível de um katsouranis já nao seria mau)… só acho que a equipa ganhava mais com a compra de um central e a adaptação do carriço a trinco mesmo que seja pior para o jogador…
mas não estou a dizer que o carriço não vai ser um grande central… apenas que neste momento tenho dúvidas que o venha a ser…
Avaliação da Turma no ano lectivo 2008/2009 com notas: Mau,Não Satisfas, Satisfas, Satisfas Bem e Bom.
Patricio, Satisfas, Aluno com margem de progressão, tem que melhorar as saidas da aula e a comunicação com os outros alunos.
Tiago, Satisfas, Aluno estagnado, não sobe nem desce, mostra serenidade.
Baptista, Não tem avaliação porque chumbou por faltas, só esteve presente na apresentação.
Abel, Não Satisfas, Aluno desmotivado, sem vontade de mudar e alterar o rumo do seu comportamento.
Pedro Silva, Satisfas, Aluno esforçado com vontade de ajudar os outros.
Carriço, Satisfas Bem, Aluno com grande margem de progressão mostrou dedicação, atenção e grande vontade de aprender.
Tonel, Satisfas, Aluno esforçado e voluntarioso, não vira a cara às dificuldades.
Caneira, Satisfas, Aluno que podia ter feito mais mas ainda assim teve positiva.
Polga, Mau, É um caso perdido, Aluno com graves problemas psicologicos e técnicos, tem atitudes muito infantis e incriveis, completamente inadequadas à realidade.Mudança para uma turma especial era o ideal, com acompanhamento psicológico.
Grimi, Não Satisfas, Aluno muito imaturo, passou o ano lectivo sempre alcolizado, necessita de ajuda terapeutica diária.
Ronny, Mau, Aluno com graves problemas de aprendizagem, não tem noção do sitio e do espaço que ocupa na sala de aula.Mudança para uma turma especial com acompanhamento permanente.
Roca, Não Satisfas, Aluno com capacidade mas denota pouca vontade de estudar, mostra uma aptidão muito grande para a disciplina de Culinária.
Moutinho, Satisfaz Bem, Aluno muito empenhado, trabalhador e disposto a ajudar os outros.
Romagnoli, Não Satisfas, Aluno muito pouco partecipativo na aula escondendo-se muitas vezes debaixo da mesa para não ser confrontado.
Adrien, Satisfas, Aluno com possibilidade de melhorar, tem de trabalhar mais e mais.
Veloso, Não Satisfas, Aluno com problemas psicológicos, necessidade urgente de um psicologo para não se perder para a sociedade.
Izma, Satisfas, Aluno aplicado e voluntarioso foi prejudicado na nota pela ausencia no ultimo periodo.
Vuk, Satisfas, Aluno com capacidade e voluntarioso foi prejudicado pela ausencia no trabalho inicial e na ficha final, por doença.
Pereirinha, Satisfas, Aluno introvertido pouco participativo mas com qualidade e capacidade para fazer melhor.
Liedson, Bom, Aluno exemplar é sem dúvida o melhor aluno da turma.
Derlei, Satisfas Bem, Aluno muito trabalhador e influente na turma, tem de melhorar a sua impulsividade para com os outros.
Djalo, Não Satisfas, Aluno prejudicado pelas más companhias e más influencias que o impossibilitaram de ter nota positiva.
Postiga, Satisfas, Aluno que se incorporou na turma pela primeira vez, mostrou qualidades, pode e deve fazer melhor.
Tiui, Não tem avaliação porque só entregou o trabalho final e a avaliação exige um trabalho continuo ao longo do ano.
Melhor aluno: Liedson
Pior aluno: Polga
14 alunos com aproveitamento
10 alunos reprovados
Professor: Paulo Bento, Satisfas Menos, pode e deve aprender com os erros para os evitar futuramente.