acho que a integraçao do rosado no plantel principal poderia ser positiva…
não vou discutir se o rosado é melhor ou pior que este ou que aquele ou se está mais ou menos preparado, apenas olhando às necessidades do plantel penso que poderia fazer parte de uma soluçao…
olhando para o meio campo do Sporting não vemos ninguém com capacidade de transporte de bola e desiquilibrio… na minha opinião para um jogador transportar a bola (para a frente e nao para trás ou para os lados) tem de ter um bom controlo de bola e ter uma de duas caracteristicas: ou ser rápido tipo messi, maradona, iniesta de modo a fugir o mais possivel ao contacto ou ter capacidade física para aguentar o contacto, por exemplo zidane… ou pelo menos ter um misto dos dois tipo rosicky ou rui costa…
no plantel sénior do Sporting não existe esse tipo de jogador… os que mais se aproximam são o izmailov pela sua velocidade (que mesmo não sendo nada de especial é do melhorzito que temos…) e o vukcevic pela sua força (mas está demasiadamente complicativo e a sua falta de velocidade acaba por o fazer perder qualquer vantagem que tenha ganho no contacto fisico…)…
depois temos o mati fernandez que sendo muito bom tecnicamente não consegue fazer o papel de transportador por limitações fisicas (velocidade e/ou força) e o joão moutinho que apesar da sua disponibilidade também não possui caracteristicas fisicas, e na minha opiniao também técnicas, para fazer esse papel…
o diogo rosado, apesar de ser um jogador irregular, é um jogador que tem caracteristicas de transportador de bola… tem um bom porte físico, boa técnica, capacidade de condução de bola e de desequilibrar o meio campo adversario e apesar de parecer um pouco lento é um jogador que quando embala é dificil de travar sem recorrer a faltas…
pelas suas caracteristicas acho que seria mais importante do que por exemplo o rabiu que é um jogador mais parecido com o mati fernandez (boa técnica, visao de jogo mas sem capacidade de transportar a bola)…
quando falo em transportar a bola não me refiro a saber conduzir a bola mas sim entrar pelo meio campo adversario, ultrapassar adversarios (nem é necessario grandes fintas) e desequilibrar a equipa adversaria obrigando a compensações e libertando jogadores da nossa equipa (neste particular considero importante jogar com laterais ofensivos… pereirinha de um lado e um bom defesa esquerdo a contratar…)