Análise da época 2009/2010 (Plantel, Entradas e Saídas, Treinador, etc)

acho que a integraçao do rosado no plantel principal poderia ser positiva…

não vou discutir se o rosado é melhor ou pior que este ou que aquele ou se está mais ou menos preparado, apenas olhando às necessidades do plantel penso que poderia fazer parte de uma soluçao…

olhando para o meio campo do Sporting não vemos ninguém com capacidade de transporte de bola e desiquilibrio… na minha opinião para um jogador transportar a bola (para a frente e nao para trás ou para os lados) tem de ter um bom controlo de bola e ter uma de duas caracteristicas: ou ser rápido tipo messi, maradona, iniesta de modo a fugir o mais possivel ao contacto ou ter capacidade física para aguentar o contacto, por exemplo zidane… ou pelo menos ter um misto dos dois tipo rosicky ou rui costa…

no plantel sénior do Sporting não existe esse tipo de jogador… os que mais se aproximam são o izmailov pela sua velocidade (que mesmo não sendo nada de especial é do melhorzito que temos…) e o vukcevic pela sua força (mas está demasiadamente complicativo e a sua falta de velocidade acaba por o fazer perder qualquer vantagem que tenha ganho no contacto fisico…)…

depois temos o mati fernandez que sendo muito bom tecnicamente não consegue fazer o papel de transportador por limitações fisicas (velocidade e/ou força) e o joão moutinho que apesar da sua disponibilidade também não possui caracteristicas fisicas, e na minha opiniao também técnicas, para fazer esse papel…

o diogo rosado, apesar de ser um jogador irregular, é um jogador que tem caracteristicas de transportador de bola… tem um bom porte físico, boa técnica, capacidade de condução de bola e de desequilibrar o meio campo adversario e apesar de parecer um pouco lento é um jogador que quando embala é dificil de travar sem recorrer a faltas…
pelas suas caracteristicas acho que seria mais importante do que por exemplo o rabiu que é um jogador mais parecido com o mati fernandez (boa técnica, visao de jogo mas sem capacidade de transportar a bola)…

quando falo em transportar a bola não me refiro a saber conduzir a bola mas sim entrar pelo meio campo adversario, ultrapassar adversarios (nem é necessario grandes fintas) e desequilibrar a equipa adversaria obrigando a compensações e libertando jogadores da nossa equipa (neste particular considero importante jogar com laterais ofensivos… pereirinha de um lado e um bom defesa esquerdo a contratar…)

Além de, com a substituição de Matias do onze por baixo rendimento por troca com Rosado poderíamos adoptar um 4-4-2 mais clássico e dar apoio ao Liédson na frente de ataque. Rosado é claramente uma mais valia.

Vou ser directo:

Saidas de caras:

• Tiago ( jáé muitos anos, chega)
  • Batista ( jovem com valor, tem de ser emprestado num leiria ou belenenses)
  • Abel ( 2 epocas boas o resto é para esquecer)
  • Pedro Silva ( nem medio nem defesa nem misto é mesmo merda)
  • Polga ( chegou a hora, obrigado! xau)
  • Caneira ( muito caro)
  • André Marques ( não é titular nem no setubal como pode ser jogador do scp!?)
  • Grimi ( bateu no fundo)
  • Adrien ( emprestimo ao Leiria)
  • Rochemback ( rescindir ou troca de algum jogador com o gremio)
  • Moutinho ( não quer estar no scp)
  • Vuksevic ( cria mau estar no grupo, pouco humilde e não é um grande jogador como ele julga)
  • Saleiro ( ainda não é jogador com 23 anos)
  • Postiga (não deve gostar de jogar futebol!!)

Entradas (gostos pessoais e jogadores falados pela imprensa)

• Barcali
  • João Pereira
  • Paulo Ferreira
  • Manuel da Costa
  • Rodriguez (Braga)
  • Evaldo
  • Julio Cesar
  • Paulo Assunção
  • Andre Santos
  • Ruben Micael
  • Ibrahim
  • Danny
  • Bajrami
  • Ciro
  • Suazo
  • wilson

16 jogadores

Manter:

• Rui Patricio
  • Stoi
  • Carriçoo
  • Tonel
  • Pereirinha
  • Veloso
  • Izmalov
  • Matiaz
  • Djaló
  • Liedson

10 jogadores

• plantel com 26 jogadores
  • tentei pôr nas entradas jogadores perfeitamente possivel aos nossos bolsos.

