Análise da época 2009/2010 (Plantel, Entradas e Saídas, Treinador, etc)

Bem como esta epoca esta a ser novamente ma esta aqui um topico para irmos ja preparando a proxima epoca(treinador,jogadores,quem fica quem sai ,etc,etc…).

Demasiado cedo?? Ainda é Fevereiro, for fuck’s sake!

For fuck’s sake, really!

Ainda é cedo. É triste, mas todos os anos antes do campeonato acabar se abrem tópicos do género. Mau sinal.

De facto, não estamos no bom caminho, mas abrir tópicos desta natureza com meio campeonato por realizar, parece-me falta de esperança, de paciência e, desculpem lá, de sensatez. 4 pontos, com muito campeonato por realizar, são perfeitamente recuperáveis.

Mas não penses que esses 4 pts vão ser recuperados. Há 3 jogos que podíamos estar colados ou até isolados na liderança. Com esta atitude não vamos cumprir os nossos objectivos.

Fim de :offtopic:

bem… nao sei se para o plantel 2009/2010 é muito cedo mas nao acho disparatado discutir o futebol sportinguista da próxima época…

o facto é que podemos estar a aproximarmo-nos de um final de ciclo sobretudo devido ás eleiçoes de junho… essas eleiçoes poderão levar a uma série de mudanças mais ou menos drásticas no plantel: saída do paulo bento, do moutinho, do veloso e mesmo do liedson… nova administraçao da sad, novo director técnico…

entrada de novo treinador, novos jogadores, indefiniçao quanto ao investimento a fazer… ou seja, 4 ou 5 meses de muita especulaçao e indefinicoes que poderão condicionar o que falta desta época…

É impressionante!

Assim, a atirar a toalha ao chão, é que não iremos lá NUNCA!

Quem critica é porque quer melhor, quem desiste é porque é fraco…

(não obstante, queria só dizer que depois do Miguel Lopes ter ido para o Porto, o próximo que iremos deixar escapar é o Nenê do Nacional… 8))

eu pelo menos nao estava a atirar a toalha ao chao… mas acho que as épocas nao devem ser preparadas (e por consequinte discutidas pelos adeptos…) apenas no final da época anterior… ainda para mais na nossa situacao (devido ás eleicoes…)

Pode ser inconsequente, demasiado condicionado pelos actuais resultados ou pelo desconhecimento aproximado do que vai ser a realidade em termos de comandos do clube, mas tarde e descabido não acho!

Aliás parece-me que essa discussão, pelas mesmas condicionantes, vai tardar a ser feita no Visconde de Alvalade e vai hipotecar (também) a próxima época!

Sobra-nos a nós elaborarmos em propostas e cenários especulativos uns mais conscientes da realidade outros mais absurdos!

Por mim confesso que apesar de, como atrás escrevi, aceitar que se discuta, estou demasiado condicionado pelos resultados para fazer uma leitura critica justa ao que acho devesse ser o próximo plantel (por mim, agora, dos 24 ficava com no máximo 5 ou 6).

Por agora, apenas desejo um plantel com mais e melhores opções para mais que um (diria até mais que dois) sistema de jogo!

Então, que se antecipem as eleições para se preparar a próxima época…

Vocês acham que nos outros clubes é mesmo o treinador e o presidente a definir a próxima época?

Deveria haver uma equipa do clube responsável por isso e por encontrar um treinador com perfil adequado para os jogadores que temos no plantel, em caso de ser necessário uma mudança. Já ouviram falar no Antero Henrique?

Mas não se preocupem, porque está tudo preparado para ficarem os que já lá estão…a não ser que as exibições e resultados continuem com estas médias de 2 pontos nos últimos 3 jogos, nesta altura em que vamos jogar contra os adversários principais…

é disto é que eu tenho medo… será que alguém anda a preparar já a próxima época?..

será que os possiveis candidatos vao aparecer com promessas de trazer este ou aquele craque?..

será que os candidatos vao apostar neste treinador ou será que vao-se apresentar com treinadores já apalavrados (e nao aceito que haja algum candidato que diga que no final da época logo se vê, que depende dos resultados…)?

quanto ao plantel em si já tenho dito noutros tópicos aquilo que penso.

• defesa esquerdo ofensivo
  • defesa direito
  • trinco possante e rapido (se tiver uma tecnica aceitavel tanto melhor…)
  • medio ofensivo (interior e/ou nº 10) ou avançado…

-rosado
-rabiu ou wilson eduardo ou rui fonte

É óbvio que é a comissão directiva que define o dinheiro disponível! Logo aí!