Situação contratual do actual plantel

2010

Tiago

2011

Abel

Pedro Silva

Ricardo Batista

Tonel

Postiga

2012

Stojkovic

Polga

Caneira

Grimi

André Marques

Adrien

Vukcevic

Saleiro

Liedson

2013

Rui Patrício

Carriço

Miguel Veloso

Izmailov

Matías Fernández

Pereirinha

Yannick Djaló

2014

João Moutinho

os que terminam contrato em 2010 e 2011 é para irem andando.

os para manter é claramente alguns que têm até 2012, 2013 e 2014.

não tem nada que enganar!!

Penso que esta reabertura de mercado vai ser mais um fracasso como já e normal. Os sportinguistas que não se iludam mais uma vez. Estão montes de jogadores a serem sondados e a história vai ser a do costume, sem o final feliz. Fiz uma recolha de possíveis reforços que os media têm vindo a ventilar, e cheguei a um número muito interessante, pelo menos 14 jogadores:

Benatia - Clermont (França)
Júlio César - Goiás
Danny - Zenit
Quaresma - Inter
Luís Aguiar - Dinamo Moscovo
Emir Bajrami - Elfsborg
Wanderson - Gais ( Suecia)
Hysen - IFK Göteborg
Rúben Micael - Nacional
Babá - Marítimo
Djalma - Marítimo
Carlão - Leiria
Muriqui - Avaí
Obina - Flamengo
(posso estar a errar em alguns nomes, ou podem estar outros em falta)

Metade deles podem não ser verdade, mas foram realmente noticiados, alguns deles à bem pouco tempo, só resta saber se algum destes alguma vez vai vestir a nossa camisola…

Pois, o problema é que, conhecendo a direcção do Sporting, esses jogadores chegam ao fim do contrato e, das duas uma: uma renovam até terem 35 anos de idades; ou deixam o clube a “custo zero”. :inde:

Bem, agora que terminou esta fase de competição e que já não existe mais nenhum jogo até à reabertura do mercado, posso fazer algumas considerações acerca da minha opinião. Desde logo, deixo como ponto assente que considero esta época perdida desde Julho portanto a minha avaliação está enquadrada acima de tudo na preparação da próxima época. Assim, toda a minha análise será a pensar nas lacunas do plantel e como o tornar mais forte para 2010/11.

Ponto prévio: não haverá nenhuma revolução em Janeiro, nem poderia haver pois só poderão ser inscritos 5 novos jogadores.

Olhando para o actual plantel, as carências são tantas que é necessário estabelecer prioridades. Para mim, analisando as opções existentes, as prioridades teriam que ser:

• Defesa Esquerdo.
  • Defesa Direito.
  • Extremo Esquerdo/Direito
  • Avançado

As dos laterais creio que nem preciso de explicar, dado que há muitos meses que é evidente para todos que são uma lacuna gravíssima do nosso plantel. Obviamente que para mim terão que ser a prioridade.

O Avançado também me parece que é consensual. Nesta nova táctica o Sporting precisa de jogadores para jogar encostados às alas e creio que Yannick deverá ser desviado para uma dessas posições. Caicedo estará provavelmente de saída. Sobram Liedson, Postiga e Saleiro. Parece-me escasso, sobretudo quando há a hipótese de jogar com 2 avançados de início.

Quanto ao extremo, parece-me prioritário para alargar o jogo do Sporting. Seja para jogar em 4-3-3, 4-2-3-1 ou 4-4-2 clássico está visto que Carvalhal quer jogadores nas alas. E aí está outra falha do nosso plantel, faltam opções em qualidade e quantidade para esta posição. Parece-me que um jogador de grande qualidade ofensiva faz muita falta para estas posições. Aqui abro a excepção e aceitaria um jogador por empréstimo até final da época. Desde logo porque não sabemos quem será o treinador na próxima época e se quererá extremos. E depois porque é uma necessidade urgente e a época, mesmo estando perdida onde interessa, convém assegurar um lugar na Europa na próxima época e tentar vencer a Taça de Portugal. Um Ricardo Quaresma por empréstimo seria uma excelente solução, por exemplo.

Sobraria ainda uma vaga para um novo reforço e essa vaga eu deixaria para ser reservada a algum negócio de oportunidade, algum jogador com qualidade e que possa acrescentar algo ao Sporting a curto e médio prazo, mesmo que actualmente jogue numa posição não tão carenciada. O nome de Rúben Micael, muito falado ultimamente, serve como exemplo aqui pois encaixa como uma luva.

A nível de saídas do actual plantel, diria que desde logo a óbvia saída de Stojkovic. Precisa de jogar para ir ao Mundial e o Sporting precisa de se livrar de um activo que de activo tem pouco. Não há necessidade de ter 4 GR e a saída do Stoj tem que ser consumada. Caso fosse eu a decidir, olhando para as qualidades dos jogadores e para a análise que fiz acima, apostaria nas saídas de Pedro Silva a título definitivo e no fim do empréstimo de Caicedo. Acrescentaria ainda a saída por empréstimo de um dos dois laterais esquerdos, André Marques ou mesmo Grimi. Acredito que Grimi poderia ir motivado para outra equipa num outro país e que fizesse uma boa metade de época, acabando por valorizar o seu passe para o vendermos quando possível.

Portanto, em resumo: 4 saídas do plantel, com 3 jogadores de campo, e 4 ou 5 entradas, todas com jogadores de campo.

Totalmente a favor desta limpeza.

Está na hora de correr com os pesos mortos, contra 2 ou 3 estrelas e trazer o resto dos juniores.

Agora que passou o jogo com a Naval que se comece a actuar com urgência no mercado.

Creio que se podem apenas inscrever 5 jogadores em Janeiro, por isso, fica aqui a minha análise, posição a posição:

Guarda-Redes

• Rui Patrício
  • Tiago
  • Stojkovic

Entradas: Ninguém.

Saídas: Ricardo Batista - Penso que beneficiaria mais em ser emprestado a um clube onde jogasse com regularidade em vez de ser convocado jogo sim jogo não.

--------------------------------//------------------------------------------------//-----------------------------------------------------

Defesas Centrais

• Tonel
  • Carriço
  • Polga
  • Reforço

Entradas: Um central alto, forte no jogo aéreo e que entrasse logo para o 11 inicial.

Saídas: Polga - Já deu para ver que a nossa equipa joga melhor quando ele não está em campo. Não faz falta, portanto era vendê-lo

--------------------------------//------------------------------------------------//-----------------------------------------------------

Defesas Laterais:

• Abel
  • Pereirinha
  • Reforço
  • Grimi

Entradas: Um bom defesa esquerdo.

Saídas: P. Silva - Já enervam os seus erros constantes, maus passes e o seu péssimo rendimento.
André Marques - Era emprestá-lo, pelo menos até ao final desta época. Depois logo se via o que fazer com ele.

Médio Defensivo

• Miguel Veloso
  • Adrien
  • J. Moutinho
  • André Santos

Entradas: André Santos - Tem mostrado serviço no Leiria e gostaria de o ver no Sporting.

Saídas: Ninguém.

Extremos

• Izmailov
  • Yannick Djaló
  • Reforço
  • Vukcevic

Entradas: Um extremo esquerdo, forte no 1vs.1

Saídas: Ninguém.

Médio Ofensivo:

• Matías Fernandéz

Entradas: Nenhuma.

Saídas: Nenhuma.

Avançados

• Liedson
  • Postiga
  • Saleiro
  • Reforço

Entradas: Um bom avançado, isto é, um avançado que garanta golos, um finalizador nato.

Saídas: Caicedo - Já se viu que não dá e o seu ordenado com certeza não deve ser pouco. É devolvê-lo ao City.

Inscrições:

• Central
  • Defesa Esquerdo
  • Médio Defensivo
  • Extremo Esquerdo
  • Avançado

:arrow:

Preenchíamos as nossas lacunas e reforçávamos a nossa equipa, com a inclusão de um médio defensivo, um extremo esquerdo e um avançado.