Se há equipa para definir os planteis subsequentes e eventuais transições ou não não sei! Tenho somente a minha opinião!

Tal como a tenho sobre a continuidade ou não da actual estrutura!

Só que o tópico é para discutir as escolhas hipotéticas do plantel de 09/10.

Quem quer faz! Quem não quer não!

De acordo, com os receios, as opções e os nomes!

Neste momento, confesso que seria muito mais revolucionário nas posições a reforçar! E é neste campo que me interessa a discussão: As posições e tipo de jogador mais do que nomes.

Nomes só os de jogadores que já são nossos!

Em relação aos regressos e promoções também ponderava o alargamento da lista de hipóteses, sabendo que o Rabiu ainda vai ter mais um ano no juniores (e o Sporting, geralmente bem, não queima etapas) e o Fonte dificilmente volta!

Mais lá para a frente, com tempo, voltarei à discussão com as minhas opções!

Vários assuntos a serem reflectidos.

1)Outro Treinador indiscutivelmente.
2)Um esquema tactico ofensivo e equilibrado implementado desde os iniciados até aos séniores para que não haja problemas de adaptação.
3) Laterais (esquerdo/direito) que tenham cultura tactica, tecnica e pulmão para fazer todo o corredor
4) Um avançado, se Liedson falha… e mesmo que não falhe 2 grandes avançados sempre é melhor que 1.
5)Um numero 10 cerebral, tecnicista que “invente” jogadas
6) Novos dirigentes que sejam sportinguistas e não destruam o sporting. Isto é: Nada de populismos e fazer contratações estupidas, mas também nada do mesmo.
7) Dispensas: Rocka, Caneira e Postiga (temos melhores e libertamos ordenados, e se não temos melhores temos que arranjar melhores pois são umas decepções totais) Grimi, P.Silva, Abel, Ronny, Tiui, Roma (por razões obvias, não teem qualidade para o sporting)

Primeiro, temos é de ver quem vai ocupar a cadeira de Presidente. O resto, é especulativo e, num certo ponto, matéria de desejo pessoal, dado que, entram gostos, opiniões, etc.

Vamos é apoiar a equipa, o clube, a ver se conseguimos algo de fascinante nesta época. Pode ser que o derby (O Clássico) sirva de rampa de lançamento. Vamos torcer para isso!

:rotfl: :rotfl: :rotfl:
Depois dos 3 jogos que se avizinham (Belém, benfica e porto), quando estivermos a 10 e com menos 3 jogos para recuperar vais dizer o quê?!

Não acho que seja cedo para falar neste tema.
O grande problema é que a direcção vai mudar, o treinador vai mudar e aposto que não há ninguém a trabalhar o futuro do plantel.

Saídas prováveis (negócios):

• Moutinho
  • Veloso
  • Vukcevic

Saídas desejáveis (por mim):

• Derlei
  • Grimi
  • Tiuí
  • Ronny
  • Abel
  • Rochembak
  • Pedro Silva

Metade do plantel deverá sair no final da época. A equipa técnica igualmente.
Espero que se comece a pensar em alternativas a Paulo Bento para que se comece a definir a estrutura e composição do próximo grupo de trabalho. Em segredo.

Mas é óbvio que toda esta discussão é especulativa e opinativa, como 90% do que se discute neste forum:

Se o Liedson não se tem lesionado, se o Adrien tem jogado, se o Vuk tem jogado 1ª volta, se o Veloso fosse um homenzinho, se o Roma não fosse 1 a menos, se o Roca emagrecesse, se o Patrício defendesse…

O que não nos impede de ter e dar a nossa opinião, discuti-la com quem quiser e alargar os nossos horizontes de conhecimento ou realizar novas perspectivas sobre o mesmo problema!

Não irá dar a lado nenhum? Não! Mas quem tem a discussão ficará provavelmente, até porque gosta de debater estes temas, mais conhecedora e daí conseguirá ver o futebol do Sporting com mais elementos para o perceber!

Sobre o apoiar, para a liga ainda não falhei um jogo em Alvalade e, salvo impossibilidade maior, não conto faltar! Nem para ver um andrades-carnide como aparentemente muita gente ontem fez!

Ainda nem jogámos essas partidas e já estás a fazer futurologia. Não é com pessimismo que lá vamos, isso podes ter a certeza. Para pessimismo e derrotismo, já nos bastam os jogadores e 80% da massa associativa, portanto, não é esse o caminho correcto. Eu continuo a acreditar. Já tivemos equipas bem piores do que esta, a jogar bem pior do que esta e não foi por isso que deixámos de acreditar num Sporting Campeão.