E no meio disso tudo, Mirko, onde fica o Rabiu Ibrahim? É que pelo que temos visto, é quase certo que o Carvalhal aposte nele até ao final da temporada. Outra coisa: onde viste essa de apenas poderem ser inscritos cinco jogadores em Janeiro?

Não se esqueçam de apostar no Rabiu sem o contrato renovado! Não se esqueçam! Depois pega de estaca e em Junho põe-se na alheta!

Por mim apostaria no 4-2-3-1/4-3-3, podendo por vezes um dos extremos ser um 2º avançado (onde o Liedson penso que encaixaria na perfeição, sendo Saleiro seria o PL) mas para isso seria necessário o apoio de um grande lateral! sendo assim o plantel seria:

Patrício
Tiago

Stojkovic (emp?)
R.Batista (emp)

CONTRATAÇÃO 1
Cédric

Abel (dispensar)
P.Silva (vender ou usar para baixar o preço de uma contratação)

CONTRATAÇÃO 2
Garza

Grimi (emp ou usar para baixar o preço na compra de outro lateral)
A.Marques (emp)

CONTRATAÇÃO 3
Carriço
Tonel
Caneira

Polga (vender ou usar para baixar o preço de uma contratação)

Veloso
Moutinho
Adrien
Matías
CONTRATAÇÃO 4
Rabiu

Izmailov
Vuckevic
Pereirinha/CONTRATAÇÃO 5

Liedson
Saleiro/CONTRATAÇÃO 6
Postiga

Caicedo (dispensar)

As contratações seriam:

1 e 2: laterais, novos ou velhos, que pegassem de estaca! fortes a defender e a atacar… não me importava dum Fucile…
3: central forte e alto, forte nas bolas altas… mas com pézinhos também!
4: trinco! forte, alto e bom no jogo aéreo mas com muita mobilidade também… se pudessse jogar a central melhor que no futuro só precisaríamos de 3 centrais fixos no plantel!
5: um extremo que tanto pudesse jogar na direita como na esquerda e até a avançado… Gostaria que viesse o Danny!
6: a contratar só um verdadeiro matador! senão é apostar no Saleiro!

Saúda-se o secretismo da primeira contratação da nova equipa da estrutura de futebol do Sporting. :clap:

Mas suspeito que os desportivos vão querer a sua vingança por terem andado a apanhar bonés e no final feito figura de parvos (merecida, diga-se!) e como tal não me admirava que começassem a sair notícias incómodas a torto e a direito com timing escolhido a dedo. Por mim é igual ao litro :inde:, espero que esta política de contratar e só depois informar passe a ser a regra. :great:

Cheira-me que o Sporting já vendeu um jogador, que a se confirmar a contratação do Ruben Michael, deverá ser João Moutinho.

Ainda ia buscar o Pedro Mendes e emprestava o Adrien.

Falta um lateral esquerdo, um ala-esquerdo (Targino) e um avançado.
Central contratava se Polga fosse embora (era bom)

Após as declarações de Rui Alves sobre a vinda de Ruben Michael e a contratação relampago de J.Pereira a pronto, ou Moutinho ou Veloso…
PS - sei que não é neste espaço mas ir buscar um trinco possante, tipo todo o terreno mas que não trate a bola como lixo?

Aproveito para fazer um update ao que escrevi anteriormente. Uma das quatro posições que considero necessárias de reforçar já foi resolvida. Não sendo um jogador com tanta qualidade como alguns possam fazer querer, é claramente melhor do que os que tínhamos no plantel. E o seu valor, não sendo barato, também não foi um exagero.

Há mais 3 posições a reforçar e pelo menos uma delas ainda mais prioritária do que a de lateral direito: a do lateral esquerdo.

Acho claramente o Sporting funciona melhor com 2 avançados. Sabendo que os adeptos estão fartos do losango, não sei como o Carvalhal vai descalçar esta bota. Mesmo jogando mal nota-se maior poder de fogo quando se joga com dois avançados. O esquema de três centrais é quanto a mim o que se melhor ajusta ao Sporting, mas não existe tradição. A aguardar.

Com as mexidas que o Sporting tem feito, sou mais um que acredita que por esta altura Carriço, Moutinho ou Veloso já foram. Tou mais inclinado para que seja o Veloso.

Tópicos a planear plantéis para a próxima época em Dezembro é no mínimo insólito… enfim.